PplWare Mobile

TOP 5 – ROMs Android personalizadas


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Li70 says:

    Miui Best Rom! Uma rom chinesa criada pela empresa xiaomi, ja testei varias roms mas esta é mesmo aquela que marcou, facilidades de utilisaçao proteccao de sistema temas personalisadas, enfim um must have para “androiders” :p

  2. btxeize says:

    A pergunta que toda a gente que não é tech expert está a fazer é:

    Excelente, mas dão para colocar em qualquer dipositivo Android?

    Posso por qualquer uma destas ROMs no meu ChaChaCha e no meu Grand Duos?

    É que se só dão para alguns telemóveis, se calhar dizer quais são ajudava…

  3. Sampas says:

    O titulo devia ser mesmo

    Top 5 roms android (excluindo o CyanogenMod)

    Porque dizerem apenas
    “Mas que ROMs Android personalizadas há para além do CyanogenMod?” ainda pode alguem ficar a pensar que alguma dessas bate o CyanogenMod, que a meu ver, não

    ou então meterem no 0 (Zero) o CyanogenMod

    • Pedro Pinto says:

      Sampas, tens la essa justificação de não ter o CyanogenMod

    • Spysky says:

      “..alguma dessas bate o CyanogenMod, que a meu ver, não…”

      Discordo, mas lá está…cada um tem as suas preferências, e essa é a grande vantagem no android.

      Pessoalmente usei CyanogenMod durante anos, gosto bastante, e a CM11 está mesmo espectacular. No entanto na MIUI encontrei um aspecto “limpo” e GUI espetaculares.
      Não digo a MIUI seja melhor que a CyanogenMod, mas também não digo o inverso… são diferentes com objetivos, gostos e opções diferentes. E cada um saberá o que mais lhe agrada.

      P.S. -> Excelente artigo!

  4. Há a slimrom, ou slimkat, é uma excelente ROM. Actualmente estou com a paranoid, é fantástica. Ah, tenho o galaxy s4 lte

  5. rmcrys says:

    já em 3 diapositivos diferentes usei custom ROM e a grande maioria sempre com “pancadas” aqui e acolá, consumos exagerados de bateria e no geral pouco alternativas à da marca. A única razoável que uso habitualmente é uma 4.0.4 para o Huawei X5 que até nem é muito problemática.

    Desde o Samsung S3 (agora tenho Note 3) que já não me meto nisso, as ROM originais são rápidas e não problemáticas, e a maioria das apps chatas dão para desligar até sem root. E se algo persistir faz se root à original e resolve-se o tema 😉

  6. Telmo Branco says:

    Para quem usa um HTC tem também disponível a InsertCoin, que é bastante porreira.
    Em relação às ROM’s referidas talvez a minha favorita seja a OmniROM.

    Pedro, podias fazer um tópico sobre os kernel’s.. era só uma ideia 😀
    Para mim o melhor é o ElementalX, apesar de estar limitado a uma gama de equipamentos e o franco.Kernel, que é sempre uma referência, mas que só está disponível para equipamentos google.

  7. rumicla says:

    Que rom alternativa aconselham para o Alcatel OT995 (AKA Optimus Madrid)?
    Podem mandar link?

  8. Bruno Oliveira says:

    Bom Dia

    Só uma pergunta, em termos de eficiência energética (poupança de bateria) qual é a melhor ?

    Eu ou um adepto da CyanogenMod, mas vendo estas não me importava de experimentar.

    • GothicX says:

      Sinceramente, no meu S3, a melhor é mesmo a stock da Samsung.
      As outras gastam muito mais ou então fazem-no aquecer estupidamente…como a Slimkat por exemplo, que demorava horas a carregar e o móvel ficava a ferver, o que não é bom para o equipamento nem para a bateria…

    • Marco says:

      de todas as listadas talvez a miui que usa os drivers da Samsung, em alguns casos usa a Rom default da samsung + luncher próprio.

  9. alexandre says:

    Para mim a melhor é de longe a MIUI.
    Grande qualidade, para além de ter uma enorme comunidade. Desde que experimentei que não quero mais nenhum sistema! MIUI forever!
    6*

  10. Tiago Santos says:

    MIUI > Tudo o resto xD … Pena que ainda nao tenha ports para todos os devices a 100% caso contrário destruia a concorência 😀

    BQ Aquaris 5 HD + MIUI

    • Diogo Leite says:

      Isso dá para instalar no meu aquaris 5hd? como faço?

