Xiaomi: a evolução dos topos de gama, do Mi 1 ao Xiaomi Mi 9
No âmbito das celebrações do seu 9 aniversário, a tecnológica chinesa Xiaomi merece a nossa atenção indivisa, não só pelo seu exemplo de sucesso, mas também pelo mérito dos seus produtos. Assim, como é que esta empresa se tornou tão relevante no mundo? A resposta está nos smartphones Android e no Xiaomi Mi 9.
Em seguida faremos um périplo pelos principais smartphones Android da empresa, do Mi 1 ao Xiaomi Mi 9.
A fim de encontrar um novo dispositivo Android para dar resposta às suas necessidades, é provável que já tenha encontrado um dispositivo da Xiaomi nas lojas da especialidade. Aliás, é improvável que por esta altura ainda não tenha pelo menos ouvido falar nesta empresa, a 4.ª maior fabricante mundial de smartphones.
Lei Jun é o atual CEO da tecnológica chinesa Xiaomi
Em primeiro lugar está a Samsung, com a Huawei em terceiro lugar e, logo em seguida, a Apple. Porém, as ambições da empresa liderada por Lei Jun (na foto), não se ficam pela atual posição. A marca já lidera o segundo maior mercado mundial de smartphones, a Índia, e é uma força em crescimento na China.
Como tal, importa relembrar o seu legado. Nasceu a 6 de abril de 2010 e, a 1 de agosto de 2011 lançaria o seu primeiro smartphone Android digno de nota, o Xiaomi Mi 1. Em seguida poderá ver, ou rever, alguns dos smartphones mais marcantes desta empresa. Assim sendo, vejamos a evolução da linha "Mi", os flagships.
O mais recente dos seus smartphones Android topo de gama é o Xiaomi Mi 9. É também, ao mesmo tempo, uma das alternativas mais económicas para quem está à procura de um novo flagship com ótimas especificações técnicas, sem sacrificar o orçamento. Por tudo isso, a empresa já chegou às bocas do mundo.
Os smartphones Android mais marcantes da Xiaomi
Por fim, não podíamos deixar passar esta ocasião para recordar e revistar outra das linhas mais importantes da marca, a gama MIX. Com efeito, foi em 2016 que ficamos a conhecer o seu primeiro elemento, o Xiaomi Mi MIX. Em seguida, já em setembro de 2017 chegaria o Mi MIX 2, com o Mi MIX 2S a chegar em março de 2018. Por fim, temos o mais recente membro desta família, o Mi MIX 3, lançado em outubro de 2018.
Chegou a ter, tem, ou planeia ter algum dos smartphones Android aqui retratados?
Este artigo tem mais de um ano
Tive o 4, 5 e 6 🙂
Agora mudei para o A2 (por oferta), mas a evolução do preço começa a não justificar o dispositivo..
Comprei o 8 por 320€ e garanto que justifica o dispositivo a 100%. Muito dificilmente existe melhor nesta gama de valores.
Já tive e a bateria era o seu calcanhar de Aquiles, durava menos que outros equipamentos do mesmo género
Talvez nos primeiros modelos. Tenho um Mi 8 e a bateria aguenta, em média, 2 dias com utilização intensiva.
Tenho o Mi Mix 2S e estou totalmente satisfeito.
Relativamente à evolução dos smartphones da Xiaomi é de salientar a aposta na qualidade fotográfica tanto a nível de hardware como software e a tentativa de estar sempre na linha da frente em novas funcionalidades tais como bezzless, impressão digital no ecrã, novas posições de colocar a camera frontal, etc
Por outro lado tem-se desprezado as baterias, cada vez mais saem com baterias com pouca capacidade e cada vez os dispositivos são maiores fisicamente, mais 1 ano ou 2 e acho que vamos ter smartphones com meio metro.
Relativamente à bateria já se fala num carregamento Turbo de 15-20 minutos, mas estando nós num local sem electricidade isso torna-se inútil, se calhar seria também importante apostar em equipamentos com maior capacidade de bateria e melhor gestão da mesma.
Há oito anos, ainda nem Xiaomi havia e já andava eu a testar a versão 0 num Nexus One 🙂 Vejam este vídeo do baú 🙂 https://www.youtube.com/watch?v=EohvmqC1L8A
Por aqui ainda está a bombar o Mi Note, desde quando ele foi lançado em 2015. Apesar de já não receber atualizações, continua impecável. Basta de longe em longe fazer um reset para ficar como novo. Bateria dura 1 dia com bastante utilização. Só o troco quando estiver KO.
No que toca à relação qualidade/preço, a Xiaomi é a numero 1, ponto! No entanto para mim ainda há “pormenores” que me afastam desta marca.
– Essa mesma relação é mais apetecível se comprarmos o terminal online, logo, vindo directamente da China com ROM’s manhosas e cheias de publicidade. A outra opção é comprar em Portugal, mas ai o preço logicamente já não é tão apurado, mas já tem a ROM “portuguesa” como manda a “sapatilha”.
– E tem a meu ver o pior defeito que uma marca pode ter na minha opinião, que é a substituição de um modelo de 6 em 6 meses. Para mim, isso é simplesmente inconcebível, pois se acho que de ano a ano é demais, de 6 em 6 meses é um autentico exagero!
Está enganado, pode comprar nas lojas online desde que compre a versão global é exatamente a mesma que vai encontrar na Europa, em segundo lugar a Xiaomi não substitui os seus modelos de 6 em 6 meses, o ciclo é de um ano, a exceção foi com o mi mix 2 e com a 2s , que eu tenha conhecimento mais nenhum modelo da Xiaomi tem um ciclo inferior ao ano.
Da Xiaomi tive o primeiro Mi Mix e agora estou com o Mi Mix 3. Gosto muito dos aparelhos e da MIUI e a evolução deles é ótima.
Claro não são aparelhos perfeitos mas entregam um ótimo custo benefício
Eu fico estupefacto !! Então o smartphone Redmi Note 5 que é o dispositivo mais vendido de sempre da Xiaomi e nem se fala nele ?? Mas como isto é possível ?? 😐
se ainda tivessem uma interface normal e não lock like apple.
se ainda tivessem uma interface normal e não look like apple.
Actualmente tenho um vernee mix 2, nada de especial, mas tem cumprido, apesar das prometidas actualizações serem uma miragem. Estou tentado a mudar para um Redmi Note 7, um salto enorme em relação ao que tenho.
Em 2013, comprei o meu primeiro Xiaomi.
Alguem se lembra do Redmi RedRice 1S… ?
Desde ai, e varios Xiaomis depois, continuo um cliente satisfeito/fiel. E atenção que nunca tive nehum Flagship deles…