MB WAY: Os seus cartões bancários no smartphone
Levar os cartões bancários no telemóvel é agora possível com o MB WAY, uma solução que permite ao utilizador realizar compras e transferências bancárias de forma imediata, utilizando apenas o seu número de telemóvel.
Depois do iOS e Android, a aplicação está agora disponível para Windows Phone, tablets e PCs com Windows 8.1, podendo o download ser feito na Loja Windows Online, e de forma totalmente gratuita.
Desenvolvida para simplificar a vida dos utilizadores, a aplicação MB WAY permite a realização de compras e transferências bancárias imediatas com total comodidade e segurança, já que o utilizador pode fazê-lo através do seu telemóvel, a qualquer hora do dia e onde quer que esteja, sem que tenha de partilhar os seus dados bancários.
Adicionalmente, é sempre necessária a introdução de um PIN MB WAY, definido pelo utilizador, para validar as operações, podendo ainda ser estabelecido um montante máximo de utilização diário.
Para começar a utilizar a aplicação serão apenas necessários os seguintes passos:
- Associar os cartões bancários ao número de telemóvel através do MULTIBANCO ou homebanking, definindo o PIN MB WAY de 6 dígitos que irá utilizar para autorizar qualquer operação.
- Fazer o download gratuito da aplicação e proceder à sua ativação no smartphone ou no tablet, inserindo o número de telemóvel e o PIN definido anteriormente. O utilizador receberá posteriormente um SMS com o código de ativação a inserir na app para que o serviço fique ativo.
Após este processo inicial, a aplicação estará disponível para utilização. Para fazer compras o utilizador apenas terá de indicar o número de telemóvel ao comerciante e confirmar a compra na app, através da introdução do seu PIN.
No caso das transferências bancárias, terá de introduzir o número de telemóvel do destinatário, bem como o montante a transferir, sendo sempre necessária a introdução do PIN MB WAY para validação final da operação.
A aplicação MB WAY proporciona, desta forma, mais comodidade e segurança aos utilizadores, permitindo-lhes uma gestão mais simples das suas compras e transferências bancárias imediatas, com total mobilidade. A aplicação será atualizada brevemente para tirar total partido do Windows 10 e para todo o tipo de dispositivos.
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Este artigo tem mais de um ano
Tem integração com o serviço mbnet?
Dizem que ainda não, mas que vai ter ou seja – usar-se um cartão MBnet em vez de um cartão bancário efectivo.
Diálogo totalmente inventado:
– Ó pai, ó pai – instala esta aplicação!
– Para quê?
– Quando te pedir para me pores dinheiro no meu cartão Multibanco não precisas de fazer mais nada, pões o meu número de telemóvel e pronto!
Não vou dizer que não possa ser melhor que a transferência normal – em que quem transfere fica logo sem o dinheiro e quem o há-de receber fica à espera dele (e às vezes demora).
Aqui, dizem que a transferência é imediata – desde que os dois números de telefone estejam associados a cartões bancários te enha sido feita a adesão ao MB WAY.
se forem do mesmo banco as transferências são sempre imediatas (pelo menos online ou pela app do banco, via ATM já não tenho 100%certeza mas também julgo que sim)
o Banco de portugal á muito que impôs as condições aos bancos todos.
Transferências entre o mesmo banco antes das 15:00 são feitas no mesmo dia
Transferências entre o mesmo banco depois das 15:00 passam para o dia seguinte
Transferências entre bancos diferentes mas do mesmo pais, passam para o dia seguinte
Transferências Europeias cujo os bancos tenham acordos podem demorar entre 1 a 3 dias
Transferências Europeias cujo os bancos não tenham acordos podem demorar entre 4 a 5 dias
Transferências Internacionais podem demorar entre 5 a 7 dias
A questão que coloco é mesmo esta. no MB Way , a transferência entre bancos é imediata, ou só é feita no dia seguinte, como uma transferência normal?
Está ai um dado mal, Dentro do mesmo banco feito por INTERNET até as 20h30, é Imediato, das 20h30 até as 23h59, só fica disponivel após as 00h do dia seguinte, seja util ou fim de semana. O limite das 15h é apenas para transferencias feitas ao balcão. No NovoBanco é assim que acontece e penso que nos outros tambem acontece!
Infelizmente tens toda a razão, e infelizmente é estúpido.
Transferências Europeias (Pais UE -> Portugal são imediatas (ou questão de minutos)), já ao contrário demora dias.
Que é que o banco faz com esse dinheiro? Supostamente faz render esse dinheiro, seja por compra de acções, juros ou sei lá o que, e sem a permissão de qualquer das pessoas que são intervenientes no caso (a pessoa que transfere, e a pessoa que recebe).
Entao, com isto posso fazer transferências para outros bancos sem pagar taxa? E que os bancos hoje em dia aplicam uma taxa nas transferencias para outros bancos a partir do computador…
Devera de tentar por acusada que a breve estivel…
App muito boa funciona, a opção de as transferências entre utilizadores não tem, não sei porquê e uso android. Também não sei se funciona via net ou sms. Se sabem digam gostava de saber.
ps. Gosto muito do vosso site.
Há uma indicação nas FAQ de que por estar ainda em período experimental uns bancos permitem transferências e outros não.
https://www.mbway.pt/perguntas-frequentes/
Parece-me uma melhor opção do que pagamentos por NFC
Isto não faz o mesmo que as aplicações dos respectivos bancos?
Não. Pelo menos a caixa não. nem o santander.
Não traz nada de novo. A app do meu banco já faz tudo isso e mais há muito tempo…
Qual?
Só se for entre contas do mesmo banco.
Aqui estamos a falar transições pelo SIBS. Se eu te dar o meu número não me vais poder transitar nada.
