Quantcast
PplWare Mobile

5 fantásticas apps open souce para a escola (Parte I)

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Chrno says:

    O OpenOffice? De certeza? Uma alternativa que já se encontra obsoleta há anos, é pesado, tem poucas opções quando comparado com outras alternativas melhores: LibreOffice ou Kingsoft Office 2013.
    Não sei até que ponto o Kingsoft será open-source, mas convinha ao menos indicar que existem alternativas open-source ou não, mas mesmo assim gratuitas e melhores.

  2. S Pimenta says:

    Open Office?!! Isso ainda se usa? Agora é o Libre Office!

  3. navyseal says:

    Vou assumir que estas alternativas são apenas para Linux e dar o meu parecer:

    Libre Office
    Wink
    Gimp – nem toda a gente procura algo tão completo ou complexo, o Pinta chega bem
    Stylus Labs Write em vez do Xournal

  4. Concordo. LibreOffice sim.
    O KingSoft Office não é opensource, mas como há a versão Kingsoft Office Suite Free 2013 é uma excelente alternativa, e se não estou errado pode-se usar esta versão até a nível das empresas, ainda que esta versão free tenha algumas limitações de funcionalidades, sendo a mais relevante o VBA script.

  5. Monkeyz says:

    Open Souce? ou Open Source?

  6. sakura says:

    E uma app para ensinar os miúdos a escrever com o teclado do pc? Em português?
    Ou hoje já só se usa o microfone para escrever textos longos?

    • paulo g. says:

      Se soubessem escrever a lápis correctamente uma frase inteira sem erros é que era de valor.

      • Sérgio says:

        @Chrno

        Eu utilizo o Libreoffice. Não utilizo o OpenOffice e não o vou instalar para experimentar. Mas não o considero obsoleto. Aliás tem diversas funcionalidades novas como podes ver no artigo. Mais, diversas alterações ao Libreoffice na versão 4.1 foram efetuadas pelos colaboradores do OpenOffice. Alterações essas que já estão contempladas no primeiro. Agora uma coisa é certa, a interação entre colaborador OO e LO está muito mais ativa do que no inicio do Lo. E em relação a isso só nós, enquanto utilizadores é que beneficiamos.

        • Sérgio says:

          Desculpa mas cliquei no sítio errado. A resposta não era para ti.

        • OSuser says:

          Honestamente, desculpem que vos diga, mas falem daquilo que sabem!

          São várias coisas:

          1ª: O OpenOffice, efectivamente, não está morto (e tendo em conta que está agora nas mãos da Apache, dificilmente virá a estar, mas… )!!!

          2ª: O OpenOffice esteve parado durante cerca de +2 anos (sim, houve algumas pequenas alterações, porém insiginificantes como publicações de versões em que “BASICAMENTE” alteraram o logo da empresa que estava por tras – Sun > Oracle > Apache)

          3ª: neste periodo de cerca de 2 anos, foi constituido o LibreOffice que EVOLUIU durante esse tempo (ou seja, pode-se dizer que o LibreOffice esta 2 anos à frente do OpenOffice!). Levou correcções, limpezas <- MUITO IMPORTANTES, optimizações de arranque, adição de funcionalidades (muitas que eram rejeitadas pela Sun e Oracle e que, EM PARTE, levaram ao fork) e acima de tudo contituiu uma fundação cujo o único objectivo é o avanço da Suite.

          4ª A Document Foundation ganhou muito mais programadores nos seus primeiros 2 anos do que o OpenOffice em 10.

          5ª (pelo que me constou, mas neste ponto não "ateimo")Esta mesma fundação tem suportes pagos ao LibreOffice, tendo inclusive cursos.

          6ª e muito importante: A "Nova" barra lateral que saiu no OpenOffice, não é nova. Já existia na Suite da IBM – O Lottus à uns anos. Foi a IBM que doou o código à Apache (estes só o adaptaram ligeiramente), e como é opensource a DF fez o mesmo para o LO

          7ª E ESTA É MESMO IMPORTANTE: devido às licencas existentes no OO e no LO, o LibreOffice pode ir buscar todas as funcionalidades que sejam implementadas no OO, NO ENTANTO, O OPENOFFICE – devido à licença que tem – JÁ NÃO PODE IMPLEMENTAR AS FUNCIONALIDADES DO LIBREOFFICE.

          8ª…

          ou seja, se a tendencia se manter o LibreOffice vai estar sempre à frente! Agora são 2 anos, mas devido ao detalhe das licenças, essa diferença VAI AUMENTAR. A unica coisa que o OpenOffice ainda tem a seu favor é a marca que criou ("OpenOffice"), que não foi doada à Document Foundation (quem quiser investigue os "porquês"). Talvez um dia…

          • Sérgio says:

            1 – Parece que está a dizer o mesmo que eu.

            2 – Não me parece que tenha sido só isso.

            3 – Verdade

            4 – Normal. Quando foi criado o fork foi porque os programadores estavam insatisfeitos e queriam algo melhor. É de esperar que o número de programadores cresça.

            5 – https://www.documentfoundation.org/certification/

            6 – http://www.libreoffice.org/download/4-1-new-features-and-fixes/ e pesquisa apache

            7/8 – Não sei. Não sou advogado. Mas acredito no que dizes.

            Mas o que estávamos a tratar era o facto do OpenOffice estar obsoleto. Não era as vantagens do LO sobre o OO

          • OSuser says:

            2 – Não me parece que tenha sido só isso.

            Não foi nada de grande interesse garanto. Algumas correcções de pequenos bugs, mas poucas…

            Quanto à barra, o OpenOffice é “creditado” porque a IBM abriu o código de proposito para o OpenOffice e “é de boa pratica” creditar o OO, por isso. Mas o codigo ficou OpenSource, logo não é verdadeiramente uma doação exclusiva ao OpenOffice, mas sim à comunidade OpenSource no geral.

            mas tens razão que não era isso que estava a ser debatido. Só acho esquisito referirem o OpenOffice quando todas as Distros Linux de maior importancia se mudaram…

  7. Sérgio says:

    Sugestões:

    Software Livre para Educação > https://schoolforge.net/
    Software Livre para Investigação (OpenLab ESEV) > http://openlab.esev.ipv.pt/?page_id=850
    Software Livre para Educação (OpenLab ESEV) > http://openlab.esev.ipv.pt/?page_id=843
    Software Livre para Artes (OpenLab ESEV) > http://openlab.esev.ipv.pt/?page_id=846
    Software Livre para Artes Visuais (BlenderDomain.org) > http://www.blenderdomain.org/index.php?title=Category:Software

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.