      • Tiago Santos says:

        Não sei se posso disponibilizar o link, mas aqui vai -> http://bit.ly/1rpQkLJ

        De qualquer forma é so fazer root e instalar pela recovery 🙂 muito simples de facto, creditos mantidos pela htcmania (http://bit.ly/1nXTLIP) onde podes encontrar a ultima versão (4.3.21)

        Enjoy 😉

      • Tiago Santos says:

        Já te tinha respondido onde pus os links que poderias seguir 😛 pelos vistos nao foi aceite mas googla um pouco com as keywords “androidpt”, “Aquaris 5 hd” e “MIUI” vais encontrar facilmente o tópico 😉

        Enjoy

    • Marco says:

      concordo contigo, contudo há que fazer duas ressalvas, em alguns casos não passa de ser a rom original com o luncher deles (nestes casos poderiam pegar na CM ou outra e colocar o luncher deles, sempre se teria um android mais atualizado), e não dar para apagar as aplicações deles é que é folheiro, há por lá algumas aplicações que não as uso.

      • Octávio says:

        Dá para apagar as apps nativas da MIUI, pelo menos as que nao interferem com o funcionamento do sistema. Usa o root explorer e apaga directamente na pasta system/apps. Obviamente que tens de ativar as permissões de escrita no root explorer para conseguires apagar.

        De resto eu tambem considero a melhor rom para android.

      • Octávio says:

        Outra solução é entrar no ficheiro zip de instalação e ir directamente à pasta que tem as apps que vão ser instaladas e apagar as que nao querems instalar. Dessa forma quando fizermos a instalação da rom pelo recovery apenas vao ser instalados os apk que deixamos lá

  11. Carlos Santos says:

    Pessoal, tenho estado a usar PA (rc2(, mas sendo a minha primeira custom rom, tenho uma dúvida para a qual não encontrei resposta em lado nenhum.
    Porque é que na notification bar, o sinal de wifi e network por vezes fica vermelho e depois volta a branco? Não perco sinal, simplesmente muda a cor por uns segundos.

    • GothicX says:

      @Carlos Santos
      Na PA especificamente não sei, mas isso costuma ser o teste do WiFi à qualidade do sinal, se é “poor connection” ou não.
      Em algumas ROMs, também é testado se se tem ligação à Internet pelo WiFi.

      • Carlos Santos says:

        Ao início também pensei que fosse poor connection, mas torna-se estranho porque acontece mesmo quando tenho sinal máximo em tudo. Além disso também tenho estado a ter problemas com o Tasker e os perfis de ‘Home’ (ligar wifi, desligar dados) e ‘Elsewhere’ (ligar dados, desligar wifi). Já para não falar do drain de +- 7/8% de bateria durante a noite, com wifi e dados off, e modo avião ligado (e undervolt no mpu), quando em stock tinha 0/1% de drain na mesma situação, sem uv sequer.
        Tenho PA há cerca de duas semanas, mas começo a achar que não tem assim tanta legitimidade de estar no primeiro lugar desde top.

  12. GothicX says:

    Sinceramente…sempre que instalo uma ROM no meu S3 (I9300), acabo por voltar à stock da Samsung, muito simplesmente porque existe sempre algo que falha.
    Das que aqui falam, só não testei a PAC…
    A principal falha costuma ser as pessoas ligaram-me e eu não ouvir nada, apesar de as pessoas me ouvirem, já para não falar de a maior parte das vezes apenas me mostrar o número da pessoa e não as infos do contacto.
    Depois existem problemas com a camera, que parece não estar bem dimensionada em algumas ROMs e APPs, isto quando as APPs deixam de estar disponíveis, simplesmente porque as dimensões do ecrã são diferentes.
    A stock ROM é de facto a mais lenta delas todas, mas também a que funciona melhor, infelizmente.
    E não sei se foi de tantas ROMs instalar, mas até o Kies deixou de suportar o meu S3, tendo que instalar a stock via Odin.
    E claro, para quem tem devices como o Gear, manter-se na stock é a melhor opção.

    • Marco says:

      o kIes deixou de suportar, mas as novas versões do kies pq se procurares bem na samsung tens lá a versão correcta para o teu S3.

    • ROMs originais… Nunca pensei dizer isto, mas… Voto nisso!
      Já me passaram alguns telefones pela mão nos últimos anos, desde o Nexus, A5, Samsung S, S2, Note, S3 e agora S5. Como tal já experimentei um portefólio engraçado de ROMs:

      CyanogenMod, Paranoid, OMNIRom, Slimrom e SlimKat, Wanamlite e outras mais que já nem me lembro porque acabaram por se revelar uma perda de tempo…

      Se tiver de fazer um ranking:

       SlimKat: A mais rápida, pois acaba por ser a mais ‘limpa’. No entanto nem tudo são rosas, porque acaba por não ter quase nada do que preciso… Suporte = ZERO! Ninguém sabe nada… depois de um BUG é esperar por outra versão e rezar para que tenha sido resolvido. Algumas aplicações também provocam uns crachs ‘engraçados’ que nos obrigam a reinstalar tudo de novo.

