5 fantásticas dicas para turbinar o seu Firefox
A Mozilla tem vindo a realizar um conjunto de alterações significativas no seu browser, o Firefox, com o objetivo de o tornar mais rápido, mais estável e mais seguro. A disputa pelo primeiro lugar no ranking dos browsers parece perdida, pelo menos por agora, mas a verdade é que a concorrência também não tem inovado assim tanto.
Recentemente a Mozilla lançou uma nova versão do Firefox e hoje ensinamos alguns truques que ajudam a tornar este browser ainda mais rápido.
#1 Aumento do limite de processos de conteúdo
Se a sua máquina é "poderosa", então pode aumentar o limite de processos de conteúdo. Por omissão o número de processos definidos é quatro, mas podemos aumentar esse valor até 7. Processos de conteúdo adicionais podem melhorar a utilização de múltiplos separadores, no entanto, o consumo de memória RAM também irá aumentar. Para proceder a esta alteração deve ir a Preferências e procurar por Desempenho. Depois é só aumentar o número de processos.
#2 Usar a nova cache HTTP
A Mozilla criou uma nova cache HTTP, desenvolvida como o objetivo de melhorar a estabilidade e a velocidade do Firefox. Para ativar esta nova cache basta escrever about:config e procurar o parâmetro browser.cache.use_new_backend. Para ativar devem mudar o valor de zero para um.
Nota: Esta opção já não se encontra disponível na versão 48.
#3 Libertar memória
Para libertar memória usada pelo Firefox não precisa de fechar o Firefox. Para tal existe uma funcionalidade escondida,no próprio browser, que se chama "Minimize memory usage" Para acederem a essa função basta que escrevam na barra de endereços about:memory.
#4 Desativa animações do Firefox
As animações são sempre efeitos engraçados, mas que por outro lado consomem recursos. Para desativar as principais animações basta escrever na barra de endereços about:config e procurar por animate. Depois basta desativar essas funções, carregando em cada uma delas e mudando o valor de true para false.
#5 Restaurar Firefox
Se por algum motivo o seu Firefox apresentar problema, pode sempre restaurar o Firefox. Para tal basta que escreva na barra de endereços about:support e depois é só carregar em Restaurar o Firefox. De frisar que esta ação remove os seus extras e personalizações e restaura as definições do browser para os parâmetros de origem.
Se não é utilizador do Firefox talvez seja uma boa oportunidade para o experimentar. Do que temos testado, o Firefox está bem mais rápido e estável. Com estas cinco dicas podem ainda melhorar o desempenho.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Boas dicas !
Pois, eu ainda estava com alguma esperança nesta nova versão… mas não mudou o suficiente para eu deixar o chrome. No meu computador, o chrome continua a ter melhor desempenho que o firefox. Principalmente em alguns jogos para browsers que, no chrome correm 5 estrelas, mas depois no firefox tornam-se quase impossíveis de jogar.
Fica a minha opinião, que vale o que vale.
Nada portanto…
quanto tempo testaste o Firefox? 5 minutos como muita gente?
é normal o firefox ser mais lento mal o instalas, o chrome já tem as tuas paginas todas guardadas na chache e carrega as coisas da cache e não da net, tornando-se mais rapido a carregar paginas… Obviamente que se acabaste de instalar o firefox, o seu desempenho é baixo.
nisso dos jogos o chrome, opera e vivaldi, entre outros, partilham todos o engine Chromium, então fazem o render QUASE igual. no firefox obviamente vai modificar.
além disso, não sei se ainda é o caso, mas o chrome já vem bundled com Flash player e outros componentes essenciais para os jogos e outras coisas que os usem. o firefox não, por isso tens de instalar esses componentes em separado, como é o caso do flash player.
+1
Fora as milhentas extensões que o Chrome oferece e que dão bastante jeito.
O Firefox também muitas extensões.
Quando passei do Chrome para o Firefox Quantum consegui encontrar todas as que usava no Chrome para Firefox!!!
Comigo foi ao contrário!
Sempre usei o chrome, testei o Edge durante uns tempos, queria mesmo gostar dele, mas era mais lento que o chrome e usava mais memoria para quem usa como eu dezenas de tabuladores.
Depois de sair o Firefox versão quantum experimentei e ao de umas semanas mudei.
Tudo era melhor, mais rápido, tudo compatível (mais do que o chrome)e usava menos memoria.
Portanto, também é a minha experiência e vale o que vale!
boas, podes dizer akguns desses jogos que são mais rápidos no chrome?
