Sigä: Já pode tirar senhas online para a Segurança Social
Os serviços do Estado ganharam um novo sistema de informação para gestão do atendimento.
O anúncio foi feito pelo Instituto de Informática da Segurança Social, que deu hoje a conhecer a plataforma sigä e as novas apps móveis.
Plataforma sigä
O sigä é uma nova plataforma de atendimento ao público que visa reduzir os tempos de espera em serviços como a Segurança Social, o Instituto do Emprego ou o Instituto de Mobilidade e dos Transportes (IMT).
A solução sigä permite a caracterização do atendimento e a gestão dos atendedores. A gestão e análise dos serviços disponibilizados por cada entidade é facilitada pela utilização dos diferentes perfis disponíveis: Atendimento, Gestor de sala ou de loja, Coordenador Nacional e Gestor Global.
Em termos de desempenho, o sigä disponibiliza relatórios estatísticos, úteis para o suporte à tomada de decisão como por exemplo estatísticas Gerais - Dados referentes ao estado dos atendimentos, estatísticas de caracterização - relatórios orientados aos serviços, categorias e subcategorias e estatísticas por tempo - informação dos tempos de atendimento e de espera.
De acordo com a informação do Ministério do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social enviada ao Pplware, este novo portal "vem melhorar o sistema de gestão do atendimento da Segurança Social e do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, prevendo-se o alargamento em breve ao atendimento do Instituto de Emprego e Formação Profissional".
SigaApp - A app para o seu smartphone/tablet
O sigaApp é uma aplicação móvel do sistema de informação de gestão do atendimento - sigä, que permite a gestão de filas de espera. Esta aplicação permite gerir à distância a ida a um serviço de atendimento, através da possibilidade de retirar uma senha no smartphone para ser atendido.
Pode fazer a pesquisa por distrito ou por proximidade, e escolher o serviço e o assunto que quer tratar. Esta app reproduz a dispensadora de senhas que se encontra no local de atendimento, permitindo-lhe comodamente e à distância de um toque retirar uma senha para ser atendido.
Através do sigaApp obtém informação sobre:
- o serviço de atendimento mais próximo,
- o número de pessoas em espera,
- a estimativa de tempo para o atendimento.
- a melhor forma para lá chegar, através da consulta no mapa.
Com a senha guardada automaticamente na área “as minhas senhas” basta mostrá-la ao atendedor quando chegar a sua vez. O sigaApp é disponibilizado pelos serviços de atendimento público que têm este sistema de gestão de filas de espera, cabendo a estes a definição do horário das senhas móveis bem como dos assuntos abrangidos.
Este artigo tem mais de um ano
Nao sou nenhum fanboy, mas tendo em conta que a app é para smartphones apple e android porque é que está na categoria “apple”? Cps
+1
Categoria apple? O que tá lá escrito é app que é um termo para a palavra aplicação. Não sei de onde é que você foi tirar a “categoria apple” mas tudo bem
Muito boa iniciativa. Há algo que me incomoda:
o “ä” não existe na língua portuguesa (antes de 2008-2009 no acordo ortográfico, tínhamos o Ü, agora já não), esse acento não faz parte do nosso idioma. O nome é SIGA e os ¨ são apenas gráficos, ou o nome é mesmo SIGÄ ? Porque se for, parece-me mais uma gafe e estouro da língua portuguesa em prol de estrangeirismos…
http://siga.seg-social.pt/
Aconteceu alguma coisa ao «s» do http ou o site é para utilizar à «campeão» 😀
Está em linha com o site da http://www.seg-social.pt
Só é https quando precisas de fazer login, para “andar” pelo site não tem nenhum tipo de segurança em especial.
Parece que os pontos é apenas consequencia de uma falha de design, uma vez que é uma sigla para “Sistema de Informação para Gestão do Atendimento, logo o atendimento não leva esses dois pontinhos (que têm nome proprio mas não me apetece procurar :D).
O trema existiu no português do Brasil até 2015.
No de Portugal, é mais uma modernice do estado.
Se for como a marcação de consultas online é para encher a barriga de rir. É tudo “faz de conta”
Interessante. As ferramentas estão criadas, mas as pessoas lá pelo meio ainda são as mesmas. É preciso limpar muito funcionário público até a máquina do estado estar à altura de um país moderno com apps e internets e afins.
Essa de “… limpar muito funcionário público…” tem que se lhe diga. Quando é que as pessoas interiorizam que funcionário público é gente, tal como os demais???!!!
“Quando é que as pessoas interiorizam que funcionário público é gente, tal como os demais???!!!”
35h semanais para todos… ah espera… todos quem?? os funcionários públicos claro, os demais não são gente!!!
Era levar uma limpeza, e os encostados que fossem trabalhar como… os demais!!!
Passam a vida a queixarem-se dos cortes na função pública, que está tudo muito mal, mas não vejo os funcionários publicos a terminarem os seus contratos e a irem para o privado trabalhar.
