Com o iOS 8.4.1 a Apple bloqueou o jailbreak da TaiG
A luta contra a Apple e contra os bloqueios do iOS teve uma grande vitória quando surgiu o jailbreak para o iOS 8.3. Depois de vários meses sem conseguirem criar uma solução, tinham finalmente descoberto uma falha no iOS.
Mas a Apple não baixou os braços e a chegada do iOS 8.4.1 trouxe uma má notícia. O jailbreak que podia ser usado deixou de funcionar, deixando de novo os utilizadores sem acesso ilimitado ao iOS.
As novidades que a Apple anunciou para o iOS 8.4.1 centraram-se maioritariamente na melhoria do seu serviço de música, com a chegada de correcções para vários problemas que foram surgindo desde que a versão anterior foi lançada.
Mas para além destas alterações e melhorias, a Apple dedicou-se também a mexer e a melhorar alguns pontos do próprio sistema operativo, algo que não anunciou aos utilizadores.
Entre estas alterações está uma que permitia que o jailbreak fosse realizado, deixando assim inutilizada a ferramenta que a TaiG tinha criado e que permitia que o iPhone, o iPad e o iPod Touch fosse desbloqueado.
Isto significa que a procura por uma falha que permita aos utilizadores do iOS terem o jailbreak feito, e depois instalar a Cydia e todas as personalizações que usam, voltou ao ponto de início e que devem ser agora retomados todos os esforços.
Esta não é uma situação nova e, como é normal, toda a comunidade que se dedica a esta pesquisa vai ter de voltar a aplicar-se para descobrir um ponto fraco no iOS.
É importante que todos os que têm o jailbreak feito nos seus dispositivos ponderem se é justificável fazerem a actualização para esta nova versão que a Apple acabou de lançar ou se preferem aguardar mais algum tempo e esperar que a TaiG, ou outro qualquer grupo, surjam com uma solução.
Com o iOS 9 a poucas semanas de ser lançado, é provável que não surja qualquer solução. Esta poderia levar a que a Apple resolvesse a falha e que deixasse o iOS 9 bloqueado por mais algum tempo e sem uma solução de jailbreak.
Esta é, infelizmente, uma situação normal para todos os que usam jailbreak nos seus dispositivos. Por norma a Apple trata das falhas que permitem o jailbreak em versões lançadas perto de actualizações de peso, o que se espera que surja com o iOS 9.
Este artigo tem mais de um ano
Eu tenho o iOS 9 beta, é um ad blocker que saiu agora no github…
Não demora muito a sair… Costumam encontrar depressa brechas no iOS (o que mostra a vulnerabilidade deste), mas se pretendem personalização e instalar apps fora da store oficial, escolheram o SO errado.
Xcode 7 deixa-te (finalmente) desenvolver e instalar as tuas próprias Apps.
Agora é claro, se queres piratear, isso já não.
Mas open source, a única desculpa passa a ser a obrigatoriedade de ter um OS X a correr…
Eu consigo piratear com facilidade e instalar uma app pirata descarregando um ficheiro no Xcode LOL 😀 mas o pior é que perde a integridade com iCloud …
Apps da store pirateada, não consegues instalar do Xcode.
Lá continuas a falar sem saber 😉
Número de dias até sair o jailbreak:
– iOS 8.1. a 8.1. – 218 dias
– iPhone 5 – 136 dias
– iPhone 4s – 98 dias
– iO7, iPhone 5S e 5C – 93 dias
O risco de uma vulnerabilidade é o que poder ser explorada por terceiros “mal intencionados”. Não é a mesma coisa que o utilizador, intencionalmente, tornear as proteções que o fabricante instalou. Qual foi a vulnerabilidade explorada para fazer o jailbreak que podia ser explorada por terceiros “mal intencionados” sem o conhecimento do utilizador?
– iOS 8.1 a 8.4 – 218 dias
São aquelas que a Apple refere no seu artigo sobre as vulnerabilidade corrigidas nesta atualização: https://support.apple.com/en-us/HT205030
(ctrl-f taig)
Só porque os utilizadores usam a ferramenta de forma voluntária não quer dizer que essas vulnerabilidades não pudessem ser abusadas de forma maliciosa por outros. É a mesma coisa.
Se é uma vulnerabilidade grave o suficiente para permitir o controlo total no telemóvel, que é o objetivo do jailbreak, é grave e deve ser corrigida, tal como a Apple fez.
A vulnerabilidade que permitia o jailbreak – só permitia o jailbtreak e nada mais. Outras vulnerabilidades permitiam outras coisas – mas não o jaibreak.
Uma vulnerabilidade não pode ser explorada para tudo e mais alguma coisa obviamente.
E o jailbreak não permite o controlo total. O jailbreak é feito se se o utilizador quiser e permite apenas instalar apps de terceiros (e tweaks, que não são aplicações) – nada mais.
P.S. Com jailbreak o iPhone fica menos seguro.
se for verdade…. hum já foste ! 🙂