Bateria de 3000mAh do Samsung Galaxy Note 5… surpreende
Quando a Samsung deu a conhecer, na passada semana, o novo e elegante Galaxy Note 5, muitos foram os que criticaram a “pequena” bateria de 3000mAh (inferior à do antigo Note 4 que é de 3220 mAh) isto porque o equipamento tem um ecrã de 5,7″.
Mas, segundo alguns testes realizados, a bateria do novo Samsung Galaxy Note 5 parece surpreender.
Comparativamente à bateria do antigo Note 4, estamos a falar numa redução de capacidade na ordem dos 8%. No entanto, de acordo com os testes realizados pelo site PhoneArena, a bateria do Samsung Galaxy Note 5 ultrapassa a autonomia do seu antecessor.
Como pode ver pelo seguinte gráfico, a bateria do Galaxy Note 5 demora cerca de 81 minutos a carregar por completo. Já agora, a bateria do Zenfone 2, que é igualmente de 3000mAh, demora apenas 58 minutos.
Em termos de autonomia, apesar de ter menos capacidade, a bateria do Samsung Galaxy Note 5 dura mais que a do Note 4. O smartphone testado que tem melhor autonomia é o BLU Studio Energy com 14h 53 min (ver aqui).
O lado positivo de ter uma bateria com menor capacidade é o facto de esta carregar mais rápido. No entanto, como podemos ver pelos testes, ter menor capacidade nem sempre significa menor autonomia, isto porque a tecnologia das baterias também evolui (não sabemos se foi o caso) e, obviamente, há muitas optimizações.
Este artigo tem mais de um ano
http://www.cmjornal.xl.pt/tecnologia/detalhe/como_evitar_a_espionagem_da_nsa.html
vejam isso.
“O lado positivo de ter uma bateria com menor capacidade é o facto de esta carregar mais rápido.”
E a onde é isso positivo?
No máximo, o telemóvel seria mais leve e pequeno, isso sim é uma vantagem, agora carregar mais depressa…
Não é uma vantagem?! Hum… Então se existisse um smartphone com autonomia de uma semana, mas que demorasse um ano a carregar estava perfeito?! LOL
Exagero!
1 – Carregar é sempre mais rapido do que descarregar…
2 – É muito mais rapido carregar 2000mAh numa bateria de3000mAh do que 2000 numa 2000… Quanto mais perto da carga máxima, mais lento se torna.
3 – A única desvantagem de ter uma bateria maior que me vem à cabeça é a maior explosão que causa quando estes derretem xDD
Não é uma vantagem porque a bateria nao dura uma semana…
Quanto maior a bateria, maior o tempo de carga.
Não me digas que preferias uma bateria que carrega em 5min?
claro que so durava 30min, mas epa, carrega em 5…
Eu sei que no caso das baterias o factor tempo não é algo linear mas a título de exemplo:
Se tiveres um carro com um depósito de 50 litros que demora 5 minutos a atestar e outro carro com um deposito de 1000 litros que demorá 20x mais (1:40h) qual será a desvantagem de um relação a outro?
Concordo, por mim a bateria devia demorar 6/7h a carregar com autonomia para uma semana, isso sim era perfeito 😛
Bons dias Pedro Pinto
Obrigado pelo artigo.
Já há previsões para o lançamento em Portugal? ou o lançamento do Note5 desbloqueado noutros países Europeus?
Muito obrigado
Falta-lhe Windows Phone para ficar bom…
Not sure if troll or just plain stupid
Sim com o WP durava bem mais ou ainda tens duvidas??
Durava mais porque não tinhas nada que fazer com o telemóvel.
Não tinha nada que fazer no telemóvel!!!
Troll…
Não não durava, isso não é verdade. Esse teste foi feito com o htc m8. “http://blog.gsmarena.com/htc-one-m8-windows-battery-life/”
Fica superior ao android apenas porque o brilho a 50% no android é superior ao 50% no windows. Logo não me venham com essas tretas. A única coisa em que realmente foi melhor foi no talk time. em video playback fez a mesma coisa praticamente(e o brilho estava superior no android)
Just Stupid era comprar um equipamento destes para ficar encravado com o uso daqui a uns 2 meses.
3000mAh são sempre 3000mAh, se dura mais só pode ser 2 coisas, o novo os gasta menos ou então a antiga bateria não era 3200mAh.
lógica da batata. O painel AMOLED novo gasta algo menos, e o SoC gasta bastante menos fruto de muita optimizacäo + 14nm vs. 20nm do Note 4 + memórias mais rápidas e menos gastadoras. A (pequena) poupanca obtida em cada componente faz com que em uso pleno (ex: numa esplanada a jogar um jogo recente 3D com a luz do ecrä quase no máximo) as diferencas sejam perceptíveis.
Em todo o caso era bom ver era um autonomia média de >5 dias vs. 2-3 dias. Pena que nenhuma marca se dedica a tal posto e sim à performance, quando a (perda de) performance se deve a muuuuuuito código mal optimizado.
o comentário dele é quase de certeza porque aparece isto no texto:
… ter menor capacidade nem sempre significa menor autonomia, isto porque a tecnologia das baterias também evolui…
Bateria para pouco mais de meio dia. Really? Onde é que isso surpreende? Espero que pelo menos seja a usar apps senão acaba por nem ser bom aquela redução.
É apenas um benchmark que tenta gastar a bateria, mas que nem sequer assegura que todos os aparelhos realizam o mesmo trabalho por tempo
bem, essa nova bateria encaixa bem no note 3…já experimentaram ver a durabilidade dessa bateria num note 3…
fazem a noticia em torno da bateria, mas se calhar deviam era fazer a optimização de SOFTWARE\ ou do processador faz….digo eu….
é que só o fato do note 5 ter o Android 5.1.1 e o note 4 ainda estar com o 5.0.2 pode causar essa diferença =)
Phone Arena = LOL
Toda a gente sabe que são esse site são pagos pela Samsung.
Admira não estar em primeiro em todos
Loool tudo se fala aqui nos comentários , mas ninguém fala do mais importante, ou seja o que faz com ele com uma bateria de 3000mAh dure mais do que a do antigo com 3200mAh, será que é do processador a culpa? claro que sim 🙂 .
é um equipamento novo, duvido q seja só do processador. a samsung usa componentes diferentes em produtos diferentes. os que eles usaram neste produto, globalmente, parecem gastar menos energia. só é possivel saber se é apenas do processador se tudo o resto for igual.
Já se falou sim, acima. Um dos pontos acima, basta procurares pelo meu nome lol. não estou muito longe do teu comentário…. xD
Por acaso vi agora qie realmente falas no processador, não tenhas dúvidas que a duração da bateria está mesmo relacionada com o processador, falo pela experiência que tenho em outros smartphone da Samsung, assim como a do actual que tenho, tem tudo a ver com o processador mesmo, quanto ao carregamento rápido, tem mesmo a ver é com o carregador fast charge.
O David quanto ao que dizes em cima de experimentar essa bateria no Note 3 acho vai ficar pior porque a bateria do Note 5 é menos potente.
pedro (editor do artigo), julgo que seria mais correcto dizer “é o facto de esta carregar mais rápidamente” e não “é o facto de esta carregar mais rápido”.
o fato de carregar mais rápido deve-se ao fast charger nada de mais.
Galera, esse aparelho vale R$ 2.200 ? Ou ainda esta caro ?