PplWare Mobile

iOS 9 já corre em 70% dos iPhones! Android 6 apenas em 0,3%

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. CS says:

    que raio de comparacao e esta? comparar meia duzia de telemoveis com updates garantidos por ser meia duzia de uma so marca com uma diversidade imensa onde nem sempre as marcas disponibilizam o update? preferia uma comparacao tipo IPhone 6 e Nexus 6.

    • Pedro Pinto says:

      Pelo que se vê nos gráficos, compara-se todos os iPhones com todos os Androids. Não é justo?

      • Denis Rodrigues says:

        Não exatamente justo, se pensar bem, todos os IPhones são da mesma empresa. Mas nem todos os androids são da mesma empresa (ou suportados). É bem provável que quase 100% dos portadores de um Nexus já estão na última versão.

      • Finex says:

        Não, não é justo… Estamos a comparar equipamentos de uma marca específica com todos os restantes equipamentos que usam android no mercado. Justo seria comparar iPhone com outro telemóvel específico, ou dispositivos da apple com aparelhos de outra marca específica. Não comparar iPhone com todos os dispositivos que correm android de todas as marcas.

        • Pedro Pinto says:

          OK é a tua opinião, respeito.

          • sniperpt says:

            Pedro,

            Não vale a pena, pois está uma palavra no meio que estraga tudo “Apple”, logo só vão ver um lado. Quando não é o que estamos a falar.

            Antes de dizerem que sou fan de qq coisa, tenho Android e W10M e gosto de ambos. Não tenho Apple, com já disse por questões financeiras.

            A pouco tempo saiu uma noticia em que um sistema ainda em Tecnical Preview já está instalado em 7% dos equipamentos, o W10M.

            Não estou aqui a analisar o número que isso corresponde, pois não é matéria em estudo. Estamos aqui a falar a capacidade de uma marca dar assistência ao seu sistema operativo, logo isso mede-se pela percentagem total dos equipamentos abrangidos.

            Quando vou ali a loja dos livros, do Ti Belmiro, etc e vejo a sair todos os dias novos modelos ainda com o kitkat (e nunca mais vão ter updates), pergunto-me se isto faz sentido em que daqui a -8 meses vamos ter o android 7 e ainda o 6 não está em 1%.

            Sinceramente não entendo. Afinal a GG não controla nada, nem se preocupa com nada. A verdade é a GG, seja qual for a versão, continua a ter acesso aos mesmos dados que lhe dão lucro, logo temos aqui a resposta.

            Nem todos se preocupam qual é a versão do sistema, nem vejo problema nisso. O que me preocupa é que essas pessoas igualmente não sabem quase nada dos problemas de segurança que estão sujeitos por falta de atualizações.

          • ruiuda says:

            Caro Pedro Pinto, o artigo incentiva os utilizadores a adquirirem um equipamento da Maçã, caso prefiram atualizações.

            Eu já estou habituado ao jornalismo provocatório e vantagens não duvido que existam, mas uma vez que são equipamentos bastante dispendiosos e que não fazem falta a muitos (e também a muitos que o compraram) é natural que a marca faça algo pelos seus clientes. A Samsung é cara e não é exemplo nenhum nesse quesito.

            Quando o meu Nexus 6 deixar de receber updates é muito provável que leve uma ROM Cyanogen. É da forma que poupo mais na compra de um novo e não perco nada em fazê-lo, só me traz vantagens.

        • Vítor M. says:

          Não, errado. Estamos a comparar suporte. Estamos a comparar servir o cliente e isso é importante, não vejas isso como uma discussão entre clubes mas sim entre as marcas terem obrigação de servir quem paga pelos seus produtos.

          • António Ferreira says:

            Sim e quem é a marca do IOS e a marca do Android ?

          • Vítor M. says:

            Sistemas operativos?

          • Filipe Coelho says:

            Disseste bem, entre marcas, Android não é uma marca. Google é, e tem telefones seus, os Nexus. Seria justo comparar os Nexus com os iPhones.

          • Vítor M. says:

            Android é um sistema operativo e iOS idem aspas. É de sistema operativos que se está a falar, ponto. É de servir o utilizador com o mais recente dos sistemas. É isso que as pessoas merecem, sejam utilizadores do iOS ou Android, ou de qualquer outro. Se os utilizadores Android não têm só porque não têm um Nexus, é inadmissível, porque quando compraram um smartphone, o fabricante comercializou-o com Android e a Google factura com ele nos seus vários serviços, há uma responsabilidade. E é só isto 😉

          • Mylittlelife says:

            Vítor, estas errado, a Google não dá suporte aos “Android” já que o suporte é dado pelas marcas.

            Os iDevices + iOS são da mesma empresa, mas no eco sistema Android não. Apple + OSX vs Microsoft + Surface isso sim já faz sentido.

          • Vítor M. says:

            E eu referi as marcas e não a Google.

          • Mylittlelife says:

            Não é isso, estás a comparar base de instalação dum SO dentro da marca que o produz, com um outro SO cuja base de instalação depende de dezenas de marcas.

            Para ser uma comparação válida terias que comparar Android nos Nexus. Se a Apple deixasse outras marcas usar o iOS mas os updates eram dependentes das marcas em actualizar os drivers, era igual que a Apple desse suporte fabuloso, porque uma parte dos iOS não iriam ser actualizado por culpa das outras marcas.

          • Vítor M. says:

            Certo, mas e os restantes? Não servem o utilizador com Android? Não ganham com isso? Ora aí é que está a questão, até porque modificam a rom e servem-se do SO. Cada fabricante deve isso ao utilizador, tem a obrigação de actualizar para a nova versão, pelo menos até haver uma utilização cómoda e eficaz, não é como grande parte das marcas que como sai é como fica. Isso deveria ser rebatido pelos utilizadores e não defendido como se de uma equipa de futebol se tratasse, como a grande maioria o faz, é parvo, mas é a realidade.

          • alkjsdlkajsd says:

            os restantes a responsabilidade é da marca do device, não de quem faz o SO.

            o Android 6 ta feito, as marcas so não aplicam se não quiserem.

