Precisa de comprar um Power Bank? Saiba qual escolher
Hoje em dia é quase impossível usar o smartphone o dia inteiro sem ter por perto uma bateria externa. No entanto, quando temos de adquirir um Power Bank são várias as dúvidas que se levantam. Afinal qual o modelo a comprar?
Muitas vezes, somos induzidos em erro com um power bank "grande" ou com um número alto de mAh e acabamos dececionados depois da compra.
Apesar de ser uma vantagem, o facto de os smartphones serem capazes de executar as mais diversas tarefas, e de dar a possibilidade de nos divertirmos e também organizar a vida pessoal e profissional, quanto mais aplicações são processadas, menor é a duração da bateria. E essa é a grande “dor de cabeça” da maioria das pessoas, já que nem sempre se tem uma tomada por perto para carregar o dispositivo.
Por isso, o power bank, ou carregador portátil, é uma boa opção para quem sofre com o gasto rápido de energia do smartphone. Existem modelos para todos os gostos e bolsos e, por isso, é importante saber mais sobre eles e também sobre o seu smartphone na hora de adquirir um. A Lmobile deixa algumas dicas para saber o que ter em consideração na hora da sua aquisição:
1. Não se engane com o número de mAh
O principal número que engana as pessoas na hora de comprar um power bank é o de miliampere-hora (mAh). Se tem um power bank de 10.000 mAh e um smartphone com bateria de 3.000 mAh, quer dizer que vai conseguir carregá-lo pelo menos três vezes? Nem sempre.
Normalmente não é possível aproveitar toda a carga porque parte da energia é perdida quando passa pelo conversor DC-DC ou até perdida no cabo USB até ao telemóvel quando este está bastante degradado. Nessa etapa, há uma conversão da tensão da bateria para o cabo, e do cabo até o smartphone. Assim, a bateria externa dificilmente poderá ter a sua carga completamente aproveitada (e não é por má qualidade).
Ainda assim, algumas marcas podem anunciar uma bateria com 10.000 mAh ou 20.000 mAh e a carga real ser muito menor. Vale a pena lembrar que é bom desconfiar de fabricantes chineses ou pouco conhecidos, ainda mais quando se trata de algo tão delicado quanto uma bateria.
2. Compare com o seu smartphone
É bom comparar esse número de mAh com o do seu telemóvel. Por exemplo, um power bank de 5.000 mAh deve dar mais de um carregamento para um Galaxy S8, que possui uma bateria de 3.000 mAh. Também deve dar mais de duas cargas para um iPhone 7, que tem uma bateria de 1.920 mAh.
Lembre-se que, como falámos anteriormente, não irá conseguir aproveitar toda essa carga. Seria impreciso dizer, por exemplo, que o iPhone 7 conseguiria ser recarregado pelo menos cinco vezes através de um power bank de 10.000 mAh.
3. Quantas portas deve ter e as suas dimensões
Se tem mais que um dispositivo, é bom comprar um power bank com mais de uma porta USB. Assim, pode conectar dois smartphones ou outros dispositivos móveis de uma vez. Claro, a bateria vai-se descarregar mais rápido, mas pelo menos vai distribuir a carga para que ninguém fique sem bateria.
Também é importante olhar a corrente de cada porta: quanto maior, mais energia vai passar, e mais rápido o seu aparelho vai ser carregado.
Quanto às dimensões, o melhor é ver quais os power bank que têm o tamanho certo para si. Há algumas baterias externas maiores que pode levar a que tenha de transportar numa mochila e outras que têm formato de uma pilha, que podem ser facilmente levadas na mão ou no bolso.
4. Power Bank Solar e à prova de água
Se é um aventureiro ou alguém que simplesmente gosta de passar um bom bocado ao ar livre, e nem sempre dispõe de uma tomada para carregar o seu power bank (sim, o power bank precisa de ser carregado para depois poder carregar o seu smartphone), a Lmobile recomenda os power banks solares.
Esta é a verdadeira liberdade em movimento pois, por ser solar, terá sempre energia onde haja incidência de luz. Pode obter energia extra em qualquer lugar que precisar, não sendo necessário um cabo de energia ou tomada. Ideal para quando estiver na praia, a acampar, a praticar montanhismo, rapel, ciclismo, a passear ou até mesmo a pescar. Sempre que precisar de carregar o seu aparelho, poderá recorrer a estes dispositivos.
