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MB WAY: Os seus cartões bancários no smartphone

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Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. João Coelho says:

    Tem integração com o serviço mbnet?

  2. Benchmark do iPhone 6 says:

    Diálogo totalmente inventado:

    – Ó pai, ó pai – instala esta aplicação!
    – Para quê?
    – Quando te pedir para me pores dinheiro no meu cartão Multibanco não precisas de fazer mais nada, pões o meu número de telemóvel e pronto!

    Não vou dizer que não possa ser melhor que a transferência normal – em que quem transfere fica logo sem o dinheiro e quem o há-de receber fica à espera dele (e às vezes demora).
    Aqui, dizem que a transferência é imediata – desde que os dois números de telefone estejam associados a cartões bancários te enha sido feita a adesão ao MB WAY.

    • joana says:

      se forem do mesmo banco as transferências são sempre imediatas (pelo menos online ou pela app do banco, via ATM já não tenho 100%certeza mas também julgo que sim)

    • David Ferreira says:

      o Banco de portugal á muito que impôs as condições aos bancos todos.
      Transferências entre o mesmo banco antes das 15:00 são feitas no mesmo dia
      Transferências entre o mesmo banco depois das 15:00 passam para o dia seguinte
      Transferências entre bancos diferentes mas do mesmo pais, passam para o dia seguinte
      Transferências Europeias cujo os bancos tenham acordos podem demorar entre 1 a 3 dias
      Transferências Europeias cujo os bancos não tenham acordos podem demorar entre 4 a 5 dias
      Transferências Internacionais podem demorar entre 5 a 7 dias

      • Sergio J says:

        A questão que coloco é mesmo esta. no MB Way , a transferência entre bancos é imediata, ou só é feita no dia seguinte, como uma transferência normal?

      • Csrbrito says:

        Está ai um dado mal, Dentro do mesmo banco feito por INTERNET até as 20h30, é Imediato, das 20h30 até as 23h59, só fica disponivel após as 00h do dia seguinte, seja util ou fim de semana. O limite das 15h é apenas para transferencias feitas ao balcão. No NovoBanco é assim que acontece e penso que nos outros tambem acontece!

      • sómaisum says:

        Infelizmente tens toda a razão, e infelizmente é estúpido.

        Transferências Europeias (Pais UE -> Portugal são imediatas (ou questão de minutos)), já ao contrário demora dias.

        Que é que o banco faz com esse dinheiro? Supostamente faz render esse dinheiro, seja por compra de acções, juros ou sei lá o que, e sem a permissão de qualquer das pessoas que são intervenientes no caso (a pessoa que transfere, e a pessoa que recebe).

    • Ricardo says:

      Entao, com isto posso fazer transferências para outros bancos sem pagar taxa? E que os bancos hoje em dia aplicam uma taxa nas transferencias para outros bancos a partir do computador…

    • Joao Manuel da Silva Rato says:

      Devera de tentar por acusada que a breve estivel…

  3. 5@mu3l says:

    App muito boa funciona, a opção de as transferências entre utilizadores não tem, não sei porquê e uso android. Também não sei se funciona via net ou sms. Se sabem digam gostava de saber.

    ps. Gosto muito do vosso site.

  4. David.pt says:

    Parece-me uma melhor opção do que pagamentos por NFC

  5. Rodrigo says:

    Isto não faz o mesmo que as aplicações dos respectivos bancos?

  6. Mário says:

    Não traz nada de novo. A app do meu banco já faz tudo isso e mais há muito tempo…

  7. Cap. Kirk says:

    Trata-se afinal de fazer o servico com algum controlo do banco sobre um cartao por ele emitido ou nao. Como o meu Banco me disse, se fixer compras na net utilize mesmo o seu cartao de credit porque tem seguro e é do Banco. O mbnet… Nem por isso. Ja pensou que se lhe clonarem o cartao e apanharem o pin podem ir ao multibanco e subscrever mbnet e mudar passwords e voce so dará conta quando o dinheiro for catibado na conta…

  8. Nuno José Almeida says:

    Pergunta. Os comerciantes também têm de ter o serviço activo ou funciona com qq terminal de pagamentos?

  9. Edgar says:

    Caso tenha 2 contas adicionadas a esta APP, como é que a APP distingue a conta para a qual pretendo receber determinada quantia, isto porque o numero telemovel associado é o mesmo.

  10. Antonio says:

    Não percebi como funciona nos pagamentos nas lojas… dá-se o nº de telemóvel ao comerciante?! Mas funciona em qualquer loja que tenha pagamento por MB?

    • joao rodrigues says:

      Os comerciantes tem que ter o serviço ativo. Sim, das o número, e recebes uma notificação no telemóvel com o valor da conta. Basta introduzir o PIN e está pago.

