Smartphones: Afinal quais as características mais procuradas?
A escolha de um smartphone é por vezes um processo demorado e que leva à avaliação de vários factores, para que se consiga escolher o modelo com melhores componentes, ao preço mais baixo.
Com tantos modelos e marcas disponíveis, é por vezes difícil escolher o melhor. A Antutu compilou agora os dados recolhidos pelos seus testes e apresenta as escolhas dos consumidores para os smartphones.
Muito para avaliar os processadores e outros elementos, a Antutu recolhe de forma anónima, muita informação sobre os smartphones em que os seus testes são realizados.
Com base em toda essa informação, consegue criar padrões e avaliar as escolhas dos consumidores para os smartphones, elegendo os mais vezes usados e que revelam assim tendências. Os dados agora apresentados foram recolhidos desde o início deste ano até ao passado dia 30 de Junho.
Vejam abaixo quais as características mais procuradas num smartphone, segundo os dados da Antutu.
O ecrã preferido para um smartphone
O ecrã de um smartphone é, como se sabe, um dos componentes principais para os utilizadores. Para além do tamanho, há que ter em conta também a resolução.
Contrariando uma corrente que havia até há pouco tempo, a adopção de ecrãs maiores é uma realidade. A medida mais usada agora são as 5.5 polegadas, seguido de perto pelas 5 polegadas. Quanto à resolução, estas estão também cada vez mais elevadas, com a eleição a ser os 1920x108.
A memória e armazenamento preferido para um smartphone
Também a memória e o armazenamento são factores tidos em conta na hora de escolher um smartphone. Com os smartphones com pouca RAM a desaparecerem, é hora de 3 e 4 GB de RAM começarem a ocupar um lugar de destaque. Importa ver também que os valores mais elevados começam também a ganhar espaço.
Quanto ao espaço de armazenamento, é positivo ver que telefones com 8GB de espaço são já cada vez mais raros. O normal são agora os 16GB, com os 32 a serem também uma fatia importante. Os smartphones com espaço mais elevado são também raros.
O processador preferido para um smartphone
No campo dos processadores, apesar da oferta ser elevada, as escolhas tendem a ser quase sempre as mesmas, isto por culpa dos fabricantes. Neste campo, que é mais equilibrado, podemos ver que a escolha recai sobre os processadores Qualcomm 820, Qualcomm 652 e Exynos 7240.
A bateria preferida para um smartphone
Por fim temos outro dos factores mais importantes na hora de escolher um smartphone. Falamos da bateria, que sempre deverá pender para o valor máximo possível, sem que isso sacrifique a forma do smartphone.
Neste campo podemos ver que as escolhas dos utilizadores tendem a pender para os valores intermédios, com as baterias mais usadas a serem de 3000 a 3500mAh.
É assim possível concluir que cada vez mais os utilizadores estão a escolher smartphones com ecrãs de dimensões médias, com baterias equilibradas e com RAM e armazenamento cada vez maiores. Este equilíbrio resulta também da oferta dos fabricantes que apostam em modelos padronizados e com características médias.
Revêem-se nas características apresentadas?
Este artigo tem mais de um ano
Bom artigo. Mas acredito que o estudo está contaminado por ser feito por uma app de benchmarking, o que por si só aumenta as specs do utilizador, dado que se interessa por performance. Mas a tendência está lá.
????? Essa nao percebi. A app aumenta as especificações do aparelho?
Não. O que ele quis dizer (e muito bem) é que a estatística foi realizada por uma app de benchmark, mas o facto de que o utilizador desse tipo de apps (antutu) se preocupa com performance terá por norma um terminal superior ao “normal”, senão não teria interesse em saber o resultado do seu smartphone. Ou seja, a estatística fica “contaminada” pelo facto de que quem usa a app já teria um smartphone mid/high endz descartando assim os low budget das percentagens.
