Mediatek abandona processadores de gama alta por dois anos
A concorrência no mundo dos processadores para dispositivos móveis é cada vez maior quer em desempenho como em eficiência.
A Mediatek, que tem ficado para trás nesta batalha, anunciou agora que irá pausar durante um a dois anos o lançamento de novos processadores de gama alta.
Desde cedo que o mundo dos processadores móveis se tem centrado num pequeno número de marcas. A Huawei, a Samsung, a Qualcomm, a Mediatek e a Apple centram em si quase todo o mercado e a competição é cada vez mais feroz.
O desempenho destes SoC é cada vez maior e o seu processo de fabricação cada vez mais desenvolvido. O ano de 2017 foi palco para o lançamento dos processadores em 10 nm, o que oferece uma fiabilidade e eficiência nunca antes vista neste mercado.
Este ano o Apple A11 Bionic veio estabelecer um novo record de desempenho, no entanto os processadores para Android andam também no seu encalço. A Qualcomm introduziu este ano no mercado o Snapdragon 835, a Samsung o Exynos 8895, a Huawei o seu Kirin 970, centrado na inteligência artificial, e, por fim, a Mediatek com o Helio X30.
Dentro destes dispositivos, todos estão a ter uma grande aceitação do mercado, tirando o Helio X30 da Mediatek que pouco interesse gerou. Apenas a Meizu e a Elephone escolheram este processador para integrar dispositivos de gama alta, deixando o alerta geral na marca taiwanesa.
Olhando para o histórico desta marca, os seus processadores são conhecidos por ter um desempenho razoável a um preço baixo, tendo feito com que várias marcas adotassem os seus processadores. O Helio X10 foi um sucesso, tendo sido seguido por um X20 com uma boa aceitação, tendo terminado desastrosamente no novo Helio X30.
Mediatek irá suspender lançamentos dos Helio X por dois anos
Tomando consciência do problema que atravessam, a Mediatek irá deixar de lançar processadores de gama alta por um ou dois anos. Esta afirmação foi feita por Finbarr Moynihan, diretor geral de vendas internacionais da Mediatek, ao Gearburn, referindo-se ao futuro da linha Helio X.
Finbarr admitiu o insucesso do X30, referindo que as marcas têm lançado vários modelos de gama média, o que não não abona a favor do seu processador de topo, com as marcas a preferirem a gama P da Mediatek. Além disso, admitiu ainda que o processador e o Modem do Helio X30 poderiam não ir de encontro às necessidades globais que os smartphones hoje necessitam.
Embora os Mediatek Helio X não colhessem a preferência dos utilizadores em dispositivos de topo, a verdade é que este período de pausa irá diminuir a concorrência neste mercado. No entanto, e visto que a Mediatek estava a ficar para trás, pode ser que seja uma maneira de se reiventarem e voltarem ao mercado com uma nova aposta que possa rivalizar verdadeiramente com a sua concorrência.
Este artigo tem mais de um ano
Se fizerem a coisa certa podem voltar em força para o mercado, mas ate la muita agua vai correr por debaixo da ponte
É um favor que fazem ao mundo
achas mesmo? quanto mais fabricantes melhor….para o consumidor..mais escolha e melhores preços..com o monopolio a SD vai fazer os preços que quiser …agora é que nao se vao ver topos de gama abaixo dos 1000 euros.
Para lançarem SoCs onde depois não fornecem drivers atualizados, mais vale estarem quietos.
Eles tinham gama alta? 😀
Acho que o SoC série X era destinado à smartphones da gama alta, como por exemplo o Meizu 7 Pro.
Tinham, mas a gama alta deles compete com a média da Qualcomm. Depois de se cansarem de adicionar cores e cores perceberam que a fórmula estava esgotada e voltaram ao estirador. Eu tenho e tive tms MTK, mas o próximo será Snapdragon. O lado positivo dos MTK é mesmo o preço e a relação preço/performance/especificações.
Mas a Mediatek tinha mesmo processadores de gama alta!?
Eu pensava que a especialidade deles era o grande consumo de energia, que permitia aumentar consideravelmente a temperatura do chip e também do resto do equipamento…
achas mesmo? quanto mais fabricantes melhor….para o consumidor..mais escolha e melhores preços..com o monopolio a SD vai fazer os preços que quiser …agora é que nao se vao ver topos de gama abaixo dos 1000 euros.
Mas isso é o que eu sempre defendi relativamente aos sistemas operativos! Por isso o W10M vai fazer tanta falta. Já relativamente aos processadores, há mais escolhas, mas não quer isso dizer que desejo que a Mediatek, desapareça do mercado.
Mediatek é sinónimo de um equipamento com Android mais acessível mas com isso, nem sempre signifique que seja de baixa qualidade.
Tendo em conta este ponto de vista proliferaram marcas e modelos que muita gente acabou por comprar em sites chineses e outros, a um valor mais baixo.
Quanto a mim, tenho um com cpu Decacore X25 e no Antutu chega quase a 100 000, custou-me 147€, com 4GB e 64GB.
Esta pausa poderá ser o fim da Mediatek, não acredito que venham com um cpu de grande desempenho a preços acessíveis.
Devem estar à espera que a Apple os compre para produzir o novo processador do Iphone Ilove de 2019, que vai custar mais de 2500 dólares e vai vender que nem batata frita.
Admira-te.
Finalmente….
Faça este favor mtk é lixo ,nunca mais quero está porcaria,pausa de 2 anos é pouco a eternidade seria melhor.
O x20 não é mau, tem mais consumo que um SD, é certo, mas nunca senti aquecimento excessivo. Tenho um a funcionar diariamente há 6 meses, não foi uma escolha foi uma oportunidade. O maior erro da MTK foi ao nível da politica de software, ao não fornecer as sources, os Devs nem lhe ligam e os fabricantes não estão para pagar pelas actualizações, quando as há… Não me admira que tenham começado a largar os MTK pois os clientes começam a fugir.
Basta ver o Xiaomi Redmi Note 4 os clientes que têm MTK estavam praticamente tão satisfeitos como os que tinham o SD. Até que chegaram os updates, aí os MTK ficaram no android 6 e os SD foram para o 7.1.2.
Vão ao XDA e o MTK quase não têm opções, não se passa o mesmo com os SD.
Hoje nos fóruns é só pessoal a dizer MTK nunca mais.
+1
Não sabia que a Apple agora fabrica processadores… pensava que era a TMCSAUJLGHJGS que os fornecia…
Quem os desenha? De quem são propriedade?
Sim, isso posiciona-os precisamente no mesmo patamar de fabricantes como a Mediatek, Qualcomm e Samsung…
TSMC só estorva e tira “elan” ao produto.