          • Filipe Coelho says:

            Não Vitor, o Android da Samsung não é o Android da Google. O da Samsung pode ser baseado no da Google (daí as comissões que a Google recebe) mas não é o da Google. Cada marca de smartphones faz o seu sistema operativo, seja ele baseado ou não no Android que a Google disponibiliza.

          • Vítor M. says:

            Não é verdade, o Android é o mesmo, o que a Samsung depois acrescenta é que é da responsabilidade da Samsung e por isso ela tem a responsabilidade de servir o seu cliente com dignidade e de actualizar os seus equipamentos e a Google, que ganha com isso de várias formas, desde publicidade à Play Store tem a sua quota parte. Embora que aqui tem de ser o fabricante a dar suporte ao utilizador, é nisso que se foca o artigo e não entendo porque defendem os fabricantes que depois não respeitam os utilizadores ao não actualizarem os seus dispositivos. É estranho, só isso.

          • Xis says:

            Qual é a responsabilidade que a Google tem, digamos, nos Xperia, ou nos Galaxy, nenhuma, logo o android nada tem a ver com essas marcas, elas apenas fazem uso dele…é assim tão dificil abrirem os olhos?

          • Vítor M. says:

            Mas quem falou que a Google tem alguma coisa a ver com isto? Quem tem a ver com o serviço de actualização dos equipamentos é o fabricante, sim devem abrir os olhos sim, até porque pagam para ter um equipamento actualizado, pelo menos por alguns anos (digo eu). Não abram os olhos não!!!!

          • Xis says:

            Se a questão é como dizes o serviço que as marcas dão ao cliente, então compara assim:
            Apple vs Nexus(google)
            Apple vs Samsung
            Apple vs Sony
            Apple vs HTC
            E aí vemos quais são as marcas que mantêm os seus dispositivos mais actualizados, agora meter todos no mesmo saco e chamar a esse saco Android, é uma miséria de julgamento da vossa parte.

          • Vítor M. says:

            Enfim, falas falas e…. Se reparares a Apple dá suporte a um equipamento como o iPhone 4S, vê alguma outra marca com suporte tão prolongado? Não. embora haja fabricantes com dispositivos Android que têm essa preocupação, de lançar actualizações que dão suporte a dispositivos com um ou dois anos.

            Mas custa-te percebe, podias entender que é uma questão geral, de suporte geral, até porque grande parte dos fabricantes chineses, por exemplo, lançam um smartphone e nunca mais querem saber de actualizar essa versão e é certo que nunca mais o fazem, e que quem fica a perder é o utilizador e isso tem de pesar quando dizem que os utilizadores Android são muitos e são de facto, muitos com péssimo suporte por parte dos fabricantes principalmente no que toca ao envolvimento com o sistema operativo. Mas como só vês uma cor clubistica, não consegues ter discernimento para perceber, é pena. Não entendes ponto. Que se pode fazer!!! 🙂 Miséria de mentalidade que tens.

          • Filipe Coelho says:

            Tem haver que estão a comparar um sistema operativo de uma marca com vários sistemas operativos baseados no da Google, quando isso não é nem correto nem justo.

          • Vítor M. says:

            Não, já referi que não se trata disso, trata-se do mesmo sistema operativo em vários fabricantes.

      • nuno says:

        Não, não é justo… comparem iphones e nexus..

        • nuno says:

          porque reparem, o suporte a telemoveis “nao google” é fraco, mas o suporte a telemoveis “nao apple” é nulo, pq nao existem. fraco melhor que nulo

        • Pedro Pinto says:

          Se tiveres esses dados envia sff, que nós publicamos.

        • JBM says:

          e comparar com aparelhos que não representam nada em termos de mercado seria justo de que maneira?

          • Mylittlelife says:

            Então não se compara porque não faz sentido Lolol

            Não chegas e dizes que a Bentley faz mais revisões periódicas que o grupo VW (que inclui Bugatti mas também Seat, Skoda, etc que são marcas muuuuuito mais baratas) se a comparação está mal feita. Comparas se calhar a Bentley, Bugatti, Maybach,etc

          • JBM says:

            A bentley ou qualquer outra marca automóvel não tem nem é uma plataforma tecnológica.
            É isso que se está a comparar, plataformas, dum lado Android do outro iOS, e o peso das actualizações na sua evolução.

      • Pois says:

        Compara-se todos os iphones que têm suporte para o iOS9 (4s e seguintes) vs Todos os androids desde o tempo da pedra.

        Não, não é justo.

      • Daniel says:

        A sério? Isso é o que se chama de analfabetismo tecnológico.

      • pedro says:

        realmente… Pedro pinto, ai está aquilo a que me refiro… Que comparaçao é esta? Acha isso uma comparação correta? Tendenciosa masé!

      • Pedro Oliveira says:

        Claro que não é justo tótó… E que tal a afirmação:
        iOS 9 já corre em 70% dos iPhones! Android 6 apenas em 100% de todos os Nexus 5/6/5x e 6P?!

      • Francisco C. says:

        Justo? É para rir, só pode.

      • Xis says:

        Justo seria comparar os todos os iphones a todos os Nexus, esses são os únicos da responsabilidade da Goole, o resto não…

    • Renato says:

      Tanta azia!

      O Android não tem updates para ninguém, mesmo para os nexus, muitos com N4 não têm update!

      É a vida, comprem um novo, é o que eles querem!

    • Carlos Ferreira says:

      Então quando falarmos de OS para PC, devemos escolher uma marca especifica de um fabricante?

  2. Filipe Pinto says:

    Por isso comprei um 6s o passado fim de semana, 64gb por apenas 700euros e tenho um tlm com updates durante 4anos. Nos androids raramente tive mais de 1ano de updates e vinha sempre com bugs e problemas nao resolvidos (nem o note 3 com snapdragon 800 recebe o android 6.0, tristeza)

  3. Marco says:

    so gostava de saber a taxa nos nexus.
    @luis salgadas ou doces?

  4. Monica says:

    Lol pedro. Nao é por causa disso que as pessoas vão deixar de usar o android. Ou seja, se no mês passado 69% ja tinha ios 9 num mes so mais 1%? Isto num sistema igual para todos, sem dependência de operadoras e marcas. E os outros 30%?

