O iOS 9 pode trazer o fim do jailbreak no iPhone e iPad
O iOS 9 é a próxima versão do sistema operativo móvel da Apple que se espera que venha a ser lançada para testes. Ainda em desenvolvimento, espera-se que seja apresentado ao público já em breve, na WWDC 2015.
Se ainda há muito para fazer, para tornar esta versão do iOS utilizável, começam a surgir rumores de novas funcionalidades que vão surgir.
Uma que deixará muitos desapontados é a provável segurança adicional que vai ser implementada e que será provavelmente o fim do jailbreak no iOS.
Do pouco que já se sabe sobre esta nova versão do iOS, estima-se que não seja uma versão que marque uma quebra com o passado recente.
Deverá ser antes uma versão que se dedicará a conseguir trazer alguma estabilidade e melhorias de performance aos dispositivos móveis da Apple, em especial aos mais antigos.
A Apple precisa de amadurecer as novidades que tem apresentado ao longo dos últimos meses, e que tem incorporado no iOS, e aproveitará o iOS 9 para o fazer, deixando de fora novos efeitos ou novas funcionalidades para o utilizador.
Uma das novas funcionalidades, que se especula que venha a surgir, é uma nova camada de segurança adicional, que se chamará Rootless, e que conseguirá dar uma ainda maior segurança aos utilizadores e aos seus dados, agindo ao nível do Kernel e bloqueando o acesso a zonas sensíveis do sistema mesmo a utilizadores com permissões de administração.
A Apple quer trazer o Rootless não apenas para o iOS, mas deverá alargá-lo ao seu sistema operativo de desktop, OSX.
Com esta nova protecção no seu sistema, a Apple quer garantir a máxima segurança aos utilizadores, protegendo-os contra todo o tipo de ataques e de problemas que possam surgir, ao mesmo tempo que garante a protecção dos dados dos utilizadores e acessos não autorizados ao mesmo.
Mas esta nova funcionalidade de segurança poderá ter um efeito perverso para todos os que se dedicam a quebrar as medidas de segurança da Apple. Será ainda mais difícil ou até mesmo impossível descobrir uma forma de realizar jailbreak do iOS e simplificá-la para qualquer um a fazer.
A comunidade que se dedica a conseguir esta tarefa tem estado bloqueada e não existe neste momento qualquer solução utilizável para as mais recentes versões de iOS, o que pode significar que a Apple possa ter já parte do Rootless implementado.
O empenho da Apple no Rootless é grande e a empresa quer que esta seja uma protecção segura e que consiga dar uma garantia extra aos utilizadores dos seus sistemas operativos.
Curiosamente fala-se que o Rootless estará bloqueado no iOS e que poderá ser desligado no OSX, o que mostra que a Apple está claramente a querer proteger o seu sistema operativo móvel de ataques e até de formas de se conseguir realizar o jailbreak.
Tudo será revelado na WWDC 2015, onde todas estas novidades e até o próprio iOS 9 será dado a conhecer.
Este artigo tem mais de um ano
Até me ri a ler o artigo…
É o “Rootless”…
Não temos culpa do nome “maldoso” e propositado que a Apple escolheu! 🙂
Podiam explicar aos “incultos” o problema do “Rootless”?
O problema do Rootless é que não há nada que não esteja vigiado 24/7 que não possa ser hackeado xD
Rootless não é um nome que a Apple escolheu, significa que corre sem acesso root…
Cada vez melhor
. hehehehehe
falem mas é do suposto iOS 9 core.
Espero que não seja o caso. Se não bye bye iphone
Só é “bye bye” depois de comprares um…
Comprar um quê, se eu já tenho um?!?
No meu caso se não tiver um terminal no OSX e root eu vendo tudo que tenho da apple. iphone e macbook
O OS X terá a possibilidade de “activar” o acesso root
No OSX por acaso não faço nada de especial.
Mas IOS sem jailbreak ou Android sem root para mim não funciona.
A Apple cada vez está pior.
Porque…?
pq eles n podem instalar os jailbrakes e fazer pirataria (90% dos casos)
O que se diz do iOS 9:
– Compatibilidade – há dúvidas se o iPhone 4s e o Ipad 2 são abrangidos. Há quem diga que sim – equipamentos a partir do chip A5, e que não – só equipamentos com cabo lightning . Penso que o 4s e o iPad 2 serão compatíveis.
– Atualização do Siri
– Integração do serviço de música Betas
– Transportes públicos (metro, autocarro) no Mapas, que passa a ter também capacidade de navegação dentro de edifífios
– Divisão do ecrã no iPad
– Menos espaço livre necessário para a instalação
– iCloud melhorada, para sincronização mais segura e fácil de certas app do sistema
– “Wi-Fi seguro”, podendo distinguir redes seguras e não seguras (nestas a encriptação será reforçada)
– Mais atalhos no painel de controlo
– Melhoria de estabilidade, desempenho e segurança.
– O HomeKit poderá ser ou não anunciado
A compatibilidade com o iPad 2 e iPad mini é essencial para a Apple.
