O seu smartphone caiu à água? Saiba como proceder…
Mais do que a quebra do vidro ou que a efémera vida da bateria, existe um problema registado que é comum nas lojas de suporte: Danos de água. Provocado de forma acidental, este dano pode ser resolvido com facilidade ou pode ter uma resolução mais complexa, se afetar alguns componentes no equipamento.
Se o seu smartphone caiu à água, saiba o que deve fazer.
Sempre que o seu smartphone entrar em contacto com líquidos, desligue-o no imediato, evitando assim que entre em curto-circuito. Há alguns procedimentos que podem ser feitos, sendo que estes devem ser realizados numa loja especializada, aumentando a possibilidade de reparação do seu telemóvel. Sabe como se processa uma limpeza interna? E o arroz resolve mesmo?
Como funciona a limpeza interna?
A limpeza interna passa por uma máquina de ultrassons, que eliminará os vestígios de líquido no smartphone. Quanto mais rápido procedermos a esta limpeza, maior será a probabilidade de recuperação total do equipamento.
Os smartphones Android são mais difíceis de recuperar comparativamente ao iPhone, por terem grande parte dos seus componentes soldados na board.
Será que o arroz resolve mesmo?
O arroz absorve a humidade? Sim, a exterior e de forma muito lenta. Não é a solução aconselhada, visto que o arroz não conseguirá absorver a humidade interna do seu equipamento, que estará a afetar as peças internas do seu telemóvel. Por este motivo, muitas vezes após ligar o equipamento posteriormente a um dano de água, existem falhas no microfone, no carregamento ou outro componente.
Quais são os tipos de líquidos mais prejudiciais?
A água é corrosiva, sobretudo a água salgada ou de piscina (cloro). Outros líquidos como as bebidas gaseificadas e a baba de bebé são dos líquidos que mais corroem o seu equipamento.
Muitas vezes os nossos clientes não entendem o dano no equipamento porque o seu telemóvel não caiu, nem entrou em contacto com água, quando, na verdade, a baba dos filhos pode ser tão corrosiva como a água do mar.
Quando o telemóvel é estanque
O telemóvel não se mantém estanque a longo prazo, pelo simples facto do uso do smartphone gerar temperatura que, por sua vez, irá alterar as propriedades da cola responsável por manter o telemóvel estanque.
A deterioração desta cola acontece com o uso normal do telemóvel e irá torná-lo mais suscetível à entrada de líquidos. Aconselhamos o uso moderado de telemóveis dentro de água, relembrando que o fator uso ao longo do tempo poderá pôr em causa a estanquidade do equipamento.
Este artigo teve o apoio da iServices na produção técnica deste artigo. A empresa é líder de mercado em Portugal nos serviços de reparação de smartphones.
Mais dicas aqui...
Este artigo tem mais de um ano
Desligar só evita alguns danos, porque há circuitos no telefone que ainda continuam a ser alimentados, pela bateria.
O ideal seria sempre retirar a bateria , como agora a baterias não são amovíveis pelo utilizador, é rezar para que o telefone não fique, com componentes danificados devido a curtos circuitos.
Algo muito comum em algumas pessoas é reproduzir musica no telemóvel enquanto toma banho.. Toda aquela humidade ao final de algum tempo também pode danificar o microfone
Bem visto
Passei pela experiência =P
Se for um flagship da samsung nao tem com que se preocupar. IP68.
Agora se for um xiaomi é rezar mesmo…
É que já cá faltava…
Meu caro, já tive um Samsung A50 que curvou sozinho ao fim de 1 semana e a marca assobiou para o lado. Em portugal tem uma assistência que é uma vergonha. Samsung para mim nunca mais, já vendi tudo o que tinha da marca.
A assistência da Samsung deixa muito a desejar o melhor e não avariar! Já passei um mau bocado com o a40 que ofereci a um familiar, problema no ascultador e não repararam teve de ser paga, por isso podem estar “dados” que eu nunca mais compro Samsung
Calado eras mais bonito, guarda esse teu fanatismo para ti seu papa figos!