  5. Trolha Men says:

    Reparem bem na propaganda que é, corre em 70% dos 100% que podem ser actualizados com o ios 9, ou seja referem-se apenas aos dispositivos do iphone 4s para cima, e comparam com o android 6 que só tem 0,3% de mercado, neste sistema referem-se a todos os dispositivos android que existem no mercado mesmo aqueles que não podem ser actualizados por serem demasiado antigos ou não terem suporte pela marca, quando deviam comparar com apenas os que estão ilegíveis para a actualização, até desafiava o pplware a uma comparação nexus vs iphone ai a história ia ser outra e já não convém.
    Gostava de ver qual a percentagem de iphones com ios 9 desde o iphone de 2007 fica aqui o desafio.

    • Renato says:

      Mentira.

      É 100% de todos os iPhones. Os 4 estão no iOS 8 é anteriores

    • JBM says:

      Isso é que é virar a realidade de pernas para o ar!
      Então por uma empresa dar suporte mais alargado aos seus aparelhos não se deve comparar com os outros porque esses têm pior suporte, coitados. Sim senhor, tem lógica! Tapas o sol com a peneira.
      E não é 70% de 100%, é 70% de todos os aparelhos iOS da Apple em uso na actualidade, sendo que provavelmente 5-7% não será actualizável. E se queres saber os dispositivos com suporte para iOS 9 representam mais de 80% de todas as vendas de iPhones desde 2007.

      • Xis says:

        Estás a dizer que a Apple dá mais suporte aos iphones do que a Goole aos Samsung, sony, etc…??
        Qual é a responsabilidade que a Goole tem nos telemoveis da Samsung e outras marcas se nem sequer lhe cobrou dinheiro para usarem o Android?!?!
        E não se esqueçam que dos 100% com Android, muitos são auto-rádios, micro-pc’s e afins…nem todos são smartphones. Já no iOS, pois, não é versátil a esse ponto!!

        • JBM says:

          És tu que vens para aqui falar da Google, não eu.
          A comparação é entre plataformas, caracterização do seu estado. Se queres encontrar razões para o estado do Android, estás à vontade, mas não venhas esconder a realidade.
          Android em auto-rádios? O que é que isso tem a ver com o que se está a falar? Fazes sequer ideia donde é que vêm estes números? Do suporte para programadores com informação sobre acesso de smartphones e tablets às lojas de aplicações de cada plataforma.
          iOS não é versátil? O iOS tem a mesma base do OS X, WatchOS, TVOS – computadores, smartphones, tablets, relógios, televisão, iPod. Parece ser bastante versátil

          • Vítor M. says:

            O Xis não sabe o que diz nem diz o que sabe. É um mix de nada com coisa nenhuma. A base é o sistema o alvo é o dispositivo e o beneficiário o utilizador, para ele tudo é “a cor do clube”. É impossível conversar.

    • Pedro Pinto says:

      Trolha, se encontrares esses dados por aí envia sff

  6. Jota says:

    Isto é comparar alhos com bugalhos. Ambos terminam em alhos mas nada tem a haver.
    O iOS 9 é exclusivo da marca da maçã, o Android M não é exclusivo de uma marca.
    Não comparem sistemas operativos com equipamentos, é absurdo.

    • Vítor M. says:

      Tens razão, mas quem tem Android deveria ser melhor servido, as marcas deveria fazer um serviço mais cuidado aos seus clientes. Não concordas?

      • Diogo Pires says:

        Vítor, sou utilizador Apple mas percebo o teu ponto de vista e até concordo que as marcas deveriam servir melhor os clientes Android. Esta comparação é sempre controversa mas a própria Apple gosta de falar nela nas suas keynotes.
        Para mim, a comparação entre iOS e Android em termos de % de presença nos respetivos equipamentos não faz sentido por 2 motivos:
        1. Aquele que é o mais abordado aqui nos comentários, o facto de o Android estar dependente de vários fabricantes para chegar aos respetivos terminais, o que limita e atrasa muito crescimento desta taxa de utilização.
        2. Tem a ver com o teu comentário de servir o cliente. Mais uma vez, concordo que “as marcas deveria fazer um serviço mais cuidado aos seus clientes” mas o problema é que há Android instalado em equipamentos que custam 100€, 200€, 300€, …, e 700€. Será que faz sentido quem paga 100€, por exemplo, ter o mesmo nível de “serviço” do que quem paga 700€? Esta é a minha questão.
        Não sou tão extremista como alguns comentários aqui e dizer que só se devia comparar iPhone com Nexus. Para mim, faria sentido comprar a presença dos sistemas operativos em smartphones do mesmo segmento (preço) que o iPhone. Na minha opinião, seria uma comparação mais justa 🙂

        • Joao Magalhaes says:

          Sem dúvida, não chego ao ponto de comparar a nivel de preços pois a partir de 400€ já tens telemoveis que recebem as atualizações, que é o caso do meu Sony Z2 .

  7. night says:

    muito gostam de misturar coisas do ios vs android.

    • Vítor M. says:

      Não, o ponto de vista vem ao encontro da insatisfação que muitos utilizadores têm, face à não disponibilidade da última versão do Android para os eu dispositivo, o que se torna injusto. É nisso que se compara, a preocupação de quem vende, o cuidado em vender e dar continuidade ao suporte, à usabilidade do dispositivo. O cliente merece, pois investiu por vezes muitas centenas de euros.

  8. o maior says:

    Aqui Iphone 6s com IOS 9.1

  9. Vitor says:

    parabéns. Feliz ex utilizador Apple e actual android

  10. Pois says:

    E que tal basearem a comparação entre android com os dispositivos que têm oficialmente suporte/actualização para o Android MM? Assim está feito com o iOS9 pois nessa percentagem apenas inclui os iphones suportados pelo iOS9, o resto fica de parte.

    • Pedro Pinto says:

      Mas afinal há Androids de primeira e de segunda? 🙂

      • Slzrq says:

        Ao contrário do iPhone, os telemóveis com Android são fabricados por imensos fabricantes diferentes, parece-me perfeitamente plausível classificá-los em diferentes graus de qualidade e respectivo preço.

    • JBM says:

      Não, esta percentagem é sobre todos os aparelhos iOS em uso, mesmo os que não têm suporte para iOS 9. A diferença é que a Apple, ao contrário dos outros fabricantes, dá suporte alargado a todos os aparelhos iOS.
      Achas que faz algum sentido fazer comparações artificiais que mascaram a ausência de suporte nas plataformas?