Estes iPads irão representar muito provavelmente mais de 40% dos aparelhos em uso quando sair o iOS9, e isso criaria um sério problema para manter o iOS não fragmentado, uma das vantagens da plataforma para manter as aplicações em constante evolução e com segurança actualizada.
Para além disso o iPad mini ainda está à venda, e a Apple ainda nunca abandonou o suporte de software em aparelhos ainda à venda.
Além disso o iPod Touch 5th tem o mesmo processador/ram que o iPad Mini 1st, o iPad 2 e o iPhone 4S, como a Apple ainda vende o iPod Touch, vai obrigatoriamente lançar o iOS9 para ele (nunca lançou uma nova versão do iOS deixa do para trás a compatibilidade com um iDevice que tenha à venda), logo, é quase óbvio que vai levar o iOS 9 também aos iPad Mini e 2 e ao iPhone 4S.
sim e ainda a AppleTV, e há quem acha que o processador do Watch é tb baseado no A5.
Mas em termos de estratégia é a dimensão da base instalada de iPads mais velhos que mais comanda, algo para o qual a Apple não tem grande solução a não ser dar suporte de software. Continuar a vender o iPad mini reforça a ideia, mas é algo que poderia facilmente ter deixado de fazer há uns tempos atrás.
Foi necessário chegar a este comentário para que se justificasse a leitura deste post.
Obrigado Benchmark do iPhone 6!
ios9 core 😉
Rumores, rumores e mais rumores. Assim é a vida dos ifans ! O sistema é tão bom, tão bom, tão bom…que mal sai uma versão já estão a falar da próxima, tal o grau de satisfação…
No android, é melhor, não é? Já saiu uma versão há quase um ano, e os bits ainda não estão resolvidos! Que tal essa gestão de memória?
Ou o Windows 10, que sonham com o upgrade milagroso que lhes vai trazer apps portadas do Android e iOS…
Existe alguém que acredite mesmo nisto?
Se não se lembram o Denuvo também vinha acabar com a pirataria nos jogos, no entanto vieram os chineses e lá se foi o novo drm
isso é bastante diferente!
O Jailbreak tenta encontrar vulnerabilidades no sistema que permitam obter privilégios superiores e instalar software no sistema. O acesso root mais restringido reduz a exposição a vulnerabilidades que permitiriam o jailbreak, o que implica muito mais trabalho e tempo para encontrar formas de lá chegar. Se demorar muito tempo a sair um jailbreak a maioria das pessoas perderá interesse o que retira algum do incentivo para continuar a investir na procura do Jailbreak. Eventualmente o Jailbreak poderá morrer, não porque é completamente impossível mas porque já não compensa!
Ira sempre existir interesse em fazer jailbreak aos iPhones, nem que seja somente pelo desafio.
O desafio não é a única coisa que move o jailbreak, é tb o dinheiro para no mínimo poder manter essa actividade. Mais tempo para descobrir mais gente que desiste, reduzindo a comunidade, reduzindo a partilha de conhecimento, reduzindo o interesse de outros que desenvolvem software ou fazem jailbreak. Já se viu com o iOS7 [se não me engano] o impacto que houve.
Errado. Quem craka é pelo desafia não pelo dinheiro.
SF tem razão.
Só o desafio é só para alguns, para os outros não basta só o desafio, têm outros “sítios” e desafios onde investir melhor o seu tempo sem passar fome, ou achas que a Cydia e companhia e vivem do ar! A comunidade Jailbreak já teve um grande rombo há uns anos atrás exactamente por causa deste tipo de dinâmica. Mais trabalho, mais tempo que demora a aparecer, menos pessoas interessadas em fazer jailbreak nos aparelhos, menos pessoas a escrever software para a Cydia…
LOL
Grandes burros, enquanto a Microsoft pensa em liberar o Windows para um acesso mais barato e fácil, estes andam a tentar fechar ainda mais o iOS. Para além disso não acredito no fim do jailbreak, não há sistemas infaliveis e se não der para desbloquear em 30 minutos, desbloqueia-se em 5 horas, vai dar ao mesmo.
:S
O que é que a segurança tem a ver com com o Windows ficar mais barato ou mais caro, ou achas que o Windows Mobile tb não tem medidas de segurança que restringem certos acessos!?
“Para além disso não acredito no fim do jailbreak, não há sistemas infaliveis ”
Não é preciso ser infalível, basta reduzir os possíveis pontos de ataque para que isso dificulte o encontrar de falhas capazes de causar estragos mais sérios, e é o suficiente para que demore muito mais tempo a encontrarem formas de fazer o jailbreak.
“e se não der para desbloquear em 30 minutos, desbloqueia-se em 5 horas, vai dar ao mesmo.”
Não interessa o tempo que um processo de jailbreak demora, o que interessa é o tempo que demoram a descobrir uma nova forma de o fazer! Se para cada versão demorarem 1 ano a desenvolver o jailbreak, muito poucas pessoas irão esperar tanto tempo, a maioria desistirá o que tb retira o incentivo para o seu desenvolvimento!
E retira o incentivo ao uso também. O que, ter de pagar tudo o que utilizo? Sim sim vou ali já venho 🙂
:S
imagino então que achas que a Microsoft facilita a pirataria!
