Serviço de Saúde lança Cartão de Atividade Física! Tenha já o seu
Em 2017 o Serviço Nacional de Saúde (SNS) lançou a app MySNS Carteira para utentes do SNS que inclui uma série de funcionalidades a que o utente pode aceder através de um dispositivo iOS ou Android, de forma gratuita.
Com esta app pode, por exemplo, ter acesso ao Boletim de Saúde, Cartão de Acesso à Saúde, Cartão ADSE e agora pode ter também o seu cartão de Atividade Física.
Construída de acordo com o interesse do cidadão, a MySNS Carteira reúne a informação de saúde do cidadão numa aplicação residente no seu smartphone. Associada ao cidadão, através do seu número de Utente SNS e validada com a informação presente no Registo Nacional de Utente (RNU), o cidadão associa “cartões” específicos por componentes informativas do seu interesse. Cada cartão corresponde a um tipo de informação de saúde.
Recentemente esta app/serviço ganhou uma nova funcionalidade. A partir da app MySNS Carteira, o utente passa também a ter disponível o seu Cartão de Atividade Física. Para ter o seu basta abrir a app e depois carregar no sinal + no canto superior direito e adicionar Cartão de Atividade Física.
Contador de passos, calorias gastas, distância percorrida e gráfico de média de passos são as funcionalidades que, de uma forma muito simples, irão contribuir para monitorizar os níveis de atividade física do cidadão.
De relembrar que desde o passado dia 15 de dezembro, e por despacho da tutela, os médicos podem promover a atividade física, em geral, através da PEM – Prescrição Eletrónica Médica. Em breve, o médico poderá, também, prescrever exercício físico específico adequado a cada utente.
No decorrer de 2018, prevê-se o lançamento de mais cartões digitais na MySNS Carteira, tais como o cartão de alergias, através do qual o cidadão poderá consultar a sua lista de alergias e intolerâncias registadas, o cartão de dador de sangue, entre outros.
Integradas nas medidas do SIMPLEX, definidas pelo Ministério da Saúde, as aplicações móveis, desenvolvidas pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE (SPMS), estão alinhadas com os princípios de transparência, inovação e informação.
Nota: Recebemos a informação que o Cartão de Atividade Física só está disponível para Android daqui a momentos.
Quantos Km já andaram/correram este mês?
Leia também...
Download
Este artigo tem mais de um ano
Estamos a caminhar para um serviço de saúde centralizado numa só app, que é bastante util para qualquer cidadão. Parabéns pela iniciativa aos criadores!
o que era útil era o sns funcionar!
Estes dados de passos, calorias e etc. são submetidos automaticamente? Ou o utente é que tem de usar uma daquelas aplicações fitness, consultar os dados que a aplicação dá e depois submeter manualmente no Cartão de Atividade Física?
Automaticamente, mas parece-me que os dados são transferidos de tais apps de fitness.
Sim, no iOS vai buscar à app Saúde
Isso é excelente. Mais incrível seria haver aplicação para Windows, mas isso já se sabe como é… O costume.
Há uns meses, Pedro, dizias no É a vida Alvim que, no futuro, teremos equipas de socorro a vir na nossa direção, automaticamente, quando os nossos sinais vitais saírem fora dos valores normais… Isto é mais um pequeno passo nessa direção!
As potencialidades destes dados estarem sincronizados com o SNS são enormes.
Existe outro caminho mais assustador, com os dados da tua saúde, na altura de efectuares um seguro, pedires um empréstimo o acesso a esta informação pode aumentar os prémios ou mesmo impedir o contrato dos mesmos… isto a titulo de exemplo…
“Isso é excelente”
Tenho todas as minhas dúvidas. Estes dados indo para o SNS não sei até que ponto é “excelente”. o “PP” deu um bom exemplo.
Ainda não deve estar disponível para todos, no meu caso não aparece o referido cartão.
Se fores Android, espera um bocadinho.
Já está disponível se actualizares a app.
Vai buscar os dados ao Google Fit
E para utilizadores de W10m?? Não são cidadãos nacionais, concerteza!
Para bem, deviam lançar a aplicação em todos os SO. Contudo, o Windows 10 Mobile tem cada vez menos expressão no mercado, torna-se cada vez menos rentável desenvolver para ele. O UWP veio ajudar na equação, mas a adoção e utilização de apps no computador é bastante baixa.
Sou utilizador de W10M e adoro o sistema. Vim recentemente de um Android 8 e, de facto, a maior diferença é o gap de aplicações. Porque os sistemas em si são muito bons, cada um à sua maneira, com os seus pontos fortes e fracos.
Em Serviços deste carácter, público, deveriam procurar servir 100% da população.
Soluções Cross-Platform como Xamarin encaixavam aqui na perfeição.
Nessas condições, aqui em tudo o mais. Não se percebe, em tudo o que sejam apps para os TM, não existirem nos diferentes SO, nomeadamente nestres 3. Sobretudo havendo ferramentas como essa cross-platform. Devo dizer que não sei como se programam as apps nem o que custa desenvolver, mas com a ferramenta, certamente quem desenvolve para um SO, deverá em simultâneo conseguir desenvolver para os outros. Penso eu.
Realmente, não sabes.
Realmente, confirma-se que não sabes. Uma rápida pesquisa no Google resolvida isso.
Dependendo de muita coisa… Mas Acredito que se o Backend estiver bem construído, é possível utilizar frontend cross-platform sem muito esforço. Mas lá está, é tudo feito encima do joelho e sem planeamento nenhum.
Com a framework Ionic consegues devenvolver para iOS, Android e WM utilizando o mesmo código.
Deixo aqui o repto para o pplware dar uma olhadela nessa framework.
Acabo de instalar a app no android. Não fiquei lá muito contente quando, para entrar na minha área de utente, ele abre o chrome… mal! A app devia fazer tudo isso.
Ou seja, a app é apenas um interface inicial porque quando temos de realmente entrar em algum pormenor, ele liga através do browser.
A la tuga…o SNS paga a alguém para fazer a app que o que faz é abrir um link num browser 😀
A app em questão é a MySNS Carteira e não a MySNS “apenas”.
Comigo funciona impecável, nada de links a abrir no Chrome. Muito útil até!
ios com chave movel digital a app rebenta
Com esta atualização deixei de conseguir abrir a aplicação…