@Nuno Herdeiro
Vem calar-me então. Força. Bate primeiro moputo
Essa informação não tem sentido. Qualquer telemóvel com IP68 ou similar só mantém essa certificação por 1 ano. Após isso ou após qualquer reparação essa certificação desaparece. Portanto a não ser que compres um telemóvel novo todos os anos, praticamente não vais ter certificação em nenhum telemóvel que compres após um ano.
Só uma correção mas nos iPhone tb todos os componentes estão soldados na board, tirando a bateria, Touch ID e câmera frontal
… então e com o um aspirador começar a aspirar o líquido por todos os orifícios, digo eu (idiota), não sei…!!!!!
Fácil! é só deixar o telefone coberto de arroz!
Durante a noite uns chineses vão atrás do arroz e arranjar o telefone!
true story!
E de manha tens o telemovel arranjado e comes o arroz. É bom. Tem muita proteína
A informação está quase correta, falta explicar o porquê.
Tendo eu esses equipamentos e fazendo esse tipo de reparações desde smartphones a tvs a explicação é simples e o arroz é um mito que pode funcionar se a agua não estiver na board ou peças logo meter em arroz, sol ou forno vai dar tudo ao mesmo.
O problema está nos minerais presentes na composição da água que não evaporam devido ao peso e tamanho, estes são muito corrosivos para o cobre e a solda. Esses minerais vão “comer” todo o cobre e solda que tiver em contacto com eles, desfazendo e destruindo ligações. Quanto mais tempo passar sem intervenção mais tempo os minerais têm para corroer e deixar um tipo de uma poeira amarela que pode-se tornar condutora, fazendo curto circuito entre ligações, e é aqui quando o utilizador liga, carrega ou ainda tem bateria que as coisas correm mais mal.
Nos dias de hoje usa-se um infill ou BGA underfill para lacrar zonas/componentes críticos que protege dos minerais e absorve algum impacto, no entanto só uma pequena parte leva essa “goma preta/vermelha”.
A mascara da PCB também protege, mas precisa sempre de haver contactos descobertos para soldar e ligar peças.
A maioria das pessoas deixa cair na água vê que ainda funciona e vão deixar andar até ele deixar de dar, e este é o maior erro, é o “está bom então deixa andar”. Como referi a agua não estraga nada e os minerais demoram a atuar sobre o cobre por isso é normal ainda funcionarem. Meter em arroz apenas estão a perder tempo quando o deviam levar a alguém capaz de os limpar.
Também já tive o caso de uma pessoa que pegou no seu iphone7p foi para a piscina mergulhar com ele porque ouviu dizer que era à prova de água – Resultado: Ao fim de uns dias estava aqui a contar a sua história com o iphone morto e que também foi ao arroz :facepalm: Ainda foi possível recuperar…
Qualquer que seja a certificação IP, os tlms não foram feitos para andar debaixo de água nem em contacto com a mesma, é apenas uma salvaguarda, tipo os airbags do carro, pode salvar como podem não salvar, depende de várias variáveis.
Para terem uma noção a solução que uso na máquina de ultrasons é água destilada 100% a 60ºc, dantes usava uma solução própria mas sendo o resultado o mesmo e mais barato comecei a usar água pura, sendo tlms ou tvs soluciona quase sempre desde que as ligações estejam intactas, senão é preciso reparar as soldaduras.
Em fábricas de produção é comum usarem tanques de água da torneira como primeira fase de limpeza, segunda fase: água destilada, terceira fase: água destilada. A primeira fase é para pouparem dinheiro e não poluir de mais as soluções seguintes que são mais caras de substituir. Como é tudo rápido, mergulhar e tirar, o tempo que teve em contacto com os minerais não foi nem de perto suficiente para estragar o quer que seja. Por isso podem usar também esta técnica em primeiro lugar para uma limpeza melhor, esfregam a board com agua da torneira para remover o máximo de resíduos possíveis e depois na máquina com água destilada para não poluir a solução de mais.
IPA também é uma alternativa mas é caro para fazer o mesmo propósito.
Por fim é necessário secar a board, normalmente uso 120ºc a 180ºc e fica seca num instante.