  11. Nélio says:

    Também não admira, quais são as empresas que hoje em dia se importam mesmo em atualizar os seus dispositivos Android com o software mais recente?

  12. censo says:

    “Contra factos não há argumentos e este pode ser, sem dúvida, um bom motivo para comprar um dispositivo da marca da maçã” … a sério ????? Este artigo pretende o quê ?

    • Pedro Pinto says:

      censo, de novo essa conversa? É apenas um facto que pode pesar na hora de comprar….apenas um..

      • JM says:

        Comprar um dispositivo com android e pensar principalmente em atualizações do SO a tempo e horas é perfeitamente compatível. Basta saber escolher. Por isso não preciso de esquecer o android como sugere! Se isso é um facto, é um facto enviesado.

      • censo says:

        Não, Pedro. Sabes bem que não. É que o artigo deixa no ar uma impressão errada por se fazer uma comparação que a meu ver tem muito pouco de rigor. Por outro lado, a ideia que este artigo deixa no ar, ou o que se pretende com ele, pode muito bem estar relacionada com o facto de termos aqui dois administradores a defendê-lo respondendo aos comentários.

        • Vítor M. says:

          É interessante ver até que ponto não aceitam o contraditório e censo, a questão aqui passa pela interessante visão de muita gente de olhar para as marcas como equipas de futebol e defender mesmo sendo prejudicadas por elas.

          A questão presente é clara: então porque não actualizam as marcas os seus dispositivos Android?

          Porque não fazem um esforço para isso, porque não querem tratar o utilizador da forma como este merece, porque não têm possibilidades, porque não têm interesse, etc… mas há razões para o utilizador não ser bem servido, e alguns ainda ficam contentes com isso 🙂 e acham-se provocados 😉

          A questão é mais interessante que simplesmente comprar sistemas, é mais saber até que ponto as pessoas são inteligentes ao ponto de deixar de lado o clubismo e defender a sua própria causa, o seu interesse, a sua usabilidade e qualidade de utilização face ao que pagaram. Alguns sabem que deveriam estar melhor servidor, com actualizações a tempo e horas nos seus dispositivos, até porque é isso que as marcas devem fazer.

          Essa é a intenção do artigo, provocar um brainstorming ao “clubistas” distraídos 😉

          • Slzrq says:

            A resposta a tantas questões é essencialmente uma: porque as pessoas não querem saber, logo, não exigem isso ás marcas, simples.

          • censo says:

            Vitor, a isso chama-se “dourar a pilula”. O clubismo é fomentado pela vossa escrita. Aquilo que vocês acham não quer dizer que seja realidade. Os utilizadores deste ou daquele sistema não se acham prejudicados, pelo menos não de forma tao generalizada como vocês afirmam. Tens razão quanto ao interesse que estes temas geram, mas tens de perceber que quem está deste lado também é inteligente o suficiente para avaliar o que se pretende quando se publicam estes artigos. E toda a gente sabe que este tipo de avaliação sobre estes dois sistemas não se faz por que simplesmente não é exequivel fazê-lo nem tao pouco rigoroso.

          • Vítor M. says:

            Não, ti não te achas porque sabemos que és anti apple. Isso é sabido. Nós somos adeptos de todos os sistemas, até porque usamos todos, cada um ao seu estilo, cada um dos vários utilizadores usa diversos sistemas, mas tu não, és anti apple desde sempre e desconhecedor, que são os piores dos adeptos clubisticos. Repara, interpretas logo como se nenhum utilizador android estivesse descontente e o que mais vemos são utilizadores android descontentes porque a Sony, a LG, a Samsung não se despacha a actualizar as versões para os seus dispositivos e queixam-se permanentemente. Mas tu não consegues ver isso 🙂 tens um bloqueador natural. Por isso, aqui não há um dourar és mesmo tu que tens esse limitador e és anti algo e os anti algo sabemos que deturpam tudo a seu favor 😉

            Eu sou sempre contra qualquer marca que não cumpre, se pago, seja apple, samsung, toshiba, canon… (marcas do meu dia a dia) eu reclamo, afinal pago é para ser bem servido, tu não, mesmo mal servido, tu defendes arduamente. Isso tem um nome 😉

  13. mario says:

    Ainda gostava de saber quais são as grandes vantagens de ter um ios ?

  14. Hugo says:

    Gostava que os utilizadores de android me dissessem algum dispositivo de 2011 que ainda recebe atualizações pois o iPhone 4s e ai vêm vocês dizer aí mas esta muito lento e contra isso eu respondo tem 5 anos os android não precisam de mais de 4 meses para ficarem tão ou mais lentos.
    Enviado do meus iPhone.

    • mario says:

      olha eu tenho 1 asus 173 x tablet android 4.2 e esta muito bom. paguei 140 € por ele e se for comprar outro agora gasto mais 140 € mas este já tem componentes muito superiores ao iphone 4s que compraste por 500 €. Acho que ainda tou a ganhar dinheiro.

      • pedro says:

        isso de specs é RIDICULO
        na realidade nao prestam
        um iPhone single core com apenas um giga da a ratada a octacores e e 3000 gigas de ram
        bla bla bla
        e como aquelas aparelhagens dos coreano-chineses
        que dizem 300 watts no autocolante florescente e depois mal se ouve
        quem compara specs do iPhone com os outros todos
        e tem telefones de 5 escudos e diz que tem mais memória que o iPhone
        não devia participar nestes comentários um zero no que toca a conhecimento .

      • Hugo says:

        Ahahahah xD casa com o teu asus

  15. Xavier says:

    Comparação da treta, telemóveis Android por 100€ vão ter o mesmo suporte do Iphone 4s que custou 600€ ou 700€!? Claro que não, agora se comparassem ambos da mesma marca, ou até mesmo vários topos de gamas de várias marcas (Android) vs Iphone… Tive vários Galaxy Note e sempre tive várias atualizações, ou comparamos situações no mesmo patamar ou estamos quietos, vocês comparam o BMW Série 7 com o Peugeot 206? Não me parece…

  16. Manuel Azul says:

    Alhos e bugalhos….

