Não há dúvidas de que o Office da gigante Microsoft é a melhor e a mais completa suite de produtividade. No entanto, para quem usa apenas o básico (e não só) deste tipo de plataformas, são várias as alternativas que estão disponíveis no mercado.
Hoje deixamos 8 fantásticas alternativas ao Office da Microsoft.
#1 FreeOffice 2018
Chama-se FreeOffice e é uma suite de produtividade desenvolvida pela empresa alemã SoftMaker. Esta suite incluiu uma alternativa gratuita ao Word, Excel e Powerpoint e, além disso, todos os documentos criados nesta plataforma são agora compatíveis com o Office da Microsoft.
#2 LibreOffice
O LibreOffice é, indiscutivelmente, uma das principais alternativas ao Office da Microsoft. Esta suite de produtividade está disponível para Windows, macOS e Linux.
Esta plataforma tem ganho muitas novas funcionalidades, e digamos que possui todas as funções necessárias para um utilizador de nível intermédio. O LibreOffice oferece ferramentas idênticas ao Word, Excel e PowerPoint. O Draw é uma ferramenta de diagramas semelhante ao Visio. Existem também o Math que é usado para criar fórmulas simples e complexas e o Baseque é um estilo de Microsoft Access. Tal como o Office 365, o LibreOffice também está disponível na cloud – veraqui.
#3 Apache OpenOffice
Uma vez que o Libreoffice “deriva” do OpenOffice estes têm muitas funcionalidades em comum. O Apache OpenOffice é um software completo de produtividade equivalente ao Microsoft Office e que antes de se tornar uma ferramenta de código aberto (licença LGPL) era conhecido como StarOffice desenvolvido inicialmente pela StarDivision, posteriormente adquirida pela Sun Microsystems.
O Apache OpenOffice está disponível para Windows, MacOS e Linux.
#4 OnlyOffice
O OnlyOffice é uma plataforma open source que é distribuída com a licença AGPL v.3 estando o código disponível no GitHub. Esta plataforma de produtividade está disponível em 22 idiomas e disponibiliza também uma interface Web.
#5 WPS Office for Linux
O WPS Office (também conhecido por Kingsoft Office) é um clone do Microsoft Office que disponibiliza as seguintes ferramentas:
- Writer– Estilo Word
- Presentation– Estilo Powerpoint
- Spreadsheets– Estilo Excel
Esta suite tem total suporte com o Microsoft Office e está disponível em algumas distribuições Linux, como é o caso doDeepin OS.
#6 Calligra Suite
O Calligra é uma das suites de produtividade mais antigas que existem. Esta plataforma foi criada “em volta” do ambiente gráfico de trabalho KDE mas tem suporte para outras plataformas. Do Calligra fazem parte:
- Calligra Words – Processador de texto
- Calligra Sheets – Folha de cálculo
- Calligra Stage – Apresentações
- Calligra Author – Para criação de Epubs
- Calligra Plan – Para planear projectos
- Krita – Paint
- Calligra Flow (formerly Kivio) – Criação de gráficos de fluxo
- Karbon (formerly Karbon14) – Para trabalhar com imagens gráficas vectorizadas
- Braindump – Notas
- Kexi – Gestor de base de dados
#7 Google Drive
O Google Drive é a suite de produtividade Web da Google. Esta suite é muito completa em termos de funcionalidades e as ferramentas são variadas:
- Google Docs – Estilo Word
- Google Sheets – Estilo Excel
- Google Slides – Estilo PowerPoint
- Google Forms – para formulários
- Google Drawings – para desenhos
- Google My Maps – Mapas
- Google Sites – para alojamento de sites
- Drive Word Cloud – Para criar “arte” com palavras
- Moqups – Para criação de Moqups
#8 FreeOffice
Segundo o site do projeto, esta é a verdadeira alternativa à suite Office. Tal como a plataforma da Microsoft, o FreeOffice vem também com um estilo de Word, Excel e PowerPoint. O FreeOffice tem compatibilidade com o Windows, macOS, Linux e Android.
Atualmente são muitas as alternativas gratuitas ao Office da Microsoft. Certamente que teremos muitos leitores que usam outras plataformas e, nesse sentido, lançamos o desafio para que nos digam que plataformas usam atualmente.