PplWare Mobile

Utilizador Android? Tenha muito medo do malware MysteryBot

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. João Lopes says:

    Parece ser um software com muitas funcionalidades, como o posso instalar? Funciona em IOS?

  2. pia says:

    Ainda ficam a fazer gozo porque Android é Linux e Linux não tem Vírus como o Windows, mas no Android ele tem kakakakakakaka

    AI depois metem-se a dizer que não, mas android não é 100% linux, só quando convém dizem isto o pá

  3. Joao Pestana says:

    Tolice. O android é inexpugnável. Isso que estaõ a falar refere-se com certeza ao ios

    • Miguel Costa says:

      O IOS é impossível de sofrer qualquer ataque… não leste que o IOS12 terá uma encriptação de 70000mbs que opera a nível online ao enviar tudo o que tens no telemóvel para análise da Apple e indexação, para facilitar a segurança do telemóvel e recuperação/destruição em caso de incidente?
      Com tal capacidade, o próximo telemóvel da maça vai custar 3000 euros e vai vender que nem pipocas nas salas de cinema.

  4. Luis Silva says:

    acho fantástico o medo que impõem às pessoas, muitos dos malwares, e outros tipos, são através de software não certificado ou através de links que clicamos sem ver a sua procedência……só apanhamos essa bicharada se quisermos, como qualquer OS…… enfim…..

    • Filipe F. says:

      Há que dramatizar né? isto é malware a quem o instalar. Ter cuidado em quê? Quem usa o telemóvel normalmente e saca as aplicações da Play Store a partida está seguro. Agora ninguém impede no Android de se instalar um virus ou malware. Mas dai a dizer para ter medo. Também há virus ,keyloggers e etc para MacOS, iOS etc, mas é preciso alguem instalar. Atençao ppl da Apple, tenham muito medo, porque é real, mas só se instalarem e procurarem bem software maligno.

  5. Mentecaptor says:

    “MysteryBot is still under development at the time of writing and not widely spread”.
    Afinal não é preciso ter “muito medo”…

  6. Mário Faria says:

    Provavelmente ainda não viram a série que passou na tvcabo, cyberwar. Todo o sistema, seja ele qual for existe sempre vírus, malwares entre outros programas com intenção de fazer algo.

  7. arc says:

    Adoro quando afirmam “à boca cheia” que Android é Linux, ou melhor o Sistema Operativo Android é um Linux ou um Sistema Linux, ou distribuição GNU/Linux ou uma distribuição Linux!

    * E porque não dizem que o Android ou o Sistema Operativo Android é construído como base no Linux kernel?

    * E porque não dizem que um kernel, seja ele qual for, mais não é do que uma interface entre software e o hardware, o qual e a titulo de exemplo, faz a gestão da utilização da memoria e do processamento?

    *E porque não dizem, que não basta ter um Linux kernel, para ser uma distribuição ou um SO?

    * E porque não dizem, que uma distribuição de Linux, é o Linux kernel, com uma uma interface de utilizador, bibliotecas e programas?

    * E porque afirmam constantemente que o Sistema Operativo Android, é um tipo de distribuição de Linux ou Linux, mas não dizem que existem modificações ao nível do Linux kernel, em que há total ausência de suporte para as bibliotecas de programas GNU e que ao mesmo tempo todo o modelo de gestão é desenvolvido, mantido e da responsabilidade da Google?

    * E porque não dizem que o Linux kernel, por estar ao abrigo da GPLv2, ele pode ser modificado, como bem se entenda e isso fez a Google, para o seu projecto de SO para smartphnes?

    * E porque não dizem que o kernel Android (eheh), é especifico e não o padrão de todas as distribuições de Linux? Não me digam que existe retro-compatibilidade do kernel Android para o Linux kernel?

    * E porque não dizem que o Sistema Operativo Android não tem suporte para as ferramentas GNU (Espero que saibam o que são e quais são as ferramentas GNU)?

    * E porque não dizem (afinal segundo alguns o Android é um Linux ou Linux), que em Andorid não existe possibilidade alguma de se executar o X-Window (Janelinhas!!) e colocar o Gnome, o KDE, etc.?

    * E porque não dizem que no kernel Android, existem algumas especificidades particulares que não são parte do Linux kernel e apenas estão presentes no Android kernel em Android Open Source Project?