  17. Tiago Batista says:

    Tenho o Nexus 7 de 2013 já com a versão 6.0 do Android que chegou legalmente (não teho root). Dou bastante valor ao suporte, tanto que anteriormente tive um nexus s, depois Lumia 920 (actualmetne) e este semana chega o substituto dele, um Lumia 950.

  18. Zefra says:

    Temos de separar as coisas. Android é utilizado por varios fabricantes. Obviamente que ha uma razao acima de tudo economicista da coisa. A Apple com menos modelos se o hardware estiver ok vai ter update. No Android penso que sem ser os Nexus raramente um smartphone vai alem dos 2 anos de suporte. Sendo assim a comparacao por muito que a queiram tornar aceitavel nunca o sera. Em termos de suporte a Apple esta em vantagem. O hardware tem mais longevidade. Quanto ao Android se houver por ai algum OEM que tenha mais de 2 anos de actualizacao de SO sem ser nos Nexus podem falar

  19. Dave Snow says:

    Acho que para a comparação ser mais séria, devia ser feita entre dispositivos a Apple (iOS) e Google (Android), porque os restantes dispositivos as actualizações dependem da própria empresa, infelizmente.

    • Xavier says:

      Eu assino por baixo! Sem dúvida, mas isso já não lhes interessava :), os valores deveriam ser ela por ela, ou até melhor para Android, porque muita malta queimada com updates no IOS deixa de os fazer ou só faz passado mts meses…

    • pedro says:

      “the ones who loves hardware should do their own hardware”
      É por isto que a APPLE dá 10 a 0 aos outros
      mas agora também a microsofre está a seguir os passos da apple
      assim como a google
      mas ao julgar pelos carros deles não me parece

  20. Rjreis says:

    Na realidade esta comparação não deve ser analisada deste modo. Não há dúvida que o ios rapidamente fica disponível para os dispositivos Apple. Mas isso também é verdade com os dispositivos nexus. O problema do Android prende-se basicamente com o facto das fabricantes quererem vender telemóveis e não software. Como alternativa existe sempre a hipótese de dar um novo fôlego a um equipamento Android mais antigo (que não da linha nexus) instalando uma ROM. Mas mesmo aqui há que saber escolher um equipamento que venha a ter essa possibilidade.

  21. Delta says:

    Porquê tanto hate? O PPlware às vezes é tendencioso para uma ou outra marca, mas esta notícia foi totalmente imparcial, mostraram dados estatísticos. ”Ah e tal, iOs corre em poucos modelos diferentes” e então? A Google só devia distribuir o seu SO por tantos smartphones se conseguisse garantir o suporte para todos, e não tou a dizer que tenha de ser suporte direto, mas obrigar os fabricantes a darem alguma atenção aos modelos lançados já era um começo.

  22. Adriano Matos says:

    Apesar de este artigo ter algo de verdade, é um pouco “tendencioso” pelo facto de, como alguém ja ter mencionado acima, estarem a comparar dados de uma empresa que tem um SO para várias empresas com um SO e que essas é que devem ter de dar suporte ao equipamento. Além do facto de estarem a comparar modelos/versões num lado e coisas diferentes no outro.

    Antes de me atacarem por isto ou por aquilo, sou utilizador de ambos. Tenho um MBP, um iPad, iPhone e vários androids. Por exemplo, o iPad que tenho, está no iOS 5.. Conta para a vossa estatística? E tenho uma box Android com o KitKat. No entanto o meu OPO tem o Lollipop e terá (supostamente) o MM daqui a uns meses. Demora? Sim. Mas tem a vantagem de poder ser instalado em versões não oficiais. iOS não dá….

    Ambos os sistemas tem vantagens e desvantagens. Deu o meu iPhone 4s à mulher e comprei um OPO. Sinto falta de algumas coisa do iOS no ecossistema que tinha em casa (iPad/iPhone/MBP). No entanto, o Android tem várias vantagens que o iOS não tem.

    Usem e abusem do sistema que vos melhor serve e completa. Mas não usem “o meu é melhor que o teu” porque isso não existe.

  23. luislelis says:

    Opinioes .
    Updates sao por norma correcoes e melhorias. Certo?
    Se tiver muitos bugs/erros precisa de mais updates. Certo?
    Se obriga a upedeitar quer dizer q e grave. Certo?
    Por outro lado iphone e um produto soft+hard nao separavel.
    Android? funciona em telefones, televisoes, pcs, tabletes, car audio, car gps, car enterteinement, consolas, hdmi dungles….etc etc etc.
    Ok tenho um Nexus e canto de galo. (Esta rooteado, nao ha updates pra ninguem… se choro ? Sim, mas…. baixinho pra ninguem ouvir)

  24. jonny says:

    LG de 10€, versus, iPhones de 500€.. Certo, faz todo o sentido, aliás vir com a treta de as marcas deviam dar mais suporte, se calhar fazer 1/2 modelos a cada 6 meses e cobrar 700€ por cada um não é mais que justo ter suporte durante 4 anos..

    Agora uma comparação preço suporte do Android One vs IPhone.. Não me peçam dados, o desafio de ser coerente e imparcial está no vosso lado..

    • Filipe Pinto says:

      compara o galaxy note 4 que nem lolipop tem e custou 800euros, isso sim uma vergonha. Galaxy s6 700euros e n tem 6.0 antes de 2016…o iphone 6 de 577 euros (mais barato) ja tem o 9.1…diferencas

      • jonny says:

        Por acaso tem Lollipop disponível, não tem o 6.0, está mal, mas isso é culpa da Samsung, se a comparação fosse feita entre Apple e Samsung, então era justo, os preços são idênticos, sendo que a Samsung se baseia num SO que nem é feito de raíz por eles, e o suporte é muito fraco..

        O problema deste “estudo” está na comparação de um sistema criado pela google, mas em vez de se usar para estudo os pordutos a que a google promete dar suporte em termos de OS, usa-se todos os dispositivos a quem a google disponibiliza o OS gratuitamente.. Daí o exemplo dos Android One e dos Nexus, o Nexus 4 teve 3 anos de suporte, mas custava metade do iphone 5 quando ambos saíram..

        • JBM says:

          estudo?
          Isto são os dados oficiais da Google e da Apple para os aparelhos nas suas lojas.
          Os Nexus não têm peso representativo sobre a plataforma Android, não revelam nada sobre o seu estado. E mesmo assim não têm o mesmo nível de suporte do iPhone.

