Os países afetados por esta pandemia, têm apostado em diversas formas e estratégias para conseguir controlar melhor a situação. Para além do confinamento e das medidas e equipamentos de proteção, surge ainda a possibilidade de um sistema de monitorização da COVID-19. Em poucas palavras, este recurso poderia permitir contactar as pessoas que estiveram em proximidade com alguém infetado, de modo a informar dessa situação.
Questionámos os leitores se abdicariam da sua privacidade em prol de uma app de vigilância da COVID-19 e hoje conhecemos os resultados.
Abdicaria da sua privacidade em prol de uma app de vigilância da COVID-19?
No âmbito desta questão, obtivemos 2.ooo respostas, e após termos encerrado as votações, concluímos que as opiniões se dividem entre o SIM e o NÃO.
Mas a maioria dos leitores com 6o% das respostas diz que NÃO abdicaria da sua privacidade em prol de uma app de vigilância da COVID-19 (1.203 votos).
Por sua vez, os restantes 40% diz que SIM, poderia colocar ‘de lado’ a sua privacidade, como forma de contribuir para um sistema de monitorização da doença causada por este novo coronavírus (797 votos).
Resultados em gráfico
Em ambos os países, o sistema passa por uma aplicação móvel para que se consiga determinar as pessoas com quem os cidadãos infetados estiveram em proximidade. Desta forma esses contactos podem ser alertados e informados de que poderão, também eles, ser portadores da COVID-19.
Em Portugal, um sistema idêntico poderá estar a ser analisado para ser aplicado no nosso país.
Participe na nossa questão desta semana
Questão desta semana:
Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, para conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.
Assim, caso queiram ver algum tema votado nas nossas questões semanais, basta deixarem um comentário com o mesmo ou enviem para marisa.pinto@pplware.com.