O Samsung Dex também vai permitir correr Linux no smartphone
Todos reconhecem no Linux uma plataforma com potencial de se tornar o futuro dos computadores pessoais, podendo em breve crescer e tornar-se uma verdadeira alternativa para o desktop.
São muitas marcas a reconhecer esta capacidade e a preparar-se para o usarem. A Samsung é a mais recente a juntar-se a este grupo, mas de uma forma especial. Recorrendo ao Dex e aos seus smartphones, vai abrir as portas ao Linux.
O Dex, como o Pplware já apresentou várias vezes, é um acessório que acompanha os smartphones de topo da Samsung e que permite a ligação destes a um monitor, garantindo assim um posto de trabalho ou um (quase) computador.
A Samsung investiu nesta filosofia e por isso está agora a abrir o Dex a outros sistemas operativos. A próxima aposta vai no sentido de dar aos utilizadores o acesso a várias distribuições de Linux, que podem usar conforme necessitem.
Para dar esta capacidade, vai em breve surgir uma nova app da Samsung, chamada Linux on Galaxy, e que vai dar acesso a estas distribuições, que qualquer um poderá usar.
Segundo a Samsung, a ideia é dar acesso a programadores a ferramentas especializadas para criarem o seu código, em qualquer lugar e a qualquer hora. Claro que todos a podem usar, tendo assim acesso a novas aplicações e a novas potencialidades.
Para poder testar esta novidade, quando ela chegar, vai precisar de ter um dos recentes Galaxy Note8, Galaxy S8 ou S8+. Claro que a presença de uma Dex será essencial.
Depois de várias formas menos claras e muito trabalhosas de ter o Linux a correr num smartphone Android, tudo fica agora mais simples com a novidade que a Samsung vai trazer.
Este artigo tem mais de um ano
Ideia genial. Por mim nada melhor instalar uma app que me permita acceder o pc remotamente no caso windows ou uma app que me permita usar o linux via terminal: desta forma nao estaria a correr o SO localmente no meu smartphone.
Pois, mas, a questão é como vai correr? Vamos ter o linux instalado localmente numa máquina virtual tipo virtualbox ou dex permite o acesso a uma cloud onde estão as distros controladas pela samsung? São cenários bem diferentes. Com os recursos que têm podem fazer melhor e ter uma linha de smartphones cuja operação seja similar à experiência do desktop, tipo, conta de root e conta de utilizar, cujo utilizador pode aceder.
Lumia 950 wannabes…
A noticia não é de fim de vida de um telemóvel ou SO móvel, mas sim de uma feature nova para o telemóvel em questão. Se fosse um Lumia 950 wannabe a noticia seria algo como ”Android chegou ao fim” ou ”Linha Galaxy termina e deixará de ter futuros updates de SO”
huuummmmm Plasma Mobile…
Agora falta a Apple apresentar a mesma coisa com outro nome para ser uma coisa bombástica.
De qualquer forma, uma boa jogada da Samsung.
Não metas aqui a Apple ao barulho. Foca-te neste passo muito interessante, dá descanso à Apple, isto é outra conversa.
Seria bombástico se for bem feito. A Apple tem os seus flops, mas quando é bem executado, tem mérito nos seus “bombásticos”.
Estás a falar duma empresa que, até há pouco tempo, era ao contrário, se fosse Apple poucos compravam. Portanto há qualquer coisa que tu é que não percebes o que se está a passar.
Muito boa noticia! 🙂
https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/android/anbox-linux-apps-android/
App Linux isolada do resto do telemóvel? é isso? A dex é engraçada, mas com um note 3 ou S3/4 numa dock podia-mos fazer algo semelhante. Ninguem fala disso porquê? Foi por causa da história do continnum?
Com a morte do WM (arm)… claro que sim a aposta é em Linux, boa escolha Samsung. Mais IoT, Vr, etc e a Ms cada vez + uma empresa de serviços, sem importar o OS usado…. 1 erro pq as pessoas mudam……..
uma pena e UWP é uma falha brutal, não hoje mas daqui a 4 5 anos.