PplWare Mobile

iOS 10 vai permitir tirar fotografias em formato RAW e editá-las

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Limbus says:

    Uma boa novidade, que os users Android já conhecem há algum tempo e a história do costume de alguns dispositivos receberem só “meia versão” do novo ios… nem o iphone 6 com menos de 2 anos vai receber isto, e ainda os iFans enchem a boca no fantástico suporte a updates… lol!

    • Antwin says:

      lol, fantástico sentido de dimensão, não ter uma das centenas novidades é ter uma “meia versão”. Ficamos aqui a imaginar que para ti não ter nenhuma seria melhor

      • Paco Silva says:

        vai conduzir meio carro para ver se gostas

        • Antwin says:

          o que é que fumas?
          por acaso foi retirada alguma funcionalidade aos aparelhos que as pessoas compraram?

          • Limbus says:

            Por acaso é retirada alguma funcionalidade aos aparelhos com Android que deixam de receber atualizações com que tu tanto gostas de encher a boca?

          • Antwin says:

            @ Limbus, deixa-te de ideias absurdas, não haver qualquer actualização num aparelho significa não receber qualquer update de segurança, toda e qualquer correcção de erros e toda e qualquer nova funcionalidade ou melhoria. Queres comparar isso com ter actualizações para todo o sistema, apenas não ter uma nova funcionalidade? será do champô?

      • Limbus says:

        “Uma”? Lol! Para mim seria melhor ter uma versão completa do iOS, é isso que se chama de receber uma versão nova, completa, sem condicionantes, sem publicidade enganosa, sem receber só para marketing, para poder dizer que tem…

        • Antwin says:

          A versão é completa, ter funcionalidades dependentes de existência de hardware específico é algo que ocorre naturalmente há décadas no mundo da electrónica/informática, mas como é da Apple isto incomoda-te mais do que quando deixas de ter qualquer tipo de suporte nos teus aparelhos.
          Para veres ao ponto absurdo a que chega a tua “ideia” teríamos que concluir que nenhum iPhone recebe uma versão completa, pois, limitando só ao caso de RAW, nem mesmo o iPhone 6s permite RAW em todas as suas câmeras.
          Publicidade enganosa? A Apple ainda nem sequer fez publicidade a esta característica e já vens acusar de publicidade enganosa? isso é que é ódio com entusiasmo.

        • Paulo says:

          O que é que não tem, sem ser limitações de Hardware?

          Tu nem completa, nem incompleta. Não recebes nada!

        • Portimão says:

          Deixa-te de tretas, já ninguém te dá crédito.
          Que crime o iPhone 6 não fazer fotos no formado raw… Que crime, já não presta. Mais valia ficar com o iOS 9!

      • MacOS1 says:

        finalmente vejo algo inovar nos smartphones

    • Henrique says:

      E estares calado?

      Não vai receber, porque não tem o hardware necessário para isto.

      A maioria dos Androids, mesmo com N, não tem câmera que suporte RAW.

      Aquilo que nenhum dos Androids tem, e o iOS já tem desde o iOS 9.3 é color management, quando mesmo é que isso chega ao Android???

      Permite tirar fotos, e extrair todas as cores que os ecrãs que suportem DCI-P3 conseguem mostrar.

  2. Mendes says:

    A sério? Realmente uma “inovação” fantástica…. Não fosse o meu velhinho Lumia a fazer isso desde que o tenho….

    • Paulo says:

      E vais edita-las aonde?

      Não dá para editar fotos aí no calendário.

    • Toni says:

      Não diz na notícia em lugar algum que é uma inovação fantástica. Apenas mais uma nova funcionalidade para o iOS. Como muitas outras que podem ou não já existir noutros sistemas.
      Pode talvez ser uma inovação fantástica para quem o esperava e lhe dê muito jeito. Para quem não lhe vai dar uso ou não lhe interesse é apenas mais uma funcionalidade.

    • Hugo says:

      Deixem de ser Haters pah LOL
      Se já tens a funcionalidade olha…PARABENS lol

    • MLopes says:

      se conseguisses explicar de forma capaz qual é o interesse real em fotografar raw com um telefone, talvez a tua afirmação tivesse algum interesse…
      disclaimer: sou utilizador de computadores e telemóveis da apple há imensos anos e acho esta “novidade” da apple puro marketing

      • Antwin says:

        não me parece que seja marketing, pelo menos por enquanto, a informação apareceu porque alguém reparou nisso na documentação para os programadores, não foi algo que a Apple fez questão de anunciar ao público.
        Não é algo que valha muito a pena para a maioria dos utilizadores, mas pode dar jeito para certas aplicações e um pequeno conjunto de pessoas.

