Qualquer app do iOS com acesso à câmara pode estar a espiá-lo
As permissões que as apps têm dentro dos sistemas operativos servem para balizar os componentes a que têm acesso, evitando problemas de segurança. Nem sempre funciona de forma perfeita, mas a verdade é que, no geral, sistemas conseguem garantir que as app não acedam ao que não devem.
Um investigador descobriu agora uma falha grave no iOS, que mostra que mesmo com acesso às permissões certas, qualquer app pode deixar vulnerável o utilizador, ao ter acesso indiscriminado às câmaras fotográficas.
Tudo parece indicar que esta suposta falha pode colocar em causa a segurança dos utilizadores do iOS, por ser capaz dar acesso a qualquer app às duas câmaras do iPhone e tirar fotografias ou filmar, sem que os utilizadores se apercebam disso. De notar que o acesso é apenas garantido enquanto a app estiver em primeiro plano de execução.
Ao contrário do que acontece nos outros equipamentos, não existe qualquer led no iPhone que indique a utilização das câmaras fotográficas ou é emitido qualquer sinal a indicar a captura das imagens. Essas mesmas imagens podem ser depois enviada pela app para um ponto central, sem que o utilizador o controle.
Para além disso, é ainda possível à app fazer mais coisas, como usar a transmissão de vídeo para fora dos equipamentos, a utilização de software de deteção facial ou detetar o estado de espírito dos utilizadores. O vídeo abaixo mostra como este processo consegue decorrer de forma silenciosa e sem que o utilizador tenha noção.
Ainda não existe uma resposta da Apple, mas o mais provável é que seja indicado que esse comportamento do iOS é na verdade o esperado e que o acesso é suposto ser total e sem qualquer restrições. Já em situações anteriores essa postura foi assumida pela empresa.
Infelizmente não existe uma forma de proteger os utilizadores contra este comportamento. O que o investigador que descobriu a falha recomenda é que sejam removidas as permissões de acesso às câmaras a todas as aplicações e que passe a ser usada a app oficial para captar imagens, que apenas depois podem ser partilhadas, de forma manual e pelos utilizadores.
Caso reconheça o problema, a Apple poderá em breve resolvê-lo colocando uma identificação visual sempre que a câmara está a ser usada, como outros sistemas fazem como, por exemplo, no acesso à localização.
Este artigo tem mais de um ano
loool, caça às bruxas
É Como ontem tava eu a fazer uma chamada de audio, olho em frente e que vejo? Led da camara aceso… Conclusao: o facebook seja chamada de video ou nao, liga a camara na mesma…
Reparei numa coisa semelhante: Ocorre a video-chamada e após desligar a chamada e o popup se fechar automaticamente, o LED ainda ficou ligado uns 10seg… weird… Só me aconteceu uma vez talvez tenha sido lag ou coisa desse gênero..
Não é por mal, mas este rapaz vendeu o fastlane à Google e foi para lá trabalhar. A partir daí começou com estes artigos de pseudo falhas (que por sinal até existem também no Android, mas nunca menciona isso uma vez que seja senão ainda é despedido).
Qualquer equipamento com câmara faz isso, lhem as TV’s
É engraçado é que no Android é igual, mas esse fulaninho da Google parece que teve medo de perder o emprego.
Se houver Apps a espiarem alguém no iOS, a Apple tem os dados dos programadores e isso resolve-se em tribunal se não forem apanhadas pela AppStore.
Newsflash.
Apps com autorização para gravar som podem gravar som quando estão ligadas.
Apps com autorização para utilizar o gps podem saber a sua localização quando estão ligadas
Apps com autorização para gravar vídeo, podem gravar vídeo quando estão ligadas.
Que falha de segurança, darem autorização a uma app para fazer algo e depois ela fazer precisamente isso.
Non-story.
Não é falha !!! É feature ! Vocês não percebem nada. (ironia)
se isto fosse no W10M ou no Android.. caía o carmo e a trindade.. no iOS.. deve ser feature.. e será explicada 😀 porque obviamente não é uma falha 😀
+1
A partir do momento que há autorização para acesso à câmara, qualquer app pode aceder… não é preciso ser em iOS para isto ser real. Basta ver o android, as tv’s, os pc’s, etc.
Se não querem este tipo de coisas, comprem um 3310, não instalem nenhuma app, fechem-se em casa e desliguem os pc’s da internet. E nem assim é seguro. É o mundo em que vivemos, felizmente ou infelizmente.
Não é preciso perceber muito da poda para sabe que para apanhar os terroristas é preciso espiar toda a gente. O melhor mesmo é aceder ao telemóvel que é praticamente intransmissível nos dias de hoje.
“Security”
Não concordo, esta errado.
Nao é preciso evitar as apps ou algo do genero, Basta ler as permissoes.
Por exemplo:
Nao é no minimo estranho o Facebook pedir acesso a camara para fazer uma chamada De voz?
Nao foi estranho o jogo Heroes Arena pedir permissao quando se instala para usar o microfone quando o jogo nao tem qualquer suporte para falar com a equipa?
Entre muitas outras apps…
Solucao que eu arranjei:
Ou mudo de app, ou uso o “app permission management” do android. Foi com este ultimo que fui a area dos bloqueios seletivos e bloqueei o Heroes Arena de aceder ao microfone.
Nao é assim muito dificil, vem vcs chico espertos reclamar “desliguem o pc da net bla bla bla”
Mas o que nao falta por aí sao medidas de segurança, atraves do app permission management fazes o que queres com as apps, diria que isto oferece bastante segurança ao android (para quem souber utilizar) e o que nao falta na net e na app store, sao apps de seguranca tipo o app permission management, que nao controlam só as apps, como também o android em si.
Informem-se primeiro lol e nao venham fazer figuras de urso com “desliguem a internet” “é o tempo em que vivemos”… É o tempo em que tu deixaste- te viver e aceitaste, nao o tempo de todos.