mytaxi: Nunca foi tão simples andar de táxi
Os serviços de táxi estão a modernizar-se, a preparar-se para darem uma resposta às novidades que estão no mercado. Com o auxilio de aplicações que facilitam a interação entre passageiro e taxista este passo está dado, e na direcção certa.
A mytaxi é uma das aplicações que vem ajudar os taxistas a terem um serviço melhor e mais rápido. O Pplware testou a app mytaxi e a experiência não podia ter sido mais positiva.
É com o recurso aos serviços com o mytaxi que os passageiros podem gerir todas as suas viagens sem terem de se preocupar se vão conseguir apanhar um táxi rapidamente ou se vão estar imenso tempo à espera que um passe. Esta modernização era mais que pedida e agora está ao alcance de todos.
Com uma app simples e directa, a mytaxi fornece a ponte necessária para conseguir ter um táxi em poucos minutos, sem ter de se preocupar com o pagamento e até podendo chamar os motoristas preferidos.
Chamar um táxi com a mytaxi nunca foi tão simples
Como é normal tudo passa por lançar a app mytaxi e em segundos ela consegue determinar a nossa posição, preparando o processo de chamada de um táxi. Só temos de definir o nosso destino, que pode ser pesquisado ou simplesmente apontado no mapa.
Antes de formalizar a chamada do táxi, o passageiro pode definir alguns dos parâmetros que quer. Isto passa por escolher um carro com mais lugares, com transporte de animais, uma viagem directa para o aeroporto ou simplesmente o seu motorista habitual. Pode ainda ter um toque especial e pedir um táxi 5 estrelas ou um táxi ecológico.
Claro que pode e deve ser confirmada a morada de destino e os restantes detalhes, como o momento de recolha, que tanto pode ser na hora como até 4 dias de antecedência, a forma de pagamento, que aceita Visa ou PayPal, e outros dados.
Em segundos o táxi é escolhido pela app mytaxi e a viagem confirmada. A atribuição do motoristas e do táxi à sua viagem não é feita de forma aleatória, mas sim com base no motorista e no carro com melhor pontuação. Estes carros são recentes e apenas os registados depois de 2005 podem trabalhar com a mytaxi.
Porque temos acesso à localização do nosso táxi, conseguimos também saber quanto tempo vai demorar e se está longe ou perto da nossa localização.
Claro que é fornecida informação precisa na aplicação, mostrando uma fotografia do motorista, a marca e modelo do táxi e até a matricula. Estes dados ajudam não apenas a identificar o motorista mas também a identificar o taxi, dando uma garantia de segurança adicional ao passageiro.
Todo o processo é simples, rápido e muito eficiente. Ao mesmo tempo que o passageiro recebe a informação sobre o taxi, o mesmo acontece com o motorista, que tem acesso a informação para nos identificar.
Sempre em contacto com o motorista pela mytaxi
Porque por vezes existe necessidade de contactar o motorista, quer por mudança de local ou para dar mais indicações, a app mytaxi permite que enviemos mensagens ao condutor ou que o contactemos por telefone.
Esta comunicação é bi-direccional e não é estranho se o motorista contactar o passageiro porque se enganou numa rua ou para indicar que está mesmo a chegar.
Mas quanto vou pagar?
Para facilitar as viagens e todo o processo associado, a mytaxi dá aos utilizadores a possibilidade de calcularem as tarifas que vão ser pagas, o tempo que vai demorar a viagem e a distância que vai ser percorrida.
É claro que são valores aproximados e não vinculativos, mas que dão uma ideia do que será a viagem de táxi. A mytaxi respeita as regras a que os táxis estão obrigado a cumprir e isso leva a que o valor que será cobrado para cada viagem é sempre o que estiver registado no taxímetro.
Este simulador pode ser usado a qualquer momento, não interferindo com a viagem ou com o processo de chamada do táxi.
Uma viagem sempre informada
A partir do momento em que o táxi chega e que a viagem é iniciada, a mytaxi é informada. Dai em diante é possível ao passageiro definir de imediato alguns elementos do pagamento, ao mesmo tempo que tem acesso em mapa à sua localização.
Esta informação pode ser partilhada, em particular a localização e a informação sobre a viagem, podendo assim indicar aos seus contactos que está prestes a chegar ou, pelo contrário, que ainda vai demorar.
Esta informação garante ainda uma segurança e transparência grande para os passageiros pois ao permitir a partilha sabe-se sempre onde estes estão.
Do lado do motorista, existe também a sua aplicação, que lhe dá ajuda e informações sobre o passageiro. Caso precise pode até usar ajuda para navegar.
