Turbo Editor: Um dos melhores editores de código para Android
Os editores de texto são das ferramentas mais usadas por todos os que programam. Cada um tem a sua ferramenta de opção, sempre justificada com uma funcionalidade mais adequada ou por ser mais adapta a uma linguagem específica.
Há alguns sistemas operativos onde este tipo de ferramentas não se encaixavam, por razões quase óbvias, sendo os dispositivos móveis um deles, mas com a chegada do Turbo Editor ao Android, parte deste problema pode muito bem ter deixado de existir.
Os dispositivos móveis não são uma plataforma de edição de texto por excelência, em grande parte devido à óbvia falta de espaço no ecrã e à utilização de teclado que novamente ocupa espaço útil no ecrã.
Mas começam a surgir agora alternativas bem viáveis e que permitem que possamos fazer algum do trabalho que esses editores nos proporcionam nessas plataformas, sem estarmos preocupados com o "espaço útil" que temos.
O Turbo Editor é uma das mais completas e mais úteis ferramentas que podemos ter no Android quando a tarefa que temos em mãos é editar código.
Em primeiro lugar tem uma interface adaptada e suficientemente aproveitada para que possamos realizar a edição de código de forma simples e bastante intuitiva.
Em segundo tem presente uma das características que mais é apreciada num editor. Falamos da identificação do código e da aplicação de códigos de cores para melhor identificação do próprio código.
Por fim temos a capacidade de termos vários ficheiros abertos ao mesmo tempo, alternado entre eles de forma simples e sem termos de fechar qualquer um deles.
O Turbo Editor permite que alterem um grande conjunto de parâmetros dentro das suas configurações, desde a apresentação da numeração das linhas até à utilização de um tema de cores menos escuras. Podemos também alterar o tamanho da fonte usada, permitindo ganhar algum espaço no ecrã, ou limitar as linhas ao espaço existente.
Infelizmente apenas é possível aceder a ficheiros que estejam locais ao Android, o que restringe de alguma forma o acesso aos ficheiros. É claro que podem ser usadas algumas formas de contornar este problema. A integração com os serviços Cloud seria bem vinda e uma excelente melhoria no Turbo Editor.
Não sendo uma ferramenta que possa ser usada no dia-a-dia para a edição de código num smartphone, o Turbo Editor permite no entanto que possam editar ficheiros em situações pontuais e de necessidade.
A sua melhor utilização poderá ser num tablet, onde pode ser usado de forma mais livre e mais adaptada, graças às dimensões mais generosas do ecrã.
Comparado com outras ferramentas similares já existentes, uma das grandes mais valias do Turbo Editor é o facto de ser gratuito e a simplicidade da sua interface.
Tenham o Turbo Editor presente no vosso Android para vos poder ajudar numa situação em que precisem de editar ficheiros de código, quer seja para corrigir um qualquer problema ou para irem trabalhando nas vossas criações nos momentos mortos em que podem facilmente programar, sem terem de montar todo o aparato normalmente necessário.
É este tipo de ferramentas necessário ou o ecrã de um smartphone é demasiado pequeno para a edição de código?
Este artigo tem mais de um ano
Quando tenho que criar/editar no tablet uso o DroidEdit. Simples e prático! Com autocomplete era perfeito.
PS: O link da aplicação para a play store está errado.
Caro Pedro Simões mais um grande partilha de informação.
devo só salientar que o link do botão “get it on google play” o url está a enviar para outro link na loja, e deveria encaminhar para este https://play.google.com/store/apps/details?id=com.maskyn.fileeditor
Cumps
Bom artigo, só tenho pena de vocês estarem mais virados para smartphones, sendo cerca 90% dos vossos posts serem sobre o mesmo… Que tal partilharem uns tutoriais e artigos de informática como antigamente? 🙂
concordo plenamente com o Sr. JBarbosa.
É verdade, eu cá acessava o pplware quase todo dia mas ultimamente é quinzenalmente pra menos…
Apoiado!
O Sr. Bill Gates um dia disse algo deste género:
“Algumas pessoas se prendem a seus Palms e PCs de bolso, mas a experiência realmente envolvente acontece num computador com ecrân grande.”.
Um dos melhores? Já experimentei n deles e não axei nada de especial.
Este foi o melhor que encontrei ate ao momento.
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.henrythompson.quoda
E esse?
Não sei que mal é que a minha mensagem teve para ser eliminada… Censura
Qual delas? Tens imensas publicadas e não tem nenhuma “censurada”, tens a certeza que a publicaste?
Sim.
Uma que disse que um telemóvel/tablet é muito pequeno para isso, e que podiam usar essa app para fazer um frontend mais moderno para este site…
Boas Nelson,
Sou eu que estou a moderar e nao vi nada disso. E olha que comentários teus são “às paletes” 🙂
Onde isto já chegou… programar num telemóvel/tablet?! Deve ser muito confortável… Nada como num computador.
Sim, mas já criei largas dezenas de esboços em várias línguas com o DroidEdit no tablet. Muitas vezes vêm umas boas ideias à cabeça para os projectos e nem sempre andamos com o portátil. É certo que também não andamos sempre com o tablet, mas mais rapidamente coloco o tablet no carro do que o portátil, até porque quando pego na carteira, é natural pegar também no tablet. Já no telemóvel não dá assim muito jeito, mas já serviu para resolver pequenos bugs/pontas soltas daqueles que aparecem quando se lança um update e os clientes começam a reclamar 😀
Como eu te entendo!!! Estarem a fazer um deploy gigantesco e estar a caminho do trabalho, 1 hora de viagem, e ter de corrigir no telefone um ou dois erros? Doeu mas safou! 😀
Amigos, estou com dificuldade para fazer um preview do codigo no browser, o que preciso fazer, sou aprendiz emvphp e quero treinar os exercicios.