Com o verão à porta, saiba como evitar o sobreaquecimento do seu telemóvel
O verão está à porta e temos sentido cada vez mais a sua chegada precoce. Conforme deve saber, com o calor do verão, chegam aqueles momentos em que sentimos o telemóvel a escaldar, por razões que nem sempre conhecemos.
Independentemente do sistema operativo, hoje, damos-lhe algumas dicas para evitar o sobreaquecimento da sua máquina.
Maio tem brindado o nosso país com um calor incomum e as medidas que tomaríamos apenas no verão, têm de ser tidas em conta agora. Exemplo disso são aquelas a considerar relativamente ao nosso telemóvel que nem sempre reage bem ao calor.
Se ainda não tinha pensado nisto, considere agora. Recorda-se de ficar com o telemóvel tão quente a ponto de o pousar um pouco para ele “descansar” do calor? Ou então o próprio telemóvel pedir para ser pousado durante uns minutos? Pois bem, hoje, dar-lhe-emos algumas dicas para evitar esse sobreaquecimento que pode prejudicar a sua máquina.
Antes de qualquer coisa, não ignore os avisos de sobreaquecimento que o teu telemóvel poderá dar, e, caso não dê, mantenha-se atento à sua temperatura. Isto, porque, mesmo sem receber qualquer alerta, poderá senti-lo mais quente do que o normal e, nessa situação, é preferível pousar e deixar arrefecer.
Liberte-o o seu telemóvel da capa
Pode parecer óbvio, mas de facto nunca é demais recordar que, quando sentir o seu telemóvel demasiado quente deve, de imediato, retirar-lhe a capa. Isto, porque, dependendo do material que a compõe, pode estar a acumular o calor e a dificultar o arrefecimento.
Removendo a capa, o dispositivo fica completamente livre para que possa perder o calor que acumulou. Quando verificar que a temperatura voltou a estar adequada, pode voltar a colocá-la, porque já não irá prejudicar o telemóvel.
Evite aplicações pesadas
Existem aplicações, nomeadamente jogos, que exigem elevado poder gráfico e vários outros elementos do telemóvel. Portanto, tente não executar esse tipo de aplicações em dias de muito calor e opte por desligá-los caso sinta que o telemóvel está a sobreaquecer.
Afinal, executar essas aplicações exige uma grande performance dos componentes, libertando altos níveis de calor. Estes combinados com uma temperatura exterior elevado poderão não agradar ao teu telemóvel.
Tire o telefone do bolso
Num dia quente, não deve manter o telefone no bolso se quiser que ele se mantenha mais fresco, principalmente num bolso junto ao seu corpo. Não é apenas desagradável, mas o calor natural do seu corpo funcionará contra o processo de arrefecimento.
Assim como durante o carregamento, é melhor colocá-lo numa posição sombreada, longe de materiais isolantes. Na pior das hipóteses, a bateria de um telefone super aquecido pode começar a vazar ou até incendiar-se, colocando o utilizador em sério risco.
Cuidado com o telemóvel exposto ao sol no carro
Muitas vezes as pessoas deixam o smartphone no carro e com este calor ele pode ter uma reação de sobreaquecimento. Pior ainda é deixar a carregar com o equipamento a apanhar sol diretamente.
Além de não estar a beneficiar a carga, pois quanto maior for a temperatura da bateria, menos será a velocidade de carregamento, ainda estará a sobreaquecer outras partes mais sensíveis, como o ecrã, por exemplo.
Priorize as sombras
Apesar de nem sempre ser possível, quando estiver no exterior, opte por encontrar sombras e locais mais frescos, que não estejam em contacto direto com o sol. Esses locais frescos podem ser, por exemplo, os seus bolsos, ou uma mochila, por forma a garantir que os raios não atingem o dispositivo diretamente.
Estando em contacto direto, potencializa o sobreaquecimento e poderá pôr em causa o desempenho do seu telemóvel. Tanto quanto possível mantenha-o fora do alcance dos raios solares.
Uma vez que o sobreaquecimento pode danificar e pôr em causa a performance do seu telemóvel, nunca é demais recordar algumas formas de evitar que ele chegue a esse ponto. De ressalvar que colocá-lo em gelo ou no frigorífico não será uma solução eficaz, pelo que deve apenas desligar, pousar e deixar descansar. Tenha cuidado e proteja a sua máquina!
Este artigo tem mais de um ano
Excelente artigo, aliás publicado no momento próprio, dado o recente aumento súbito de temperatura.
Eu acrescentaria uma sugestão: desinstalem todas as aplicações que venham por pré-definição no vosso smartphone e substituam-nas por equivalentes do F-Droid. Verão que a vossa bateria passará a durar anos e anos, sem perda de longevidade sensível, e verão também que o smartphone dificilmente aquece em demasia, mesmo em dias de calor tórrido, e desde que, no geral, cumpram com as mais importanes dicas do Pplware, como não o deixarem ao sol e não passarem demasiado tempo a correr aplicações de enorme intensidade gráfica. Outra coisa que aconselho: caso no momento não precisem, desliguem os dados móveis, ou seja, a banda larga móvel.
Fdrood é máquina ahahah
Sem stress, não uso Xiaomi.
Nunca tive problemas por causa do calor. O máximo que costuma aquecer são 50 e poucos graus por causa de um jogo ou outro, ou se estiver a jogar enquanto carrega. Mas basta sair do jogo e arrefece logo.