Android recolhe 20 vezes mais dados dos utilizadores que o iOS
A privacidade tem estado no topo das preocupações dos utilizadores. Estes querem garantir que os seus dados são mantidos nos equipamentos e que as gigantes da indústria não os recolhem para proveito próprio.
Mesmo com todas as afirmações e garantias que vão sendo dadas, fica sempre a ideia de que existe uma recolha e aproveitamento. Um estudo recente veio confirmar isso e mostrar que o iOS do iPhone recolhe muito menos dados que o Android no campo dos smartphones.
Afinal, onde está a privacidade nos smartphones?
Esta conclusão pode parecer algo óbvia e algo que todos sabem, mas a verdade é que mostra uma realidade muito interessante. Um estudo do Trinity College de Dublin veio mostrar que o iOS no iPhone recolhe muito menos dados que o Android.
Os dados que o Professor Douglas Leith e a sua equipa recolheram revelaram que os smartphones Pixel da Google recolhiam cerca de 1 MB de informações mesmo estando inativos. Já o iPhone capturava apenas 52 KB no mesmo período. Ainda assim, e mesmo com esta diferença, o iPhone não é necessariamente mais seguro do que o Android.
iPhone e Android recolhem dados constantemente
De acordo com o estudo, os dados que mais frequentemente são recolhidos estão associados aos dados das operadoras, como a escrita de passwords e números de telefone. Além disso, são também obtidos dados como o número de série do hardware, IMEI e o endereço Mac do Wi-Fi.
Algo que espantou todos os investigadores foi a frequência com que os dados são recolhidos pelos equipamentos. O estudo revela que este processo acontece com demasiada frequência em média, a obtenção dos dados é feita a cada 4 minutos e meio.
A Google já reagiu a este estudo e aos dados
Confrontada com esta informação, a Google já reagiu às informações apresentadas. Argumenta que esta recolha de dados é feita para proteção dos utilizadores. Tal como os carros hoje recolhem informação para proteger os ocupantes, também o Android o faz para resguardar os utilizadores dos smartphones.
A Apple, entretanto, optou por não comentar as conclusões apresentadas. Este estudo mostra que estamos longe de ter privacidade e toda a recolha é feita de forma compulsiva, sem qualquer controlo do utilizador.
Este artigo tem mais de um ano
Neste artigo: Android, dados, iPhone/iPod, recolha, smartphones
EIIIAAA a batata que vai haver, até vou fugir, tchau fui!!!
Não é batatada nenhuma, ambos recolhem dados, qual é a surpresa? A Apple recolhe, a Google recolhe, a Microsoft recolhe. És ingénuo se pensares que não.
E não não estou a justificar a ação da Google, pois todas essas empresas sabem e continuam a saber muito de ti.
Se tiveres dinheiro podes sempre optar
https://www.cipher.tel/
… eu sei que sim infelizmente é assim, só disse isso porque achava que ia haver mta discórdia!!
Boa tentativa de tentar desviar o assunto mas a tua argumentação tem um problema:
É que a noticia não é “ambos recolhem dados dos utilizadores” mas sim “Android recolhe 20 vezes mais dados dos utilizadores que o iOS”.
VINTE VEZES MAIS!!!!!
O IOS recolhe as restantes no MAC. kkkk
Os Mac não usam iOS.
Santa ignorância!
“Estes equipamentos enviam dados identificativos mesmo quando os utilizadores não aceitaram enviar qualquer informação, com os dispositivos iOS a enviarem uma maior variedade de dados, mas os Android a enviarem bastante mais quantidade (até 20 vezes mais que os iPhones).” retirado d’outro blog
Que indiferença faz? PTO? A Apple já sabe tudo sobre ti, mesmo que não queiras. iTunes nunca instalaste? Apple TV Box? iCloud? Um simples computador.
Não interessa se é 20x ou 30x, todos elas recolhem. E SABEM tudo sobre ti.
Se tu pensas que não, coitado ainda nem cheiraste a pólvora, quanto mais o fumo.