O utilizador de apps de bechmarking é alguém que se preocupa ou tem curiosidade com o desempenho do seu equipamento. A App não altera desempenho, estes consumidores é que não retratam o padrão, pois são os trend makers. Logo estes testes foram realizados por pessoas que muito provavelmente já têm telemóveis acima da média e não ao nível da média. Qualcomm 820 é uma novidade relativamente recente e já está em 20% do telemóveis a nível mundial? Acho dificil. Acredito é que muitos detentores de Q820 utilizam o untutntu, que são constatações diferentes.
Não, significa que a amostra presente no estudo está enviesada porque são muito poucas as pessoas que vão correr a app de benchmarking em telefones de gama baixa, comparativamente com os telefones de gama alta
Sinceramente, não sei qual a vantagem, ou porque é que a maioria das pessoas quer, um smartphone maior que 5″. O meu Nexus 4 já é grande o suficiente para ser complicado de tocar qualquer parte do ecrã sem fazer ginástica de dedos. Agora queria fazer um upgrade e simplesmente só há duas marcas a fazer smartphone pequenos, Apple e Sony, que curiosamente são também quem os vende a preço de ouro.
Entendo que é imperativo agradar à maioria para ter lucro, mas é isso que me pergunto, porque é que a maioria das pessoas prefere um ecrã grande?
Eu não me importo de “ter que fazer ginástica” para chegar a certas partes do ecrã:
– Para escrever mensagens, tenho o teclado swiftkey que consigo alinhar à direita e, aí sim, escrevo com uma mão.
– A navegar, utilizo perfeitamente as duas mãos.
Agora, com um ecrã FHD (pelo menos), um ecrã grande dá outra sensação a navegar pela internet, ver pequenos vídeos, janelas de chat, jogos… tudo!
Neste momento tenho um telemóvel de 5,5″ e estou super satisfeito… Mas já estou a pensar, num próximo telemóvel, comprar um maior. Aliás, ando de olho no Zenfone 3 Deluxe (5,7″).
Mas não há muitas palavras para justificar porque é melhor. Conheço muita gente que reclamava com tamanhos grandes…depois de terem um, nunca mais criticaram nem quiseram voltar atrás. Aconselho a experimentares numa loja que tenhas alguns dias para devolução 🙂 . Se não gostares, manda para trás
Quanto maior for o ecra do telemovel maior ‘e a quantidade d informacao que pode ser visto.
quanto maior a resolução maior a quantidade de informação que pode ser vista.
Nunca tiveste um de 5.5″. Tenho um de 5.5 e realmente estava com receio do tamanho, mas adaptamos-nos facilmente e agora não quero mais pequeno.
Porque se vê melhor, da para filmes e jogos sem óculos e teem melhor bateria e normalmente melhores especificações.
Bem que podiam mudar o título e incluir lá Android. Ou os Smartphones iOS e Windows Phone não são Smart o suficiente?
Exatamente, chegas-te lá…
Axo o seu ponto de vista muito válido.
no meu caso demorei cerca de um ano a escolher/encontrar o smartphone que queria. O mais potente possivel ao preço mais baixo. Duas das condições eram; ecran full HD e 3GB de memória.
Demorou mas consegui por 169 euros um Elephone P8000 com essas caracteristicas em Julho do ano passado. Até agora tem chegado para as encomendas apesar do processador ser fraquinho e do ecran ter algumas manchas…
Abraços
O iOS e o Windows Phone têm pouca representatividade em termos de utilizadores, para além de que não há grande escolha a fazer na Apple, é aquilo e pronto.
o que dava jeito era uma bateria que durasse uma semana.. isso é que era mesmo importante! agora.. ram, cpu, camera/lente xpto.. o que é que isso me interessa.. o que importa é que funcione bem, sirva que para os meus interesses.. e a BATERIA dure.. agora um gajo sai de casa.. vai dar uma volta.. puff.. sem bateria.. é preciso um carregador em casa, outro no trabalho, outro no carro, e mais um power bank para andar a caçar pokemons (WTF.. o mundo está para acabar…)..