E’ outra casta, sem duvida. Emprego vitalicio, etc. E so’ criam burocracia.
Essa de “… limpar muito funcionário público…” tem que se lhe diga. Quando é que as pessoas interiorizam que funcionário público é gente, tal como os demais???!!!
Porreiro era os funcionários públicos interiorizaram que não são mais que os outros!
Quantas vezes é que já aconteceu ir às finanças ou à segurança social e ser tratado como um pedinte? E ir ao centro de saúde? Parece que tem o rei na barriga!!!
Sim, há imenso funcionário público que devia ser corrido dos lugares que ocupam, muitas das vezes arranjados através de cunhas e não por competências para o trabalho. Já presenciei uma pessoa no atendimento duma câmera municipal que nem um simples copy paste sabia fazer!!!
E eu também já precensiei que quem está a ser atendido parece que é a pessoa mais importante do mundo e que só ele é que tem razão! Queres ser bem atendido? Não te portes como uma besta! Simples! Todos erramos pá! Deves ser o rei lá no teu emprego!
Não dizia mais nada certo vitor… as pessoas pensam sempre que têm razão e depois faltam ao respeito… e depois querem respeito e as coisas resolvidas… enfim… a culpa é sempre do outro, nunca é nossa, típico do tuga!
Labrego
Cala-te cabrao!
Não sei se trabalhas no serviço público mas a ver pela tua reação e vocabulário, deves de ser exatamente daqueles que dão mau nome e dos quais eles estão a falar…
Por acaso sou o rei no meu emprego, trabalho por conta própria por isso de certa forma mando em mim, nisso acertaste.
No entanto, quando necessito de ir a um balcão de atendimento deparo-me com situações ridiculas, e não, não me comporto como uma besta, tento ser o mais cordial possivel, não para ser bem atendido mas porque foi a educação que recebi. Do outro lado é como disse, há a ideia de ter o rei na barriga. A ponto de para evitar ir à repartição de finanças mais proximo, ligo para o nr disponivel de atendimento, e sou incomparavelmente mais bem atendido e esclarecido. Já no centro de saúde, idem, nem vale a pena descrever o que por vezes se passa… devo ter tido azar nas vezes que lá tive de ir, e, curiosamente indo ao privado, nunca apanhei destas situações… Porque será?
Belmiro não sei se a resposta era para mim, mas se era, só digo isto… não se consegue ver o trabalho de uma pessoa através de comentarios… no entanto, já vi situações, tanto em finanças como noutros locais em que as pessoas querem ter razão, e além de não a terem… ainda tratam mal as pessoas que estão atrás dos balcões… mas todos nós já fomos tratados mal nos nossos trabalhos, por isso…
é uma boa iniciativa, infelizmente não funciona em todas as cidades/serviços….
Seria optimo se estivesse aqui no site a Segurança Social mas só está a parte da gestão financeira. Assim não serve de nada!
Para o serviço que pretendo, só me dá como opção a cidade de Leiria, eu sou de Albufeira sinceramente não percebo. Já utilizei várias vezes este serviço e sempre funcionou bem, agora pergunto eu, melhoraram em/no quê?
Plataforma sigäno 🙂 vão só ver… Eheheh
Apresentado como uma novidade, no entanto na página do Google Play diz que a app foi atualizada a 31 de Agosto de 2016.
Promete mas não me convence.
Em Android a ultima atualização foi em 31 de agosto de 2016, por isso não é novidade nenhuma e supostamente a aplicação está desatualizada
E existe a app Android “Mapa do cidadão” da AMA,IP que também permite tirar senhas remotamente
Aqui está mais um exemplo de esbardalhar dinheiro do Estado.
Este seria um dos casos que uma PWA faria muito mais sentido.
Milhares de euros deitados à rua
Eu gostava de conseguir compreender porque é que cada vez que vou à página da Seg. Social para fazer a marcação de atendimento on-line, não encontro o “sítio”. Afinal, como é que agora se faz marcações? Voltámos ao tempo de ir para lá e ficar à espera de tirar a senha?!?
Eu estou à espera de desbloquear o horário pelo aplicativo a 14 minutos que diz: App fora do horário de funcionamento. Já tem 14 pessoas à espera . Não sei como conseguirei pegar a senha e da última vez fiquei 4 horas no Imtt sem resolver a situação. Me indicaram o App, e agora não liberam o app.
A aplicação de facto seria bastante útil e iria reduzir o tempo de espera e gestão de filas se … funcionasse!! Já fiz varias tentativas de ser atendida no imt em Lisboa sem sucesso. Pelas 9h aquando da abertura do imt a aplicação refere sempre estar “fora do horário de funcionamento do sigaApp”. Se não é então possível tirar senha aquando da abertura do serviço que necessitamos quando é então o objectivo desta aplicação? Obrigada