Pplware

Samsung termina com o projeto Linux on DeX onze meses após a sua criação

A Samsung criou o DeX para elevar as potencialidades e capacidades dos seus smartphones topo de gama. O Linux on DeX foi o auge dessa ambição, mas será agora descontinuado com o Android 10.

A informação está a ser partilhada pela própria Samsung junto dos programadores… Será que esta funcionalidade dos smartphones Samsung continuará a fazer sentido no futuro?


Cada vez mais dispositivos móveis estão a dar aos utilizadores a possibilidade de serem transformados e tornarem-se em computadores pessoais. Num processo simples, que passa por ligar a um ecrã, tudo se altera de imediato.

Depois do Continuum da Microsoft, a Samsung procurou elevar esse conceito com o DeX. O seu sucesso comercial foi sempre diminuto, especialmente por se tratar de um nicho. Contudo, a presença de Linux no DeX era algo único e que dava bastante poder aos utilizadores.

Para infelicidade dos utilizadores que faziam uso desta capacidade nos seus smartphones da fabricante sul-coreana, tal irá acabar em breve. A Samsung está a enviar e-mails para vários programadores a dar esta indicação. Com a atualização para o Android 10, o Linux on DeX deixará de funcionar.

Obrigado por apoiar o Linux on DeX Beta. O desenvolvimento do Linux on DeX foi todo graças ao interesse dos clientes e do vosso feedback valioso. Infelizmente, estamos a anunciar o fim do nosso programa beta, sendo que não forneceremos mais suporte em versões futuras de sistemas operativos e dispositivos.

Os utilizadores perdem assim um bem valioso que elevava o poder do seu equipamento. A possibilidade de executar o Ubuntu 16.04 LTS no seu telemóvel era uma excelente plataforma de trabalho para usar em mobilidade. Contudo, tudo isso irá terminar com a atualização destes equipamentos para o Android 10.

A Samsung, pelo comunicado no e-mail, não mostrou intenções de reinventar este seu projeto no futuro. Tal decisão até acaba por estar alinhada com os desenvolvimentos do Linux nos seus smartphones… Desde a sua criação, há cerca de onze meses, o projeto recebeu poucas atualizações assinaláveis.

Mesmo sem DeX on Linux, já são conhecidos pormenores do Samsung Galaxy S11

Exit mobile version