A informação entre as diferentes versões da app mytaxi, é partilhada e tanto o motorista como o passageiro têm sempre os dados actualizados em tempo real, garantindo que todos os dados são conhecidos por ambos.
A chegada ao destino e o pagamento pela mytaxi
Ao chegar ao destino, e após o motorista terminar a viagem, é apresentado ao utilizador o valor a pagar. O valor a ser pago é então introduzido pelo motorista na sua versão da app mytaxi.
Existe a possibilidade de adicionar uma gorjeta, com valores fixos, e os passageiros podem usar um cupão que tenham para realizar o pagamento da viagem.
Após rever os valores, o acto de pagar na app mytaxi é de uma simplicidade total. Basta deslizar a barra de pagamento e este está terminado.
Em poucos minutos é também enviado para o endereço de email do passageiro, definido na sua conta, o recibo da viagem, onde consta o preço pago, os dados do motoristas e da própria viagem.
Como o sistema da mytaxi se baseia na avaliação que é feita aos motoristas, os passageiros podem, e devem, dar uma nota quer ao condutor quer ao próprio veículo. É também possível deixar comentários ao condutor e ao serviço prestado.
É com base nestas notas que os motoristas são avaliados dentro da mytaxi, que apenas permite que os melhores prestem o serviço, salvaguardando os passageiros.
Para além destas notas que os motoristas, a mytaxi tem ainda a imposição da idade dos carros que prestam o serviço. Estes têm de ser posteriores a 2005, o que garante viaturas novas e com todas as condições de segurança.
Como conseguir descontos e viagens grátis na mytaxi?
A mytaxi permite que os seus utilizadores possam ganhar descontos nas viagens que realizam. Para isso podem simplesmente partilhar os seus códigos de utilizador com os seus contactos oferecer-lhes 15 euros. Sempre que um contacto aderir e fizer uma viagem é também oferecido um desconto de 15 euros a quem o recomendou.
Por fim, e porque a mytaxi está presente em muitos eventos, são oferecidos cupões de desconto que podem ser carregados directamente para a sua aplicação, podendo mais tarde ser usado nos pagamentos de viagens de taxi.
Importa ressalvar que estes cupões apenas podem ser usados quando o passageiro paga através da aplicação mytaxi, quer através do Paypal ou de cartão de crédito.
Nunca foi tão simples andar de táxi
A utilização destas aplicação e destes serviços, dos quais a mytaxi é um excelente exemplo, vem facilitar a utilização dos táxis a todos os níveis. Chamar um táxi passa a ser um processo simples e em que apenas se define a morada de destino, ficando a cargo da mytaxi todo o restante processo.
A forma como os contactos e a partilha de informação é feita pela app mytaxi garante aos passageiros e aos motoristas uma transparência total e, muito importante, a segurança necessária em todos os momentos.
Também os pagamentos estão simplificados pois deixamos de ter de andar com dinheiro. Através do PayPal ou de um qualquer cartão de crédito o pagamento fica garantido.
Há ainda a confiança, no caso da mytaxi, de que os táxis e os motoristas que estão a prestar o serviço estão qualificados e têm formação. O sistema de pontuações garante aos passageiros que os serviços são prestados pelos melhores profissionais e a imposição de ter apenas carros posteriores a 2005 garantem viaturas recentes e com a qualidade esperada.
Se o mercado se está a adaptar e a apresentar novas formas de realizar transportes, também os táxis estão a mudar, graças a aplicações e serviços como a mytaxi.
mytaxi
Este artigo tem mais de um ano
Gorjeta aos taxistas? Bem podiam esperar sentados.
E porque não? Todas as pessoas que trabalham honestamente e legalmente, que exercem um serviço de qualidade, devem ser recompensadas por isso, se o cliente assim o entender.
Todos dias faco 20 a30 € de G. Porque sera ?
Eu sou caixa num supermercado, trabalho muito, honesta e legalmente, e ninguém me dá gorjetas porquê?!
A aplicação da Uber está disponível gratuitamente para as plataformas iOS, Android e [B]Windows[/B].
A aplicação da taxi-link e da Kabx, também.
Na uber usa taxímetro e estar sempre a lesar o passageiro.
Agora tb vamos ver os motoristas da Uber a fazer manifestações e parar o transito em Lisboa por estarem a invadir o mercado deles xD
Os taxistas continuam a ser obrigados a ter licenças e seguros especiais e têm obrigações de serviço público. Tiro ao lado.
lol
lol, onde é que eu já vi este tipo de sistema ?
eu não critico… a concorrência é assim que funciona!
não iam continuar nos moldes actuais só “para não imitar ninguém”
Provavelmente na Alemanha, visto que esta app é de 2009.
