5 Apps para “desenrascar” técnicos de informática (Parte 1)
Ser técnico de informática é um constante desafio até porque às vezes surgem problemas que não lembram a ninguém! Apesar de toda a evolução no "mundo informático", há pequenas ferramentas, com já vários anos, que continuam a ser fundamentais na resolução de problemas.
Hoje vamos dar início a uma rubrica intitulada Apps para "desenrascar" técnicos de informática e, como sempre, contamos com a participação de todos. Vamos conhecer as primeiras 5 ferramentas.
Há ferramentas que simplesmente não passam de moda e são uma ajuda importantíssima na resolução de problemas. Na área da informática há várias profissões e nesse sentido, a partir de hoje, vamos ter uma rubrica dedicada a todos os que "vestem a bata" de Técnico de Informática.
O Técnico de Informática é normalmente visto na sociedade como alguém que “desenrasca tudo” nesta área. Há alguns que cobram pelo trabalho realizado, mas há outros que não se cansam de fazer "favores". Que apps são normalmente usadas por um Técnico de Informática para resolver problema ou descobrir a presença de "bicharada" nos sistemas? Conheçam de seguida a nossa escolha para hoje.
Currports
O CurrPorts mostra uma lista de todos os portos lógicos TCP/IP e UDP abertos na máquina. Para cada porto da lista, podemos obter alguma informação adicional como o nome do processo, o caminho do comando do processo, a informação sobre a versão do processo (nome do produto, descrição do ficheiro, etc..), e muitas mais informações interessantes.
O CurrPorts permite-lhe terminar ligações TCP não autorizadas, removendo o processo que deu origem à abertura de determinado porto lógico.
MemTest86
O MemTest86 é uma ferramenta tão simples quanto útil que efetua, com precisão, as mais diversas análises à memória RAM do nosso PC na descoberta de eventuais erros. Apesar de ser um programa que apareceu há muitos anos, continua a ser atualizado de forma a não falhar nos seus relatórios e permite testar com fiabilidade o hardware mais recente, seja de arquitetura de 32 ou 64 bits.
CrystalDiskInfo
O disco rígido é um dos componentes da nossa máquina que mais sofre com as alterações de temperatura. As diferentes fontes de calor dentro de um computador contribuem para a exposição deste componente tão sensível a temperaturas elevadas e capazes de o danificar.
Com a pequena ferramenta CrystalDiskInfo, é possível analisar constantemente a atividade do disco rígido, oferecendo dados precisos sobre o desempenho, temperatura, valores técnicos e identificativos. Poderá, sem qualquer instalação, ter na barra de tarefas o programa constantemente a monitorizar as "pulsações" do seu disco, indicando quando perde rendimento, quando dá erros de leitura e escrita, quando o tempo de acesso é exagerado e quando está em sobreaquecimento.
Snappy Driver
Esta ferramenta é simplesmente espetacular. O Snappy Driver é uma ferramenta portátil para Windows que possui um conjunto de drivers que podem ser usados em modo offline. Está disponível para sistemas de 32 e 64 bits e tem suporte para Windows 10. Os drivers descarregados por esta ferramenta estão organizados por driverpacks que não são nada mais que coleções de drivers para vários tipos de hardware (ex. som gráficas, etc).
Putty
O SSH (Secure Shell), também conhecido como Secure Socket Shell é um protocolo/aplicação que permite de forma segura aceder remotamente a uma máquina. O PuTTY é um pequeno mais poderoso cliente Telnet e SSH para Windows. Além disso, esta ferramenta permite ainda o acesso, via Serial/Porta de consola, a routers, switchs, etc.
E foram estas as 5 ferramentas que tínhamos preparado para apresentar hoje. Certamente que nos comentários irão aparecer muitas mais sugestões que iremos depois aproveitar para a elaboração de novos artigos desta rubrica.
Este artigo tem mais de um ano
Muito bom, uso bastante alguma destas ferramentas. Continuação de um bom trabalho.
Em vez do putty, sugiro o kitty. bem melhor
Obrigado pela sugestão. Vou ver.
TeraTerm também é uma boa opção (para Windows).
E o canivete suíço de um informático… A famoso “hirens boot” lá tem tudo…
Eu utilizo o Xshell (gratis para homeusers) – muito mais à frente que o putty.
Também recomendo o WinSCP ou Xftp para transferencia de ficheiros SFTP/FTP
e para macOS?
para o MacOS utilizo o iTerm2 + Zsh. E para SFTP/FTP o FileZilla.
