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Apple responsável pelo colapso nos smartphones premium

O mercado de smartphones tem contraído nos últimos anos. Até aqui, não há surpresas. No entanto, o segmento premium era uma das poucas exceções, mas agora graças à Apple sofreu um revés considerável. Ao mesmo tempo, a OnePlus sobressai, com a Samsung e a Huawei estáveis.

Há várias ilações a serem daqui retiradas, uma delas sendo a aparatosa quebra de 20% na Apple.


É, graças ao seu novo relatório da Counterpoint Research, que podemos apurar o desempenho das fabricantes neste nicho de mercado. Assim, acompanhando o restante mercado, também o segmento premium está em queda acentuada.

A realidade do mercado de smartphones em 2019

Antes de mais, o período em análise é o primeiro trimestre de 2019. Portanto, as vendas entre 1 de janeiro e 31 de março de 2019. É sobre este intervalo de tempo que versam as conclusões da agência. Além disso, a sua pesquisa avalia os smartphones que custam mais de 400 dólares – segmento premium.

Ao propósito evocamos a notícia avançada em setembro de 2018, apontando a prevalência da Apple com 88% das vendas no segmento premium. De igual modo, em janeiro de 2019 avançaríamos uma cobertura similar, mas onde também já versava a Samsung e a Huawei enquanto fabricantes de importância neste setor.

 

 

Houve, desde então, uma quebra generalizada das vendas de smartphones Apple. Algo que se sentiu com particular intensidade na China, onde também se espera que essa quota de mercado venha a ser absorvida parcialmente pela Huawei. Em boa verdade, uma realidade que já se vislumbrava em 2018.

A Apple arrastou consigo o segmento premium em 8%

Enquanto parte integrante do mercado global de smartphones, também o segmento premium deverá retomar o crescimento a partir de 2021. Entretanto, 2020 pode trazer novas quebras para a líder do setor, Apple. Ao mesmo tempo, parte desta retoma dever-se-á sobretudo ao 2.º maior mercado mundial, a Índia.

Contamos assim com mais um ano de estagnação, ou quebra, seguido pelos primeiros sinais de retoma. Há também sinais positivos vindos da região MEA (médio oriente e África). Tudo isto para retratar o estado atual do mercado global de dispositivos móveis, bem como as estimativas para o futuro.

 

 

Ainda de acordo com as várias agências de análise de mercado, existem vários fatores para esta quebra generalizada. Entre eles, temos o aumento da durabilidade e vida útil dos smartphones. Ao mesmo tempo, cada nova geração acrescenta menos inovação e diferenças face à anterior, ao passo que o seu preço vai aumentado.

A realidade do segmento premium no 1.º trimestre de 2019

Atentando agora nesta faixa de mercado – superior a 400 dólares – temos constatações peculiares. Aquele que era um dos segmentos em maior crescimento, foi agora arrastado para uma queda de 8% no volume de smartphones vendidos. De acordo com a Counterpoint a principal culpada foi a norte-americana Apple.

Com efeito, a empresa de Tim Cook registou uma aparatosa quebra de 20% no volume de vendas. Face ao trimestre anterior, é uma queda preocupante nas vendas de iPhones, sobretudo quando há uma nova geração de produtos no mercado, neste caso, os iPhones apresentados em setembro de 2018.

 

Ainda que a Apple continue a ser a líder isolada no segmento de smartphones premium, a sua quota foi assim fortemente abalada. No entanto, continuamos a ver exatamente as mesmas três figuras dominantes, Apple (47%), Samsung (25%) e Huawei (16%) em primeiro, segundo e terceiro lugar, respetivamente.

Apple, Samsung e Huawei representam o Top 3

Somando as respetivas quotas de mercado temos uns abismais 88%, mostrando a oligarquia destes três poderosos nomes da indústria. O (pouco) que sobre está a ser agregado sobretudo pela OnePlus, com a Google a fazer finalmente uma aparição nesta tabela. Os demais 8% estão distribuídos entre as restantes marcas.

Importa ainda frisar que a Samsung acabou 2018 com 22% deste mercado, ao passo que a Huawei acabou o mesmo ano com 10%. Assim sendo, ambas as fabricantes cresceriam consideravelmente, ao passo que a rival norte-americana contraiu severamente, ainda que tal já fosse previsível.

Acima temos os dados alusivos a todo o ano de 2018 no mesmo segmento de mercado. A partir daí verificamos a tendência de queda que já vinha a assolar a Apple. Algo que se tornou ainda mais evidente neste último trimestre, para gáudio da Samsung, Huawei, OnePlus e também da Google.

A popularidade dos Samsung Galaxy S10 e as câmaras da Huawei

O crescimento da Samsung no segmento de topo deve-se sobretudo à popularidade da nova e tripartida gama Samsung Galaxy S10. Aí, com três novos smartphones Android, todos eles integrando o segmento premium, mas com um novo design e caraterísticas mais atraentes, estão a conquistar os consumidores.

Por sua vez, a Huawei conseguiu mais uma importante vitória, mas talvez a último num futuro próximo. A fabricante chinesa conquistou os consumidores com as suas câmaras fotográficas e respetivos smartphones que as acompanham. No entanto, o futuro será recheado de desafios, tal como a própria já o admitiu.

 

 

Enquanto isso, há cada vez mais espaço (e vontade), da OnePlus em captar o segmento premium. A fabricante chinesa é já uma presença assídua neste mercado, sendo extremamente popular na Índia. Já, por outro lado, temos visto a empresa a colocar-se como alternativa de topo na Europa e também nos Estados Unidos.

A OnePlus está em forte crescendo na Índia e nos EUA

O sucesso já verificado na Índia está agora a ser replicado no 3.º maior mercado mundial de smartphones, os EUA. Aí, a OnePlus está já em quarto lugar no mercado norte-americano, logo atrás da Google. Já entre as causas do seu sucesso está o preço acessível dos seus smartphones Android topo de gama.

De igual modo, a OnePlus está a destacar-se no mercado global de smartphones premium. Aí, de acordo com os novos dados da Counterpoint, a fabricante tem já uma quota de 2%. Ao propósito, vemos em seguida a popularidade de cada fabricante nas principais regiões e mercados globais de smartphones.

Veja-se ainda que durante o período em questão, o primeiro trimestre de 2019, a OnePlus só tinha um smartphone no mercado. Assim, este sucesso deve-se sobretudo ao OnePlus 6T, a ligeira iteração do OnePlus 6 lançado em junho do ano transato. Nos próximos meses veremos o impacto dos novos OnePlus 7 e 7 Pro.

Qual seria a sua escolha para um novo smartphone topo de gama em 2019?
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