Em 2020 os Apple iPhone terão uma nova e “revolucionária” câmara ToF
Ainda que os próximos lançamentos da tecnológica de Cupertino estejam previstos para setembro de 2019, fervilham já as previsões para 2020. Isto é, para a geração Apple iPhone 12, com três novos smartphones iOS previstos. Agora, temos mais prognósticos partilhados por Ming-Chi Kuo, o famoso analista da "maçã".
Em 2020 teremos a "revolução" 5G nos iPhones, além da implementação de novas câmaras ToF.
As previsões do já famoso analista foram divulgadas hoje numa nota destinada aos investidores. Aí, Ming-Chi Kuo prevê que dois dos smartphones iOS agendados para 2020 utilizarão uma câmara fotográfica adicional. Mais concretamente, um sensor Time of Flight, ou ToF para captar informação adicional de profundidade.
A geração Apple iPhone 12 deverá estrear em setembro de 2020
Além disso, um sensor ToF pode ser utilizado para mediar e assistir a implementação de Realidade Aumentada (RA), bem como as suas aplicações. Já na pura vertente fotográfica, um sensor deste género fornece dados adicionais sobre a profundidade de campo. Desse modo, agilizando também o processo de focagem automática.
Já em contraste com a implementação do suporte para as redes 5G em todos os três smartphones iOS para 2020, o sensor ToF só deverá marcar presença em dois dos modelos. Isto é, teremos um trunfo para os possíveis Apple iPhone 12 e Apple iPhone 12 Max, não para o eventual sucessor do iPhone XR.
No mesmo sentido apontam também relatos prévios da Bloomberg. Neste caso sugerindo um sistema VCSEL (vertical cavity surface emitting laser). Na prática, temos um sistema similar ao TrueDepth atualmente utilizado na parte frontal dos smartphones iOS, mediando também o reconhecimento facial 3D, ou Face ID.
A implementação de novas câmaras ToF
Já em jeito de comparação, o atual módulo TrueDepth é eficaz a distâncias entre os 25 a 50 centímetros. Por sua vez, as câmaras ToF já operam normalmente até cerca de 4,6 metros de distância. Portanto, vemos aqui um novo leque de possibilidades a abrir-se. Algo que tanto pode ser aplicado ao retrato, bem como à RA.
Aproveitamos para recordar ainda o já professado interesse de Tim Cook na área da RA. Aliás, um interesse próprio que tem fomentado os rumores em torno dos Apple Glasses no decurso dos últimos anos. Posto isto, não é de todo impossível vermos em 2020 um reforçar das capacidades de RA nos smartphones iOS de topo.
Portanto, apontamos já para 2020 uma melhoria nas fotografias e retratos captados pelos Apple iPhone de topo. Algo que será possível graças à informação extra, providenciada pela câmara ToF. Aliás, para efeitos práticos e comparação atual basta ver o que o Huawei P30 Pro faz com esse mesmo sensor / câmara ToF.
Melhorias para a câmara dos smartphones iOS
Serão imediatamente sentidas na qualidade dos retratos, bem como no desfoque de fundo ou efeito bokeh tão em voga. Este último, parecerá mais natural ao usufruir de mais informação que, por sua vez, será processada pelo ISP (image signal processor). Tudo isto, claro, sem descartar as suas aplicações de RA.
Contudo, para não já dispomos de mais detalhes. Sabemos sim, que esta é uma das áreas de interesse e aposta por parte da gigante de Cupertino. Cada vez com mais conteúdo versando sobre a realidade aumentada e, quiçá, os enigmáticos Apple Glasses vejam a luz do dia já em 2020.
Ainda de acordo com o testemunho de Ming-Chi Kuo, a Apple deverá estrear os novos sensores ToF não nos iPhones de 2020, mas sim nos iPad Pro desse ano. Por sua vez, estes novos tablets deverão ser oficializados durante o primeiro trimestre de 2020, apurando-se também a sua receção por parte dos consumidores.
Antes disso temos os Apple iPhone 11, em setembro!
O analista da Apple aproveitou ainda para dar novas dicas sobre os Apple iPhone 11. Para ele, os novos smartphones manterão o FaceID, bem como o notch necessário para acomodar o módulo TrueDepth. Desse modo, as principais alterações estarão no interior dos dispositivos e não propriamente no exterior.
Para 2019 o analista conta com os mesmos três modelos com dimensões similares às atuais. Isto é, um dispositivo com 5,8 polegadas, outro com 6,1'' e, por fim, o Max com 6,5''. Já para 2020, estes tamanhos deverão variar, com um ecrã de 5,4'' para o modelo mais compacto e 6,7'' para o maior dos iPhones.
Ainda em 2020, o Apple iPhone 12R poderá receber a câmara dotada de lente grande-angular que deverá ser o ponto diferenciador dos novos smartphones para 2019. Em síntese, estão previstas grandes melhorias para 2020, ao passo que a geração apresentada em setembro próximo será mais conservadora.
Leia mais...
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: @BenGeskin
Fonte: MacRumors
Neste artigo: 2020, Apple, iPhone/iPod, Ming-Chi Kuo
Em 2020 terão TOF revolucionário como os huawei 2019?
😀
Claro,revolucionários para a Apple,que até agora não tem tecnologia TOF
perdeu o mojo.
2019 será um ano conservador ?!!
Mais do mesmo.
Acho que é desta que vou comprar um Note….
o mercado ‘e livre. ninguem te impede de comprar aquilo que queres 🙂
Sem querer ser fanboy e de admitir que os telemóveis android evoluem mais rápido só que infelizmente não tem a optimização que os iPhones possuem e isso deixa me mto triste… Pesa me comprar um telemóvel android tão caro quanto o iPhone e depois ficar sem atualizações meio que forçado a mudar o aparelho todos os anos para ter atualizações e novas funções sem contar com a optimização os apps amo android mas valorizo o meu dinheiro tbm por isso telemóveis agora só compro apple e caro ? E ! Mas tem um suporte que está anos luz de qualquer fabricante android.. e ainda tenho android. No tablet
Gostaria de saber como será a bateria