PplWare Mobile

Galaxy S21 Ultra ou iPhone 12 Pro Max? Samsung mostra qual tem melhor fotografia

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Tuga says:

    “Contra factos… não há argumentos…”

  2. Rodrigo says:

    ambos os telemoveis tem cameras de caca! Nao confiaria em nenhum para fotografias importantes.

    • André R. says:

      Exacto, esquecem que isto são telemóveis que tiram fotos e não máquinas fotográficas que fazem chamadas…

    • iDroid says:

      Agora é que disseste tudo.

      Os smartphones são muito versáteis, mas as câmaras com lentes intermutáveis ainda estão muito à frente na qualidade de imagem.

      Claro, são bem maiores e pesadas, mas nunca há bela sem senão.

    • AqueleAmigo says:

      +1
      Quem se preocupa e realmente gosto de video ou fotografia, não vai usar um smartphone. Não há nada a argumentar.

  3. pedro says:

    O problema são as pessoas e os conceitos. O telemóvel devia servir para chamadas e aí ninguém se preocupa com o som, só nos preocupamos com a imagem e gadgets.

  4. Marta Brandão says:

    Só fico a pensar se fosse o Iphone a ter melhores resultados se os comentários seriam todos a falar em câmeras…
    Desculpem a franqueza, obviamente que uma câmera de qualidade feita com o único propósito de tirar fotos de qualidade terá melhores resultados que um smartphone, um tablet ou o que seja isso nem é assunto. Agora isso é para um nicho de users que são fotógrafos ou amantes de fotografia, video e imagen porque arrisco dizer para 96 ou 97% do user comum um bom smartphone para fotos chega e sobra perfeitamente e dizerem que tem câmeras de cáca… ainda devem usar o Nokia 7650 decerteza! Aliás prefiro ter um bom smartphone para fotografia que muita máquina fotográfica barata sem dúvida nenhuma, um smartphone hoje em dia é muito mais que um simples “telefone” para fazer e receber chamadas e mensagens, daí o preço que custam, para esse efeito que mencionam apenas existem os de gama baixa a 50€! Isto é o mesmo que alguém se lembrar de dizer que uma smart tv oled tem melhor imagem que uma câmera fotográfica profissional, e para ver videos ou fotos nunca trocaria uma smart tv oled por uma câmera profissional… Desculpem a sinceridade mas de um comparativo entre as câmeras de dois smartphones, fala-se em. câmeras fotográficas… respeito atenção todos temos o direito a dar a nossa opinião, mas não entendo!

    • Rodrigo says:

      eu tenho um iPhone e continuo a dizer que tem uma câmera de caca! Nem tem a ver com amantes de fotografia..qualquer pessoa que quer ter fotos decentes das suas viagens, momentos familiares, etc nao deveria depender dum telemóvel.
      Experimenta isto…tira uma foto no telemóvel que tu penses que seja de boa qualidade e depois passa essa imagem para um computador. Depressa ves que a imagem nao ‘e assim tao boa como pensavas.

      Alias qualquer imagem parece boa num ecra pequeno.

      • Vítor M. says:

        Tenho um ecrã 5K e contrario o que dizes. Uso diariamente a câmara do iPhone 12 Pro Max, antes usava o iPhone 11 Pro Max…… por aí em diante até ao iPhone 3GS e nota-se uma evolução tremenda desde o iPhone 7 até aos dias de hoje.

        O conjunto de câmaras e o seu software, é dos mais evoluídos (não é o mais evoluído, mas está entre os melhores). Quando fotografamos com um iPhone e passamos a imagem para o computador, recebemos uma qualidade muito fidedigna entre o que fotografamos e o que os olhos veem. Já no caso da Samsung, era sabido haver uma diferença grande do que fotografava para a realidade. Aliás, sempre foi uma marca que apostou em imagens com cores mais saturadas, mais “bonitas” mas irreais.