Infelizmente, ainda estamos longe de uma realidade onde apenas a bateria do nosso smartphone seja suficiente para fornecer toda a energia que necessitamos. Enquanto isso, vamo-nos adaptando e aproveitamos o melhor que a tecnologia atual pode oferecer com os power bank e, por isso, tenha sempre à mão um bom power bank, uma capa de proteção e uma película.
Assim, sempre ficará com energia e também protegido.
Agradecimento à Lmobile pela escrita deste artigo. A Lmobile é a marca Portuguesa líder no mercado dos acessórios para telemóvel.
Este artigo tem mais de um ano
Muito bom artigo,Pedro Pinto.A comprar comprava uma Power Bank da Xiaomi,uma de 10.000 mAh ou de 20.000 mAh.Vejam—»(https://pplware.sapo.pt/gadgets/xiaomi-mi-power-bank-3-pro-edition-agora-com-20-000mah-e-carregamento-rapido-a-45w/).Ficava bem servido,se ficava. 🙂
Tenho uma de 10Ah da Xiaomi à 3 anos e por incrivel que pareça continua a carregar perfeitamente as 3 cargas.
+1, impecável.
A quebra de tensão (voltagem para leigos) pode dever-se a cabos de fraca qualidade que oferecem uma resistência à passagem de corrente mas também devido à conversão dos 3.7V das baterias de lítio que fazem parte dos power banks para os 5V disponibilizados nas portas de saída. Geralmente nos melhores casos aproveitamos 2/3 da capacidade total anunciada pelo fabricante assim um bom power bank de 10000 mAH geralmente é capaz de fornecer 6600 mAH. Geralmente esses 10000 mAH são a capacidade nos 3.7V originais assim 3.7 X 10000 = 37000 mWH, mas como a saida é de 5V então precisamos de dividir 37000/5=7400 mAH. Mas como depois na passagem dos 3.7 para os 5V também hà perdas que rondam nos melhores casos apenas os 10% ficamos então com 90% da energia total disponível ou seja 7400X.90=6600 mAH.
Basicamente isto são formulas básicas de cálculo embora pareça confuso. Resumindo os fabricante é que de forma sábia colocaram como energia fornecida pelo power bank a energia nos 3.7V sem vez da real aos 5V….
em vez da treta dos mAh deviam era apresentar os valores em Wh, aí já não faziam maroscas.
Ja agora as marcas que mais inspiram confiança sao Anker, Aukey, Rav Power
Já agora uma pergunta que se arrisca a ser estúpida: é normal a powerbank perder carga, inclusivamente total, mesmo não sendo utilizada?!
É normal =)
Se vires bem acontece tambem por exemplo com pilhas
É normal a longo prazo não é normal de um dia para o outro…
bom dia. então qual a melhor opção para comprar? De acordo com a amperagem do telemovel? com a marca?Obrigado
Os powerbanks da Xiaomi são uma boa escolha?
Sim
Obrigado!
“Xiaomi Mi Power Bank 3 Pro Edition” onde se compra em PT?
Pena a Amazon ter a politica que tem de não enviar baterias e power banks para PT.
Olá! Adoro demais de seus artigos são muito informativos e vem ajudando muitas pessoas.
PARABÉNS
Eu tive um da Xiaomi o 1º que saiu e original, eu sei que existem fake por aí e nem durou 1 ano a carregar 2 vezes por semana e tenho outro da VINSIC 20k mAh Chinoca que tem uns 2 anos e continua a fazer o seu trabalho muito intenso. Como li os comentários e já não pegava nele á mais de 3 meses porque agora tenho um smartphone em que a bateria me dura 2 dias , fui ver a carga que tinha e nem 20% perdeu neste 3 meses sem uso. Isso de ser chinoca é bom dizer que existem chinoca e chinoca não vamos generalizar.
As baterias de lítio utilizadas para fazer esses power banks interferem muito com a sua qualidade.
Uma powerbank de,supomos, 10000mA,:. 1 – Pode auxiliar a bateria de 12 V de um carro, com menos de 2000 cc, a dar o arranque ?
2 – Pode acionar uma bomba eletrica de circuito fechado de água quente do recuperador a lenha, para os respectivos radiadores aquecimento/depósito ?
Boa tarde. Comprei um PowerBank da Xiaomi (10400mAh) há uns 2 anos e pouco. Funcionou bem até a garantia acabar. Por esta altura deve ter 3 anos e quando coloco o telemóvel a carregar ou outro qualquer dispositivo, o PowerBank simplesmente desliga e deixa de carregar. Não sei o que se passa e também não sei se é algum sintoma conhecido mas estou em vias de adquirir outro.
Que marcas com melhor reputação recomendam para além da Xiaomi?