       CyanogenMod que meio mundo fica encantado… engraçada, mas para mim não a melhor. O que mais me irritou foi o tempo entre versões estáveis… depois para confundir ainda há, além das stable, as release candidate, snapshot, milestone, nightly e experiments! Quando saiu o comunicado a dizer que as Milestone eram estáveis… ui! Decidi parar por ali…

       Paranoid: Super personalizável… se o que queremos é perder tempo a personalizar tudo e mais alguma coisa então será uma boa aposta.

      No entanto, TODAS tem um fator em comum: BUGS! E quem disser que não, tem de explorar mais um pouco as funcionalidades da máquina…
       Um dos graves BUGS das ultimas versões tem a ver com o emparelhamento Bluetooth (liga, desliga faz ruido, …).

       Outro é quando se deixa acabar a bateria até ao fim…

       Camara! Brutal quando queremos tirar uma foto ‘naquele momento’ e aperece a mensagem ‘Camara fail’. Solução Reboot e … já passou o ‘timming’ da foto.

      Agora temos de ter em conta o que cada um deseja. No meu caso, quero velocidade, funcionalidades pré-instaladas (para não perder tempo) e o mais importante estabilidade. Se tiver de abdicar de alguma, então que seja da velocidade, mas tem é de funcionar e não me fazer perder tempo.

       Wanamlite: A melhor, SEM SOMBRA DE DUVIDA!
      Esta sim, sem duvida a mais brilhante de todas, com as melhores funcionalidades que alguma vez vi.
      Problema: UPDATES
      Quando começou era brutal, tinhamos updates quase todas as semanas, depois, para por exemplo no S3, deixou de haver compilações novas.

      Conclusão:
      ROMs originais: Funcionam sempre (ou melhor, com um excelente racio de operacionalidade), trazem um conjunto de funcionalidades que não utilizamos diáriamente, mas que volta e meia fazem sentido (nos Samsungs então…). Outra particularidade é não termos de perder tempo a testar, instalar e desinstalar ROMs.

      Recomendação:
      Não avaliem um smartphone apenas pelo seu Hardware, mas sim pela Rom original e pela experiência de utilização que vos providencia (no meu caso, Samsung sem duvida). Se comprarem um smartphone a pensar que vão depois instalar outra Rom é meio caminho para o insucesso.

      Esta, claro, é só a minha opinião, espero que ninguém leve a mal e que a utilizem da melhor forma possível.

      Um abraço a todos.
      Tiago Hipolito

  13. Dogzilla says:

    Tenho um Nexus 4 e já testei todas as ROMs. Não há uma que tenha deixado tanta saudade como a MIUI.

    Digo isto porque infelizmente a ROM disponível para o N4 já está bastante desactualizada (Android 4.4.2).

    Para além disso não é desenvolvida originalmente pela equipa que faz as outras versões da MIUI.

    Actualmente uso a CyanogenMOD e a Paranoid Android (com recurso ao MultiROM).

  14. Bruno Graça says:

    Omega e AndroidRevolution HD 😉

  15. Diogo says:

    Eu tenho um Nexus 4 e a minha ROM de eleição é CarbonRom (já atualizada para 4.4.4): http://carbon-rom.com/

    Como alternativas, a AOKP e sem dúvida, a Cyanogenmod.

  16. Vitor says:

    Falta ai uma excelente rom… Slim Rom

  17. lol says:

    Tanta complicação para se fazer uma chamada, sms, ou ir à net..

  18. Alexandre says:

    Eu tenho um Samsung GT-S5570i e só pelo facto de ser “plus” nem todas as rom personalizadas funcionam. Já andei a pesquisar por roms e não encontro nenhuma em português que funcione na totalidade, só em inglês conhecida por Hyperion. Se alguém souber de alguma que funcione diga-me sff. 🙂

  19. Alexandre says:

    Eu tenho um Samsung GT-S5570i e só pelo facto de ser “plus” nem todas as rom personalizadas funcionam. Já andei a pesquisar por roms e não encontro nenhuma em português que funcione na totalidade, só em inglês conhecida por Hyperion. Se alguém souber de alguma que funcione diga-me sff. 🙂

  20. silva says:

    TEnho um note 3, colocando umas dessas roms perco a funcoinalidade da caneta.

