Apple disponibilizou o iOS 10.1 beta 1 para programadores
A Apple disponibilizou há poucas horas a primeira versão beta da próxima versão do iOS 10, poucos dias depois de ter lançado a versão oficial ao mercado. O iOS 10.1 traz, para já, algumas correcções e alguns pequenos ajustes nas funcionalidades.
Uma das novidades introduzidas nesta beta 1 do iOS 10.1 é o novo modo "Retrato" para a app Câmara do iPhone 7 Plus.
Os programadores registados podem já descarregar a nova versão iOS 10.1 beta a partir do Apple Developer Center. Segundo a Apple, está planeado o lançamento desta versão beta pública já amanhã, sexta-feira, para que os beta testers possam instalar e começar a afinar o próximo iOS 10.
Apple aposta mais na fotografia
Uma das tendências que temos visto a crescer nos últimos anos, no segmento dos smartphones, é a aposta na fotografia. A Apple também reforçou os seus argumentos nesta área ao capacitar o novo iPhone 7 e iPhone 7 Plus com atributos inovadores dentro do segmento.
Com esta versão, a Apple traz também a funcionalidade "Retrato", que aumenta a diversidade aos utilizadores do iPhone 7 Plus no que toca à fotografia. Este modo permite aos utilizadores tirar proveito das duas câmaras e criar fotografias com maior profundidade de campo e efeitos de desfocagem nos fundos, tornando-os mais realistas com a interpretação do nosso olhar.
O iOS 10 foi descrito pela Apple como a maior versão de sempre do iOS, onde o número de funcionalidades inseridas bateu todos os anteriores lançamentos. Um ecrã de bloqueio redesenhado, o SDK do SIRI que permite que aplicações de terceiros tenham um controlo por voz a partir deste assistente da Apple, uma app de Mensagens totalmente resenhada, um botão Home com mais funcionalidades e novas ofertas na área das aplicações, são o garante para que sejam descobertas mais de 100 novidades nesta versão do iOS.
Mas não foi já apresentada a funcionalidade Retrato?
O modo "Retrato" para a câmara do iPhone 7 Plus, que foi revelado na última keynote, de facto não apareceu na versão oficial do iOS 10 lançada no dia 13 deste mês. Segundo consta, ainda não estaria pronto.
Este modo Retrato foi projectado para imitar o tipo de profundidade de imagens de campo que pode ser conseguido com as máquinas DSLR de qualidade. Este modo destaca um motivo na frente da imagem e desfoca o fundo de forma superficial, para aumentar a concentração no ponto chave da foto.
Para alcançar este efeito, que também está implícito na forma como nós seres humanos vemos, o iPhone 7 Plus traz um processador que verifica a cena para onde as câmaras estão a apontar, usando técnicas já desenvolvidas que reconhecem as pessoas nas imagens, por forma a destacar o "motivo" principal sem o desfocar, junto do resto da cena. Depois do software que a Apple desenvolveu fazer este trabalho, o processador cria um mapa de profundidade da imagem das duas câmaras em simultâneo, mantendo as pessoas em foco do momento capturado na fotografia.
De acordo com o TechCrunch, a funcionalidade Retrato da Apple foi construída sobre uma tecnologia adquirida à empresa LinX. O modo Retrato está a usar a lente de 56 milímetros para capturar a imagem enquanto a lente grande-angular reúne dados de perspectiva para construir o mapa de profundidade e dividir a imagem em camadas.
Este modo Retrato aparecerá junto aos modos que já existem: Vídeo, Foto, Panorama, etc... e traz a opção Live Preview. Como está em beta, há ainda pormenores a ajustar pois nem sempre é conseguido o melhor resultado.
Mais versões beta...
Aproveitando este lançamento, a Apple disponibilizou também uma versão novo para o Apple Watch, o watchOS 3.1 beta 1, o novo macOS Sierra 10.12.1 Beta e ainda o tvOS 10.0.1.
Este artigo tem mais de um ano
O jailbreak também ja esta disponível, 🙂
pois, pelos vistos sim, e trás esta função para os outros dispositivos
traz…
onde faço o jailbreak?
disponivel onde? Nao vi ainda nada disso..
Não quererás dizer que “já foi demonstrado um jailbreak para o ios10” em vez, de “disponivel”?
nas páginas do costume, acho que só para iOS 10 betas
Um jailbreak só para ios10 beta?
Essa é nova >> E por eu não saber é que perguntava mesmo onde… Porque “páginas do costume” é vago :/
http://pangu8.com/10.html
http://taig9.com/beta3/
provavelmente uma grande asneira o que vou escrever , até porque percebo nada de fotografia..
Não será isto possivel com uma camera normal com função macro? e o software fazia o resto?
Até é possivel com uma camera sem função macro, e o resto ser feito por software na mesma.
Não é asneira, neste caso a apple apenas quer ser uma especia de tudo em um, sem necessidade de software adicional.
A bem dizer isto é tudo software (já que é software que faz o “recorte” do sujeito em relação ao fundo)
com software fazes tudo e obviamente também a desfocagem do fundo. se o o photoshop o faz, teóricament, outros softwares também o poderiam fazer. pelos vistos a apple considerou que o melhor sistema para eles era este ou concluiu que não o conseguiria fazer de outro modo
Não, não inventes para aí.
A Apple usa as duas lentes para ficar com um efeito mesmo 3D. O Photoshop não consegue fazer isso sem ser à mão, e com muitos retoques.
Demasiado avançado para a mente dos utilizadores Android…
Lol claro que sim. Até o Galaxy S6 faz isto 🙂
Eu acho que se fosse via software, nao precisaria da segunda lente. A meu ver, quando nós fixamos o objetivo a ser fotografado, tocando no mesmo, ou fazendo-o através do autofoco, o iPhone entende que aquela é a distancia a ser focada por ambas as cameras. Como a outra é de abertura menor, obviamente focando naquela distancia que informamos, vai ter desfocado todo o fundo.
A partir do momento em que tenho uma DLSR que so faz 720P por limitação do software da maq. quando podia fazer 1080P….nao digo mais nada.
Atenção, convenhamos que a lente também manda, nestas coisas…
Porque dizes que pode fazer 1080p? Porque tem o CCD grande o suficiente? Isso não é a única variável.. É necessário saber a que velocidade ele consegue disponibilizar cada frame.
Não, precisas de uma câmera com grande sensor e grande abertura, ou seja, mais de 1000€.
O software pode tentar imitar com uma só lente, precisa de duas lentes para imitar bem.
“Este modo Retrato foi projectado para imitar o tipo de profundidade de imagens de campo que pode ser conseguido com as máquinas DSLR de qualidade.”
Qualquer máquina, seja DSLR, SLR ou compacta dá para fazer este efeito, tudo depende da lente e das definições usadas, principalmente a abertura.
P.S.: O que é “tipo de profundidade de imagens de campo”?
Teoricamente, dá…
Na prática, não se nota a menos que tenhas um sensor grande e uma abertura grande.
Impossível num smartphone, sem recorrer a machine learning que a Apple usa.
Caros Amigos, mudei recentemente o tarifario meo de 30 para 200 megas mas a meo so mudou para 100 e apesar de reconhecer o erro ja la vao 10 dias e nada…sabem onde posso fazer queixa? Comeco a sentir me altamente vigarizado e quero rescindir o contrato com estes vigaristas…Obrigado pela ajuda
Lol, livro amarelo e ligas para call center e pedes para falar com o departamento de retenção
1:44
Horrível. Até se nota o contorno nos braços do boneco.