Já experimentei, as funcionalidades estão lá, mas o problema de raiz mantém-se, os condutores…
Há bons e maus profissionais em todas as profissões.
Sabes que há criminosos a conduzir Uber?
Até tens criminosos nas forças policiais, grande argumento..
Exemplifica e fundamenta.
Lol.. Que péssima escolha de palavras..
http://www.whosdrivingyou.org/rideshare-incidents
Ups.. :\
Péssima escolha de exemplo, parece uma caça às bruxas do Uber.
whoisdrivingyou.org… Seems legit!
Ups… :\
Uber não sei mas taxistas tenho a certeza basta ver as noticias dos jornais e o exemplo do que estava de pena suspensa e depois de fazer desacatos continua de pena suspensa e a conduzir o táxi.
Como é que voce pode ter a certeza de uma coisa que viu nos jornais!
Nem vou por aí, isso é demasiado óbvio o que dizes e podes dizer o mesmo para qualquer profissão. Refiro-me à postura, forma de conduzir, a conversa que o condutor tem. Dando um exemplo concreto, das várias vezes que utilizei Uber, os motoristas questionam se a temperatura está boa, qual a estação de rádio preferencial, se o volume está bom, isto sem falar dos que oferecem águas, refrigerantes, etc.
Em contrapartida, a única e ultima utilização do myTaxi foi idêntica à do táxi de sempre, uma condução com acelerações e travagens repentinas, musica da pesada, conversa do costume relativamente aos outros condutores desprezando/maldizendo colegas de profissão. Enfim, quem já andou de táxi sabe o que a casa gasta… ao menos será mais dificl de enganar o cliente com o percurso/custo.
Uma coisa é certa, independentemente das questões de estética e personalidade dos condutores e motoristas, a uber, apesar de estar proibida pelo tribunal de exercer actividade em Portugal, continua a operar de forma ilegal e clandestina. E toda a gente acha normal!
Isso é mentira. Não está impedida. Isso é conversa dos taxistas.
A Uber simplesmente está a aproveitar um vazio legal. Se isso é justo ou não, já é outra conversa.
Muitos condutores da Uber são taxistas…
Aleluia!
Deixem de ser os Velhos do Restelo, adaptando-se às tecnologias.
pois é… pois é
Dá para escolher o taxi?
“Nunca foi tão simples andar de táxi”. Ou estão a ser pagos para fazer este tipo de publicidade ou então nunca andaram de Uber ou Cabify.
Usamos igualmente as apps de todos, será que a Uber pagou e a Cabify? A as outras que já falamos para outras plataformas? 🙂 sejam honestos vá lá. Sempre ouvi dizer “quem desconfia não é de confiança”. 😉
Abraço.
David o Pedro não ofendeu ninguém e é livre de ter opinião, já o teu comentário é exagerado, mais moderação não faz mal nenhum.
Questão: Como se processo o caso de facturas com contribuinte?
Ora bem, em vez de andarem a macacar, toca a adaptar. clap clap clap
infelizmente a aplicaçao ainda nao aceita cartao de credito AMEX, e tambem nao permite colocar o NIF da empresa para pedirmos fatura electronica em nome da empresa para qual trabalhamos… as tarifas para fora de Lisboa ( Loures por exemplo) ainda nao estao certas na aplicaçao!!!!
De facto podes ter razão. Agora, não sei se tens visto as notícias mas… muitos taxistas estão a vender as suas licenças de Táxi e estão a usar o seu carro pessoal (em muitos casos carros renting) e estão na Uber. Achas mesmo que há diferença? Olha que não há e dá uns meses e verás que grande parte das pessoas que estão na Uber e Cabify, por exemplo, são taxistas. E são sempre as mesmas pessoas, se num lado são maus profissionais, não serão melhores do outro lado.
Acho sim que devemos ser críticos a esses serviços, assim melhoram. Os táxis vão melhorar porque têm boa concorrência (não de pessoas mas de métodos).
Vítor não deves generalizar à bons e maus em ambos os lados, se assistis—te á manifestação dos taxistas vês que se bom senso nada têm se eu generalizasse já viste como era?
Mas vê se percebes o meu comentário, foi o que eu disse. Se um é mau num dos lados e passa para o outro lado, o valor é o mesmo. Há bons e maus profissionais em todos os lados. Por isso dei o exemplo que muitos taxistas estão a querer vender as suas licenças de táxi para ir para a Uber… por isso, se forem maus num lado, podem continuar a ser maus no outro, Não se pode generalizar e dizer que os taxistas são maus e a Uber só tem bons profissionais… o que é claramente mentira.