    Usava muito essas roms na época que tinha os milestone, inclusive tem uma função que acho perfeita e não implementam nas roms oficiais, qunato tava ouvindo música, o botão de volume funciona normal com a tela desbloqueada, mas ao precionar por um tempo eleva avançava ou passava a música, era muito bom nas viagens de avião.

  21. João. says:

    1. Paranoid Android
    Tem um erro no texto.
    Salvo erro escreve-se “experiência”.
    Cumprimentos!

  22. ppontes says:

    esta muito,pobrezinho,a melhor e sem duvida,a omega rom,pois mantem os nutrientes do google edition,ou da samsung stock,estavel e muito personalizavel,aconselho veeamente…

  23. Ricardo Fonseca says:

    Mackay ROM a mais fluida e rapida para o SGS 🙂

  24. db says:

    Amigos do pplware esqueceram-se do guia para o s3?:(

  25. Aficion says:

    Omega Rom gt-i9505

  26. José says:

    Como flashaholic já as corri todas desde o tempo do meu S2, mas acabo sempre por voltar à MIUI ou stock, actualmente MIUI.

  27. João Ribeiro says:

    Não sei como está o panorama nos outros equipamentos, mas olhando para a realidade actual do meu (Nexus 5) e vendo o que é apresentado aqui nesta noticia, afirmo de caras que isto está um pouco para o muito desactualizado! O caso mais gritante talvez seja a Paranoid Android, que é a ROM que uso depois de ter testado todas as outras. Quem vê as imagens e descrição da ROM, fica com a ideia que aquilo é uma salgalhada pegada e mesmo que até já o tenha sido, agora é precisamente o oposto. É a melhor custom ROM que usei em qualquer equipamento. Olho para a forma como estão a desenvolver a ROM como o caminho que a Google deveria seguir com o Android Stock. Não há menus de customização. É tudo intuitivo. Querem por exemplo abrir a pagina dos quick settings (que por sinal são os melhores que já vi) na barra de notificações arrastando o dedo desde o canto superior direito para baixo? Sem problemas. Basta fazer o gesto uma vez (sem configurar nada), que logo surge um pop up a perguntar se deseja activar esse gesto para abrir essa página. Se sim fica activo, se não ele não volta a perguntar. O mesmo para a limpeza de apps no menu de multitasking. Isto para não falar do Hover… Resumindo, é uma ROM praticamente stock, com features únicas e uma filosofia que acho que tem tudo para ganhar fãs. Peço desculpas se me alonguei.. Deixo um video para verem do que falo: https://www.youtube.com/watch?v=ckUqfgu5Yvc

  28. Filipe says:

    Olá,

    Um pergunta….
    Alguém sabe de uma ROM que se possa utilizar no tablet KYROS MID-1060 ?

    Obrigado.

  29. Joka mendes says:

    Sinless rom recomendo nexus7 2013

  30. K0izo says:

    Qual é a melhor ROM a nível de segurança, controlo de dados, impedir tracking e privacidade? (pode estar ou não nesta lista)

  31. Ragnarok says:

    Tenho um Galaxy S3 (I9300) e já experimentei varias ROM’s, desde a Stock, NeatRom e CyanogenMod 11, mas a OmniROM bate de longe todas as outras, neste momento é a que estou a usar e não penso mudar, apesar da CyanogenMod ser uma boa Rom sem duvida, por vezes penso que a fazem melhor do que realmente é, falo por mim que já usei CyanogenMod em vários equipamentos e em alguns foi a melhor que usei, noutros não foi assim tão boa.

  32. Fresco says:

    Conto apenas a minha experiência.

    Huawei G300, uma máquina “fraquinha” anda que parece um F1 com cianogenmod11.

    Agora não tenho desculpa para mudar de máquina…

    🙂

  33. Miguel Pestana Nóbrega says:

    Qual a ROM mais leve, o meu Galaxy S1 é fraquito de RAM, será a Paranoid Android?….
    Embora a Cyanogen não seja má, já anda nos Beta à mt tempo,

  34. José Batista says:

    Boa Tarde,depois de ler todas as respostas vejo que estou no local certo para expor a minha dúvida. Tenho um vodafone smart 4G com o jelly bean 4.2.2 e acho que a bateria dura pouco, se por acaso instalasse uma rom alternativa, teria melhorias? qual me aconcelham?
    Desde já obrigado pela ajuda que possam dar,;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.