PplWare Mobile

Play Store da Google arrasou App Store da Apple no final de 2017


Apaixonado por tecnologia, encontro no Pplware a forma ideal de mostrar aos outros os meus conhecimentos e de partilhar tudo o que me interessa neste intrincado universo

Destaques PPLWARE

  1. Celso says:

    Quantas apps gratuitas e pagas tem cada loja? Esta questão é importamte saber.

    • Vítor M. says:

      É muito mais importante saber qual a Store que tens mais apps de qualidade e utilidade. Depois, cada loja está dedicada ao seu mercado e por isso uma um poderá ter mais downloads, a outra mais qualidade… tem a ver com o mercado que servem.

      • Marcelo Martins says:

        Não poderia concordar mais com o Vítor, o facto de uma ter mais qualidade leva a mais compras que a outra.
        E sou Android user, contudo as apps funcionam melhor em iOS… Provavelmente melhor devkit.

        • Celso says:

          Depende das apps.

          Eu utilizador de ambos os sistemas e, honestamente, julgo que a diferença se esbateu muito nos últimos anos, especialmente desde a introdução do Material Design. Claro que depois cada um possui as suas preferências…

          Também é preciso ter noção que em Android não existe só a Play Store.

          As chamadas “third party stores” , que não são contabilizadas neste estudo, também pesam nas contas finais, especialmente na china, onde nem sequer existe a Play Store.

      • Cortano says:

        Também e não só.
        Tem a ver principalmente com as apps gratuitas. Vocês até referem isso no artigo:

        “transferências da Play Store na Índia foram superiores ao somatório das transferências do Google Play e da App Store nos EUA.”
        Na Índia aposto que se procura o gratis acima de tudo 😉

        • Vítor M. says:

          O mercado indiano ainda não é uma mercado onde os dispositivos de média e alta gama seja uma aposta. As apps gratuitas serão sem dúvida uma escolha por todas as razões económicas que sabemos. Mas esse mercado, sendo importante, não é o que os developers ou as empresas procuram e anseiam projetar, mercados como o asiático está cada vez mais forte na compra de bons equipamentos e não se importam de pagar para ter boas apps. O resto do mundo, principalmente a Europa, Oceania e America, sabemos que já fazem esse escrutínio há muitos anos e por isso as lojas e os developers ganham dinheiro para produzir mais e com mais qualidade.

          Tu de certeza que preferes comprar uma app por 1 ou 2 euros e ter qualidade do que ter uma gratuita com publicidade a aborrecer e com falta de qualidade gráfica e informativa…

          • Cortano says:

            Por outro lado, se não me engano, as receitas e modelos de receitas das lojas são diferentes. Acho que a Apple cobra mais aos developers pelas apps que a Google.
            Acerca da qualidade, acho que a diferença já foi maior, aliás, hoje em dia já se encontram muitas apps de qualidade no Android que não existem no iOS, e por outro lado, muitas apps que eram exclusivas Apple começam a migrar para Android (e até para Windows como UWP app).

      • AiOGajo says:

        A resposta a essa é fácil: A do Windows.

        • Vítor M. says:

          Por acaso começou mal, depois melhorou muito e hoje…. bem, hoje muitas das grandes empresas e muitos do developers nem colocam já em questão fabricar para essa store, o que é uma pena. E neste caminho daqui a um ano o cenário piora muito.

          Mas nunca essa loja conseguiu ombrear com as restantes. Faltava muita coisa essencial e o que existia tinha quase sempre menos funcionalidades e qualidade gráfica em relação às outras. Salvo mesmo mesmo uma ou outra app mais elaborada. O que é uma pena, porque era um caminho que estava muito bem pensado e não decalcava os restantes.

      • Renato says:

        Posso dizer que a diferença na aprovação das Apps, para ficarem disponíveis na store é assustadora.
        A Apple, atualmente, tem um grau de exigência tão elevado que nem é possível fazer uma comparação.
        Isso faz com que a qualidade das suas Apps fiquem melhor.
        Falo por experiência própria. Tinha uma App corporativa a funcionar em Android. Fui obrigado a efetuar grandes alteração para conseguir a aprovação na Apple. O resultado é que a APP ficou bastante melhor em ambas as plataformas

      • Celso says:

        ” uma um poderá ter mais downloads, a outra mais qualidade… tem a ver com o mercado que servem.”

        Heh, essa foi uma indirecta a criticar a qualidade do Android! 😉

        Qualidade e número de downloads não são conceitos mutuamente exclusivos…

        • Vítor M. says:

          Não tem a ver com nada e tem a ver com tudo. Há mercados, como a Índia, que tem uma penetração incrível de lojas externas à Google (também o mesmo acontece na Ásia) que comercializam e disponibilizam milhares e milhares de apps…. com índices de qualidade e segurança muito baixos. Esses números, tal como foi referido, influenciam de forma pouco qualitativa… que importa ter ali quantidade abissal se qualidade é um aspeto relativo?