Ninguem esta a desviar nada, é a realidade. As redes sociais fazem partilha dos teus dados com empresas, só a partir dai já sabem quase tudo.
Partilhas, parcerias, vendas de dados pessoais, base de dados, big data, compras de aplicações etc.
Como ainda andas perdido na tua tentativa de justificar a noticia, volto a referir:
“Android recolhe VINTE VEZES MAIS dados dos utilizadores que o iOS.”
Ou seja, quem usa Android está VINTE VEZES MAIS exposto do que quem utiliza iOS.
Spoky, fui ver o Cypher.
Um conceito interessante.
Há vários telefones deste género, a preços absurdos.
Este, a 515 euros, parece-me muito acessível.
Se o Aifone é o telefone mais vendido e custa em média duas vezes mais então este é barato.
Não sei é se para isto funcionar não tem que se ter uma ligação á rede própria desta empresa, ou seja, sempre que se quiser usar de forma privada, escolher o tarifário da Cypher.
O Blackphone funciona assim, tarifário próprio…. mas pelo que sei não é grande coisa.
Seja como for, é um produto a ter em conta.
Obrigado pela dica…:)
batatada digo!!
Quero ver o estudo igual mas entre o Rwina (Windows) e MacOS!! Para saber qual recolhe mais dados do utilizadores.
O que retiro daqui, é que ambas recolhem dados. Como na apple se está limitado ao ios e o que este (não) permite fazer, uso android, mas com lineageos e sem gapps. Claro que sem play store, e respectivo mail associado ao telemóvel. Felizmente em android é facílimo instalar apps de sítios alternativos, e usar o aparelho sem estar preso à google.
Deves pensar que é só a Google recolhe dados? As apps que usas também deverão a recolher dados quase de cerreza!
É só pessoal ingénuo… Acham mesmo que há alternativas
O que se tira daqui é que todas recolhem dados, sem surpresas da minha parte quanto a isso…
Não sei no que te baseias para dizer que não há alternativas mas para tua informação elas existem!! Smartphones com Linux!!
Conclusão parcial: “ambas recolhem dados”.
Conclusão final: “ambas recolhem dados MAS o Android recolhe 20 vezes mais”.
Assim é que está correto.
Firewall nessa treta e já limita um pouco alguns dos dados que são recolhidos por algumas apps que não necessitam de net para funcionar
Eles podem recolher os dados que eles quiserem, estou-me nas tintas. Já aceitei à muito tempo que se eles quiserem dados teus eles acabam por ir busca-los de uma maneira ou de outra. A única coisa que me incomoda é o gasto extra de bateria e até determinado ponto, o tráfego em dados adicional que tenho por causa disto.
A apple deve ter equipado algum laboratório e em contrapartida obrigam um professor universitário a lançar um post na página da própria instituição.
Alguém leu o estudo????? Creio que não, mas mesmo assim comentam.
Boa teoria de conspiração mas não convence ninguém, muito menos quando nem a própria Google contestou o estudo:
“Confrontada com esta informação, a Google já reagiu às informações apresentadas. Argumenta que esta recolha de dados é feita para proteção dos utilizadores.”
Para não fornecerem dados, sejam eles quais forem, só há uma solução : desligarem-se do mundo atual.
Todos recolhem dados mais ou menos a mesma quantidade de dados.
Em tempos ouviu-se falar de uns investigadores a dizer que a quantidade de dados recolhida era semelhante mas que a Apple comprimia os dados num formato só deles antes de submeter para os servidores e com isso dava a entender que recolhia menos dados.
… e assim se enganam os tolos …
tipo, por acaso tenho um pixel e tenho tudo desligado ke desde o android 11 akilo é super claro o ke guarda e da para retirar as permisoes a vontade. o estudo deve ter feito com tudo ligado…no ios desligar nao é possivel.
o google ja me ajudou a mudar passwords ke ja me avisou de passwords mais fracas e a circular na net. so é possivel isso se as guardar e comparar com as listas dos hackers.
Quem apanha mais dados que esse dois é o croupier.