Quanto à agua estragar micros, speakers e vibradores é novamente o mesmo problema, a construção desses componentes são apenas fios enrolados ou membranas nada que a agua consiga estragar, o que vai estragar é novamente os tais minerais, se for apenas água (H2O), ao secar esses componentes irão soar novamente como novos.
Já tive um caso de um iphone estar tão mau que peguei nele e foi todo para dentro do tanque sem o LCD e bateria, o resto foi tudo com chassi, tinha tanta porcaria que nem quis tocar naquilo. Depois de reparar certas coisas na board e secar ficou tudo ok e de volta à vida, mesmo as câmeras sobreviveram à solução, isto apenas para terem a idea que a água (H2O) não estraga quase nada. Posso referir que pode afetar LCDs se entrar para entre as camadas o que é raro porque hoje em dia são laminados, o pior que pode acontecer é entrar para o meio dos LEDs de backlight e ficar pontos mais brilhantes que outros no LCD ou bolhas visíveis. Pode também afetar a bateria se conseguir entrar para dentro das placas e em contacto com o lithium.
Resumo:
Não é a água (H2O) que estraga as boards mas sim os minerais presentes nela. Se meterem uma motherboard dentro de água destilada 100% durante 1 dia e depois a tirarem e secar vai funcionar no mesmo modo sem problemas futuros.
Mesmo se ligarem a board dentro de água esta pode funcionar, ou até não ligar devido a alguns micro curto circuitos, mas devido à elevada resistência a água não vai provocar danos, secando e depois voltar a ligar o tlm irá funcionar novamente.
Li até ao fim. Muito bom e muito informativo. Obrigado
Boa informação mas o S3 da minha sogra caiu na água duas vezes (e nem tinha IP nenhum) e 2 dias de arroz trouxe-o de volta à vida. Isto foi há uns 5 anos e ainda hoje está funcional.
Como referi no que escrevi depende da sorte do utilizador, cair na água não significa que a água entrou OU pode entrar e apenas ficar no chassi sem tocar na board. Também há o caso de tocar na board mas em sitios que não tenham nada ou não críticos, ou nos shields de EMI, já tive em mãos estes casos todos, mas garanto-lhe que não foi o arroz que salvou o seu S3.
Telemóveis baratos é quase sempre garantido danos porque não são blindados com as chapas (shields) e nem têm underfills e assim há mais área exposta. Samsung e topos de gama têm sempre grande parte a board blindada e várias áreas com underfill. De notar que apenas o underfill protege a 100% da água.
Mesmo hoje trouxeram-me um telemóvel morto que caiu foi à água do mar (salgada), que é bem pior que a da torneira devido a ter mais minerais (sal), e para meu espanto ao abrir o tlm o que encontrei? bagos de arroz!! Infelizmente não foi suficiente para fazer uma refeição.
onde é a tua loja?
top
Convém informar que qualquer telemovel que foi a banho perde logo a garantia, pois dentro dele estão os marcadores de “molhados”…
Mandar para reparação, esqueça! Custa mais que novo, ou identico usado. Só se aplica se dentro dele estiver informação bastante importante que vale o custo e mesmo assim nem sempre possível. Olá backups.
Passos a seguir:
Correr a ver se tem seguro e em dia.
Não tem? Reze primeiro ao Deus Tecnologico a pedir sorte.
Desligue o telemovel, abra as carcaças e desmonte/ tire todas as peças que conseguir, e seque a agua de qualquer forma, principalmente a bateria dos contactos, deixe um dia em ambiente e até dentro do arroz quente e ligue a ver dos danos.
Principais peças afectadas, LCD, speakers, microfone, porta de carregamento.
Alguem acima falou dos xiaomi, já tive 2 nas mãos que foram tomar “banho” (imersão) e o custo da reparação deles é ridiculo, peças facilmente encontradas no ebay, LCD+touch embora não original, arranja-se baratos.
De resto é só seguir “Dissassemble” no youtube LOL
reparo: deixe um dia em ambiente quente e até dentro do arroz e ligue a ver dos dano.
A não ser que queiram fazer arroz de telemóvel LOL