Librem 5: Vem aí um smartphone com Linux “puro”


Destaques PPLWARE

66 Respostas

  1. Joao says:

    Portanto…pretendem lançar em 2019 um smartphone com specs de 2015 e cobrar 600USD pelo aparelho. E isto como forma de lançar um OS novo (ou sem qualquer tipo de expressão) no segmento mobile.
    Sou só eu ou cheira a fiasco por todos os lados?

  2. KaYs3r says:

    Infelizmente, é mais um projecto para morrer pouco tempo depois de iniciar…

  3. José Carlos da Silva says:

    Um preço algo elevado, e um design e UI de sistema um quanto ultrapassados, não?

  4. Paulo says:

    linux e só para nerds, quem e que iria terminal no tlm para instalar apps? Mais vale comprar iphone ou android com apps e devidamente optimizado

    • 3mleao says:

      Desde à muitos anos que existem apps para instalar apps em linux, para alem disso um “sudo apt-get install xpto” ou “sudo pacman -S xpto” no terminal também não é tão dificil assim.

    • Um gajo qualquer says:

      Hahahaha aposto que deves ter menos de 18 anos e só usou Windows no PC, no linux não precisas de terminal para nada, antigamente era verdade que era dependente do terminal, mas isso ate mesmo o Windows começou a depender muito do MS-DOS e hoje tanto no Windows tanto no Linux não precisas de terminal, o terminal é mais visto no Linux por causa de utilizadores já com muitos tempo de experiência, o mesmo para Windows, quem tem muita experiência usa o PowerShell ou a linha de comandos, mas isso tal como disseste é os “nerds/profissionais” que usam para utilizador comum esta tão bom quanto Windows, minha mae desde que mude de Windows para Linux é raro ela ter um problema, e quando tem é simples, em relação ao adaptar tens de ver que pouco a pouco as apps estão a começar a ter o mesmo formato dos sites, que se auto ajustam ao dispositivo, o Windows 10 é um bom exemplo, Linux também esta a começar a fazer isso

    • Pedro Gonçalves says:

      “Alfa Romeu?! Isso gasta muita gasolina. Quem é que compra um Alfa Romeu?” Ah, esquecí-me que me disseram isso nos anos 80-90 (e nunca experimentei um Alfa Romeu), mas os meus neurónios dão curto circuito quando leio “Alfa Romeu” e digo sempre isto… enfim… Agora é só substituir “Alfa Romeu” por “Linux”.

      Agora trocando a tua frase:
      “Windows e só para nerds, quem e que iria ao DOS no tlm para instalar apps? Mais vale comprar iphone ou android com apps e devidamente optimizado”

    • Aguamenti says:

      Não deves ter noção que o Android tem o kernel Linux… É isso mesmo, Android é Linux!
      O choque, o horror… Afinal o Linux já é muito usado nos smartphones!

      Mais alguma questão, anti-nerd? É que sem os nerds e os “sistemas para nerds”, como lhes chamas, não estarias aqui a debitar verborreia no Pplware… Nem Pplware existiria pois sem os nerds e os “sistemas para nerds” a Internet existiria sequer…
      Enfim.

      • Vítor M. says:

        Aguamenti, claro que a humanidade não tem noção do valor do Unix… até porque recuando ao Unix temos a percepção do valor dos derivados, entre eles o Linux 😉

        Entendo que as pessoas deveriam todas conhecer primeiro uma distro Linux antes de falar, isto para perceber que não é o bicho papão, que funciona e que é muito ágil (já para não falar na segurança).

        Há 13 anos atrás, o pplware nascia e já falava em Linux…

    • VaGNaroK says:

      Parei de ler em “Linux é só para nerds”.

  5. Paap says:

    Isto n serve para nada pois linux nem em pcs e usado com o w10 e o macOS a seem muito superiores , quem e que iria terminal no tlm para instalar apps? Ja acabavam de vez com linux para desktop…apenas como servidores tem utilidade

  6. abdu says:

    Sem apps mais um projeto condenado como muitos outros exemplos: Ubuntu Phone, Firefox OS, Openmoko Linux, etc …

  7. Ze_Pombo says:

    Boas,
    eu vejo isto mais como um telemóvel de nicho, mas o nicho dentro do nicho lolol
    Isto serve apenas para pessoas mais “hard core” no mundo da tecnologia, daqueles que a primeira coisa que fazem quando recebem o telemóvel , nao é propriamente usa-lo, é testar os pormenores do SO.
    Então, segundo o que percebi, so pela noticia, é um telemóvel a correr uma versãode Debian para ARM, ou seja, na linha do Debian pra um raspberry pi por exemplo (com as devidas diferenças)… então, segundo percebi, aquilo vai poder correr o que houver nos repositórios para ARM, será isso?

  8. Hugo Gomes says:

    Bem venha la um Android porque linux é mais um windows phone

  9. McGomes says:

    “..comercialização apenas deverá acontecer em 2019.”

    Chegando aqui, está obsoleto!