    * E porque não dizem que em Android, não existe suporte à glibc, a qual é a biblioteca padrão do C no projecto GNU, e também por isso mesmo Android NÃO é Linux?

    E poderia continuar a desmistificar, que o Sistema Operativo Android, NÃO é nem Linux, NEM uma distribuição de GNU/Linux e MUITO MENOS uma distribuição Linux.

    • sergio says:

      Estás engado , pode correr debian, podes instalar o busybox , ter shells , usa selinux desde o 5.x etc etc . Todo o codigo foi integrado no kernel, há ports de android para intel ,

      • arc says:

        @Sérgio, não se atire para o precipício! Se quer ser verdadeiro na sua argumentação, rebata os factos que eu apresento e não vá … navegar na maionese!!!

        • sergio says:

          @arc fui ver o glibc , a glibc do android é o Bionic , o que realmente sei lá podes considerar que não é o GNU / Linux

          • arc says:

            Caro @Sérgio, é isso mesmo.
            Essa é a pedra fundamental e muito bem visto por si.

            Vejamos então porque eu lhe dou RAZÃO e NÃO considero o Android um GNU/Linux.
            Mas como digo, é o MEU ponto de vista e MAIS NADA.

            Precisamente Bionic e Glibc não são binários retro-compatíveis, sendo que isso pode ser amplamente visto em tempo de compilação e isso faz com que seja necessário comprometer um conjunto de headers em tempo de compilação, vejamos:

            #if __BIONIC__
            /* Bionic-specific code */
            #elif __GLIBC__
            /* Glibc-specific code */
            #else
            #error “This C library is not supported”
            #endif

            O que é visto acima é representativo do que afirmo, na medida que em /proc não iremos encontrar algum tipo de informação, sendo que o /proc unicamente contém informações relativamente ao kernel, e NÃO sobre a biblioteca C.

            Assim, e numa primeira abordagem, é dada a possibilidade de serem colocadas quantas bibliotecas C no sistema. No entanto é altamente incomum realizar esse facto num sistema tipo embedded, como penso que sabe.

            Além disso, podemos também dizer que Bionic é unicamente utilizado em Android e só em Android.
            Ainda podemos ir um pouco mais longe, caso queiramos, e afirmar que todos “os sistemas Linux”, aqui não irei usar distribuições de Linux, e englobar tudo, excluindo Android, possuem a Glibc (sistemas embedded) e outras libc como uClibc ou Dietlibc.

            Depois e não menos importante caro @Sergio, podíamos até ir pelo lado das diferenças em relação ao POSIX, etc., etc.

            “São estes pequenos grãos de areia”, que eu raramente deixo passar…eheh.

            @Sergio, obrigado por esta troca de ideias, é bom e salutar quando é feito de forma civilizada, o que contribui para elevar o conhecimento.

        • budhi says:

          Bom dia @ARC..Gostaria de falar consigo..como será possível??
          Estimo..o seu nível de cultura..sabedoria..conhecimento..e sobretudo a excelente educação que tem..
          Humildes cumprimentos

  8. Filipe says:

    Para mim tudo o que tenha cpu,gpu,ram e board ou placa apanha virus nao interessa o sistema.

  9. Samuel says:

    Este site https://www.linux.com/learn/myth-busting-linux-immune-viruses so vem reforçar o que eu disse não há vírus no Linux mas existe outro tipo de malware.

    • Balmer says:

      “Só vem reforçar o que eu disse”


      Myth Busting: Is Linux Immune to Viruses?
      In a word, “no.”

      E também só meramente diz que pode ser um desafio apanhar um vírus, mas reforça que é terrível alguém pensar que é imune por ser Linux. Dizem que deves usar um anti-virus em Linux!

      E a definição que eles admitem ser aceite no artigo é precisamente aquela que é esperada de um virus (Algo que tem a capacidade de replicar); portanto não podias ter arranjado pior aliado se estavas à espera de ter razão.

      🙂 Por favor, não tentes defender algo que não tens a capacidade de compreender — E espero vivamente que não digas que és um forte aficionado de Linux porque quem lê assim na diagonal, ou fez muito trial-and-error, ou não sei.

  10. falcaobranco says:

    Que saudades do nokia 3310… 🙂 ainda caía ao chão e não se partia… 😀

    • budhi says:

      Saudades??Saudades??..era do tempo em que não havia telemóveis..heheh..e não sou um dinossauro..heheh
      Saudações leoninas..x

      ✌ PEACE✌

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.