          A par disso há outras lojas. Sabes quantas marcas/fabricantes têm lojas?

          • Celso says:

            Vitor, eu interpretei o teu comentário como sendo uma comparação apenasentre a App Store e a Play Store, se não foi o caso peço desculpa.

            PS
            Eu não sou o mesmo Celso a quem respondeste inicialmente 🙂
            Sou aquele que respondeu ao Marcelo Martins precisamente frisando a questão das lojas “third party” que existem para Android. Por isso, sim, tenho alguma noção que existem bastantes 😉

            PS2
            Vocês deviam implementar um sistema mais robusto de comentário, tipo o Disqus…

          • Vítor M. says:

            Viva Celso. As lojas são algo muito poderoso para as marcas, dão muito dinheiro. A Apple e a Google (e agora parece que menos a Microsoft) apostaram muito nesse modelo de negócio. Outras marcas, como a Samsung, por exemplo (mas há mais) sabem que onde a Apple e a Google mais dinheiro vão buscar entre o tempo de venda de equipamentos é nas apps (que é um fluxo constante), por isso cada vez iremos ver mais lojas de praticamente todas as marcas e cada vez mais com fracos serviços. Agora, Apple e Google são colossos, mas a loja da Google, dado o seu mercado, tem mais, é verdade, muita coisa fantástica, mas tem muita porcaria. Atenção, há muita coisa sem qualidade que foi feita e que ajudou esses developers depois a melhorar, nem tudo é desperdício, apenas tem serventia em mercados onde a Google não consegue vender, só oferecer (se calhar para daqui a uns bons anos vender e bem, como será o caso da Índia).

            A Apple tem um propósito diferente: quer manter a sua política porque tem uma legião de clientes e utilizadores que preferem pagar 1 euros por uma app do que estar a levar com pub ou ter uma app que não é bem feita. E por isso a empresa incentiva os seus developers a uma abordagem com mais qualidade e dentro das apertadas regras.

            PS: o sistema de comentários Disqus não nos serve de todo. Tudo o que os nossos utilizadores colocam “cá dentro” não é para passar para fora. Quer o vosso email, nick, IP, URL, log, user agent, etc… nada sai de dentro das nossas máquinas. Colocar um sistema como o Disqus é passar muita dessa informação para fora do nosso controlo. Agora, é verdade que vamos evoluir este módulo de comentários por algo com mais funcionalidades.

  2. jonas says:

    aqui mostra muito do mercado alvo de cada aparelho.
    IOS, para quem não quer pensar muito nem andar a procura de muita coisa. Serve para status, telefonar ir as redes sociais e pouco mais. Se quer uma app compra-a, não anda a procura de alternativas grátis que normalmente são inferiores ou cheias de publicidade.

    Android, para quem tem pouco ou pouco tem…conta os tostões todos e é capaz de ir buscar 20 apps grátis que fazem o mesmo só para ver qual a melhor…depois nem se lembram de desinstalar as que não usam.
    Android, segmento alto, para quem não liga ao status mas liga à produtividade.

    • António Fagundes says:

      Lol.
      Não podes colocar as coisas nesses termos, se tens muito mais utilizadores android é normal que tenhas mais downloads.
      Comentando o artigo, o problema é que é ao contrário, app store arrasa play store, playstore tem mais users e mais downloads, ou seja, mais custos e menos revenue, a app store, com menos users triplica o revenue da play store.. lol

      • Mas repara que bateram um recorde. Isto prova que há mais utilizadores, a usar muito mais a loja e a instalar mais apps.

        • António Fagundes says:

          A instalar mais apps ou a sacar mais apps a ver qual é a melhor para determinada função?
          Para isso tínhamos de ter estatísticas das apps sacadas por categoria/função e também das apps desinstaladas em menos de 24h por exemplo.
          Como disse, mais downloads só significam mais custos quando esses downloads não geram renevue, por isso quem ganha aqui em tudo é a Apple.
          Verdade seja dita, o único motivo pelo qual vale a pena ainda comprar iOS é mesmo pelas apps e conteúdos além do ecossistema. A nível de OS cada vez estão mais taco a taco, com WM um bocado à frente, mas sem tudo o resto.

  3. Não Interessa says:

    Se isto não é claramente um sinal que os utilizadores de iDevices estão a ser chulados, então não sei o que é…

  4. Manuel says:

    Tendo em conta que existem muitos (mas mesmo muitos) mais equipamentos com android que com iOS, esses números não são de estranhar. Mas em termos financeiros, aposto que a Apple está mais satisfeita que a Google, que neste momento deve andar a dar voltas para materializar o número de downloads, em dólares a entrar nas contas !

