O negócio das patentes: Nokia quer receber 3 euros por cada smartphone 5G vendido
As patentes são, na maioria dos casos, a forma das empresas garantirem que a sua propriedade intelectual é protegida e que outras empresas e outras marcas não a usam sem autorização.
Noutros casos, como acontece agora com o 5G, são a forma de também conseguirem receber algum rendimento extra pelas suas ideias. A primeira a definir o seu valor foi agora a Nokia, que se sabe pretender receber 3 euros por cada smartphone 5G vendido.
Este valor será pago pelos fabricantes e pelos consumidores por cada telefone que for vendido e que faça uso da tecnologia 5G. Este valor é definido para dar acesso à utilização das patentes desta nova tecnologia.
Se muitos pensam que este valor poderia e deveria ser mais elevado, porque a Nokia, em conjunto com a Ericson e a Huawei ajudaram a definir os padrões do 5G, a verdade é que é um valor que está (quase) a ser imposto e que a empresa quer que seja reduzido para evitar problemas.
A regra vem da imposição colocada aos detentores de patentes Standard-essential, que são obrigados a disponibilizar as suas tecnologias e ideias a um preço "justo, razoável e não discriminatório".
Este valor segue o já apresentado antes pela Ericson, que definiu que a utilização das suas patentes 5G ficaria nos 5 euros por equipamento, podendo, em certos casos especiais, reduzir esse valor para 2,50 euros.
Curiosamente estes valores são muito mais reduzidos do que os praticados atualmente para as tecnologias 3G e 4G. A Qualcomm é uma das empresas com mais patentes e cobra 3% por cada smartphone com 4G e 5% em smartphones com 3G. A um preço médio de 250 dólares, isto representa um valor médio de 7,50 e 12,50 dólares, respectivamente.
Com a chegada do 5G em 2019 e 2020, espera-se que finalmente se consigam velocidades de acesso à Internet de 20Gbps e uma latência de 1 a 2 milisegundos. O primeiros contratos começam agora a surgir e os operadores preparam-se por isso para preparar a chegada deste serviço.
Este artigo tem mais de um ano
Não é: “Olha, o 5G fica mais barato que o 4G e o 3G!”.
É: “Por*a, ainda é preciso pagar mais!”
Não faz sentido comprar um equipamento só 5G, a cobertura deve ser mínima no início.
Então terá que vir com 5G/4G/3G e mesmo 2G.
A Nokia quer 3 euros pela licença da sua tecnologia 5G … que vai acrescer ao que se paga a outros pela tecnologias 4G/3G/2G.
No meio dos telemoveis de centenas, e alguns de milhares de euros, estás preocupado por pagar mais 3€ ? 😀
o 2G está aí para as curvas, não vai desaparecer tão depressa. Já o 3G a história é diferente.
O 2G ainda é o que me safa para fazer chamadas quando vou para locais mais remotos, tipo piodão e assim…
sem 2g o meu smartphone era uma Gameboy advance lá
uma vez que a patente é deles, faz todo o sentido receberem por algo que inventaram, e não é por 3€ que vais morrer…
quanto ao resto sim é verdade as coberturas de rede cá pelo menos em Portugal ainda é o que é com 2G\3G\4G o 5G logo se verá…
Algumas pessoas devem de trabalhar deborla, por isso é que sao os primeiros a reclamar de outros quererem cobrar pelo seu trabalho.
Relativamente a cobertura 2g/3g/4g em Portugal, está longe de ser das piores da Europa…até era capaz de me arriscar a dizer que a infraestrotura tecnologica (Telemovel, Fibra, etc) é uma das melhores da Europa.
Isso é impossivel em redes internas quanto mais em redes wireless..
eu ja vou no 6G estou imparável
A Nokia já está a preparar a saída foi assim que os smartphones da microsoft morreram.
qual saída?????, e que é que tem eles(NOKIA) tem a haver com a Microsoft???, nada zero, não inventem…
Hoje em dia fala-se em velocidades de forma tao adquirida que ate faz impressao .. na realidade o utilizador comum ate ter estas velocidades ainda vai esperar muito bom tempo
As patentes é para garantir o monopólio do negócio e retrocesso tecnológico!
Nokia comunicações ou HMD?
bom artigo.
E agora pergunto a todos, os Estados Unidos estão a acelerar o processo no 5G não é! E quem tem mais patentes de 5G?
A huawei (penso eu) dominam as patentes de 5G
Se eles querem ter 5G vão ter de pedir a Huawei para usar as patentes 5G não é!!!
E se eles disserem não?