  10. Ruffy says:

    Isso só pode ser sacanagem…….. por ess e valor, mais para vernee mix 2 ou outros baixo cost.

  11. Pedro says:

    Na minha optica, e como amante de linux, é uma boa ideia na teoria. Na prática, 600$ é demasiado caro. Podiam reduzir os custos – ou pelo menos particiona-los – adoptando uma espécie de filosofia do projecto Ara, sendo que a versao base viria com um soc mais fraco, 1g de ram, 8/16 de rom, por um preco a rondar os 200€. Querem ter 3Gb de ram? compram o modulo. Querem mais armazenamento?Compram o modulo. Querem um camara melhor?SoC melhor?Colunas com mais qualidade? Ja sabem a resposta…Agora, até que ponto é que isto seria exequivel?Nao faço a mais pequena ideia, so mesmo fazendo um estudo. Mas que poderia ser uma excelente maneira de cortar os custos iniciais, seria. Ja para nao dizer que a propria empresa poderia fabricar os modulos numa 1ª fase, abrindo posteriormente a arquitectura para outros fabricantes. Mas isto seria uma utopia. A ver vamos. Nao obstante, OS como o Ubuntu já têm Store para download e instalaçao de aplicaçoes. Acredito que as apps desse caiam da mesma maneira. A roda já está inventada ha muito…

  12. 3mleao says:

    É um projecto em desenvolvimento portanto poderá ou não ter sucesso, espero que sim, embora acredite que é mais um para ficar na gaveta no fim de consumirem o Crowdfunding mas pronto é bom que vão surgindo ideias em redor do linux, acho bem interessante o Gnome 3 shell.

    • Pérolas says:

      Esperemos que não, pois, estão a responder às ânsias de muitos utilizadores e, de facto, há mercado para este tipo de produto. Bem, se pudermos utiliza-lo como um pc linux vai ser uma pedra…

  13. 3mleao says:

    Acho engraçado comentários do tipo linux não presta ou ter de usar terminal para instalar aplicações.
    Android é linux! Quer isso dizer que Android não presta? Ou só por ser desenvolvido pela Google já é bom?
    E por acaso precisam do terminal para instalar aplicações no Android?
    Não custa muito basta abrir o browser e pesquisar um pouco antes de fazer comentários sobre o que não se sabe.

    • 34 says:

      Android não é linux, não tem GNU C (e é o GNU C que é usado para distinguir o que é ou não é Linux).
      Além disso o kernel android tem uma tonelada de componentes adicionados, e tem uma OOM totalmente modificado, ou seja, tem apenas algumas semelhanças com Linux.

      • Nuno Nunes says:

        linux e o kernel e não a distro

      • 3mleao says:

        Sim android está totalmente modificado e adaptado portanto não é um puro linux mas é baseado nele ou pelo menos inicialmente era em grande parte.
        Mas não é esse ponto, eu referia-me a que não se pode discriminar à partida um projecto só por ser linux ou base linux, é de saudar a coragem de tentar coisas novas sejam linux sejam o que for, ou entretanto estamos limitados a apenas sempre mais do mesmo. Windowsphone (projecto que provavelmente até vai cair), Android, IOS

  14. Andre says:

    Bom dia,
    Pretendia um sugestão, tou a pensar trocar de telemóvel e fiquei indeciso estou interessado numa gama media alta, andei a ver o huawei p8 e p10 lite, honor e a nova gama da Samsung J7 e A5. Dentro desta gama de preços será que me podem dar algum conselho? Cumprimentos

  15. C.C.M - Mata Ratos says:

    Bem vou colocar um comentário diferente de todos os que li.
    Excelente, é muito bem esgalhado, viva a Purism!
    Eu vou comprar um , sei que não existirá problemas de apps pois haverá todo um infinito de software open source, e até a loja de software incluida estará repleta de muito e bom software.
    Vou deixar de usar todos os outros smartphones que tenho em casa.

  16. Gustavo Garcia says:

    O preço é muito elevado.
    Tirando isso, a ideia agrada-me muito… Um telefone com o mínimo de respeito pela privacidade do utilizador é algo de louvar.
    Se usa linux puro, pode correr qualquer aplicação que exista para linux e seja compilada para o processador em causa. Tendo em conta a natureza open-source do projecto, não é difícil de antecipar que existam muitas disponíveis e alguma facilidade em portar as que interessem.
    A questão é que a maioria dos utilizadores não quer aplicações, quer aplicaçõezinhas… Joguinhos, facebook, instagram, messenger etc.
    Será um equipamento para quem valoriza a privacidade acima de tudo, tem orçamento disponível e se está nas tintas para redes sociais e parvoíces do género. Nunca será um equipamento para o mercado geral.
    A grande diferença para o Windows está no ter consciência de que se move e direcciona para um nicho (o Windows queria ser um concorrente do Android e iOS) e ter a possibilidade de aceder a um mercado de aplicações relativamente rico (o Windows phone não tinha grande escolha).
    Veremos. Gostava que tivesse sucesso mas não sou dos que pode ajudar dando $600 por um telefone.