Há 2 ferramentas que faz-me falta em MacOS: Notepad++ e WinSCP!
recomendo o Visual studio code em alternativa ao notepad++ e o Fugu em alternativa ao WinSCP
BBedit 🙂
Abc
Para Mac OS o proprio terminal. faz tudo, telnet, ssh, FTP, por ai fora
+1
para integração com o putty, SuperPutty. Permite ter várias ligações de putty na mesma janela, através de tabs, opção de guardar a password da ligação, guardar várias ligações por pasta…
Hmmm daqui deste comentário pode sair um artigo muito interessante 😉
Boa! Aguardamos! 😉
Qualquer coisa, é só dizer.
Mgremote além de putty oferece rdp e FTP bem como outras
PuTTy Connection Manager também é jeitoso para essas funções (tabs, saved login info, multi command sender, etc…).
melhor ainda: MobaXterm. Uso bastante as macros e os plugins a la cygwin.
https://mobaxterm.mobatek.net/
Para integração com o Putty, uso o remoteng, também faz a gestão das sessões em abas e claro, permite integrar com remote desktop, vnc, rlogin, raw, Citrix ICA…. etc uma ferramenta, para mim, muito valiosa!
Basta guardar o ficheiro saved sessions e levas para todo o lado!!
https://mremoteng.org/
Bom dia,
Não sendo técnico de informática, uso bastante o snappy driver ….e nunca me deixou ficar mal 🙂
Abraço
Boa dica. Obrigado Sérgio.
A dica não é minha 😀
Só estava a comentar a vossa notícia…..o seu a seu dono 😉
😀 pois mas a parte do alpinista é que vinha a calhar 😉 o resto já sabemos 😀
Ser técnico de informática e alpinista, as duas profissões mais desafiantes do mundo.
Hehehe não há a mínima dúvida 😀
Já agora, para alpinismo, que tipo de aplicações usas?
Facebook e Instagram, claro, as melhores aplicações para Alpinismo Social.
Isso não será passado? Há coisas já modernas a “espreitar” 😉
Muito bom !
Continuação de bom trabalho !
Obrigado Ivo.
alguem sabe uma alternativa a hane win lldp?
este programa diz-nos a que prota/switch o pc esta ligado, da muito jeito num ambiente empresarial de muitas maquinas.
https://www.hanewin.net/lldp-e.htm
haneWIN LLDP Agent
for Windows
Já agora não sei se vão falar de software de controlo remoto na(s) próxima(s) parte(s) deste artigo, mas deixo desde já as minhas sugestões: Remote Desktop Manager (Free Edition) e NoMachine – que são excelentes alternativas gratuitas de uso comercial ao Teamviewer ou AnyDesk – que são somente gratis para uso particular.
Olha, boa ideia, no passado já havíamos feito https://pplware.sapo.pt/software/assistencia-remota-5-ferramentas-ajudar/ mas deste uma óptima ideia.
https://www.dwservice.net/ para “todos” os sistemas e gratuito. Muito interessante…!
Luis, dwservice, muito bom mesmo
Muito bem. Esse Remote Desktop promete. Vou ter que deixar de lado o Teamviewer pelas mensagens que a toda a hora me deixa. Obg
90% dos problemas informáticos resolve-se espancando os utilizadores, os outros 10% com um reboot!! 😉
😀 a tal velha tática 😉
Rui, 99% dos problemas informáticos são por culpa de quem programa (ou do hardware, raro), seja de quem faz as Apps ou SO para o utilizador, seja de quem faz malware, vírus etc.
Se tiveres um sistema bem programado (estilo iOS e Android, principalmente iOS) então com pouco hardware tens fluidez, alta protecção contra vírus e nada que o utilizador faça “standard” altera isso.
Quando as Apps e SO (Windows por ex) são deficientemente programadas, há muito espaço para algo correr mal e a culpa é do utilizador.
Um carro com motor fraco, que perde óleo, desafina, etc, quando algo mau acontece, a culpa põe-na sempre no condutor. Por isso os Mercedes antigos, Toyota, Honda etc têm tantos fãs: porque são bons, estáveis e pouca manutenção; por outro lado Fiat, Peugeot, Renault etc “culpam” sempre o condutor…lol
Belmiro, conheces os conceitos de brincar/rir/comédia? 😉
Vejo aqui uma certa preferência para IOS . Se usarmos o cérebro um bocadinho podemos constatar que o Windows e o Linux , por exemplo , correm em muitas maquinas e os SO tipo IOS embora sejam também possível a sua performance deixa muito a desejar. Se um SO é feito para um conjunto de peças é óbvio que a primeira vista parece melhor mas no final do dia tudo depende da preferência de cada um .
IOS é da Cisco.
+1 obrigado, todos falam do IOS da apple sem referirem que se estão a referir ao da apple, e esquecem-se que a cisco já chamava IOS ao seu sistema há muito mais tempo.
…a mãozinha que de vez em quando devia sair do ecrã e……
então o ddu não entra aí?