        • MLopes says:

          ok, admito que me posso ter “precipitado” um pouco ao utilizar a palavra marketing. vamos ver se a apple irá usar o argumento de forma promocional do produto ou não.
          não me parece que tenha tanto a ver com a maioria dos utilizadores ou a minoria mas sim com as limitações técnicas de uma câmara/sensor de um smartphone.
          acresce ainda que fotografia com smartphone tem, na maioria dos casos, como destino o arquivo digital (efémero, numa boa parte dos casos) ou a publicação na web. para esses fins, raw não tem qualquer interesse

          • Antwin says:

            a partir do momento que há suporte para RAW numa câmera não se pode dizer que há limitações técnicas, a única parte discutível é o possível ganho qualitativo nos pós-processamento face ao processamento automático que o aparelho faz com toda a informação do sensor, processamento em que muita informação é descartada.
            A partir daqui recai nos conhecimentos, experiência e ferramentas do utilizador, daí ser um nicho, só com real interesse para um pequeno conjunto de pessoas, pois as outras, como bem dizes, querem é a fotografia logo em condições sem grande trabalho, coisa que não é para o que o RAW serve.

  3. Freitas says:

    Mesmo assim prefiro a minha Canon para tirar fotos.

  4. João Pinheiro says:

    “Os smartphones Android têm disponível a captura em formato RAW desde 2014, quando foi lançada a versão Lollipop.”

  5. Miguel says:

    Pronto mais uma patente, inventaram a roda!

  6. WM10 says:

    Paulo, tens varias app para editar fotos no WM10.
    Fhotoroom,Fotor,Rawer entre outras mas a minha preferida é a Rawer.
    Falas sem saber e depois fazes estas figuras

  7. André says:

    Quero ver os iPhones de 16GB a gravarem fotografias em RAW. Tiram meia dúzia de fotografias e já ficam cheios.

    • Mylittlelife says:

      É puro marketing: nem as baterias, nem o espaço livre, nem as lentes nem os sensores nem os dispositivos com 1 GB RAM estão preparados. Eu já trabalhei com RAW mas desisti porque hoje em dia os algoritmos JPEG são óptimos e poucos sinais de compressão existem. Quanto ao resto (pós processamento) quem precisa de RAW não vai usar um smartphone para trabalhar lol

      Com tanto Marketing daqui a pouco em Hollywood e nas estações de televisão começam a usar smartphones para filmar lol

      • Helio says:

        nao e bem assim, fotos a noite com raw consegues recuperar muito do detalhe escondido e ainda eliminar as luzes demasiado amarelas para uma cor mais realista que jpeg nao consegue.

        • XBUZZY says:

          exato e mudar o white balance que faz muita diferença.
          Isto também só interessa a malta da fotografia que o resto nem sabe a diferença entre jpg e raw.

        • censo says:

          Isso só depende do sensor que está dentro da máquina.

          • Antwin says:

            não depende só do sensor. O sensor é sem dúvida muito importante mas numa fotografia em baixa luminosidade (nas outras condições também mas em menor escala) o processamento automático feito a seguir no ISP é também fundamental para reduzir ruído e ajustar cores e luminosidade, ajustes que nem sempre dão o melhor resultado possível.
            Para quem tiver conhecimentos e paciência o RAW poderá permitir chegar a melhores resultados para a foto.

          • censo says:

            Não concordo. O sensor é a chave.

          • Antwin says:

            o sensor não é a única chave para ter fotografias de qualidade, as fotografias que tu vês no fim não são a informação que sai do sensor. Tenta encontrar uma câmera que dê RAW sem correcções automáticas e vais ver grandes diferenças.
            Não é à toa que vários fabricantes investem dezenas de milhões de euros nos seus ISP para processar o que sai do sensor.

  8. SSilva says:

    Finalmente!!!! Ora aí está uma excelente notícia para o mundo da fotografia 😀

  9. Mylittlelife says:

    Eu acrescentaria: “não havendo nelas qualquer compressão COM PERDA aplicada” (a compressão em quase todos os formatos RAW é aplicada mas lossless).

