Pplware

Vivo mostrará impressão digital no ecrã a funcionar na CES 2018

Depois da introdução dos ecrãs infinitos a ocupar grande parte do painel frontal, existe agora uma corrida ao lançamento da tecnologia de reconhecimento de impressões digitais debaixo do ecrã.

São já várias as marcas que estarão a desenvolver esta novidade, no entanto, a Vivo vai mesmo mostrar esta funcionalidade no CES 2018, em janeiro.


Seguindo a tendência iniciada pelo Xiaomi Mi Mix, em novembro de 2016, várias foram as marcas que apostaram nos ecrãs infinitos em 2017 para os seus smartphones das várias gamas. Destacando alguns exemplos, a Samsung apresentou o S8/S8+ e o Note 8, a LG o G6 e o V30, a Huawei o Mate 10 Pro, o Mate 10 Lite e o Honor V10, a Xiaomi o Mi Mix 2 e o redmi 5 e a Apple o iPhone X.

No entanto, com a aposta nos ecrãs 18:9, surgiu um problema para algumas marcas. Aquelas que utilizavam o sensor de impressões digitais no botão home frontal tiveram de realocar o sensor noutro lado. Para esta alteração, vimos várias abordagens. A Huawei, a Samsung e a LG posicionaram o leitor de impressões digitais atrás, a Honor manteve o sensor na parte frontal assumindo o alongamento do dispositivo e, numa posição mais extremista, a Apple removeu por completo o Touch ID.

Embora várias marcas tenham escolhido a traseira do smartphone para inserir este sensor, a verdade é que este deverá ser um local provisório enquanto a tecnologia de reconhecimento biométrico debaixo do ecrã ainda não está madura. O desenvolvimento deste tipo de sensores tem sido um desafio para várias equipas que tentam desenfreadamente lançar para o mercado um modelo totalmente funcional e eficiente.

As notícias mais recentes partiram da Synaptics, com o Clear ID FS9500, um pequeno sensor de imagem CMOS com 0.7 mm de espessura e que garante o reconhecimento da impressão digital debaixo de um ecrã OLED. Para a utilização desta tecnologia, basta ligar o ecrã do smartphone e colocar o dedo na zona onde irá surgir um desenho de uma impressão digital. Esta é a zona onde está localizado o sensor e que permite fazer o desbloqueio.

O primeiro modelo funcional deste sensor deverá ser exibido na CES 2018, a primeira feira tecnológica do ano, realizada em janeiro na cidade de Las Vegas, pela mão da marca chinesa Vivo. Esta é uma marca bastante empenhada no desenvolvimento de novas tecnologias, tendo já apresentado há algum tempo um protótipo semelhante, mas com tecnologia da Qualcomm, que era mais lenta.

2018 pode ser então o ano da introdução desta tecnologia, que irá permitir manter o sensor de impressões digitais na frente, mesmo sem o espaço para um botão físico.

Exit mobile version