A app do teu banco permite fazer pagamentos aos comerciantes quando estas no meio de uma compra?
Trata-se afinal de fazer o servico com algum controlo do banco sobre um cartao por ele emitido ou nao. Como o meu Banco me disse, se fixer compras na net utilize mesmo o seu cartao de credit porque tem seguro e é do Banco. O mbnet… Nem por isso. Ja pensou que se lhe clonarem o cartao e apanharem o pin podem ir ao multibanco e subscrever mbnet e mudar passwords e voce so dará conta quando o dinheiro for catibado na conta…
Pergunta. Os comerciantes também têm de ter o serviço activo ou funciona com qq terminal de pagamentos?
Caso tenha 2 contas adicionadas a esta APP, como é que a APP distingue a conta para a qual pretendo receber determinada quantia, isto porque o numero telemovel associado é o mesmo.
• “Transferência Pendente” – caso o destinatário não tenha definido um cartão default para receber transferências.
Não percebi como funciona nos pagamentos nas lojas… dá-se o nº de telemóvel ao comerciante?! Mas funciona em qualquer loja que tenha pagamento por MB?
Os comerciantes tem que ter o serviço ativo. Sim, das o número, e recebes uma notificação no telemóvel com o valor da conta. Basta introduzir o PIN e está pago.
Vantagem: eu posso sair de casa sem a minha carteira com umas moedas no bolso e nunca sem o meu telemóvel…num futuro será bom
Joao Rodrigues, percebi. Mas actualmente já haverá muitos comerciantes com o serviço activo ou ainda é raro e muitos nem sabem o que é?
Tenho tido boas e mas experencias, mas normalmente ou é problem do wifi ou da net. Tenho usado no Jumbo, nas caixas automaticas
isto não é um bocado pouco seguro?
pois é isso mesmo que estava pensando. É que quando um serviço destes existe mais tarde ou mais cedo alguém tentará quebrar a segurança e roubar €€€. E, embora goste e use Android, não me parece prudente correr apps de bancos num sistema cujas actualizações de segurança são, no mínimo, escassas. Aliás, qualquer dispositivo a aceder a dados sensíveis como contas de bancos deveria de ter um antivírus/programa de segurança dedicado a correr no sistema, além de muito bom senso por parte dos utilizadores.
Boa tarde, no caso de ter 2 contas bancarias e querer fazer transferência de uma conta para a outra como faço se só tenho um numero de telemóvel ??
Qual é a vantagem de efeturmos o pagamento numa loja com o tlm em vez de passarmos com o MB na maquineta?
Fica mais rápido pegar no móvel e abrir a app e pagar.
Ehehhe
Ou se deixares o cartão em casa não ficas pendente de nada.
Isto é como tudo na vida. Como o sexo… E igual para todos… Mas pode ser feito de forma diferente.
Independentemente das vantagens ou desvantagens, é apenas mais um método de pagamento. Assim como os que já existem, pagar a dinheiro, débito ou crédito e NFC.
E pagamento de serviços? Está alguma coisa prevista?
Questão em aberto: “E se a pessoa se enganar no número de tlm?”
seria um erro relevante e de ter em conta pois quem é que já não se enganou e marcou, aquele número que está ali sempre na memória pronto a ser acedido?…quem é que nunca se enganou no ultimo ou últimos digitos ou que troca com frequência a posição dos números?
isto tendo em perspectiva que o serviço se expande e + de 50% dos números para os quais no poderemos enganar teriam tb o serviço ativo e como tal a probabilidade de alem de errar num numero, este também ter o serviço ativo.
nesta siatuação se a “transferência é imediata”, o que fazer?
será que têm já criado uma hipótese de reportar a situação e depois eles validam e fazem o crédito do valor?
se sim, quanto tempo para o crédito?….
É que tanto engano ou burla pode e vai ocorrer mais cedo ou mais tarde mas se o tempo de resolução (quando houver) for demasiado longo as pessoas ou desistem de usar o serviço ou então têm mesmo que tomar muita atenção.
Relativamente à aplicação da aplicação em si,eu sou completamente a favor desta inovação. É como li em alguns posts….é rápido, prático e o tlm é sempre o item nº1 da lista da maioria das pessoas.
Eu sou super desleixado e esquecido mas se há coisa que não me esqueço é do meu tlm e há algo que (infelizmente) acontece comigo e com frequência (1x por ano), perco a carteira e, consequentemente, os cartões no interior tendo que cancelar mais tarde e solicitar um novo mas pensem só nas vantagens desta situação.
Eu se me tiver esquecido da carteira em casa no Porto e tiver ido passar férias ou apenas ir a algum lado como por ex: Aveiro que fica a 100Km de distancia…eu não fico desprevenido com esta aplicação (desde que tb a maior parte dos estabelecimentos comerciais tenham aderido ao sistema). Eu posso ficar tranquilo porque a minha carteira pode estar e casa mas eu não estou de forma alguma comprometido. Eu tenho o meu tlm e posso ligar para alguém ou simplesmente fazer o meu dia normalmente e fazer pagamentos com apenas o meu tlm.
+ Integrado com um SmartWacth…perfeito. 🙂
Parabéns pelo site!
Existe faz imenso tempo mesmo… Caixa PLIM, vão checkar, vale a pena!!!!
Muito bem, disponível tanto para iOS, como para Windows Phone, como para Android.
Deviam ser todos assim, dar liberdade ao cliente e abranger o maior número de clientes.
Sem ‘CARTÃO MATRIZ’ não aconselho!
Qual o protocolo de comunicação entre telemovel e terminal espero que nao seja NFC..? porque o consumidor tem que pagar um pacote de dados para poder usufruir? Melhor opção: http://www.twint.ch, sistema a funcionar na Suiça, com produção em Portugal.