        Contudo, nos últimos anos, digamos no S20 e S21, adorou a política diferente (um pouco como a Apple sempre fez), proporcionar fotografia com detalhe sem serem saturadas. É verdade que atualmente têm uma qualidade excelente e em muitos casos é melhor que o iPhone, mas perde noutros… há sempre depois o gosto de cada pessoa. Mas neste caso, quando é a Samsung que tem necessidade de vir puxar a si a brasa da sardinha 😀 faz-me lembrar quando veio dizer mal da Apple no jack 3,5, ou no carregador… ou nos auscultadores… 😀

        • Rodrigo says:

          Mas isso da imagem ser fidedigna ‘a realidade ‘e outra questão completamente diferente. Nao era isso que estava a falar.

          Estava a falar passar a imagem dum telemóvel para o computador e comparar essa imagem a uma imagem tirada por uma maquina fotográfica qualquer (nem tem de ser uma DSLR). Se nao conseguires ver a diferença (o que duvido) experimenta fazer um pouco de zoom nas fotos..so um pouco.

          • Vítor M. says:

            Aaaa isso são outros duzentos…. Uma coisa é uma imagem de um smartphone, outra é uma foto de uma DSLR. Contudo, experimenta tirar num iPhone 12 Pro Max uma foto e guarda no formato RAW. Depois compara. Vais ver a qualidade.

    • Marta Brandão says:

      Rodrigo é apenas a minha opinião… eu quando vou passear ou de férias para algum lugar levo o smartphone na mala ou no bolso que é muito mais prático e tiro a meu ver e na minha opinião, ou pelo menos para mim digamos assim excelentes fotos com qualidade mais que suficiente e satisfatória para mim, e ainda ninguém que as partilha-se ou visse quer família ou amigos quer no smartphone, quer no PC, quer impressas tenha apontado o que quer que seja as mesmas portanto… redigo essa exigência é para um nicho de pessoas que está no seu direito de ter o seu padrão de qualidade, mas não para a generalidade!
      Se tiraria melhores fotos com câmera de qualidade ou profissional? Claro que sim, mas se para as do smartphone estão óptimas vou gastar dinheiro numa câmera e andar carregada com ela atrás e com tripés etc… (sim porque se a exigência é tanta na máquina fará sentido no restante material)… prefiro a praticidade do smartphone e a qualidade é excelente para o meu padrão de excelência, e isso é o mais importante.
      Se iria de Lisboa ao Porto mais confortável num BMW ou num Mercedes topo de gama? Claro que sim, mas não vou desconfortável no meu, pelo contrário até e não considero o meu carro uma cáca por isso… e isto parece-me um bocadinho este tema!
      Vitor não tenho Iphone e igualmente tenho excelente qualidade no smartphone, portátil e impressões… hoje em dia os smartphones cada vez oferecem mais a nível fotográfico e de video (e não só obviamente), agora cada um. tem o seu padrão e está no seu direito, o ponto aqui é ser-se extremista e dizer que as câmeras dos smartphones são uma cáca… isso é que para mim não faz sentido nenhum!

      • Rodrigo says:

        Mas as cameras dos telemoveis são caca em comparação com qualquer maquina fotográfica. Isso nao ‘e opinião. ‘E facto. ‘E física. Quanto maior o sensor, mais quantidade de luz entra no sensor, mais qualidade tera a imagem final. ‘E física e nao ha maneiras de contornar isso nem com o melhor software existente.
        Agora o que ‘e opinião ‘e achares que essas imagens são suficientes para ti. Se são, melhor para ti! Sem duvida que ter um telemóvel com camera ‘e conveniente e da jeito.

        Por exemplo a minha esposa gosta de fazer livros com fotos dos nossos filhos. Cada livro tem fotos a mostrar aquilo que eles fizeram e aquilo que aconteceu durante o ano. Ora posso confirmar que se olhares para as fotos nota-se perfeitamente aquelas tiradas por um telemóvel (iphone) e aquelas tiradas pela maquina fotográfica. A diferença ‘e clara e evidente.
        Se todas as fotos no livro fossem tiradas pelo telemóvel, uma pessoa ate achava que eram fotos boas. Mas o momento que vês uma foto duma maquina fotográfica ao lado dessas, notas logo a diferença e mudas logo de opinião.
        Talvez seja por isso que quando dizes que a generalidade nao exige grande padrão de qualidade tenhas razão! As pessoas nao tem noção daquilo que estao a perder quando so utilizam a camera do telemóvel. Se tivessem uma maquina normal talvez deixariam o telemóvel no bolso?