          • jonny says:

            Está entre aspas, mas eu não sou professor de português..

            Dizer que não têm peso representativo é cómico, comparar iPhones com Androids é normal, quando a quota da mercado do iPhone é de 15% comparado com 80% que representam os dispositivos Androids.. Já comparar os smartphones que à imagem da Apple, a Google promete suporte por um mínimo de 3 anos, não serve para comparar, não dá jeito..

            Se mesmo assim os iPhones têm melhor suporte, tomara, até este últimos 2 nexus, um iPhone custaria no mínimo o dobro de um nexus..

            Ou se calhar é expectável que, por exemplo, um cidadão que ganhe o ordenado mínimo, tenha o mesmo poder económico que um que ganha o dobro..

          • Nardo says:

            Os Nexus são o unico exemplo do suporte da Google aos seus telemoveis. O suporte é inferior, tal como o preço.

          • JBM says:

            o que é que os Nexus serem da Google tem a ver com o estado da plataforma Android?

          • JBM says:

            jonny,
            a linha Nexus é mais pequena que uma gota no oceano, não tem qualquer peso em termos de utilizadores na definição do estado da plataforma Android. E é isso que se está a comparar o estado das plataformas, Android e iOS, que tem importância para o seu desenvolvimento e consequentemente para o usufruto dos utilizadores.
            Cómico é numa comparação entre plataformas argumentar pela exclusão duma das plataformas da comparação – e não são as vendas que contam aqui.
            Incrível como as pessoas invertem a lógica. Encontrar razões para a situação não serve de justificação para esconder a realidade, ou achar injusto mostrar a realidade

  25. Nuno says:

    Infelizmente muitos equipamentos de topo sao lancados com o SO desatualizadose nao recebem grande suporte. E pena que haja essa dispersao, apesar de se perder alguma liberdade ou customizacao eu preferia que fosse linear como ios ou wp em termos de updates. Mas o dinheiro e’ que manda, para os utilizadores mais exigentes funciona como um prazo de validade do produto, nao recebendo novas features/optimizacoes/melhor desempenho/melhor bateria, sendo a solucao a compra de um novo equipamento.

  26. Demonoid says:

    Bem vendo a comparação, posso dizer que 100% dos Windows Phone 8 estão com o 8.1 instalados.
    Logo têm uma taxa maior que o iOS.

    • Filipe Pinto says:

      n venhas falar do windows phone, ja experimentei um e devolvi o no dia…que coisa tao limitada e sem apps. So para chamadas e sms..o meu pai acabou por gostar dele pois n faz mto mais com o tlm

    • JBM says:

      Não só isso não é verdade – ainda há aparelhos com versões anteriores ao WP 8.1 – como a comparação que fazes é completamente desajustada – o WP 8.1 existe há ano e meio, o iOS 9 há menos de 3 meses.
      Com o iOS 8 a percentagem de aparelhos actualizados já era maior do que no Windows Phone.

  27. Ricardo Sousa says:

    Ainda acho que a “cumplicidade” hardware/software continua a ser um dos grandes trunfos do Iphone.
    Estou a usar um Iphone 3G emprestado, e tenho de admitir que está um pouco lento mas não me bloqueia. Claro que não posso usar tudo o que quero., mas o touch, entrar e sair de aplicações, tudo funciona devidamente.
    Por outro lado tenho um Huawei G620 da empresa e às vezes não percebo a razão de reiniciar sozinho, aplicações que forçam o encerramento, etc.
    Adquiri um Alcatel Idol 3 esta semana tendo em conta o ecrã, cpu e câmara. Começaram me logo a dizer se eu já confirmei o upgrade para o 6.0!!!!! Mas como é que este aparelho não poderia vir a ter update para essa versão? É a pergunta que faço.
    Obrigado a todos

  28. Jmmso says:

    A discussão aqui parece ser sobre a comparação do suporte que uma só marca dá vs o suporte que n marcas dão ou deixam de dar. Aqui está a razão pela qual o iOS e os iPhones são incomparavelmente melhores que o Android e as chinesadas que por aí se vem ao preço da uma mijona.

  29. Ricardo Pinto says:

    Comparação injusta. Até porque como sabemos o Android é utilizado por centenas de marcas, e ao contrário da Apple, o sistema Android está presente, na sua grande maioria, em dispositivos de baixo custo. Se alguns smartphones aguentam novas actualizações e não as recebem, a grande maioria simplesmente não as recebe por não suportarem. Não tenho acesso a dados, mas diria que a maioria dos Android que estão activos neste momento não têm capacidade para receber actualizações mais recentes. Já na Apple, alguns equipamentos receberam a última actualização, de forma um pouco optimista, diria que o 4S ficou mais lento que o normal.

    Apesar de achar a comparação injusta, dá para perceber que a Apple dá mais importância aos clientes de forma a actualizar os dispositivos sempre que possível, apesar de considerar que alguns dispositivos não ficam tão bons de utilizar como seria expectável. Já nos Androids, alguns aguentavam mais, mas simplesmente as marcas deixam de dar suporte porque têm mais 100 modelos à venda.

    Neste caso, achava mais interessante comparar modelos específicos de Android.

    • JBM says:

      o que é que caracterizar a realidade tem a ver com justiça? Enumerar algumas das razões para a situação não serve de desculpa para escamotear os números que caracterizam cada plataforma

  30. Francisco Almeida says:

    Os utilizadores Android são um bocado limitado não são? São pois. Não todos, mas pelo que se lê nos fóruns a grande parte é muito limitada.

    Queixam-se permanente que o fabricante do seu telefone não disponibiliza a actualização do Android mais recente, praguejam contra a Sony, LG, Samsung e afins pela preguiça em adoptar as versões acabadas de sair da casa mãe, mas para defender a sua dama são capazes de fazer estas figuras de acéfalos.

    Santa ignorância. Tristes.

    • Vítor M. says:

      Nada disso, há apenas algumas pessoas que não conseguem perceber que o mais importante são eles enquanto utilizadores e acham que é preferível defender com unhas e dentes a marca mesmo estando a ser prejudicados em não ser bem atendidos por quem lhes vendeu um smartphone. Mas isso é problema de cada um. São escolhas.