Neste já não, mas nos próximo entra de certeza. Obrigado npk.
Também podiam fazer um top ferramentas para organizar ficheiros.
Boa sugestão João.
Sim! Boa ideia. um top ferramentas para organizar ficheiros.
Vamos a isso 🙂
TreeSize também gosto muito
uso o Spacesniffer
Já usei o Spacesniffer algum tempo mas voltei para o TreeSize
Uso o WinDirStat
Para um QQ técnico só há 3 hipóteses… Hardware, software ou burrice do operador… Boas dicas. 5*
Boa tarde
Sou apenas um curioso……As APPS são para Smartphone ou para Windows? São gratuitas ou Pagas?
Parecem ser boas, a ter em conta os comentários…
eu em vez do Snappy Driver utilizo o driver booster eu sei que ele presisa sempre de internet mas tambem esta sempre actualizado.
Sabem de algum programa (que faça integração com o Active Directory) para ver as temps, se o disco está cheio ou não e a utilização da rede numa rede empresarial?
obr
COMPMGMT.MSC dá para tudo e mais alguma coisa e já vem com o windows 😀
Eu sabia que este dia ia chegar… mas não estava preparado.
O software para computadores deixou de se chamar programas e agora são apps…
Um dia muito triste para a todos nós… 🙁
+1
a culpa ou é da bateria ou do motor de arranque
ubcd + parted magic + book repair disk. nada mais.
Xii tens sorte se não precisas de nada para além disso!
A minha ferramenta tipo canivete suiço é o UVK. Tem tudo e está em constante evolução.
Como gosto desse formato, já agora o site. Obg
Hiren Boot CD
+1
+1
Eu utilizo muito o Hiren Boot CD e, recentemente, ando a testar uma aplicação/programa criado por uma empresa PT que é o Askwhizz – http://www.askwhizz.com/
O mais interessante é que funciona em vários SOs – http://www.askwhizz.com/downloads/
Foi através do pplware que conheci esta ferramenta: em vez de instalar todas as apps uma a uma depois de formatar o PC o Ninite faz isso td e sem publicidade/spyware.
Seria útil também divulgar essas ferramentas equivalentes em Linux, o Putty está disponível, enquanto o Currports seria de grande valia o seu similar.
Talvez só trocasse o currports pelo hijackthis… Em 20 de informática nunca precisei de saber quais os ports abertos mas já tive Root kits
Só não concordo com o SnappyDriver para mim bom é tirar os drivers do site do fabricante e não corrermos riscos desnecessários
Para quem usou muito o Hiren agora nada melhor que o DLC Boot http://dlcboot.com/ (este merecia um artigo completo para ele) e o DRP https://drp.su/pt-br para drivers
Cumps
+1
recomendo igualmente o Silent Install Builder para reduzir o tempo de instalação de apps em massa.
http://www.silentinstall.org/
Emule?! Netscape?!
EM QUE ANO ESTAMOS?!?!?!?!?!
Quais as vantagens do Snappy face ao Drivers Magician?
Boa noite a todos. Há uma app com o nome erd commander mais recentemente mudou o nome para dart que também é muito útil para quem é técnico de informática ou um simples curioso como eu
Boa tarde Luis, antigamente com o erd commander conseguia-se carregar o registo do sistema para poder aceder ao regedit, sabes se o dart consegue fazer isso no windows 10?
N é bem o foco deste tópico, mas façam uma pen de boot c o vosso armyknife.. Que até vem com links para download direto dos sites oficiais de.montes de ferramentas úteis (este sim, o foco do topico): https://www.pendrivelinux.com/yumi-multiboot-usb-creator/
http://www.ninite.com
Para instalar utilitários comuns de forma rapida
E see pategos… PATEGOS EVERYWHERE… Ferramentas como “PuTTY” não ferramentas de “desenrasca”, são ferramentas diarias de SysAdmin ou NetworkAdmin, ok muito utilizam Mremote,moba,terminals, etc… Mas muitos deles sao apenas frontends que utilizam o putty quando se trata de dum protocolo SSH ou Telnet, com isto o que quero dizer é que para o tipico tec de IT e para tipico utilizador que lê este artigo esta ferramenta nao é aplicavel
És tu Osório?
Acrescento duas ferramentas muito boas que utilizo para libertar memoria num computador (WinDirStat) e outra para copiar dados e para compara-los (Beyond Compare).
Boa noite gostaria de sugerir o Hirens boot, um conjunto de ferramentas para “desenrascar”
Kkkk, se um tecnico nao conhece o Hirens, nao eh tecnico… Kkkkk
Esse Snappy Driver eh um LIXO, vcs deveriam ter vergonha de indicar uma porcaria dessas!