        • Marta Brandão says:

          Não as câmeras de smartphones de topo são boas, não são é tão boas como as câmeras profissionais… Cáca na minha opinião que vale o mesmo que a tua não são, e dai dizer que não concordo e não acho mas são opiniões como é óbvio cada um fica com a sua.
          Claro que qualquer câmera fotográfica boa ou profissional é superior a um smartphone nem nunca disse o contrário é só leres com atenção, até porque como dizes e bem é factual!
          Opinião é não concordar que as câmeras dos smartphones sejam cáca apenas isso, mas. cada um sabe de si como é óbvio!

  5. Heribert says:

    Iphone faz videos superiores a dslr de entrada e mesmo media gama. Muito melhor focagem, estabilizacao e hdr!

    • Celso says:

      Media gama de uma DSLR ? Ahahahahah rapaz eu gosto do que o iphone faz em vídeo mas dizer que se compara a uma dslr média gama é absurdo e já nem para dizer de entrada… E antes que digas, tenho o 12 pro max é bom mas não vamos exagerar

    • Rodrigo says:

      Posso por aqui uns links de videos tirados pelo meu iPhone e a minha maquina fotográfica e depressa mudas de opinião.

  6. RENATO NOGUEIRA says:

    Aqui no Brasil pagamos uma fortuna por esses dois aparelhos… es esquecemos que por muito menos compramos uma DSLR mais em conta pra fotografar com qualidade.

  7. Anastácio says:

    Investem no zoom e pessoalmente uso o zoom…nunca! Prefiro iOS

  8. Luis Henrique Silva says:

    Entre os dois, segundo as analises que vi no youtube um é melhor que outro em certos cenários, por isso são ambos bons.
    Mas prefiro a minha canon DSLR.
    Não há hipotese.

    • joao matos says:

      Certo, não há hipótese. Mas quem quer tirar fotos para ‘recuerdo’ e não leva a fotografia a sério, e pretende a melhor fotografia que um telefone possa oferecer, são opções. Compreendes que nem toda a gente numa viagem tem disponibilidade para carregar a dslr, as várias lentes na mochila e mais o tripé para fazer fotografia de qualidade, já para não falar de disponibilidade monetária. Facilmente um tripé anda nos 1000 euros, e as lentes facilmente andam nos 2000, 4000 euros e até mais. Mas sim, quem gosta e tiver possibilidade monetária, é um óptimo hobby e que em certos casos se for bem gerido pode possibilitar algum retorno monetário.

      • Rodrigo says:

        as pessoas estão sempre a falar da maquina DSLR como única opção a um telemóvel..qualquer maquina fotográfica tipo Point & Shoot tira melhores fotos do que um telemóvel! qualquer uma!

        • joao matos says:

          Rodrigo, sim é verdade…porque começa logo no tamanho do sensor, que numa maquina fotográfica é maior. Á medida que o tamanho do sensor aumenta o ‘crop factor’ diminui. É claro…não há comparação.

      • iDroid says:

        Compras um tripé de 100 euros que te chega e sobra (sei do que falo). Se tiveres uma DSLR Canon APS, como uma Canon 200D com lente de kit não te chega a 700 euros, e uma nifty fifty como uma EF 50mm f/1.8 STM tem um preço a começar nos 120 euros, com focagem silenciosa e rápida, ideal para vídeo.

        Não precisas de ir para esses valores para teres excelentes resultados em fotografia e vídeo.

        • joao matos says:

          iDoid quem compra uma slr, e tenho vários amigos e ex-colegas de trabalho que levam a fotografia a sério, a lente que vem com o kit (as chamadas tradicionais), começas a achar limitativo e começas a penas numa f/2.8 (aqui é possível já bater no 1000 euros só uma lente).Também depende que tipo de foto sem tem em mente. Depois começas a pensar em lentes claras, para fotografia nocturna com F/1.1 200/300 euros?? (se com uma f/2.8 dá? Dá! :)) . Sim eu sei…há tripés para todos os preços mas um bom tripé manda para 700, 800 ou 1000 euros. E no final, se me perguntarem se eu estou disposto em andar com tudo isto atrás eu respondo que não. Mas isso sou eu. Conheço quem tenha passado muitas horas para conseguir tirar a fotografia perfeita a um pássaro :), inclusivé tem na coleção de lentes uma ‘olho de peixe’. Se ele está errado? claro que não, porque gosta, porque é um hobby.

