PplWare Mobile

Bombeiros avisam para não carregar o smartphone durante a noite enquanto dorme

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Velha Semente says:

    Sendo assim é melhor nem dormir face a todos os riscos que corremos.

  2. Joao Ptt says:

    A pessoa apaga o incêndio como? Uma vez que o incêndio despolete o mesmo não pode ser apagado porque a própria reacção química no lítio não pode ser interrompida, a pessoa tem de esperar que se esgote por si mesmo.

    Pode ser que alguém invente um método no futuro para apagar estes incêndios, mas de momento não se conhece nenhum método, o que existe é só para tentar conter o fenómeno, e não para extingui-lo.

    • AlexS says:

      Podes tentar retirar o oxigênio cobrindo o incêndio.

    • OutroChegano says:

      apenas é possível apagar o incêndio “afogando” o equipamento, ou seja, por exemplo no caso de um telemóvel, colocando-o na sanita e efectuar descargas frequentes

    • Joao Ptt says:

      Remover o ar, ou enfiá-lo em água não extingue o incêndio, pelo simples motivo de que se trata de uma reacção química que contém em si mesma tudo o que precisa para a combustão em si.

      Apesar de meter em água não extinguir o incêndio, em alguns casos pode ajudar a extinguir mais cedo se a maneira como a bateria for feita permitir que os componentes que separam o lítio dentro da bateria impeçam a propagação porque a água arrefece esses componentes a ponto de não permitir que a combustão avance internamente… partindo do princípio que tal bateria tem tais componentes, algo duvidoso quando se fala de baterias tão pequenas como as dos smartphones.

      Nas companhias de aviação o procedimento é meter smartphones que comecem a arder dentro de umas bolsas feitas de um material especial que aguenta essas temperaturas muito elevadas e que então contêm o incêndio dentro da bolsa… não extingue, mas impede que se propague ao resto do avião.

  3. maxapadajá says:

    LOL que patetice. Onde já se viu carregar o smartphone de noite. Quem nunca?

    Quer dizer, houve um incêndio e agora ninguém carrega smartphones de noite quando 99% das pessoas carregam é de noite e nunca aconteceu incêndio descomunal nenhum. Ainda que alguns smartphones possam queimar e a cabeça de alguém possa explodir isso não é suficiente para andarem a alarmar toda a gente. LOL

    Quer dizer se explodir de dia é melhor? Antes prefiro morrer de noite sem sentir nada do que morrer de dia acordado e todo queimado. Vão-se lixar e falem de coisas boas.

  4. SergioA says:

    E assim. Se usarem carregadores rapidos, nao recomendaria. Se usarem os velhos carregadores 5V2A, na boa. Ate o ideal seria 5V1A.
    Ou usem cabo sem transmissao de dados, que o telefone diz que o carregador e lento.
    Carregamento lento nunca fez mal a ninguem, nao aquece a bateria. E assim que carrego a noite (quando carrego).

    • Gonçalo says:

      Muitos dos telemoveis atuais mesmo com carregador rápido ele configura o carregamento para acabar perto da hora do teu despertador e assim vai carregando suavemente a noite toda sem aquecer nada

    • maxapadajá says:

      Ya, até porque demorar mais tempo a carregar diminuem logo as chances de explosão LOL

      • SergioA says:

        Quantos dispositivos explodiram com carregamento lento?
        Pode-se aplicar a carros e ebikes.
        So naquela para comparar.

      • SVR says:

        Tanto comenta e tem certas opiniões que parecem as do meu avô que nao entende nada disto… Acho que é fácil de perceber que usando um carregador menos potente, o risco de sobrecarregar e/ou sobreaquecer a bateria é menor…

      • Gonçalo says:

        Sim o que tem mais risco de incêndio e o que degrada mais as baterias é o aquecimento com os carregamentos rápidos quanto mais tempo demorar a carregar menos vai aquecer ou seja melhor para a bateria

      • PTO says:

        Claro que diminui porque o carregamento rápido não só submete a bateria a um maior stress interno, como a aquece consideravelmente. Mas lá está, se tu percebesses o mínimo do assunto não tinhas dito a asneira que disseste. 🙁

      • maxapadajá says:

        Vocês é só teorias. Quando tem de explodir explode. Tudo bem que a voltagem é menor e aquece menos e tal, mas existem muitos outros fatores que não estamos a ter em conta. A explosão foi num contentor que atinge temperaturas sabe-se lá de quantos graus. Obviamente 15000Kg de baterias é uma quantidade assustadora e basta uma estar em sobreaquecimento, só que no artigo não dizem nada que estavam a carregá-las ou de um smartphone a ser carregado. Algo aconteceu que s fez explodir.

        É impossível um smartphone de 5000mah explodir mesmo com carregamento rápido se não era só casos desses. LOL

  5. PM says:

    Também não se deve andar de carro porque morrem pessoas em acidentes, não se deve fazer desportos “radicais” e assim por diante… de milhões de telemóveis que carregam durante a noite, qual a taxa de incidência de incêndios acusados pelos mesmos?

  6. Yamahia says:

    Agora é só adaptar esses procedimentos ao carro elektro. .ais vale perder 20 horas na vida do que a vida num minuto!

  7. Paulo says:

    Aposto que as baterias tinham como destino final o médio oriente

  8. paulo rodrigues says:

    O que penso que se deve fazer é colocar o telemóvel a carregar em cima de algo não combustível… cerâmica e pedra, por exemplo. Sim nem todos tem uma mesinha de cabeceira com o tampo em pedra ou o chão em cerâmica (no quarto/sala). Mas deixar o telemóvel a carregar no sofá ou na cama é “brincar com o fogo”….

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.