Pplware

App portuguesa STAYAWAY COVID: De que ter medo?

O mundo está em plena pandemia e são precisas soluções urgentes que nos ajudem a prevenir do novo coronavírus. A tecnologia pode dar uma enorme ajuda, especialmente na identificação rápida das cadeias de contágio, um processo que atualmente demora atualmente muito tempo.

As apps não são uma solução para a COVID-19, mas podem ajudar a controlar possíveis surtos. A app portuguesa STAYAWAY COVID já está disponível para Android e iOS e há ainda muitos utilizadores que “temem” pela sua privacidade! Afinal devemos ter medo de quê… de nada!


Quem coloca a app STAYAWAY COVID em causa por causa da privacidade é sinal de pura ignorância. O código da aplicação é público e está disponível no Github para quem o quiser analisar. O decreto-lei que estabelece o responsável pelo tratamento dos dados e regula a intervenção do médico no sistema STAYAWAY COVID também pode ser obtido aqui.

A app STAYAWAY deteta a proximidade física entre smartphones e informa os utilizadores que estiveram no mesmo espaço de alguém infetado nos últimos 14 dias com o novo coronavírus. Não há nenhum registo de identificação de infetados ou de informações dos smartphones!

STAYAWAY COVID – Como funciona?

Para nos ajudar a perceber melhor como funciona, falamos com Francisco Maia, CEO da Keyruptive e um dos responsáveis pelo desenvolvimento da app, que nos deu um exemplo de como tudo funciona:

Vamos a um Exemplo Prático…

Vamos imaginar que o Pedro, o Vítor e o Francisco têm a aplicação instalada e vão tomar um café. Cada um dos seus telefones irá difundir a cada 10 minutos um número aleatório.

Os outros telefones, que estão à escuta, vão registar os números difundidos na sua proximidade e também alguns dados sobre o tempo de duração da difusão e a intensidade do sinal que receberam. Estes números são números propositadamente grandes para que a probabilidade de estarem a ser difundidos dois números iguais seja muito baixa.

Mais tarde, o Francisco desenvolve alguns sintomas e faz o teste à COVID-19. Caso esse teste seja positivo, o médico que valida o diagnóstico, fornece ao Francisco um código de 12 dígitos. O Francisco, caso seja da vontade dele, vai inserir este código na sua aplicação.

Esta por sua vez, usa esse código para depositar num repositório público os números (aqueles que foram gerados de forma aleatória) que o Francisco difundiu nos últimos 14 dias.

É importante sublinhar que todos estes passos são totalmente voluntários e que, mesmo tendo sido atribuído um código ao Francisco, será o Francisco a decidir partilhar ou não os seus números.

Em todo este processo, nem os dados pessoais dos utilizadores, nem qualquer tipo de dados de localização são associados aos números aleatórios difundidos. Assim, o Pedro e o Vítor sabem que tiveram um contacto de risco, mas não sabem onde nem com quem.

Em Resumo…

Download…

Homepage: STAYAWAY COVID
Preço: Gratuito

Exit mobile version