PplWare Mobile

VoLTE: Vodafone é a única operadora a disponibilizar esta tecnologia


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Vasco Teixeira says:

    Confirmo que o VoLTE é uma mais valia na qualidade das chamadas voz.
    Tem a vantagem de podermos usar internet em 4G+ como a realização de uma chamada ao mesmo tempo sem “downgrade” de sinal/rede.

    Nisto a Vodafone está de parabéns.

  2. pedro says:

    o VoLTE é optimo … melhora a qualidade do audio nas chamadas, no entanto, no meu Xiaomi MI MAX 3, as chamadas ao fim de 15 minutos caem !!! se desligar o VoLTE já não tenho esse problema, o apoio ao cliente da Vodafone ainda não me arranjou uma solução para isto !!!

  3. JM says:

    Foi tester da feature (VoLTE), da vodafone durante quase 2 anos e só me deu problemas no meu Samsung S8 e no meu recente S9, devido a causar que quem não tem ainda a tecnologia activa tivesse dificuldades em contactar-me.
    Tive também problemas em contactar números 808 e 707, nos quais as chamadas iam abaixo mas os contadores da vodafone continuavam a cobrar… e a vodafone nada fez para resolver o problema (mas pelo menos devolvia o montante que vinha a cobrar extra na factura).
    Posto isto, tive de solicitar à vodafone para desligar o VoLTE, para os problemas desaparecerem.

    É realmente uma optima funcionalidade mas que está mal implementada cá em Portugal, e por isso a vodafone ainda não está de parabéns.

    Cumprimentos

  4. pois says:

    Tenho o VoLTE e confirmo, é outro nível…é uma das coisas que me mantém na operadora assim como a melhor rede móvel.

  5. marcos says:

    Será que a VoLTE estará disponível para breve noutros operadores.

  6. Christian says:

    Acho que está aí uma pequena confusão. A melhor qualidade de som da chamada não é do VoLTE mas sim do HD Voice, que usa um codec de áudio mais avançado e que permite um maior volume de dados. Essa tecnologia está disponível desde a rede 3G, para tecnologias mais recentes. A Vodafone não é a única operadora com essa tecnologia. Foi lançada pela TMN, agora MEO/Altice e também está disponível na NOS. Agora o VoLTE permite que as chamadas sejam feitas pelo 4/4,5G, havendo uma comunicação ponto a ponto mais rápida e podendo haver transferência de dados móveis durante uma chamada telefónica.

    • Spoky says:

      Mentira nunca vi a MEO com essa tecnologia e se tem é pouca. A VDF sim eu já vi AGORA Meo e Nos…

    • Eugénio Costa says:

      Christian, em 3G o codec usado é o ARM (com frequências audíveis entre os 300 – 3400 MHz), no 4G, o protocolo voLTE adopta o ARM-WB, cujo espectro cobre uma banda muito maior (50-7000 MHz). A qualidade de voz é assim manifestamente superior, com menos artefactos e compressão. À parte estas questões técnicas, podemos sempre discutir os ganhos na autonomia da bateria e a possibilidade de acederes à net enquando fazes uma chamada…

    • Eugénio Filipe Faria da Costa says:

      Christian, em 3G o codec usado é o ARM (registando frequências audíveis entre os 300 – 3400 MHz), no 4G, o protocolo voLTE adopta o ARM-WB, cujo espectro cobre uma banda muito maior (50-7000 MHz). A qualidade de voz é assim manifestamente superior, com menos artefactos e compressão. À parte estas questões técnicas, podemos sempre discutir os ganhos na autonomia da bateria e a possibilidade de acederes à net enquando fazes uma chamada…

  7. Vítor Hugo says:

    Será que é tão complicado assim implementar esse voLTE?
    Aqui no Brasil só a Tim e a Vivo tem voLTE e mesmo assim ainda não está disponível em todos os estados

  8. Ruben says:

    Eu tenho meo e numa chamada voz para outro meo aparece HD voice.

  9. Pedro says:

    Tenho um OnePlus 5 e não tem a capacidade para voLTE

  10. Paulo says:

    Tenho um s9 e nem sequer activo o volte. Essa tecnologia não serve para nada nas chamadas. Além que as ligações estão sempre a cair e normalmente as pessoas ligam e vai para o voice mail

    • mastateu says:

      Paulo
      Isso tem a ver com o seguinte, quando o VoLTE não está activo no cartão, podes usar a rede 4g para dados, mas quando entra uma chamada, o aparelho faz fallback para 3g e estabeleces a mesma.
      Se a pessoa ativa o VoLTE no equipamento sem estar disponivel na rede ou cartão sucede isso, o fallback não acontece.
      Quando a rede suporta, o equipamento também e está ativo no teu número, todas as chamadas de entrada e saída fazem-se em 4g.
      Espero ter conseguido explicar bem.

  11. Diogo says:

    A MEO meteu a cabeça na areia

  12. Jose Lapao says:

    Aqui esta a prova que mesmo quando chegar o 5G e com equipamentos topo de gama as chamadas continuam a ser feitas sobre 2G ou seja o equipamento passa o tempo a trocar entre redes. Ha 10 anos atrás a rede britânica three ja tinha uma tecnologia parecdia, em que as chamadas era todas feitas por voip ou seja o equipamento não trocava de rede para realizar a chama e continuávamos a poder utilizar a internet, pois sendo voip é nada mais nada menos que mais uns pacotes na trafego, se a chamada for feita de forma normal o telefone pode interromper os dados moveis para realizar ou receber a chamada.

