O Windows 10 Mobile e o Windows Phone foram dos projetos que representam um autêntico fracasso por parte da Microsoft. O Android e iOS estiveram sempre na preferência dos consumidores e a Microsoft encerra hoje o suporte dado ao seu sistema operativo móvel.
Os utilizadores do Windows 10 Mobile devem agora fazer a transição para uma das alternativas atualmente no mercado de modo a terem um produto com suporte para as mais recentes exigências.
A Microsoft esteve presente, durante vários anos, no segmento dos sistemas operativos móveis. A sua oferta, inicialmente, estava focada no mercado corporativo com dispositivos especializados para este tipo de clientela. Contudo, o Windows Phone mudou completamente esse paradigma.
A coligação com a Nokia, que deu origem à gama Lumia, ajudou nesse sentido. Desse modo, foi aliado um software de qualidade e intuitivo a uma das fabricantes mais prestigiadas do mundo. Contudo, tal não bastou para convencer os utilizadores a adotarem esta plataforma!
A última investida da empresa de Redmond, já após a compra da Nokia, foi o lançamento do Windows 10 Mobile. Este sistema operativo móvel estava mais idêntico do que nunca com o SO que equipa milhões de dispositivos.
Apesar de todos os esforços, o Windows Mobile teve vários erros de concepção e nunca cativou muito os utilizadores. Acima de tudo, o app gap foi sempre o grande inimigo do seu sucesso. Assim sendo, a Microsoft anunciou o fim do desenvolvimento em 2017, com o suporte a ser mantido até 2019.
Com a atualização lançada hoje, chega assim o fim definitivo do Windows 10 Mobile. A Microsoft já havia recomendado aos utilizadores para se prepararem para a mudança. A maior recomendação é que façam a transição para o Android ou para o iOS.
A transição para os sistemas concorrentes é simples, podendo ser transferidos SMS e contactos.