Xiaomi Mi 9 e Samsung Galaxy S10 já revelaram o seu potencial na DxOMark
No passado dia 20 de fevereiro ficamos a conhecer a nova geração Xiaomi Mi 9, bem como a nova geração Samsung Galaxy S10. Agora, podemos consultar a pontuação de ambos na aclamada plataforma de testes DxOMark que acabou de colocar ambos os dispositivos no topo da sua tabela. Contudo, cada um apresenta os seus pontos fortes.
Se a qualidade fotográfica é uma das prioridades na hora de comprar um novo smartphone, então não pode perder este artigo.
A fotografia tornou-se numa das comodidades que já associamos aos nossos dispositivos móveis. Sobretudo à medida que cada nova geração vai melhorando os sensores, lentes e software de processamento da imagem. Tudo isto com o intuito de nos proporcionar pequenas máquinas, compactas cada vez mais capazes.
A fotografia nos dispositivos móveis
Assim, é com naturalidade que contemplamos a avaliação da empresa DxO aos dois novos smartphones do momento, o Xiaomi Mi 9 e o Samsung Galaxy S10. Note-se que tanto o Samsung Galaxy S10 como o Samsung Galaxy S10+ (Plus) utilizam o mesmo módulo fotográfico principal. Assim, a pontuação de um refletirá a prestação do outro.
Antes de mais nada, importa frisar que a DxO utiliza um protocolo de teste que pode ser consultado na seguinte ligação. Em seguida, após ter colhido todo o material (vídeo e fotografia), avalia a qualidade da fotografia e vídeo de cada terminal testado segundo estes critérios.
Esclarecida a metodologia da DxO, passamos agora à análise dos seus resultados. Assim, em primeiro lugar daremos a conhecer a prestação do smartphone Xiaomi Mi 9. Neste momento, o Mi 9 é o 4.º classificado no ranking da empresa, o DxOMark.
O Xiaomi Mi 9 tem 107 pontos na DxOMark
O mais recente smartphone Android da fabricante chinesa fundada em 2010 por Lei Jun apresenta um total de três câmaras na sua traseira. O primeiro sensor conta com 12 MP de resolução, bem como uma lente com zoom ótico de 2x e uma abertura focal de f/2,2. Utiliza-se de um sensor Samsung S5K3M5.
A segunda câmara, com 48 MP usa um sensor Sony IMX586. Já a sua lente, com abertura focal de f/1,75, apresenta uma distância focal equivalente a 26 mm. Por fim, temos um terceiro sensor de 16 MP com lente grande angular. Aqui sendo utilizado um sensor Sony IMX481.
Relativamente à pontuação da DxOMark, esta é dividida em dois componentes, a fotografia e o vídeo. Assim, no que à fotografia diz respeito, o Xiaomi Mi 9 obteve um total de 112 pontos. A empresa afirma que este é o melhor dispositivo Xiaomi que alguma vez testaram. Além disso, afirmam que o smartphone é capaz de criar boas imagens em qualquer tipo de situação ou cenário.
A fotografia é o ponto forte do Xiaomi Mi 9
De acordo com a DxOMark, a exposição da imagem e o ruído digital são bons, independentemente do cenário em que a foto seja colhida. Destacando ainda o bom equilíbrio de brancos, sem qualquer problema nos vários topos de situações testadas. Contudo, a DxOMark destaca o exímio desempenho do Xiaomi Mi 9 quando a luz escasseia e este utiliza o seu flash LED.
Foram muito poucas as imperfeições encontradas na câmara fotográfica do Xiaomi Mi 9. Aliás, até mesmo nos retratos e no efeito bokeh simulado, a empresa ficou bastante satisfeita. Ainda assim, apontou que em comparação com os demais topos de gama, o Xiaomi Mi 9 comprimia um pouco mais as imagens.
Como resultado, estas acabam por ter um pouco menos de detalhe e apresentam um aspeto um pouco mais artificial. Ainda assim, a prestação do Xiaomi Mi 9 pode e deve ser considerada excelente, em todos os cenários possíveis.
Já a sua prestação no vídeo foi boa, mas não tão excelente como a fotografia. Aqui a empresa destaca, como pontos negativos, o casual ghosting nas gravações. Em seguida aponta também o dedo ao ruído digital, presente nas gravações de vídeo quando a luz escasseia. Por fim, realça as casuais instabilidades na gravação em cenários de interior.
