PplWare Mobile

O DNS seguro da CloudFlare chegou finalmente ao Android e ao iOS

1.1.1.1: Faster & Safer Internet

Homepage: Cloudflare
Preço: Gratuito


Apaixonado por tecnologia, encontro no Pplware a forma ideal de mostrar aos outros os meus conhecimentos e de partilhar tudo o que me interessa neste intrincado universo

Destaques PPLWARE

  1. Informático Amador says:

    Isto é o mesmo que o DNS Changer, mas só utiliza os dns da Cloudflare, correcto? E IPv4 só ou inclui o IPV6?

  2. Miguel says:

    desde o dia 1 da CloudFlare que eu uso este DNS no meus computadores e iOS. näo é necessario uma APP adicional se configurarmos o nosso DNS manualmente para o respectivo endereco. Funciona bem e torna o hardware mais rapido, som constragimentos.

  3. Beatriz Gosta says:

    Isto é nativo no Android 9 pie. isso sim merecia um artigo!

  4. Pedro says:

    Não percebo muito disto, mas entre usar este e o da google qual é o melhor?

  5. antonio says:

    A ver se consigo sistematizar a coisa:
    – Alterar manualmente o servidor DNS, num smartphone (no caso do iPhone é facílimo e não é preciso atribuir um IP fixo na rede interna, como no Android) ou computador – só funciona nas ligações Wi-Fi
    – Quando, num smartphone, se passa a usar a rede telefónica (3G, 4G) o servidor DNS voltava a ser o do operador
    – Com a app é diferente, leva a que o servidor DNS passe a ser a do CloudFlare – quer por Wi-Fi, quer por rede telefónica.
    – Pelo que diz a app, funciona como VPN na ligação ao servidor DNS
    – Se estiver ativo não funciona outra VPN (por isso, penso que é preciso desativar na app para se poder usar outra VPN).

  6. Pedro says:

    É preciso instalar a aplicação no Android ou basta alterar os endereços?
    Fiquei sem perceber

  7. Tiago R says:

    Isso vai interferir com as apps ‘gratuitas’ disponível nos tarifários? Vai assumir o tráfego correcto?

    Pode ser uma dúvida estupida mas não tenho conhecimento.

    • k says:

      Não.

      O teu computador usa endereços ip para aceder a sitios na internet. Como é difícil para um humano decorar o endereço ip dos vários sitios a que queres aceder (não é sequer viável), existe um serviço chamado DNS que é tipo uma lista telefónica (é mais fácil decorar os nomes dos teus amigos que os números deles), onde diz algo como http://www.facebook.com tem o ip 11.12.13.14.
      Quando tu pedires ao teu computador para ir ao http://www.facebook.com, o teu pc não sabe qual é o ip do facebook, por isso consulta um servidor DNS para saber para onde tem que ir. Se for um servidor DNS legítimo, o endereço ip vai ser o correcto. Mas há muitos ataques que são baseados em adulterar o servidor de DNS para que o ip devolvido não seja o correcto mas sim o de algum site malicioso. Há muitos servidores de DNS por aí fora, os operadores portugueses tem um (que é o que te dão por defeito em casa) mas o do google, openDNS e o cloudflare devem ser dos mais famosos. Também há muita coisa engraçada que se pode fazer com o DNS (bloquear publicidade, etc)

      Pelo que me disseram, a forma como os operadores controlam o tráfego “gratuito” é pelos domínios e ips a que estás a aceder. A ser assim, desde que seja um servidor DNS legítimo (não importa qual), o DNS vai te encaminhar para onde realmente é suposto ires e o tráfego deverá ser contabilizado pela operadora como é suposto.

      • antonio says:

        É pá, já agora aproveito o último § 🙂
        A forma como os operadores controlam o tráfego “pirata” é pelos domínios e ips a que estás a aceder.
        Escreves tugaflix.com e o servidor DNS do operador em vez de converter em qualquer coisa como 11.12.13.14 e fazer seguir, não senhor – dá a mensagem “site bloqueado pelas autoridades” (ou coisa parecida, já não me lembro qual é a expressão porque uso o servidor DNS da CloudFlare, mas também pode ser do Google ou outro).

  8. Fernando says:

    Já experimentei o Cloudflare. Neste momento estou a usar o AdGuard DNS, e quer me parecer que o AdGuard é mais rápido que o Cloudflare.
    O AdGuard DNS tem a possibilidade de escolher entre 2 DNS, a saber:
    1 – Padrão – que bloqueia anúncios, rastreadores e phishing.
    2 – Familiar – que além da protecção Padrão, bloqueia sites adultos + pesquisa segura.
    Na pg tem os endereços IPV4 e IPV6, Padrão e Familiar, e dá par utilizar o DNSCrypt.
    Na aba Guia de Configuração explica a config. para cada Sistema Operativo, Router e DNSCrypt
    https://adguard.com/pt_br/adguard-dns/overview.html

    Existe também o OpenNIC Project, o qual na pg. inicial sugere qual o DNS melhor para a vossa localização, também com endereços IPV4 e IPV6.
    Caso não queiram os endereços sugeridos, podem ir a VIEW ALL, e ai pode escolher servidores com, Anonymized logs, No logs kept, DNScrypt, Whitelisting, e Blocklist.
    https://www.opennic.org/

  9. Filipe V says:

    Recomendo experimentar o Blokada
    https://blokada.org/

    Oferece todos os beneficios de um ad-blocker com a hipótese de escolher quais os DNS que preferem usar (incluido os da CloudFlare)

    A atualização da lista de hosts pode ser configurada e até forçada para o seu download ser efetuado apenas em Wifi.

    Consome muito pouca bateria e até existe uma versão para Android 4.4.

  10. Jorge Pinto says:

    Consome mais bateria?

  11. A. Martins says:

    é curioso, mudei os DNS para estas da CloudFlare manualmente no Android, sem istalar a app, e quer no browser Chrome, quer no CM Browser começaram a aparecer pop-ups de publidade, a toda a hora!!! Alguém sabe porquê!??

  12. Mjorge says:

    Tenho redmi note 4 com mini global 9.6
    Alguem sabe me dizer como faço para ter sempre a app ligada. E que tenho que estar sempre a voltar a ligá-la quando a quero usar.

  13. ElectroescadaS says:

    Permitem-me uma pergunta? Existem browsers que se possam usar com DNS incorporado sem alterar nada no sistema? Ou basta acrescentar algum add-on a um Firefox ou Slimjet?

  14. Rui says:

    Alguém sabe se aumenta o consumo de bateria? E aumenta o consumo de dados móveis? Obrigado desde já pela a ajuda a quem souber responder!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.