Rui, se pretendes apenas algo assim são simplesmente gostos. Já é possível dizer que existem smartphones ajustados às necessidades de cada um. Para o teu caso podes sempre arranjar a nova besta de 10000 mah, o Oukitel K10000. É barato e durante uma semana não te queixas de bateria.
Se não precisas de nada disso para que tens um smartphone?! Compra um telefone normal… e já tens bateria para uma semana, já não precisas de memória para teres aplicações, etc.
1) Eu uso W10M (NOKIA 930) – portanto o Oukitel não me serve.. pelo SO e pelo tamanho.. o meu é de 5″ e já acho grande que chegue..
2) Eu não disse que não usava apps e camera, etc etc… eu uso.. não gosto é de andar sempre dependente da bateria.. que no meu caso dura um dia, se não abusar.. (por exemplo, 1 hora de uso de chamada skype video é suficiente para por a bateria na reserva.. portanto tenho dias em que carrego o tlm 3 ou 4 vezes.. ?!?)
3) Sempre que vou de viagem levo o meu NOKIA 6310.. e ai sim, estou descansado que posso contar que tenho bateria sem stressar..
4) O que me estava a queixar é que os engenheiros (o pessoal das equipas de desenvolvimento destes produtos) têm vindo a evoluir os produtos com mais features e cenas.. mas a evolução nas baterias tem sido NULA!!
é só isso..
Se comprares modelos da série Note (Samsung) tens pelo menos mais uns 50-100% (reais) de tempo de utilização que com outros modelos. Mas claro se quiseres WM10 tens pouca escolha.
Para utilizadores intensivos há sempre o Note 5 + modo Powersaving + sempre GSM (neste modo ele usa EDGE em Internet que é mais e suficiente para chat de texto no WhatsApp e Facebook messenger, email, rss, etc). A bateria dura-te na boa 3 dias com uso “médio’ e 2 dias com uso “médio -alto”. E se ficas inseguro podes comprar um Powerbank de 2600 mAh que são pequenos e metes na pasta/bolso e tens para mais 1 dia.
Eu uso um Note e um Powerbank desses e quase nunca precisei do Powerbank salvo quando vou de férias e uso o telemóvel como máquina fotográfica, vídeo, GPS e ainda mini PC, e aí sim às vezes chego à noite com a bateria no vermelho. Eu desde que experimentei a série note não voltei atrás: o ecrã, câmara, bateria e potência tudo em um fazem do conjunto algo raro nos smartphones.
Mais do que as características mais procuradas eu diria que estas são as características mais comuns nos Smarthphones
Todas as grandes marcas seguem uma tendência e poucas são as que se desviam
Para mim o mais importante no smart é a bateria, que dure pelo menos uma semana ou mais.
Num smartphone até 2016 em que usas as funções smart isso não existe.
No entanto um Samsung Note em modo “ultra power save” (so tens acesso a chamadas, SMS, WhatsApp, Web) tem sumo para 1 semana ou mais.
“dados recolhidos pelos seus testes” tradução. Dos aparelhos que usaram o antutu para testes. Ou seja factual mente.
Bom artigo, pelo menos comigo tudo bateu certo nas maiores percentagens no que procuro de um smartphone, faltou só a questão da qualidade das câmaras, e uns certos pormenores quanto a escolha dos processadores.
Boa Tarde, preciso de uma ajuda Galera :/
Preciso urgente de um Cell. Tenho até R$ 1.500 para gastar sendo que estou em dúvida entre o Samsung Galaxy A5 2016 pelo Design *-* ser compatível com o Samsung Pay porém não possui Giroscópio (Jogar Pokemon Go c/ interação 🙁 e tão pouco deve ter atualização disponível para o Android 6.0 / 7.0 porém em contra partida tem o Moto G4 Plus que possui atualização até o Android O mas o design é Feio de plástico 🙁 porém possui Giroscópio 🙂 Qual vcs me indicam? Alguma opinião diferente nesta faxetaria de Preço? :/
É normal que o que as pessoas querem mais é o melhor processador do momento, a melhor resolução do momento, a melhor bateria do momento.
Teste da treta.