Sabe quais foram os smartphones mais copiados em 2017?
Sempre que um novo smartphone de topo chega ao mercado, muitas marcas paralelas apresentam as suas propostas, quase sempre cópias integrais e que chegam a incluir elementos de vários desses telefones.
Os clones, como são conhecidos, são uma forma de enganar os consumidores ou, simplesmente, uma maneira destes terem um equipamento similar ao que gostariam de ter, mas com um preço muito reduzido. Das muitas marcas e modelos que foram copiados no ano de 2017, alguns destacaram-se, não necessariamente pela positiva.
Tal como noutras ocasiões e até noutros contextos, a Antutu resolveu criar a lista dos smartphones mais copiados durante o ano de 2017. Esta mostra o interesse dos consumidores nestes equipamentos, que muitas vezes saem antes dos originais serem apresentados.
Os dados da Antutu baseiam-se na avaliação de 17.424.726 smartphones durante 2017, dos quais 2,64% eram clones, a sua maioria oriundos de marcas chinesas, que assim conseguem um lucro fácil.
A Samsung está no topo da lista da marcas
A Samsung é a marca mais copiada e que tem os seus equipamentos clonados. De acordo com a informação fornecida pela Antutu, a Samsung contabilizou 36,23% do total de cópias, seguida pela Apple com 7,72% e Xiaomi com 4,75%.
É curioso verificar que o top 5 das marcas viram os seus equipamentos clonados conseguir puxar a si mais de 50% deste "mercado".
Os smartphones mais vezes vítimas de clonagem
Para além da lista das marcas mais copiadas, a Antutu indicou também quais os modelos de smartphones que tiveram essa clonagem feita. O Galaxy S7 Edge está no topo, tanto na versão europeia como na chinesa e a Samsung tem muitos mais modelos nesta lista. A Apple apenas tem o seu iPhone 7 Plus na 5ª posição.
Apesar de se focarem maioritariamente nos modelos criados para a Europa, as marcas chinesas que se dedicam a copiar e a clonar telefones acabam por ter a sua maior percentagem de negócio no seu país de origem.
A utilização destes telefones representa um perigo para os utilizadores a vários níveis. Não existe qualquer garantia da sua correta construção ou que foram seguidos os padrões da indústria. A questão da segurança dos dados também se coloca, uma vez que nem todo o software presente pode ser controlado e avaliado.
Este artigo tem mais de um ano
Penso que o Samsung Galaxy S8 também será um dos smartphones mais copiados, pois foi este modelo que impulsionou a moda dos ecrãs sem margens. Nota-se que ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, é a Samsung a liderar no que a design diz respeito e não a marca da maçã, pois esta até neste departamento foi ultrapassada.
Se os preços fossem mais acessíveis não haveria tantas cópias.
“Imagem de capa da noticia: iPhone X” – É assim que eles enganam tantos com os seus clones… Não consegues ver que aquilo não é e nem será nunca um iPhone? A pressa de dizer mal é tanta que nem olhas como deve ser para a imagem!
Mas no segundo paragrafo ele tem razão. Só não vê quem não quer.
“Os clones, como são conhecidos, são uma forma de enganar os consumidores ou, simplesmente, uma maneira destes terem um equipamento similar ao que gostariam de ter, mas com um preço muito reduzido. Das muitas marcas e modelos que foram copiados no ano de 2017, alguns destacaram-se, não necessariamente pela positiva.”
É daqui que consegues tirar a conclusão que “está no sangue da PPWARE ter sempre que por algo de um iPhone seja em imagem ou link de noticia mesmo quando o destaque da noticia é outra marca”? Esta então é mesmo rebuscada. No texto nem sequer referimos iPhone X ou Apple. Tens no final um link para outro artigo onde sim é referido o iPhone X, mas apenas porque é uma das vítimas dessa “clonagem”, com o pormenor de, à altura do artigo, ter acabado de chegar ao mercado.
voces sao biased a bruta toda a gente ve isso.