Vítor apenas referi que o teu comentário me pareceu tendencioso por exemplo “muitos taxistas estão a vender as suas licenças de Táxi e estão a usar o seu carro pessoal (em muitos casos carros renting) e estão na Uber”, não duvido, mas denota tendência.
E depois terminaste “Os táxis vão melhorar porque têm boa concorrência (não de pessoas mas de métodos).”, ora certamente se eu fosse da Uber interpretaria que não era bom profissional apenas fazia parte de um método bom…
Percebeste agora, há que ter cuidado com o que se pretende dizer, tens a tua opinião, agora que me pareceu tendenciosa pareceu, foi esta a minha interpretação.
Sim, foi apenas a tua interpretação, até porque, como expliquei, não tenho qualquer dúvida que muitos taxistas são óptimos profissionais assim como na Uber há maus profissionais. O método, a plataforma é que agora pode, num caso e noutro, “obrigar” a haver mais controlo de qualidade.
Vitor já me punhas na whitelist……
Já trato disso, mas deve ser o IP que está no spaminator. Já trato.
Eu como utilizador das 3 plataformas só tenho a apontar umas críticas ao Mytaxi: a questão da gorjeta (obrigatória), a taxa de reserva que é identico ao serviço telefónico, a mesma bandeirada nos táxis “normais” e o facto de isto não ser um serviço premium mas sim mais uma cooperativa de táxis com uma app…
A desinformação mata. Cooperativa? Esta app é da Daimler Benz amigo.
Se quereis ser preciosista e não ter o trabalho de ler:
Overview
UPDATE
Status
Acquired by Daimler Mobility Services on September 3, 2014
Total Equity Funding
$12.95M in 4 Rounds from 7 Investors
Headquarters:
Hamburg, Hamburg
Description:
Intelligent Apps offers mytaxi, an app connecting users to taxi drivers, allowing a hassle free commuting system.
Founders:
Sven Külper, Niclaus Mewes
Categories:
Real Time, Travel, Apps, Mobile
Website:
http://www.mytaxi.com
Social:
Company Details
UPDATE
Founded:
June 1, 2009
Aliases:
myTaxi
Contact:
customerservices@mytaxi.com
Employees:
2 in Crunchbase
In 2009 founders Niclaus Mewes and Sven Kuelper launched “mytaxi” – the first taxi app with a direct connection between passenger and driver. mytaxi has grown to the fastest growing taxi-app with more than 7 million downloads and 35.000 connected taxis. mytaxi is available in over 40 German cities as well as Washington, Madrid, Barcelona, Warsaw, Vienna, Graz, Salzburg and Zurich. Investors include T-Venture Holding GmbH (Deutsche Telekom AG), Daimler Mobility Services GmbH (Daimler AG), KfW, e42 GmbH and Lars Hinrichs (Cinco Capital GmbH).
mytaxi brings a demand for quality to the taxi service for the first time. Every driver using mytaxi has the ability to become a contractor and build their own client base by consistently providing passengers with good service and earning high customer ratings. Through the given peer-to-peer connection between passenger and driver the whole ordering process becomes very transparent for both. The passenger can not only track the taxi’s arrival in the app but also see which driver is coming. For the driver the cost modell is very attractive as they only pay for a successfully completed trip.
The aim of mytaxi is to drive the concept of urban mobility and to further strengthen its position as an international leader in this field. Accordingly to that mytaxi took over the app development services for Daimler Mobility Services GmbH (Daimler AG).
Mas sim, tem muito valor este comentário…
É-me igual ao litro … Como moro em zonas esquecidas de portugal nem sequer ando de taxi nem uber nem nada idêntico. E se tiver que andar …. tenho mesmo de ser obrigado ou estar muitíssimo atrasado para algo.
Só e apenas em ultimo recurso. Não tenho uma única boa experiência com taxi’s.
Pagar com dinheiro? Vergonha. Uber paga /se sem ter dinheiro, seguro, sem gorjeta, carros novos.
Já está disponível no Algarve??
Em vez de chamar o táxi… “Oh Uber!” xD
Carros novos? – “Estes têm de ser posteriores a 2005, o que garante viaturas novas e com todas as condições de segurança” Estamos em 2016 senhores. 11 anos em viaturas profissionais duvido que estejam em muito bom estado!
http://www.idrivewithuber.com/uber-car-requirements/
Vai lá à secção do UberX e vais ver que até a partir de 2001 para a frente permitem. Estamos a falar de carros com 15 anos de idade.