BlackBerry já não vai produzir mais smartphones
Há alguns anos que a BlackBerry perdeu o fulgor que tinha. Esta, que foi uma das marcas de referência no mercado dos smartphones, perdeu os clientes e muitos dos seus serviços.
Mas a BlackBerry tem necessidade de se reinventar para sobreviver e por isso resolveu agora dar o passo certo, ao vender a utilização da sua marca à empresa chinesa TCL.
Esta nova realidade da BlackBerry não é propriamente uma novidade. A sua relação com o a TCL não é nova e foi já esta marca que desenhou e produziu os dois últimos smartphones que a BlackBerry lançou no mercado, os DTEK50 e DTEK60.
Mas o passo seguinte foi agora dado e o acordo entre a BlackBerry e a TCL foi alcançado, o que permitirá à empresa chinesa desenhar, produzir, comercializar e dar suporte aos utilizadores, sempre usando a imagem da empresa canadiana.
A BlackBerry fica no entanto presente no mercado, puxando a si a responsabilidade de criar o software e serviços que a marca ainda disponibiliza.
Apesar de ser um acordo global, e que se aplica a todo o planeta, existem algumas excepções pontuais. Este acordo não tem validade na India e na Indonésia, onde já existem acordos com outro fabricante, e no Nepal, Bangladesh e Sri Lanka.
Apesar de prometer muito, a TCL tem já em carteira outras marcas, que acabou por não explorar. A sua mais recente compra foi a Palm, com a qual optou por não criar qualquer equipamento. No extremo oposto temos a Alcatel, onde a TCL tem lançado muitas novidades.
Esta é a forma lógica da BlackBerry se manter no mercado e de lançar novos equipamentos. A TCL irá tratar de toda a parte logística e apresentar novos smartphones, baseados no Android e com o software de segurança da marca original.
Este artigo tem mais de um ano
A Alcatel tem lançado muito bons smartphones para os preços que praticam, esperemos que a TCL consiga dar uma reviravolta à Blackberry.
blackberry não quis abrir os olhos quando há uns 3 anos o android e ios estavam mesmo fortes no mercado, modelos de telemóveis bons e potentes ao preço mais baixo, enquanto o blackberry com specs vergonhosos de single core 800mhz e 2mp de câmara apraí perto de 150€.. eu naquela altura sabia que se não mudar a filosofia completa e continuar assim, ia acabar.. e não é que.. ?
Os preços sempre foram muito altos provavelmente baseavam-se na qualidade de construção que até à data foi boa. Posteriormente fizeram melhores máquinas e com um SO renovado e com qualidade mas que ainda assim não vingou face ao “mercado das apps”.
So quem utilisa sabe a qualidade dos telefones Blackberry. Sou utlizador há mais de 10 anos. Neste momento os meus dois telefones são um Passport ( trabalho) que é sem dúvida o melhor telefone para quem envia e recebe por vezes centenas de e-mails por dia. HUB é imprescindível. Bateria que dura por vezes dois dias, OSBB10 o melhor OS do mercado. Para Apps e multimédia tenho o Priv. Andróid MM ecrã incrível com teclado o qual não vou deixar de utilizar e também com o HUB e a segurança Blackberry. Tenho o melhor de dois mundos com ambos telefones. Tenho na gaveta há meses um iphone6 fornecido pela empresa onde trabalho e depois de utilizar durante um mês desisti pois não tinha capacidade de bateria nem o poder de comunicações como tem o Passport. Acho que a Blackberry tomou a decisão certa pois a TCL tem qualidade e vai dar uma boa continuação ao legado Blackberry.
Se eu já gosto do amoled no meu Q10 nem imagino no teu Priv. BB10 é fantástico e só me arrependo não ter comprado o Q10 mais cedo.O HUB é imprescindivel. É uma pena que este SO futuramente venha a morrer.
Se tiveres a oportunidade experimenta o Priv. Tenho amigos e colegas que tem S7 edge e iphone7 e quando usam o Priv ficam estupefactos com a qualidade e funcionalidade do telefone. Não acreditam que é Blackberry com Andriod. O OS esta optimizado pela Blackberry com HUB e outras funcionalidades não encontradas noutros Android. Tenho o melhor de dois mundos. E não é feito na China. Comprei o meu na América a um preço fantástico e foi feito no México.
Eu também sou utilizador do passport e sai de um galaxy s6 edge sem duvida ja o deveria ter feito a mais tempo, o mercado tem feito com que a tendência seja sempre android ou ios e so isso é considerado “normal” mas de facto o BB10 é fantastico nao sinto falta nenhuma do android e mesmo qd falam em aplicaçoes temos 3 stores possíveis a BB world a amazon apps e a play store da google que é possível instalar e ter acesso a todas. sei que noutros países já receberam a actualização para o BB 10.3.3 ca continuo com o BB10.3.2 sabem quando estará disponível em portugal?
Eles tem que eliminar essa babaquice de não poder usar pacote de dados comum a todos celulares. Essa frescura de poder ser só pacote BB. Eu tenho um BB e não uso por esse motivo.
por aqui uso e abuso.