É por isso que apresentamos a notícias como elas são, sem agradar a A ou a B e sem atacar C ou D.
eles tem razão Pedro, sim aquilo é um clone mas não deixa de mostrar cara de iphone. ja reparei que sempre que alguém aqui no pplware da a sua opinião, eles são sempre bombardeados especialmente vindo de ti Pedro, sempre tentas te defender com tudo e com nada!
Neste caso se a Samsung tem a maior quota de copia, então a imagem deveria ser uma copia do Samsung. Nao é noticia que muitos aqui no pplware estão mais inclinados para produtos apple, porque tens que levar a mal o que ele disse, se bem que o que ele disse é verdade
Como disse abaixo, essa imagem foi escolhida com o propósito de ilustrar claramente um (mau) clone, mas que ainda assim enganava muita gente. Não é por ser um equipamento de marca A, B ou C. Os Samsung clonados que existem têm uma diferença menor ao que essa imagem representa.
Quanto ao defender-me ou ao Pplware, não me parece que me encontres muitas vezes a refutar e a trocar argumentos sem ter razão. Já agora, eu não sou dedicado ao iPhone e a nenhuma outra marca. Já tive iPhone, mas optei pelo Android, onde me tenho dado muito bem e sem queixas. Por isso, a acusação de ser “mais amigo da Apple” não pega. Procuro ser isento e ver as coisas como elas realmente são, sem clubismos ou preferências. Tenho-as, ma ficam fora destes contextos.
Mas é um “clone” de um iphone… a questão da falta de isenção mantém-se
Não, refuto isso. Esta imagem foi escolhida por mim, por representar uma situação CLARA em que o que parece não o é na verdade. Nos caso dos Samsungs e outras marcas esta diferença é muito mais esbatida e muitas vezes nem se nota. Eu não sou iPhone man e nem me chego lá para perto, por opção minha. Mantenho-me fiel ao Android e (achava eu) sou isento no que toca a marcas, modelos e a modas.
Olha que na volta o Clone “MAU” do iPhone X é melhor que o original, já que o original está em risco de ser descontinuado por imensos problemas!!!
+ 1
O chinês nunca inventou nada
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Chinese_inventions
estiveste muito bem @JotaPe. nada como um banho de realidade para acalmar a “bela” da xenofobia e preconceito
“Os clones, como são conhecidos, são uma forma de enganar os consumidores ou, simplesmente, uma maneira destes terem um equipamento similar ao que gostariam de ter, mas com um preço muito reduzido.” …. eu compro clone chineses e estou bastante satisfeito e não quero Samsung ou iPhone porque considero que não há tecnologia, inovação e qualidade suficientes para dar mais de 700 euros por um telemóvel!!!! acho que preços acima disso é que é enganar os clientes ….. estão overpriced!!!
Já não são só os Chines a copiar!
“It’s time to copy China” – Frase de Lei Jun (Fundador da Xiaomi)
Tem o exemplo de uma marca Espanhola Zetta, que fez pior!
não é por acaso que o tlm mais bonito do mercado é o Xiaomi MI Mix2 …. não é cópia de nada, é inovação no design ….
Concordo que um clone pode ser perigoso em muitos casos, mas há que dar crédito por aliarem ao melhor aspecto exterior dos iPhones o melhor sistema operativo Android.
Curioso, é que derivado à queda na reputação do iPhone, os mais copiados são os Samsung.
Só é pena a Samsung ter subido a fasquia com o S8+ e ter dificultado a cópia..
+100
Claro! O Galaxy S7 EDGE, o smartphone mais bonito e completo dos últimos anos.
Para mim o mais bonito é o XIAOMI “MI MIX 2”
Design Philippe Starck
Video do velhinho Xiaomi MI MIX, a;partir do minuto 2.33, Fundação Champalimaud Portugal?
https://www.youtube.com/watch?v=NRmIN4hwdpE
para mim é o mais bonito da actualidade!!!!
Os Wiko Jerry são clones de que marca e modelo?
A Xiaomi a ser copiada… Ao que nós chegámos!