A prestação do Samsung Galaxy S10 na DxOMark
O Samsung Galaxy S10 e o Samsung Galaxy S10+ apresentam ambos um total de três câmaras fotográficas na sua traseira. Em primeiro lugar temos um sensor de 12 MP com abertura variável da lente entre f/1,5 e f/2,4, aqui com uma lente equivalente a 26 mm.
Em segundo lugar temos um sensor de 16 MP de resolução, complementado por uma lente grande angular, equivalente a 13 mm. Tudo isto com uma abertura focal de f/2,4. Por fim, temos ainda um sensor de 12 MP, com uma lente capaz de nos dar um zoom ótico de 2x. Utiliza aqui uma lente com distância focal equivalente a 52 mm, bem com uma abertura focal de f/2,4.
A sua pontuação geral de 109 pontos coloca-o lado a lado com o Huawei Mate 20 Pro da rival chinesa, destacando-se sobretudo na fotografia. Assim, a DxOMark classificou-o como excelente em todos os cenários testados e extremamente versátil. Aqui, tal como o Xiaomi Mi 9, graças à sua câmara tripla e respetiva configuração de lentes.
O Samsung Galaxy S10 iguala o Huawei Mate 20 Pro
Como pontos fortes, a DxOMark destaca a sua prestação no que à exposição das imagens diz respeito, bem como a saturação de cor e equilíbrio de brancos. Por fim, até mesmo a sua prestação no efeito bokeh, o efeito de desfoque artístico do fundo da imagem, surpreendeu estes peritos.
O intervalo dinâmico do Samsung Galaxy S10 valeu-lhe rasgados elogios, bem como o seu sistema de focagem extremamente rápido. Sem apresentar níveis anómalos de ruído digital, o smartphone portou-se bem na fotografia noturna e em cenários onde a luz escasseia.
Ainda assim, a DxOMark sentiu que as imagens careciam de algum detalhe. Mais concretamente, os pequenos detalhes, visíveis num grande ecrã. Apontou também o dedo à perda de nitidez em certos pontos da imagem, bem como alguma falta de detalhe quando é aplicado o zoom ótico. Por fim, salientou também o destaque imperfeito do plano principal, face ao plano de fundo, ao aplicar o efeito bokeh,
Já ao nível da qualidade de vídeo, o Samsung Galaxy S10 apresenta também algumas imperfeições. Ainda assim, apresentou uma respeitável pontuação final de 97 pontos neste quesito. Aliás, de acordo com a DxOMark, a estabilização ótica da imagem, opera maravilhas, também na gravação de vídeo.
Quais escolheria para si, o Xiaomi Mi 9 ou o Samsung Galaxy S10 (S10+)?
Este artigo tem mais de um ano
É caso para dizer… e só custa menos de metade do preço do S10!
Grande Xiaomi está de parabéns, e alguns (por falta de conhecimento creio) digam que não têm qualidade, que é Chinesice etc, etc e etc… mas… que está prestes a chegar ao topo, está.
Será de topo mesmo pois o samsung s10 chegará cá com processador da Samsung e não com o 855.
Os Radiomi são fantásticos, até cozem ovos à distancia.
Tens razão, chegam ao topo do ovo
Uau. Nao vamos por ai os samsung note 9 explodia.
A radiomi da fama näo se livra. Por isso dificulta o acesso a essa infformaçäo, afinal tão simples de dar. Onde há fumo há fogo
radiomi??
Impressionado com ambos. Xiaomi a mostrar e bem como é possivel por metade do preço dos gigantes ter uma camera de topo.
E Samsung a igualar a Huawei com uma demo unit e sem qualquer update que melhore a camera, pois coml já se sabe o Mate 20 portou se tao mal wuando saiu wue foi preciso pela primeira vez na DxoMark, não publicar o resultado e esperar 4 meses e 3 firmware updates wue visaram melhorar a camera para colocar o mate 20 pro ao nivel do p20 pois quando saiu estava abaixo e dai nunca ter saido o resultado que diziam que ia envergonhar a concoreencia de tao bom.
Assim vemos agora como é que uma demo unit sem correções bate a Huawei pois so nao ganhou por causa so zoom onde os mate e p20 tem 3x zoom e o s10 2x senao tinha tido um ou 2 pontos a mais, e o xiaomi a meu ver bate samsung huawei apple e todas porque nunca foi estrela em fotografias e de repente aparece praticamente no pódio com qualidade e muito merito. Parabéns Xiaomi pelo que tens mostrado ao mundo e como em custo/qualidade é talvez a melhor marca de longe, batendo as ditas OnePlus e etc
É mano, mas a Samsung conseguiu igualar com o celular do ano passado kkkk
P30 vai ser lançado mês que vem!
