Nova falha na App de mensagens do iOS
Todas a novas versões do iOS são escrutinadas a fundo, na esperança de serem descobertas novas vulnerabilidades. Esta é uma realidade a que a Apple não pode fugir, dada a visibilidade que o seu sistema operativo móvel tem.
Tal como senda de outras falhas anteriores, uma nova foi agora descoberta, outra vez na aplicação de mensagens do iOS. Esta vulnerabilidade permite o bloqueio do iOS bastando apenas uma simples mensagem.
Ainda não se sabe muito sobre esta falha que foi apresentada no canal de YouTube vincedes3. Segundo o vídeo partilhado, basta que seja enviada uma mensagem com um cartão de contacto (vcard) um pouco maior que o habitual para que a aplicação de mensagens do iOS bloqueie, acabando por se fechar.
A partir desse momento, sempre que o utilizador tentar abrir a aplicação, a mesma irá bloquear e ao fim de alguns segundos irá voltar ao ecrã principal.
Segundo o vídeo partilhado esta falha afecta as mais recentes versões do iOS, desde a 9 até à mais recente, e ainda em fase de testes a 10.2.1. Vejam no vídeo abaixo este processo.
Dos testes realizados foi possível replicar este problema e confirmá-lo, garantindo assim a autenticidade da falha da aplicação.
A necessária actualização do iOS
Tal como em situações anteriores, vai ser necessária a intervenção da Apple para resolver esta falha. Espera-se por isso que em breve surja ou uma correcção dentro da próxima versão a ser lançada, a 10.2.1, ou uma actualização extraordinária para corrigir este problema.
Até lá os utilizadores do iOS devem evitar abrir cartões de contacto que recebam e, caso notem uma lentidão anormal na aplicação de mensagens, devem eliminar a conversa onde receberam esse cartão de contacto.
Este artigo tem mais de um ano
iosmer
Falhas/vulnerabilidades da Apple já deixaram de ser notícia/novidade…
No Windows é um vírus na Apple é uma falha, varias formas de ver o mesmo problema.
Desde quando é que no Windows receber uma mensagem maior que o normal e que bloqueia a app é um vírus? Acho que a pressa de dizer mal te atraiçoou e acabaste por não ler bem o que estavas a escrever…