H2O Quality: Esta app permite saber a qualidade da água que bebe (em tempo real)
Quantas vezes já se questionou se a água que está a beber tem boa qualidade e se é controlada? Infelizmente esse tipo de informação não estava disponível aos cidadãos (pelo menos de forma simples) e nesse sentido foi criada uma app H2O Quality.
Esta app pode ser utilizada por qualquer cidadão ou turista. Saibam como funciona.
O H2O Quality é uma aplicação criada pela EPAL, gratuita e pioneira, no setor da água a nível mundial, que funciona por georreferenciação, e que permite a qualquer cidadão ou turista aceder aos resultados da qualidade da água relativos ao local onde se encontra, com informação atualizada diariamente, em português e em inglês.
De acordo com a EPAL, com esta app é possível saber informações sobre o cálcio, magnésio, cloro, cor, dureza, pH, entre outros, que poderá consultar em pormenor, visualizando os resultados e valores paramétricos. Com esta aplicação, pode ainda visualizar, no mapa, a localização de bebedouros perto do local onde se encontra, encher a sua garrafa reutilizável e levar consigo a água da torneira, a opção mais sustentável e mais amiga do ambiente.
De referir que no cumprimento da Lei nº 41/2018, de 8 de agosto, a EPAL passou a incluir nas faturas, informação sobre a qualidade da água, transmitindo aos seus clientes mais confiança na água da torneira. Esta informação é disponibilizada apenas aos clientes e os dados são referentes ao último trimestre, de acordo com o definido na legislação em vigor.
Infelizmente esta app só funciona na zona de Lisboa, mas certamente que a ideia poderá ser propagada por outras zonas do país.
Através do H2O Quality, é ainda possível aceder às outras aplicações da EPAL: o myAQUA, que permite ao cliente gerir os seus dados de contrato, e a app do Museu da Água, que permite obter mais informações acerca dos seus espaços culturais.
Download
Este artigo tem mais de um ano
App somente para Lisboa. Seria interessante se também fosse para resto do país.
+1
Sim , mas a Epal apenas fornece agua em Lisboa . Nos restantes normalmente as CM disponibilizam essa informação nos sites. Vale o que vale , visto que as analises são feitas na origem e não no local se consumo e normalmente variam.
Abc
No meu minicipio as análises são feitas em locais de consumo aleatórios também.
Visto que a vasta maioria dos conselhos em Portugal não é a EPAL que controla o fornecimento de agua (do concelho), muito menos ao nível das da distribuição, isto vale de muito pouco a um punhado da população.
Altameeente…. Só dá para Lisboa… Assim quando for lá aquela vez num ano já posso saber se posso beber água da torneira…
Pagamos água mais cara, mais de IMI, protecção civil e afins para isto mesmo para termos apps 😀
Era bom se apenas bastasse mergulhar o smartphone na água para saber isso 🙂
+1
Atenção que a EPAL não distribui água apenas em Lx. Há muitos Municípios da Região do Vale do Tejo que utilizam os serviços da EPAL.
Seja como for não entendo a utilidade da aplicação. A qualidade da água para consumo humano ou é boa, não não é distribuída! Certo?
Para além do mais, desde “… 8 de agosto, a EPAL passou a incluir nas faturas, informação sobre a qualidade da água”.
Mais uma empresa de um boy qualquer a sacar umas massas!
“Seja como for não entendo a utilidade da aplicação. A qualidade da água para consumo humano ou é boa, não não é distribuída! Certo?”
Nim, normalmente apenas o cloro e o pH são monitorizados “Live”, o resto vem de analises manuais normalmente diárias, podes chegar a receber agua impropria antes da analise do dia.
Oooora…
Yeps.. isso mesmo 🙂 agente queria era uma app que aumentasse ordenados sem aumentar impostos, isso é que era de valor …
Anyway.. a minha crítica era em relação ao facto de para muita gente o país ser só norte e sul, ou seja, do Porto até Lisboa… Daí para baixo é só colónia de Férias
Antigamente não havia app’s para ver a qualidade da agua e toda a gente bebia…simplesmente é mais uma app para encher o smartphone…paciencia…