A lista de browsers mais populares do mundo é mais que conhecida! Chrome, Firefox, Opera e outros que podem encontrar por aqui. No entanto existem fantásticas alternativas a estes browser que oferecem funcionalidades bastante interessantes e, em alguns casos, únicas.
Conheçam 8 browsers que devem experimentar 2018 e deem-nos o vosso feedback.
#1 Brave
É bonito, rápido e bloqueia muito “lixo” que é carregado nas páginas de Internet sem que, muitas das vezes, o utilizador saiba. Com o nome Brave, este browser foi criado por Brendan Eich, considerado o criador da linguagem de programação JavaScript e um dos pioneiros no desenvolvimento do Firefox.
#2 Opera Neon
Chama-se Opera Neon e conquista de imediato os utilizadores só com a sua elegância e modernidade. Com este browser os separadores deixam de existir, passando a estar disponível um conjunto de ícones. A pesquisa é também feita diretamente do ambiente do browser.
#3 Epic Browser
O Epic Browser tem como principal objetivo garantir ao máximo a anonimização dos utilizadores, impedindo que os sites registem qualquer tipo de informação, através da rejeição de cookies e outro tipo de informação que irá permitir a recolha de informação.
A nível da proteção local dos dados, o Epic está impedido de registar o histórico de navegação, passwords e outra informação potencialmente sensível. De acordo com a página do projeto, este browser é um dos mais eficientes no bloqueio de scripts de tracking e publicidade.
#4 Vivaldi
Com o nome de Vivaldi, este browser foi criado pelo ex-CEO e co-fundador da Opera Software Jon von Tetzchner (que saiu da Opera em 2011) e tem várias características muito interessantes aliadas a tecnologia de ponta.
#5 Tor Browser
Navegar de forma anónima não é uma tarefa fácil especialmente porque tudo aquilo que fazemos fica registado. No entanto, é possível “proteger” a nossas privacidade online através de ferramentas adicionais que nos ajudam a esconder a nossa identidade.
Para quem pretender navegar na Internet sem deixar rasto, o Tor Browser é sem duvida a melhor solução.
#6 Waterfox
O Waterfox é um projeto iniciado em 2011 por Alex Kontos, um estudante que tinha, na altura, 16 anos. Tal como o Pale Moon, o Waterfox é também baseado no Firefox e é extremamente rápido. Este browser foi especialmente desenhado e otimizado para funcionar em sistemas operativos a 64-bits.
#7 Torch
O Torch é um dos browsers que se destaca pelo aspeto gráfico mas também pelas ferramentas que traz incorporadas. Este browser vem com um player integrado, Media grabber, (quer permite fazer o download de vídeos e áudio com um simples clique), jogos, gestor de torrents e um touch facelift que permite, por exemplo, mudar o design do Facebook.
#8 Pale Moon
O Pale Moon é um projeto Open Source, que faz uso do motor de renderização Goanna que é um fork do Mozilla Gecko. Esta browser teve como base o Firefox mas é bastante mais minimalista mas também mais rápido.
A filosofia de trabalho dos responsáveis do Pale Moon é tentar obter um equilíbrio entre recursos e desempenho. Para tal, alguns recursos do Firefox foram simplesmente eliminados.
E são estas as oito sugestões que tínhamos para hoje. Se conhecem outros browser alternativos, deixem nos comentários o nome e link da página do projeto. Gostaríamos também de saber dos apresentados qual é que consideram que seja o melhor.