E com este novo IOS, posso fazer e receber chamadas?!
depende é q o ios9 vai ter uma nova tecnologia q impede certas pessoas de o usarem, mal peguem no telemóvel/ipad vira logo um tijolo.
Não podemos esquecer que a realização do jailbreak é lucrativa para quem desenvolve as ferramentas e que existem 2 novas equipas chinesas que também competem no processo, para além dos “invaders” e que ultimamente têm feito um bom trabalho.
Quanto mais tentam bloquear, restringir, mais os hackers vão investir nisso, o fruto proibido é sempre o mais apetecivel.
;-), e é isso que eles querem. Mais gente a explorar buraquinhos, mais buraquinhos detectados mais segura a plataforma se transforma.
Diz isso a todos que viram suas fotos privadas expostas e meteram em jogo as carreiras.
mas depois disso as políticas de segurança na iCloud foram alteradas, pena ter de se chegar ai.
Isso não tem nada a ver com a Apple
ai não? quem é o responsável pelo iCloud é a google queres ver.
O que foi hackado, foram as passwords das celebridades.
Não foi o iCloud.
@FG: e onde estava o controle de logins errados consecutivos? onde estava a possibilidade de login 2 fact?
LOL nada hoje é 100% seguro
Por mim até pode vir o iOS 10, só troco o Z3 Compact quando o Iphone tiver rádio FM e colunas Stereo! 🙂 Até lá…nada feito. Até porque gosto do ambiente IOS no Ipad e Ipod! Mas…
Também disseram o mesmo do Knox da Samsung e foi o que se viu.
Pois foi, mas aí é a incompetente da Samsung, aqui, é a Apple…
A ver vamos quem é incompetente quando daqui a uns tempos for publicado uma noticia a dizer que já é possivel obter jailbreak no iOS 9.
Certos sapos vão ter que ser engolidos.
Ou não…
Olha o tempo que o iOS demora a ser hackado, e as respostas da Apple, e as do… Android nos Samsung… Uma comparação como da água para o vinho…
O Knox é uma adição sobre o Android, essencialmente para aumentar a protecção sobre certas aplicações e dados e fornecer melhores ferramentas de gestão. No fundo é uma forma de obter um nível de segurança no android mais próximo do iOS e Blackberry, mas não faz grandes modificações ao kernel – a sua grande defesa é verificar a integridade do sistema, mas não reduz os pontos de ataque ao sistema.
O rootless tem todo o aspecto de ser uma grande modificação no kernel, alterando as permissões de muitos processos do próprio sistema. Isso reduz a possibilidade de arranjar uma vulnerabilidade que permita obter permissão para modificar o sistema, algo essencial para o jailbreak
Qualquer pessoa com 2 dedos de testa sabe que no mundo da informática, por mais complexa que seja a proteção, há sempre alguém mais inteligente e com motivação para quebrá-la. Não é por ser Apple com um sistema xpto que vai resistir. Pode demorar mais ou menos tempo mas no final vai ser como as outras.
Qualquer pessoa com 2 dedos de testa ao ler o que escrevi percebe que não falo em ser impossível. Mas não é preciso ser impossível para ser bastante eficaz. Por exemplo, não é impossível quebrar à força uma password, mas uma boa password dificultará bastante o processo pelo tempo que demorará a descobrir, o que se pode revelar ser impraticável.
“Pode demorar mais ou menos tempo mas no final vai ser como as outras.”
O tempo é uma das maiores defesas usadas pelos sistemas de segurança, tal como a redução de pontos de exposição do sistema. Menos vulnerabilidades possíveis reduz a probabilidade de serem descobertas e usadas, o que torna mais fácil a tarefa para quem tem que defender e corrigir.
Isso é a tua opinião…
As pessoas que trabalham no iOS, na Apple, são mais conhecedoras que tu, e logo veremos…
Já diziam o mesmo do iOS 6, 7 e do 8… Será? Só rir
É só uma questão de tempo. Qualquer sistema por mais complexo que seja irá ser crakado mais cedo ou mais tarde. Nem que seja preciso soldar um micro-processador à motherboard para ir à pesca de bits. Foi assim que foi crakada a PS3. E a PS4 também já foi.
Se nao tiver root no OS X eu vendo tudo da apple.
iOS 9, onde é q falam de OS X?
“A Apple quer trazer o Rootless não apenas para o iOS, mas deverá alargá-lo ao seu sistema operativo de desktop, OSX.”
creio que podes estar descansado pois no OS X deverá ser opcional
A apple ja fala nisso aos anos, principalmente qd começou esta “junção entre o ios e o osx” e com a introdução da AppStore para OSX mas rapidamente mudaram de ideias pq os pros e empresas que ainda compram apple queixaram-se que iam largar a plataforma. Estás a ver uma adobe a ser castrada com essa medida?
pode ser que em vez de procurarem falhas via software, encontrem algo tipo nos 3Gs OldBoot Rom
Alguem começa a vender menos caso seja “impossivel” fazer jailbreak e com impossivel, tambem digo, demorar 1 ano a ser descoberto