      Vantagem: eu posso sair de casa sem a minha carteira com umas moedas no bolso e nunca sem o meu telemóvel…num futuro será bom

  11. joana says:

    isto não é um bocado pouco seguro?

    • Miaggy says:

      pois é isso mesmo que estava pensando. É que quando um serviço destes existe mais tarde ou mais cedo alguém tentará quebrar a segurança e roubar €€€. E, embora goste e use Android, não me parece prudente correr apps de bancos num sistema cujas actualizações de segurança são, no mínimo, escassas. Aliás, qualquer dispositivo a aceder a dados sensíveis como contas de bancos deveria de ter um antivírus/programa de segurança dedicado a correr no sistema, além de muito bom senso por parte dos utilizadores.

  12. Pedro says:

    Boa tarde, no caso de ter 2 contas bancarias e querer fazer transferência de uma conta para a outra como faço se só tenho um numero de telemóvel ??

  13. Bruno says:

    Qual é a vantagem de efeturmos o pagamento numa loja com o tlm em vez de passarmos com o MB na maquineta?

    • ICavalera says:

      Fica mais rápido pegar no móvel e abrir a app e pagar.

      Ehehhe

      Ou se deixares o cartão em casa não ficas pendente de nada.

    • ICavalera says:

      Isto é como tudo na vida. Como o sexo… E igual para todos… Mas pode ser feito de forma diferente.

      Independentemente das vantagens ou desvantagens, é apenas mais um método de pagamento. Assim como os que já existem, pagar a dinheiro, débito ou crédito e NFC.

  14. Sérgio says:

    E pagamento de serviços? Está alguma coisa prevista?

  15. Filipe Conceição says:

    Questão em aberto: “E se a pessoa se enganar no número de tlm?”

    seria um erro relevante e de ter em conta pois quem é que já não se enganou e marcou, aquele número que está ali sempre na memória pronto a ser acedido?…quem é que nunca se enganou no ultimo ou últimos digitos ou que troca com frequência a posição dos números?
    isto tendo em perspectiva que o serviço se expande e + de 50% dos números para os quais no poderemos enganar teriam tb o serviço ativo e como tal a probabilidade de alem de errar num numero, este também ter o serviço ativo.

    nesta siatuação se a “transferência é imediata”, o que fazer?
    será que têm já criado uma hipótese de reportar a situação e depois eles validam e fazem o crédito do valor?
    se sim, quanto tempo para o crédito?….

    É que tanto engano ou burla pode e vai ocorrer mais cedo ou mais tarde mas se o tempo de resolução (quando houver) for demasiado longo as pessoas ou desistem de usar o serviço ou então têm mesmo que tomar muita atenção.

    Relativamente à aplicação da aplicação em si,eu sou completamente a favor desta inovação. É como li em alguns posts….é rápido, prático e o tlm é sempre o item nº1 da lista da maioria das pessoas.
    Eu sou super desleixado e esquecido mas se há coisa que não me esqueço é do meu tlm e há algo que (infelizmente) acontece comigo e com frequência (1x por ano), perco a carteira e, consequentemente, os cartões no interior tendo que cancelar mais tarde e solicitar um novo mas pensem só nas vantagens desta situação.
    Eu se me tiver esquecido da carteira em casa no Porto e tiver ido passar férias ou apenas ir a algum lado como por ex: Aveiro que fica a 100Km de distancia…eu não fico desprevenido com esta aplicação (desde que tb a maior parte dos estabelecimentos comerciais tenham aderido ao sistema). Eu posso ficar tranquilo porque a minha carteira pode estar e casa mas eu não estou de forma alguma comprometido. Eu tenho o meu tlm e posso ligar para alguém ou simplesmente fazer o meu dia normalmente e fazer pagamentos com apenas o meu tlm.

    + Integrado com um SmartWacth…perfeito. 🙂

    Parabéns pelo site!

  16. Caixa PLIM says:

    Existe faz imenso tempo mesmo… Caixa PLIM, vão checkar, vale a pena!!!!

  17. JS says:

    Muito bem, disponível tanto para iOS, como para Windows Phone, como para Android.
    Deviam ser todos assim, dar liberdade ao cliente e abranger o maior número de clientes.

  18. Sk1ll3 says:

    Sem ‘CARTÃO MATRIZ’ não aconselho!

  19. Mario Almeida says:

    Qual o protocolo de comunicação entre telemovel e terminal espero que nao seja NFC..? porque o consumidor tem que pagar um pacote de dados para poder usufruir? Melhor opção: http://www.twint.ch, sistema a funcionar na Suiça, com produção em Portugal.

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