  13. Celso Costa says:

    Só falta a meo e a nos

  14. Pedro says:

    Mas melhorarem a cobertura da rede, “tá quieto”.
    No meu apartamento perto de Braga (2km), por ser rch,não apanho 4g nos quartos, e mesmo 2g é com pouca rede…

  15. marcelo claudio says:

    a Meo nao lança o VOlte porque???
    nao se entende

  16. ze tolas says:

    não vejo grande vantagem, só vai fazer é consumir mais depressa o pacote de dados… querem os minutos pra quê?

  17. Marcelo Cláudio says:

    resposta fantastica da MEO por email ao ter perguntado sobre o VOLTE:

    MEO@telecom.pt
    15:54 (há 1 hora)
    para eu

    Boa Tarde,

    No seguimento do seu pedido informamos que não temos conhecimento deste tipo de tecnologia – tecnologia VOLTE. No caso de vimos a ter os clientes seram informados pelos orgãos de comunicação social.

    Obrigado.

  18. Tiago Ferreira says:

    Eu por vezes leio comentários aqui que eu pergunto se as pessoas antes de comentarem não deveriam primeiro pesquisar do que cada um dar a usa opinião como se soubesse do que está a falar. Eu uso o serviço VolTE da Vodafone desde que ele foi lançado e sim é verdade que ao início e durante muito tempo houve muitos problemas com este serviço pois como tudo quando é lançado acarreta problemas na rede, afinações nas antenas e nas centrais e também não ser só a rede que tem que evoluir, mas sim fabricantes disponibilizarem essa compatibilidade nos seus equipamentos. Todos os iPhones por exemplo (e não estou aqui a promover a Apple), mas é a única que tem esta tecnologia implementada nos seus iPhones, mas confirmo que já existem mais marcas compatíveis com este serviço. No entanto existe aqui pessoas que falam que isto não serve para nada e que não melhora em nada as comunicações de voz, mas estão erradas, melhora sim, tanto na rapidez com que se estabelece uma ligação, permite comunicações de dados e voz em simultâneo e melhora a qualidade de som. O Voice HD ajuda mas não tem nada haver com o VolTE. Depois leio aqui que isto gasta dados móveis (risada) eu acho que as pessoas não sabem o que dizem, nem dizem o que sabem, o VolTE não consome dados móveis, apenas usa a mesma frequência 4G/4,5G para chamadas de voz. Ainda há muito a fazer quanto a este serviço, pois ainda há muitas incompatibilidades com algumas marcas, mas é sem dúvida um serviço inovador. Existe aqui quem reclame da cobertura de rede 4G, mas isso nada tem haver com o VolTE, tem sim haver com o investimento que é feito de forma progressiva das operadoras em território nacional e depende muito do número de habitantes na localidade e se isso encarece no investimento (o mesmo acontece com a disponibilização da rede de Fibra Ótica). Contudo é lamentável que a Altice e a NOS ainda não tenham investido nesta tecnologia, no entanto pelos relatos que vejo aqui, os assistentes da Altice ou da NOS quando respondem que “não têm conhecimento deste tipo de tecnologia” é normal, pois eles não receberam formação para isso e outros mesmo que saibam, preferem dar essa resposta do que dizer “a Altice ou NOS não disponibiliza esse serviço”. Quando eu ativei este serviço em 2015 e quando ligava para o 16912 muitos mas mesmo muitos assistentes não sabiam do que eu estava a falar, e por vezes parecia que o assistente era eu, por isso não se admirem se isso ainda hoje acontecer com o apoio ao cliente da Vodafone, pois este tipo de serviço ainda não é um serviço ativo por padrão e nem sempre os assistentes recebem formação de tudo ao mesmo tempo.

  19. Guilherme says:

    O incrível é que em países muito menos desenvolvidos como as Filipinas, Camboja ou Vietname esta tecnologia já está em vigor há algum tempo. Em qualquer um dos 3 mencionados todas as operadoras praticam preços justos e com serviços muito melhores que em Portugal. Achamos nós que vivemos num país desenvolvido e com tecnologia obsoleta. Ainda pagamos 10€ por aditivos de internet em planos com 2GB no que toca a telecomunicações arrisco-me a dizer que fazemos parte do terceiro mundo!

  20. Guilherme says:

    O incrível é que em países muito menos desenvolvidos como as Filipinas, Camboja ou Vietname esta tecnologia já está em vigor há algum tempo. Em qualquer um dos 3 mencionados todas as operadoras praticam preços justos e com serviços muito melhores que em Portugal. Achamos nós que vivemos num país desenvolvido e com tecnologia obsoleta. Ainda pagamos 10€ por aditivos de internet em planos com 2GB no que toca a telecomunicações arrisco-me a dizer que fazemos parte do terceiro mundo!

  21. hugo says:

    Quando tive o VoLTE aactivo nao recebia as sms de aviso de contacto, que é uma sms que se recebe após a pessoa que nos ligue ouvir a mensagem “neste momento o numero que ligou não está disponivel, contudo vamos enviar um sms com a sua tentativa de contacto”

    Neste momento já é compativel

    é que tenho actualmente um S9 e oiço alguma chuva e gostaria de voltar a exprimentar mas nao quero perder o aviso de contacto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.