  17. Rivelino says:

    Acho muito bom quem gosta de Linux ia adorar ter alguns programas que só rodam no PC na palma da mão, ainda mais com a flexibilidade de instalar qualquer sistema se chegasse aqui com um preço bom compraria sem dúvida, usaria do lado de meu Android que só serve pra mensagens, e limita tudo tudo tudo….

  18. #Fernando says:

    Sem que o SO traga de forma nativa compatibilidade com android apps e/ou ios apps, dificilmente terá mercado. Vemos gigantes como a Microsoft a levar o NÃO do mercado, dificilmente ideias assim vão prevalecer no sector. Têm de trazer muito mais do que a proposta “menos conseguida” do Ubuntu Phone e Sailfish. A ideia é sempre bem-vinda, o seu futuro já será mais dificil.

    • Az8teiro says:

      SIm, mas repara antes um telemóvel fazia chamadas e mandava mensagens e todos compravam. Hoje um telemóvel que faça isso (que é o pressuposto) ninguém compra… Tem que tirar fotos dar para meter filtros, e instalar todo o tipo de aplicações…
      Quem anda com um portátil atrás anda com 1 ou 2kg, e num telemóvel no bolso. COm um telemóvel destes, elimina a necessidade de andar com um portátil atrás… atenção estamos a falar de trabalho e não de jogos! Queres contar o número de utilizadores de portáteis linux que vão aderir a este smartphone só por ter linux? Milhões no primeiro ano de vendas.

      O que eu acho estranho é se a Google corre o android sobre linux, e se quando fazem root ao android não é mais que acederem ao core linux do sistema (telem) porque razão a google não colocou ainda no mercado um telemóvel que permita o acesso integral ás funcionalidades do linux, com um botãozinho para activar a máquina virtual de android? POrque é o que acontece na realidade, mas sem botãozinho, e não se pode escolher…

      Mas acredito que se isto sair para o mercado, até 2021 a google tem cá fora um smartphone com unix/linux.

  19. AncientGameplays says:

    Não se esqueçam que com jeitinho colocamos as apps da google play neste Linux 😀

  20. D!s0rD3r says:

    Vejo aqui muitos comentários de quem nunca mexeu numa distro linux ou instalou o linux à unha. mas uma coisa vos posso garantir, se esse linux no smartphone for tão bom como o linux em PC’s então vamos ter muitos utilizadores satisfeitos com o seu desempenho e só quem tem linux lá em casa sabe o descanso que é ter um sistema linux.

    • 3mleao says:

      E depois tem a vantagem de não te estarem sempre a bombardear com publicidade ou vendas, quando instalas uma aplicação instalas apenas o que queres e mais nada, o meu puto já usou ubuntu linux no Magalhães vários anos mas actualmente por causa dos jogos diz não querer linux, então de vez em quando lá me aparece a pedir ajuda para fazer uma limpeza porque instalou uma aplicação junto com essa aplicação vem mais duas ou três sem utilidade nenhuma, mais um browser ou uma barra de pesquisa que ninguém pediu, para não falar em anti vírus que só consome recursos e te bombardeia com spam, quer dizer windows é um sistema todo armadilhado com publicidade e vending, eu admiro a paciência de quem usa Windows mas não discuto preferência quem gosta fique com ele, eu não o invejo.

    • Pedro Gonçalves says:

      Exactamente!

  21. Nruno says:

    Adorava ter um smartphone com linux. Só precisava que fizesse chamadas e fotos e que desse para ligar a pc. Mas ainda não vi nenhum abaixo de 300 eur e eu não sou mais do qu. 150 por um mero ssmartphon. Oh well.

  22. Carlos says:

    Opá, falta uma linha no comparativo!

    PURISM LINUX IOS ANDROID
    Does not have any actual apps anyone uses: YES NO NO

    Pronto! Quem é amigo, quem é?

  23. Az8teiro says:

    Haters gona hate.

    Sendo um linux puro a questão das APPs nem se põe, se querem 1001 e uma Apps além das que podem vocês desenvolver, além das oficiais existem 1001 emuladores de Android, IOS, WIndows, etc etc.. e podem ter a mesma app de plataformas diferentes tanto IOS como Android a correr no telemóvel linux. Tal como já se pode fazer atualmente correr APPs android oi IOS num pc.
    Easy, mas fanboys complicam o que é fácil…

    Contem lá quantos telemóveis de 1000eur que vocês usam que podem ligar um teclado um ecrã, e escrever um documento do word? POis… bem me parecia..

    Ninguém obriga a comprar, isto deixa de ser um simples telemóvel e passa a ser um “mini” portátil ou um “mini pc” com ecrã.. e que funciona com ou sem periféricos.

    Pessoalmente ando à anos à espera que isto vingue… Não sei é se será desta vez ainda, mas gostava de acreditar que sim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.