AbiWord 2.6.0
AbiWord é um processador de texto gratuito muito ao estilo Word da Microsoft. Claro que não tem a mesma amplitude, nem prestigio mas para escrever uns textos, uns memorandos entre outros trabalhos literários serve como uma luva.
Foi desenvolvido para se integrar com o sistema operativo onde está a funcionar, aproveitando as capacidades intrínsecas dos mesmos, assim algumas funções são patrocinadas pelo próprio sistema operativo, como por exemplo imprimir, carregar imagens, etc.
Podem pensar que a aplicação é simples demais, mas não, é bastante completa podendo mesmo impressionar pelas suas requintadas e completas funções. Podem contar com templates avançados permitindo documentos profissionais de alta qualidade. Nada foi deixado ao acaso no que respeita a ferramentas e opções dentro do AbiWord, mesmos as mais avançadas opções existentes do MS Word encontram paralelo no AbiWord, por isso a ferramenta disponibiliza vários packs de plugins que podem ser anexados conforme a suas necessidades.
O código de desenvolvimento desta ferramenta foi cuidadosamente escrito, permitindo ao AbiWord uma estabilidade e funcionalidade total em qualquer plataforma. Virtualmente todos os cenários são possíveis para este processador de texto, pois neste momento pode ser utilizador em sistemas UNIX, pode correr no Windows a partir do Windows 95, QNX Neutrino 6.2, MacOS X (poode utilizar a versão desenvolvida para os MAC ou pode utilizar sobre o MacOS X a versão para Unix).
O instalador inclui as seguintes funcionalidades (plugins): - Corrector ortográfico (para já somente suporta o idioma inglês) - Suporte para adição de formulas e equações - Suporte para importar ficheiros Wordperfect - Suporte para importar ficheiros OpenDocument (formato OpenOffice.org) - Suporte para inserção de gráficos (experimental, apenas funciona com a versão recente do GNOME)
Pode descarregar aqui os plugins que aumentam as funcionalidades desde processador de texto open source.
Licença: GNU Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux Download [win]: AbiWord 2.6.0 [5.58MB] Download [mac]: AbiWord 2.6.0 [8.96MB] Download [linux]: AbiWord 2.6.0 [8.82MB] Homepage: AbiWord
Este artigo tem mais de um ano
Como assim o corrector ortográfico “para já somente suporta o idioma inglês”? Eu tenho o Abi instalado com corrector em português de Portugal…
Já não toco nisto há muito tempo, mas a última vez que fiz um comparativo entre o Libre Office Writer e o AbiWord, fiquei a gostar mais do AbiWord
O Office da Microsoft também é gratuito ou alguém o compra?
Suporta todas as línguas que quisermos. Desde que tenhamos os dicionários, que podemos fazer o donwload, download esse facilitado pelo próprio programa… Por favor corrijam isso. O AbiWord é famosíssimo para quem usa Linux e afins…
Em relação a este software posso falar por experiência própria…é uma excelente ferramenta para quem não quer instalar o OpenOffice ou então o M$ Office…subscrevo completamente o artigo…no entanto, pela experiência que tenho, quando abre um documento gerado em Word, acaba sempre por haver uma desformatação que às vezes não é tão pequena quanto se deseja.
Sim, é um excelente programa, e já uso há algum tempo. Porém, assim como OpenOffice, desisti das versões instaladas e agora só uso as versões “portable”, igualmente boas.
Em tempo: a versão portable está disponível aqui:
http://www.winpenpack.com/main/download.php?list.134
Segue o link para a versão portable: http://www.winpenpack.com/main/download.php?list.134
Off Topic
Na 4.ª F.ª sabe-se, se o OOXML (usado pelo Office 2007) é aprovado como standard pela ISO. Tem havido algumas alterações de voto, mas de sinal contrário, dos países-membros permanentes com direito a voto.
Se não for aprovado a Microsoft vai perder dinheiro, porque vários governos não vão querer usar esse formato para os seus documentos. Mas não vai ser por isso que o Office 2007, mais tarde ou mais cedo, deixará de se generalizar, dado o domínio que o Microsoft Office tem nas ferramentas “office”.
Há quem diga que, numa perspectiva de garantir a interoperabilidade de aplicações de terceiros com o Office 2007, acaba por ser mais ser favorável, que o OOXML seja aprovado com standard ISO, por ter mais força para obrigar a Microsoft a permitir essa interoperabilidade, a que já se comprometeu publicamente.
http://www.infoworld.com/article/08/03/31/OOXML-results-in-but-ISO-delays-announcement_1.html?source=rss&url=http://www.infoworld.com/article/08/03/31/OOXML-results-in-but-ISO-delays-announcement_1.html
Apesar de ser adepto r utilizador de linux.. não passo sem o office da microsoft. No entanto este abiword é bom, promete…