PplWare Mobile

Sabe como funciona o carregamento rápido?


Apaixonado por tecnologia, encontro no Pplware a forma ideal de mostrar aos outros os meus conhecimentos e de partilhar tudo o que me interessa neste intrincado universo
Artigo escrito por Diogo Gaspar para o Pplware

Destaques PPLWARE

  1. Pedro says:

    O Xiaomi Mi 6 tem qual destas tecnologias?
    Obrigado

  2. Belmiro says:

    “Enquanto que a Qualcomm utiliza um circuito especial presente no smartphone e outro no carregador (menos seguro) …, o VOOC e o Dash Charge possuem circuitos de controlo apenas no carregador (mais seguro)”

    Podes – me explicar porque é que na Qualcomm ao ter 2 chips que controlam nos 2 lados é menos seguro que ter só no carregador nos modelos chineses? Só porque “aquece ” esse (micro) chip no telemóvel? É que pela lógica ao ter 2 controladores é mais seguro e a temperatura a que esse chip pode chegar não tem qualquer influência em segurança ou vida útil da bateria já que estão longe dela…

    • Bruno says:

      Pois, para mim também não fez grande sentido a explicação.

    • Joao ptt says:

      Também não compreendi a lógica… que parece inexistente neste caso, o contrário faz mais sentido, partindo do princípio que os chips todos funcionam correctamente.

      • Pittor says:

        Boas!
        Eu não partilho da vossa opinião.
        Tendo em conta que o carregador do Dash Charge suporta grande parte da carga, isso faz com que ele seja relativamente mais seguro quando comparado com o Quick Charge.

        • Bruno says:

          A questão é que a explicação dada não faz sentido!

          • Pittor says:

            A mim pareceu-me bastante clara e direta.
            O meu ponto de vista é o que comentei anteriormente, já que o carregador suporta grande parte da carga, faz do Dash Charge mais seguro que o Quick Charge.
            O Tuga conclui bem, o chip integrado no processador obriga a um maior processamento de dados. O aquecimento nunca foi algo que os nossos dispositivos agradecessem ter.

          • Bruno says:

            O que estás a dizer só demonstra a minha observação!
            A vantagem do dash não tem nada a ver com processamento de dados ou ausência dum chip ou circuitos de controlo – continua a haver circuitos no smartphone. A vantagem vem do sistema de carregamento usar outra voltagem e amperagem a partir do carregador com cabos especiais, evitando a desvantagem da conversão a partir voltagens mais elevada no smartphone que a solução da Qualcomm obriga – o processo físico de conversão de voltagem produz calor, logo a solução da OP produz menos calor que a da Qualcomm.

          • Diogo Gaspar says:

            Viva,

            Bruno, não deixo de perceber o teu ponto de vista, mas a razão pela qual disse ser mais segura já foi dita.

            Abraço. 😉

    • Tuga says:

      A Qualcomm tendo um chip no smartphone obriga-o obviamente a processamento de dados, se estiveres a usar o smartphone enquanto carrega é lógico que vai interferir nesse processamento.
      Enquanto que o VOOC e o Dash Charge possuindo circuitos de controlo apenas no carregador não vai interferir no processamento e utilização do smartphone!!

  3. jorge says:

    eu nao uso carregamento rapido
    gosto da minha bateria fria

    • Diogo says:

      Eu uso no S8+ e não aquece nem um bocado, tanto no carregamento wireless como sem o ser. O único que me aquece bastante é o Microsoft 950 que chega a queimar quase (não deixa de ser um grande equipamento) e aquece também no xiaomi mi5s

    • Marco Rua says:

      Nao sei pq dizes isso. O meu oneplus 3t nao aquece…. isso era os modelos mais antigos no geral.

  4. chino says:

    de referir que a maior parte dos cabos nao oficiais não são recomendados. Benson Leung faz reviews https://plus.google.com/+BensonLeung/posts

  5. eachtime says:

    Voltamos ao tempo em que para cada marca era preciso um carregador diferente e se começa a criar lixo desnecessariamente por causa dos cabos proprietarios

    • Rafael Encarnação Cardoso says:

      O cabo/carregador usb c da OP dá para qualquer outro telemóvel com cabo usb c, apenas não faz uso do dash charge.
      Assim como pode utilizar outros carregador/cabos para carregar o OP, só carrega de forma normal.

    • Belmiro says:

      Um carregador Samsung do S8 serve para carregar QUALQUER telemóvel e suporta quick charge nos dispositivos suportados. No caso do cabo, o original USB C serve para qualquer modelo USB C e até o da Amazon Basics USB C extra que comprei barato serve para o S8 com carregamento rápido e outros telemóveis. Não vejo o stress que não sejam as marcas chinesas com coisas “exclusivas “.

  6. Daniel says:

    O uso regular do carregamento rápido prejudica a vida útil da bateria?

    • Belmiro says:

      Não há dados concretos, ninguém se deu ao trabalho de testar oficialmente. Em teoria causa mais stress e temperatura à bateria, mas no meu S8 por exemplo não noto aumento de temperatura.

  7. Pc says:

    Por acaso tambem ja reparei nisso, no s8 da mulher não noto aquecimento mas já no meu lumia 950 parece “lume”.

  8. Respeito says:

    Diogo Gaspar tenho uma dúvida que penso não ver aqui referida e tambem seria importante.

    Quais as temperaturas médias (normais) de uma bateria, por exemplo sem estar a carregar e a carregar.

    Eu tenho um Huawei p10 plus e tenho reparado, através da app “ampere” que a temperatura varia entre 34º e por vezes 46º, tenho razoes para me preocupar? (bem sei que os factores que influenciam o aquecimento são muitos no que respeita às baterias)

    30º – 34º com pouca utilização
    35º – 40º com uma utilização frequente e /ou a carregar
    41º – 46º por exemplo com a utilização do jogo PES.

    Obrigado!
    Bom trabalho!

  9. Pedro Machado says:

    Boa tarde,
    também é importante referir que a eficiência destes carregamentos nada têm a ver com o carregamento por cabo!

  10. Júnior says:

    Alguém me explica pfvr se posso usar o dash charger em um xiaomi mi mix? Pois perdi meu 3t e to com ele aqui parado. Grato

  11. Danilo Maciel De Almeida says:

    Agora só falta ver carregadores Qualcomm quick charger 4.0 e 4.0+ a venda e compatíveis com os smartphone atual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.