Em exatos 31 dias!
Vamos ver o que a “mestra” irá fazer!
O que o preço tem a haver com a fotografia? Um telemóvel vale por um todo … e a samsung s10 humilha em quase todos os restantes aspectos . O preço é condizente com a qualidade.
LOL. Tens uma perspicácia que me impressiona.
Humilha em quase todos aspectos? Gostava mesmo de saber quais.
Olha o Radiomi acende cigarros e coze ovos à distancia. Isso é humilhante para a concorrencia, lá isso é.
Gostavas ?
Basta desenterrares a cabeça e veres todas as specs e qualidade de construção, ecrã, mesmo em imagem sim é melhor, enfim (tudo mesmo), e ver o que os reviewers dizem, quem realmente testa e analisa (praticamente 99% dizem o mesmo).
Xiaomi Mi9 tem o processador bom e teve um bom score no DxOMark, agora no resto que nem me vou dar ao trabalho de te explicar mais.
Em relação a qualidade preço sim provavelmente é uma excelente escolha, agora comparar o S10 com este é tipo comparar um Mercedes tuning com um Bugati por exemplo.
🙂
Qualidade em que aspecto? Qualidade de construção ambos têm! Agora a Samsung tem outros atributos que a Xiaomi não tem, isso é verdade, mas será que compensa a diferença de preço? Cada deve avaliar as diferenças!! Agora é engraçado outras marcas começarem a trazer smartphones em cerâmica, GPS duplo… Antes não prestava.
so podes estar a gozar, o telemovel vale como um todo obviamente,mas a parte que mais interesa as pessoas é o ecran, a samsung nisso ganha, e depois na parte da fotografia,a samsung perde claramente,porque só agora conseguiu arranjar um telemovel que tira-se tao bem quanto o huawei que ja saiu a mais de 6meses atras.
O ecran (ecrã) do mi 9 é fabricado pela Samsung
Tira as tuas conclusões….
E tira bem o da Samsung S10 bate todos os que existem no Mercado e vendem o que é “reles” para a Xiaomi e outras…
As duas marcas de parabéns! Para quem pode gastar + vai para Samsung, quem quer ser mais poupado vai para Xiaomi que cada vez está a surpreender mais!
Humilha em quase todos aspectos? Gostava mesmo de saber quais.
muito bem samsung,demoraram 1 ano para conseguirem por o galaxy a tirar fotos com a mesma qualidade que o mate 20 pro… ou seja continuam atrasados na parte da fotografia, porque daqui a umas semanas sai o novo huawei p30 e decerteza que vai ser superior ao galaxy s10… fala a samsung em inovaçao…
Se te preocupasses tanto a saber a verdade sabias ke embora tire boas fotos o mate, nao tira sempre boas fotos. É preciso repetir muitas vezes as fotos. O pixel por exemplo saiem quase sempre boas fotos a primeira que no dia a dia é menos stressante.
Loool, ai sim, realmente só se considerares a DxOMark como uma fonte fidedigna, mas sim nesse score tens razão.
Já agora ainda aguardo que alguma empresa consiga ecrãs ao nível dos Samsung e então este do S10 é maravilhoso e inovador, tem HDR+ e tecnologia de topo dos ecrãs da Samsung (melhores do Mundo).
Algumas dicas: https://gearpatrol.com/2019/02/20/samsung-galaxy-s10-first-look/
Os ecrãs da Samsung normalmente vêem nas configurações com uma densidade mais baixa para poupar bateria e ninguém muda. Na realidade não se nota assim tanta diferença! 😉 Acho outros atributos do Samsung mais importantes e o ecrã não é um deles 😉
Fotos low light Xiaomi Mi9
https://www.xiaomiadictos.com/asi-l…e-con-la-triple-camara-del-nuevo-xiaomi-mi-9/
https://www.xiaomiadictos.com/nueva…lizadas-con-la-triple-camara-del-xiaomi-mi-9/
Samsung Galaxy S10 funciona com protetores de tela? 🙂
“bola” como vais proteger o ecrã do Samsung de +1000€??
Imaginem o Samsung Galaxy S10 5G com 4 brutas câmeras traseiras … uma delas TOF….e tem 5G e um bruto écran Super Amoled de 6.7 polegadas com HDR+ e com cerca de 90% em écran na parte frontal… é um monstro.. e deve superar o preço astronómico do Samsung Galaxy S10+ de 1 Terrabyte de 1600 e tal euros