  5. YO says:

    Na ios app store podes contar com tudo mais caro, tal como fazem com os telemóveis.
    A treta da qualidade é usado para tudo na apple, tal como o iphone x, era o melhor e tal e coiso e acabou por ter imensas reparações…. LOL

    • Miguel says:

      a tua treta da qualidade é como um baläo de ar, enquanto está cheio flutua quando esvazia puffff

      a minha definicäo de qualidade ( index quanto menor melhor) baseia-se, na quantidade de cliques, na quantidade de configuracöes, quantidade de crashes, quantidade de possibilidades de ser interpelado, quantidade de applicacöes instaladas näo desejadas (para manter o sistema seguro!) … daí o iOS e o Mac OSX serem de longe os melhores sistemas operativos.

      O preco continua a ser o mais barato, quando for analisado vs a proditividade que propocionam.

  6. Nelson Costa says:

    Já tive a oportunidade de navegar nas duas stores, prefiro a da google biliões de vezes.
    Não sou confrontado com $$$ a todo tempo e tenho apps para tudo.

  7. Francisco Mota says:

    Como developer prefiro muito mais colocar as minhas aplicações na App Store. Mais qualidade, embora sejam muito mais exigentes e isso da trabalho a dobrar.

    Mais rentabilidade porque o mercado asiático não tem expressão no mundo ocidental e isso afasta a pirataria da loja iOS europeia e americana onde realmente se faz dinheiro.

    Agora, tralha há com fartura na Play Store, nas outras também há, mas na Play Store é um disparate a quantidade de lixo que a Google permite.

    Clsro que quem gosta de tudo à borla quer Android, porque tem muitas mais apps gratuitas e muito mais apps com ideias gamadas e muito mais pirataria, os apk saltam de mãos como piolhos, mas as pessoas desonestas são assim. Preferem roubar o trabalho dos outros do que instigar a uma cultura de evolução. Mas por incrível que pareça, não trabalham de borla para o patrão.

    Abram os olhos.

  8. Jobz says:

    Existem muitas apps que são pagas na App Store, e são grátis na Play store. E não, não existe diferença
    Assim se percebe a diferença entre os lucros de ambas as lojas.

  9. jorge Cardoso says:

    Olha quem fala
    A segurança da play store is a joke

  10. Elkido says:

    Na Black Markt e na portuguesa Aptoide não há Apps pagas…. é tudo grátis…. Não sei como vão à Google Play pagar Apps….eu quando quero Apps premium pagas e não as quero pagar vou a essas 2 lojas alternativas

  11. Miguel says:

    VALE ZERO
    os chineses montam hardware programado para fazerem downloads de Apps aos milhares para elevarem os tops de downloads das suas Apps para que as mesmas estejam no topo das listas de downloads.
    esta estatistica VALE ZERO
    mais importante seria saber de tantos downloads, quantas säo utilizadas e por quanto tempo

  12. Tiago says:

    Já para não falar que o android tem uma maior quota de mercado . just saying

  13. maria vieira a atriz says:

    a Google arrasou

  14. Filipe Duarte says:

    O título foi escolhido para causar impacto nos leitores, caso contrário o título certo poderia ser qualquer coisa como:
    Google Play lidera download de apps, mas Apple Store é quem mais fatura

    Estes dados não me surpreendem, pois existem mais dispositivos Android o que se traduz em mais downloads, mas, em apps grátis. IOS apesar de estar em menos dispositivos, a malta gasta mais dinheiro.

    A título pessoal, eu uso iPhone porque sou IOS Developer e não vou entrar em guerras “ideológicas”. Não tenho habito de experimentar muitas apps e comprei meia dúzia destas, principalmente utilitários. No natal ofereci um tablet Android ao meu sobrinho, eu instalei bastantes jogos grátis e ele certamente outros tantos…tudo soma.

    Cumprimento a todos

  15. Helder says:

    Quem tem dinheiro para iPhones tem dinheiro para Apps, quem compra Android é porque não tem dinheiro para mais nada…

    Arranjem Apps médicas, de música, etc. para Android… boa sorte…

  16. B@rão Vermelho says:

    É normal, em Portugal circulam mais Fiats que Ferraris, não sabemos quantas aplicações são compras na China, há tantas lojas para Andróide.

  17. Lucas says:

    Olha a app store é muito clean e organizada, os apps tem a compatibilidade incrível, mas o que me desagrada no IOS é o sistema, é muito monótono, enjoativo muita restrição, já o sistema Android é bem diversificado, levando em conta os preços na play store não são altos e entrega muitos apps bons, que já comprei muitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.