      • Monica says:

        Parece uma tentativa de lavagem cerebral aos utilizadores. Quase que a obrigar os utilizadores a mudar para a apple, porque dao atualizações mais rápidas. Só quem ta por fora vai nessa cantiga. A apple é arrogante como companhia e nas suas decisões, os utilizadores ficam contaminados.

        • Vítor M. says:

          Nem pensar, não mudem quem não tiver de mudar nem precise dos produtos Apple, até porque só servem a alguns. Cuidado, uma medida não serve a todos. Agora essa visão é cónica, está a ver pelo lado utópico, deverias ver pelo lado do serviço prestado ao cliente, pela qualidade do serviço. Se não entendes dessa forma, então é porque estás satisfeito com o facto de m teres um dispositivo que muito provavelmente nunca terá uma actualização ou em dois anos estará desactualizado. Mas respeito essa tua visão, que é apenas tua.

      • alkjsdlkajsd says:

        sim Vitor tu és complemente imparcial 🙂 basta ler os teus comentarios em outros topicos 🙂

      • Filipe Coelho says:

        Vítor, disso há tanto de um lado como do outro. O que aqui está em questão é que suporte ao iPhone e ao IOS só há uma empresa a dar. A Apple faz o SO, desenvolve o Hardware, e mete a funcionar em conjunto. O caso do Android é completamente diferente. A Google também faz o SO, o Hardware e mete a funcionar em conjunto. Mas também disponibiliza uma versão do sistema operativo para quaisquer outras marcas que queiram aproveitar o código base do Android e criar um SO baseado em Android mas para o Hardware que essa empresa desenvolver. A Google liberta os updates para o Android assim que eles estão prontos. E posto isso passa a atualizar os seus aparelhos para essa versão. As outras marcas se fazem isso ou não não tem nada haver com a Google não dar suporte. A Google garante já a versão base do Android atualizada, mas não pode nem tem obrigação de dar suporte ao que não é dela. Aqui não vi ninguém a defender a marca, apenas a apontar uma falha no artigo. É como dizer (não é bem, mas quase) que o kernel 4.4 do linux está a correr em apenas 0.1€ dos PC’s enquanto o Windows 10 já corre em 40% (dados não oficiais). Culpar os devs do kernel por não atualizar às mais variadas distros é simplesmente errado. Não é bem igual, mas a ideia é quase a mesma.

        • Vítor M. says:

          Mas eu não disse que tinha a ver com a Google, aqui a Google tem uma responsabilidade quase nula, tem alguma porque é a responsável por desenvolver uma solução que serve a todos, mas quem tem a responsabilidade de dar suporte é o fabricante e é a esses que os utilizadores não devem estar a defender quando ficam anos sem uma única actualização. O pior é que se sentem magoados na intimidade quando se lhes aponta isso, erradamente defensores de um sistema que os prejudica.

          Se a Apple ou a Microsoft não actualizar, ora, é criticar e pressionar, afinal quem paga tem de ser bem serviço, aqui em causa está o cliente e utilizador, as marcas têm é de servir bem, isso é o que está em causa neste artigo.

          • Filipe Coelho says:

            Mais uma vez, falas na Apple ou na Microsoft. Então fala também na Google, na Samsung e afins. Não fales no sistema como um global. A Apple dá suporte aos seus telemóveis de gerações antigas. A Microsoft também. A Google também. A Samsung desde que sai da casa não recebe atualização praticamente nenhuma salvo raras exceções. A questão aqui é que falando de iOS ou Windows Mobile/10 está intrinsecamente ligado à Apple e Microsoft respetivamente. Android liga-se à Google e embora seja verdade que a versão base do Android é feita pela Google, a partir do momento que uma empresa pega nele e faz as modificações que quer, deixa de ser o Android da Google. As marcas têm influências no suporte, tanto a Apple como a Microsoft como a Google são boas nisso. Não se pode dizer é que a Apple e a Microsoft fazem e o Android não.

          • Vítor M. says:

            Estás finalmente a falar dos fabricantes, é esse o ponto de vista exactamente.

    • alkjsdlkajsd says:

      com tanta rom disponivel por ai , achas mesmo que são os androids que são limitados? 😀
      diria que era mais ao contrario 🙂

    • Joao Magalhães says:

      Têm que ser limitados companheiro, quando se fala num produto que vai de 50€ a 800€, ou seja, apanha o utilizador mais idiota como o mais inteligentes, se estás a falar do IOS, sem dúvida que tem actualizações mas para isso pagas 900€ por um telemóvel, ora, eu com o meu Z2, que custou 375€ até hoje tenho tenho tido as actualizações e quando não tiver também não morro por isso, enquanto der para fazer o que normalmente eu e a maioria faz, ir ao Facebook,email e jogar uns jogos está tudo bem, quando não der compro outro pelo mesmo preço e vou estar mais 2 ou 3 anos garantido. As marcas lançam os produtos mas a escolha é dou utilizadores.

  31. André says:

    Pois na minha opinião e como já vi em muitos outros comentários é que este estudo foi muito mal conseguido, ao contrário de muitos outros que já tenho visto aqui que são bastante interessantes. Que a Apple dá um melhor suporte ao seu produto é um facto e já é conhecido por todos, agora que não se pode fazer um estudo comparando um produto que o sistema como um todo (telefone e OS) é da responsabilidade de uma única empresa, com um sistema aberto como é o Android que é utilizado por muitas empresas que estão apenas interessadas em vender o seu produto e que para este funcionar metem lá um sistema que lhes é completamente alheio e do qual nem sequer querem saber, uma vez não se tratar do seu core business. A comparação que vocês estão a fazer e que é bem explícito no título é entre o IOS e o Android. Estudo igualmente inutil seria dizer que existem mais smartphones com androids do que com ios, uma vez que o ios apenas está presente nos iphones por este ser proprietário. Não quero ofender ninguém, mas os estudos só são realmente interessantes quando os objectos de estudo estão em iguais condições para se poderem comparar.

