Windows 10 para smartphones permitirá que Apps enviem SMS
Com o evoluir da versão para dispositivos móveis do Windows 10 surgem novidades que mostram o que está guardado para os utilizadores e para os programadores.
Algumas novas funcionalidades, até agora inexistentes no Windows Phone, começam a ser conhecidas e uma delas, revelada agora, irá permitir que as aplicações para este novo sistema operativo passem a poder registar-se para enviar mensagens de texto.
A novidade ainda não está comunicada aos programadores do Windows, mas algum do código que a Microsoft publicou revelou que esta nova funcionalidade poderá em breve ser usada.
A capacidade de enviar SMS dentro das aplicações não é nova noutros sistemas, mas no caso do Windows 10, e também do Windows Phone, será uma estreia e um reforço das capacidades dadas aos programadores.
Com esta nova possibilidade podem ser criadas novas aplicações, ou melhoradas muitas das actuais, garantindo assim uma forma de serem enviadas mensagens para serviços ou sistemas, havendo depois a possibilidade de serem também recebidas ali as respostas.
Um exemplo perfeito é em sistemas de autenticação em que a troca de mensagens permite que, de forma automática, o utilizador se identifique e passe a poder usar esses serviços no seu smartphone.
Se esta novidade pode ser extremamente útil e inócua para alguns casos, poderá também ser extremamente perigosa noutras situações.
Este será um campo fértil para programadores mal intencionados que vão de certeza explorar a nova função de forma abusiva e lesando os utilizadores.
Noutros sistemas operativos móveis esta é uma forma simples de alguns programadores ganharem dinheiro com o envio de mensagens, não autorizadas, para serviços de valor acrescentado.
Será também uma forma fácil de espalhar alguns tipos de trojans ou de realizar outras infecções, usando os SMS como forma de transmissão.
É por isso necessário que a Microsoft implemente um controlo apertado na loja de aplicações do Windows 10 e que passe a monitorizar e a eliminar aplicações que façam uso indevido desta nova funcionalidade.
Este artigo tem mais de um ano
uiiiii… mau querem ver que MSFT vai lixar o “Windows Phone” todo?!
lixar ???
o android permite isso desde o android 1.6 salvo erro.
Era disso que ele estava a falar.. Se vão por o WP tao seguro e fiável como o Android, lá se vai o fator de diferenciação.. Mas vale materem logo WP e ficamos com Android
Ora nem mais!
ok tinha percebido ao contrario …
Através do iOS é possível que as apps possam enviar SMS. Isso torna-o num sistema operativo inseguro?
Não misturemos as coisas.
epa eu gosto que das fotos que andam na net das celebridades. Apple segurança topo. Imparcial uma ova.
So espero q seja possível receber sms no pc e responder.
Eu já uso o mensager + da Vodafone no meu l535
Se ainda não se sabe como vai funcionar, apenas se entende que as APPs poderão ter essa capacidade, como é que já se pode dizer que vai ser um funcionalidade perigosa?
Andam a sair muitas noticias/novidades fantásticas para o Win10… e como o Win10 esta a surpreender pela positiva, tem que se começar a fazer propaganda negativa (sem factos de peso) para tentar reduzir os ânimos de forma a outros SO não ficarem tão em baixo.
100% de acordo!
É assim que se estragam coisas boas, não querendo dizer que o Win10 é bom ou mau, estou a generalizar!
Alguém me pode dizer quais as apps que enviam mensagens de texto?
Sim, eu vou ja enviar-te uma lista pois eu já vivo em 2016..
As aplicações no Windows Phone eram “sand-boxed”, funcionando em caixas estanques, que se traduziam numa mais-valia dado que uma aplicação mal comportada (ou virulenta) não conseguia afectar as outras, não tendo sequer conhecimento da sua existência.
Esta alteração poderá pôr em causa esse modelo, que se tem revelado bastante seguro. Lá diz o ditado “não há bela sem senão”.
depende de como a MS esteja a implementar esta e outras features, no caso dos sms se so tiveres acesso a uma API que te permite enviar e sms, a segurança n fica comprometida.
Não vou ser afectado garantidamente …
Já deves ser deixa lá.