Uma dica para quem usa Firefox no Linux e sofre de aletórios “freezes” que fazem parar o sistema no seu todo, Firefox incluído.
Tais freezes, consistentes num “overload” de processos, parecem estar relacionados com a interligação entre o Firefox e a placa gráfica, despoletados sobretudo quando o Firefox navega em páginas com muitos vídeos embutidos, pe. Youtube e jornais online.
Tratando-se de uma gráfica Nvidia Geforce, resolvi este problema, cumulativamente :
1- Passando do prédefinido driver da Nvidia que não tem tido objecto de quaisquer actualizações para o driver open source : xserver-xorg-video-nouveau , que, pelo contrário, tem vindo a ser actualizado ;
2- Ir a Preferências, procurar por Desempenho e desabilitar (uncheck) a opção . Esta alteração mal se nota na performance ;
3– Seguir religiosamente a dica # 1 aqui do Pplware aumentando o número de processos para o máximo, 7
4- Ir actualizando o driver referido sempre que disponível bem como o Firefox;
Opcionalmente, para saber o driver que está a funcionar, entrar no Terminal :
lshw -c video ( e ver o que exibe a linha “configuration” ),
e para saber mais sobre o driver :
modinfo
E contudo, continua a ter barras de scroll do tempo do Windows 95, enormes e inestéticas. Bem sei que não é isso que faz um bom browser, mas se temos que passar o dia a olhar para ele, mais vale juntar o útil (segurança, rapidez, etc) ao agradável (visual apelativo).
eu cá não me queixo, até agradeço.
como o firefox muitos outros programas, a cena é que para teres uma barra mais bonita, perdes funcionalidade, neste caso torna-se mais dificil clicar com o rato… basta olhar para o scroll do Chrome, do Dopamine, do VLC para windows 8 entre muitos outros programas…
É a primeira vez, em muito tempo, que ouço alguém dizer que ainda clica com o botão do rato na barra para fazer scroll. Até aceito esse argumento, mas no meu círculo profissional e pessoal, ninguém faz scroll utilizando esse método (ou usam a roda de scroll do rato, ou usam o scroll do touchpad).
então tenta lá ir do início para o fundo de uma página muito grande e vais ver o jeitão que dá ter a barra de scroll!
Para isso não é preciso nenhum scroll, o meu FF leva sempre com este add on https://addons.mozilla.org/pt-PT/firefox/addon/scroll-to-top/
passo 2, about:config não about.config
Eu só queria era uma extensão como a antiguinha CoolPreviews que deixou mesmo de dar aqui há umas versões atrás (até então só dava com ligeiras alterações no about:config também)…
Alguém se lembra desta extensão e que me saiba dar uma boa alternativa? (basicamente o que ela fazia era algo tão simples e fantástico como abria uma pequena janela quando se punha o cursor em cima do ícone que criava em cada hiperligação, não sendo por isso necessário abrir outra janela para trabalhar… muito útil nos torrents…)
Pois eu só queria a All In One Sidebar e o Tab Mix Plus.
Apenas por causa destas duas extenções agora usos o Pale Moon.
Eu também usava essa extensão ( CoolPreview) e substitui pela ( Imagus ) https://addons.mozilla.org/pt-PT/firefox/addon/imagus/
Boas pessoal, eu tenho uma questão que nunca encontrei grande resposta! eu queria mesmo começar a usar o Firefox no Pc… o problema que me coloco é todos os Sites favoritos que tenho organizados diretamente na minha conta google, como é que os posso passar para o firefox? Desde já um grande obrigado. abraço e boa semana
Tens centenas de tutorias a explicar como isso funciona online.
Carneiro Boa madrugada, é só colocar o mesmo e-mail do google na config. firefox. e pronto
A dica #2 Usar a nova cache HTTP no meu firefox 58 não me aparece o parâmetro browser.cache.use_new_backend.
+1
“Nota: Esta opção já não se encontra disponível na versão 48.”
Pois eu li isso mas também li: “Recentemente a Mozilla lançou o Firefox 58 e hoje ensinamos alguns truques que ajudam a tornar este browser ainda mais rápido.”
Sendo assim, não faz sentido ser uma dica para turbinar o Firefox actual.
Muito obrigado. Apliquei as etapas #3 e #4 e o desempenho no meu note realmente melhorou.
Eu uso o Firefox 65.0.1 32bit no Linux e ja vou baixar o versão 67 em março. eles estão muito mais rápido e mais leve. vim só parabenizar pelo site que ajudou a config. o firefox de um amigo usa windows 7.