    Em todo o caso para a (falta de) qualidade dos sensores e lentes em qualquer smartphone vs DSLR ou mesmo de alto nível “não-SLR” isso é apenas puro marketing. Qualquer pessoa que faça edição com RAW (cujo destino das fotos tal o exija) usa câmaras a condizer e não iPhone ou ipad feitos turistas.

    É o mesmo que meter num carro vulgar pneus de competição e dizer que assim já pode ir competir… lol

    • Miguel says:

      O condutor é que faz o carro de corridas ser bom ou mau…

      Se me meteres ao volante de um F1 e um piloto de F1 num Renault 5, com muita certeza que o piloto de F1 me ganha, porque ao primeiro arranque ia deixar o carro F1 ir abaixo.

      Assim, se fores um fotografo amador (99% do mercado é amadora) serve perfeitamente e é mais prático o telemóvel que a máquina profissional.

      • Antwin says:

        o fotógrafo amador também não tem grande interesse no RAW, quer é ter logo boas fotografias e edição fácil.
        RAW é um nicho. Não vem nenhum mal ao mundo que exista em smartphones, mas não deixa de ser algo só com real interesse para muito poucas pessoas. Talvez possa permitir dar largas à imaginação para alguma nova inovação em aplicações, mas mesmo isso duvido.

  10. Vlad says:

    Tirar imagens em RAW não foi algo que a Google adicionou à sua API no Android 5.0, lançado em 2014?

  11. Jaime says:

    Algo completamente desnecessário num telemóvel mas ….. lá dá para dar um ar de ‘pro das selfies’

  12. Forever says:

    Quando abro noticias da apple parece que tou a voltar 2 anos atrás no tempo,alguém sente o mesmo?

    • um gajo says:

      2014 vai ser fixe para a Apple

    • Portimão says:

      Quando abro notícias da Apple parece que estou nos anos 80. As crianças todas na montra a invejar os doces que são demasiado para as suas carteiras, grande parte falando mal só para se enganarem assim mesmos e tentarem desviar o desejo de terem os doces.

  13. joao lopes says:

    ja vai justificar mais uns cobres a malta ………..

    • Nathan says:

      Isto não é o Android pi o Windows Phone que se tem de comprar um telemóvel novo a cada release do OS.

      • Limbus says:

        Pois não, quem tem o “antiquíssimo” iPhone 6 para ter esta feature não tem de comprar um mais recente? Isto é a Apple, que lança máquinas com hardware escasso com a desculpa do SO ser otimizado, mas depois quando é necessário acrescentar algo, o hardware não chega e os clientes têm de comprar um novo, enquanto vão na cantiga de terem atualizações durante não sei quantos anos…

        • Portimão says:

          Claro, a Apple tem de lançar os iPhones com specs a pensar que as vão ativar passado um ano ou dois.
          Realmente tens razão.
          Vai dormir.

  14. censo says:

    De facto, raw em telefones só mesmo por marketing. Não faz sentido.

    • Jorge Carvalho says:

      não ? Porque ? Não é apenas resolução e quem sabe aproveitar é util.

      • censo says:

        Não tem nada a ver com resolução. Não é por teres raw que tens melhores fotos. O sensor é que manda. Por acaso sabes o que é o raw no mundo da fotografia?

        • Jorge Carvalho says:

          8 bits vs 12/14/16 Bits diz-te algo ?

          • censo says:

            Pois, logo vi. Tu gostas é de bits e megapixels e afins. Tudo bem. A opinião é como outras coisas…cada um com a sua. Mas só para que saibas, o raw não é nada mais que o equivalente digital à antiga pelicula de filme, o negativo. E o que está no negativo, depende do sensor da máquina. Achas que um telefone tem um sensor cujo tratamento dos negativos por ele tirados resulte em fotos de qualidade ? BOm, se forem fotos para veres no telefone ou num tablet, aí são todas boas, mas experimenta num monitor grande e de alta definição…depois vem cá falar de 8 bits e 16 bits…

          • Mylittlelife says:

            Se o sensor for 8 bit onde vais buscar os outros bit todos? lol A minha bicicleta de 100€ com pneus de 500€ também faz montanha como uma bicicleta de 3000€… lol era bom nao era?

  15. walther says:

    Não deixa de ser uma boa novidade, para a Apple claro, agora vir dar como sendo algo de novo, fica mal.
    Tenho o meu OnePlus One e tem captura RAW desde o primeiro momento.
    Só para que conste.

  16. antonio says:

    O IOS VAI, o delai pode ser de meses, eu com Android já tenho

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.