      • Luis Henrique Silva says:

        andas a ver muitos zeros……
        a minha canon que vinha já com uma lente, mala, e comprei mais uma lente de f1.8 paguei por volta de 500€, a mala com a máquina e as duas lentes não ocupam muito e já levei em viagem…..
        o tripé comprei mais tarde e é bem bom, e paguei bem menos de 100€

        • joao matos says:

          Não Luis não ando a ver muitos zeros. O que é bom custa dinheiro. Tão simples quanto isto. Como dizia no anúncio ‘não é a mesma coisa’ 🙂

  9. XneloX says:

    O iPhone 12 vence qualquer outro telemóvel em “lens flare “

    • Luis Henrique Silva says:

      o iphone em boa qualidade é verdade, mas nem em todos os cenários, vai ver as várias analises fotográficas entre os dois smartphones vez que ficam empatados, pois o iphone ganha nuns cenários noutros perde. o S21 a mesma coisa…..enfim…..

  10. Henry Jr says:

    Samsung ou iPoney?
    Xiaomi Mi 11 Ultra!

  11. Só rir says:

    Para quê que te dás ao trabalho de ir para o google pesquisar termos técnicos para depois vires para aqui armado em expert se nem.sequer sabes o que os mesmos significam, “AIDói?”. Ridículo!

  12. Robson william says:

    Porque as pessoas insistem em comparar câmeras de smartphones com câmeras profissionais? Ingenuidade ou ignorância?
    Por favor gente, sejamos mais sensatos. Câmeras profissionais em smartphones é apenas propaganda pra instragam. Qualquer flagship oferecerá uma tech de ponta, agora, se você acha que um celular vale mil dólares você é um grande idiota redondo!!! O custo de produção de um s21 ultra ou 12 pro é 200 dólares… O resto é só questão de gente disposta a pagar para ter acesso a uma “câmera profissional” e uma pose social.
    Se qualquer produto custa mais de 20% de sua renda mensal, você é só um consumista bobo.

    • Vítor M. says:

      Não tem lógica o que dizes. Porque um smartphone não tem um custo só de produção. Tem de investigação (muitos custos em parcerias com institutos e universidades, assim como empresas dos mais varidos segmentos), produção (com parcerias e reserva de stock, que custam milhões), distribuição (que tem um custo cada vez maior, derivado do aumento do combustível e de outros custos ficais de cada país) , marketing e pós venda (que, além da garantia, tem planos de assistência dirante muitos anos).

      Usando a tua retórica, é idiota pensar que um smartphone, que é seguramente o gadget com mais tecnologia alguma vez ao dispor do homem, terá apenas um custo residual de “assemblagem”. Só o suporte das plataformas que estão por trás dos sistemas que fazem parte dos smartphones, como a Samsung tem (sistema operativo, lojas, sistemas de segurança, licenças de comunicações, etc…) são milhões de dólares investidos e mantidos ad eternum. A não ser que aconteça como a MS que acabou com tudo por não conseguir dar uma continuidade com sucesso às suas plataformas.

      Quanto custa manter tudo o que está por trás do ecossistema da Apple? Quanto custa só a investigação, patentes e tecnologias que têm de comprar ou pagar a terceiros? Quanto custará desenvolver e manter o iOS ou o Android?

      Falar é fácil 😉 e mandar uma “berdoadas” é só juntar umas letras e tal.

  13. Pedro Fernandes says:

    Penso que ambos tem os seus pontos fortes, cabe às pessoas fazer as suas escolhas.

    O Ídolo | Filme – Samsung S21 Ultra.

    https://www.youtube.com/watch?v=mrOKWV-oico

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.