  32. Joao Magalhães says:

    Resumindo, seria uma boa táctica de negocio para a Google fazer pequenas alterações no Android ( lavar a cara ) e dizer que é compatível com todos os telefones, já não ia haver queixas e toda a gente ficava satisfeita, pois o que conta aqui é o efeito psicológico, eu sinceramente tenho um Z2 e sei que vai haver actualização mas se não tivesse ia dar ao mesmo pois em questão de segurança parte do utilizador e não do sitema.

  33. Pinto says:

    Ainda não perceberam que o pessoal do PplWare são Apple fanboys e que estão aqui nos comentários a defender um estudo que não faz sentido??

    • Pedro says:

      Concordo plenamente. Engraçado que não têm argumentos além disto.
      Tenho dispositivos android com mais de 3 anos e não os deito fora.
      Um serve de Media Center, e consola de jogos(NES,SNES,MEGA DRIVE, PSX, NEO GEO the works).
      Outro serve de camara IP.
      Outro serve de servidor FTP, Torrent downloader.
      E sabem que mais? Não têm a ultima versão de android.

      Acho que vou ter que comprar um iPhone para ficar obsoleto passado 2 anos.

    • Carlos Duarte says:

      +1. ainda não percebi quem “deixa” que isto aconteça, mas enfim.. haja vergonha 🙂

  34. Sergio J says:

    Vocês compram ou não compram o smartphone de acordo com o S.O. Portanto deixai-vos de tretas. Os fabricantes a quem vocês depositaram a confiança e o dinheiro deixam-vos pendurados. Isso é o importante, vocês comprar um equipamento Android. Vocês não compraram Nexus, compraram equipamentos com Android.
    Depois é muito giro virem dizer ah e tal essa funcionalidade que o iOS apresentou já existe na ROM do fabricante Y. E vocês tem essa rom? E vocês tem realmente suporte?
    Este estudo é mais que pertinente. Os developers simplesmente não podem utilizar novas funcionalidades e API porque apenas atingiam 0.3% do mercado. Se querem que as suas apps atinjam o maior numero de pessoas tem de usar funcionalidades e API que sejam compativeis com equipamentos de 3 anos atrás.

  35. Luis C. says:

    Questão: onde está escrito que a marca xpto se compromete a actualizar a versão de software do smartphone xyz?
    A Apple tem isso escrito? Se sim, muito bem, cumpre… se não, parabéns pelo apoio ao cliente extra que dá (é discutível, pois por vezes os updates dão mais problemas que a versão anterior).
    No caso do Android, sem dúvida nenhuma que está a pagar pela versão actual (se tiverem sorte) do software, sem garantias de update… É o preço de se pagar menos (naguns casos).
    Quando o consumidor paga por algo, deve (ou melhor, deveria) saber o que está a pagar… Se não sabe, ou não teve cuidado (culpa dele proprio) ou foi “convencido” por uma boa máquina de marketing.
    Portanto, deixem de notícias falaciosas de comparações sem nexo(us)!
    By the way: as vossas televisões xpto plasma TFT LED UHD também são todas actualizadas para a última versão de software?! E o vosso BMW, Toyota, Fiat, Mercedes, VW?! Provavelmente não, nem vocês sabem qual é a versão… Porque não vão também reclamar sobre isso?

    • Vítor M. says:

      Ainda bem que dás esse exemplo. Esta semana fui contactado pela marca do meu carro para ir actualizar o sistema do veículo para a última versão disponível. Faz parte sabes e mais, as TVs sim, também existe updates ao firmware, assim como muita coisa que se desconhece, pois vem naquelas letras miudinhas em baixo… sim aqueles pikininhas 😉 mas vem 😉

      Mas é isso, temos de saber antes de reclamar, é isso e é para isso que cá estamos: informar 😉

  36. Nelson Nunes says:

    Acho piada a este pessoal… Eu também tenho um iPhone 5s, e atualmente tenho também um Oneplus 2. Desculpem lá que vos diga, face a essas ridículas comparações. o iPhone pode ser um pouco melhor em produtividade. Posso concordar. Face à acessibilidade, estou plenamente de acordo. iPhone é melhor. Mas o Android faz o mesmo. Nºao me lichem. Caguem lá para a estética e a beleza do iPhone. Eu quero um telefone para utilizar e que me sirva nas minhas necessidades, não é para andar na rua a exibir por ser bonito. Quanto a iPhones se venderem imensoo, mesmo utilizados… Estou a querer vender o meui 5s, que nem dois anos tem, sem um risco sequer, e está impossível de vender. Parem lá de ser fanboys e de meter o iPhone por cima de tudo e de todos.

  37. Tiago Marques says:

    que lol de comparação

  38. Tiago Marques says:

    S6 Edge+

  39. Nardo says:

    Caro Vitor: não se pode atribuir as preferencias por Android/iPhone/WP ao “clubismo”. O clube normalmente não é escolhido racionalmente, mas por influência do meio, das pessoas que nos rodeiam e portanto o apego sem limites ao clube não faz sentido; já a preferência em telemoveis/SOs é normalmente racional, baseia-se em aspectos particulares de cada um e portanto é perfeitamente aceitavél que as pessoas tendam para um em particular, o que não faz sentido é não compreeender que aquele que é melhor para mim poderá não o ser para outros, e aqui penso estarmos de acordo.
    Por outro lado, não podemos também olhar só para o nosso umbigo e afirmar que tal como nós, que entendemos a vantagem dos updates (ainda que por vezes optemos por ignorar as desvantagens dos mesmos), toda a gente, ou sequer a maioria se preocupe minimamente com isso.

  40. Milton Sá says:

    So…many…BUTTHURT people!

    Mas tem piada é quando é para dizer que os iPhones são overpriced e que se podem comprar tantos Androids com patamares de preços mais baixos, tudo bem, mas quando se fala no problema que há em atualizações, já não se pode falar em Android como um todo, cada marca é responsável por si si blah blah.

    Estão é esquivando o principal desta questão toda que resume-se a uma palavra apenas: FRAGMENTAÇÃO!

    Ass.: Um utilizador muito feliz de Android que tem olhos na cara.

  41. joao matos says:

    Eu não tenho nenhum Nexus, mas tenho um Motorola Moto G2 que já tem a versão 6.0.1 cyanogenmod 13, apesar de saber que já corre na net, nomeadamente no site das três letras :-), a soak test rom da motorola da versao 6 android.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.